31/07/2009

A pessoa tem seu valor, a vida é sagrada!

*Pastoral do Povo da Rua [16/07/2009]
Dentro da dinâmica de uma cidade destacamos vários momentos que nos fazem pensar sobre qual a qualidade de vida que temos, como tratamos as pessoas com as quais convivemos nesta cidade, quais os serviços que estão para esta população e qual o estágio que ainda pretendemos alcançar. Lembrando que todas essas pessoas que moram na cidade são cidadãos e cidadãs e possuem direitos individuais, sociais previstos na lei maior, ou seja, na Constituição.

Os meios de comunicação de nossa cidade divulgaram dia 14/07/09, um fato que nos deixou com uma profunda tristeza e grande indignação: um morador de rua veio a falecer por falta de socorro por parte do SAMU, na Rua 8 de setembro, Papicu. Queremos reafirmar que a vida da pessoa é dom precioso, nela reside a dignidade e que devemos tratá-la com respeito e reconhecer que o direito à vida, à segurança, à igualdade é inviolável e que toda sociedade que se preza deve garantir aos seus moradores os direitos e buscar cada vez mais assegurá-los.

Considerando esses direitos, queremos expressar nosso repúdio pela negação e violações dos mesmos principalmente, daqueles que são feridos, massacrados e estão expostos a todos os riscos e abandono. Esse é o cenário que encontra a população de rua. Ela não é ouvida em seu clamor e seu grito acusa a insensibilidade da sociedade e do poder público.

Esse fato de que estamos falando é muito grave, pois é um dos muitos que vem ilustrar a falta de sensibilidade, de operacionalidade de um sistema que deveria ser um dos mais bem equipados, pois requer atenção, prontidão e grande responsabilidade. Faz parte da política pública garantir o direito integral à saúde das pessoas em situação de rua e adequar as ações e serviços existentes, assegurando a equidade e o acesso universal no âmbito do Sistema Único de Saúde, com dispositivos de cuidados interdisciplinares e multiprofissionais;

Este não foi o único caso onde foi feita a solicitação de um atendimento de urgência para moradores de rua e que não foi atendido. Essas pessoas não são portadoras do direito à saúde? Não são cidadãos e cidadãs residentes na cidade? Por serem moradores de rua não pertencem a sociedade? Quantas pessoas ainda vão morrer na rua, sem atendimento?

“Queremos chamar a atenção dos governos locais para que elaborem políticas que favoreçam a atenção a estes seres humanos, assim como atendam as causas que produzem este flagelo que desfigura o rosto de Deus, estampado no irmão....
É dever social do Estado criar uma política inclusiva das pessoas da rua. Nunca se aceitará como solução a esta grave problemática social a violência, o descaso.” (Doc. Aparecida nº. 408 e 410).
Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Fortaleza – (85) 3388 8706*
Fonte:www.anote.org.br

Semana da Família na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Semana da Família: de 9 a 16/8/2009
Programação:
9/8- Domingo-10h- Abertura do Dia dos Pais.
10/8- 2ª- 20h - Casais de segunda união.
11/8-3ª - 20h- Missa da Família.
12/8-4ª- 20h- O casal que reza junto não se separa e mantém a família unida.
13/8-5ª- 20h- Terço dos Homens: oferecer a família a Maria.
14/8-6ª- 20h- Confraternização. Noite Dançante.
15/8-Sábado- Missa das Crianças: O Menino Jesus e sua Família.
16/8-Domingo-18.30h- Missa-Família: berço das vocações
Endereço da Paróquia:
Praça Edmundo Rego, 27- Grajaú
Tel. 2576-8861

Show Canto de Paz

A renda será revertida para as obras da Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista Endereço: Rua Felipe Camarão, 12. Pároco: Pe. Claudio.
Colaboração: Gloria (Pascom)

4/8: Dia do Padre, festa de São João Maria Vianney

O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando o Vaticano reconheceu-o como "homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico". Nascido na França em 1786, passou por muitas dificuldades por causa das limitadas habilidades que tinha, mas foi ordenado sacerdote. O bispo que o ordenou acreditava que o seu ministério não seria o do confessionário, porque sua capacidade intelectual era muito limitada para dar conselhos. Foi, então, enviado para a pequenina Ars, no interior da França, como auxiliar do padre Balley, que vislumbrou nele a vocação para o sacerdócio. E esse pároco, outra vez inspirado, acreditou que o dom do sacerdote João Maria Vianney era justamente o do conselho, o que provocou sua ida para o confessionário. Seu trabalho pastoral foi logo reconhecido e aclamado pelo povo da pequena cidade. Respeitado pelos fiéis e pelo clero da Igreja, sua fama de conselheiro correu o mudo cristão da época, tornando-o um dos mais famosos confessores da história da Igreja Católica. O sacerdote faleceu em 1858 também na França e foi canonizado em 1925. Hoje é considerado o padroeiro dos sacerdotes.
Fonte: Catolicanet

Parabéns aos Padres, especialmente aos Padres do Vicariato Norte que dedicadamente nos acompanham. Elevamos orações ao alto, suplicando a Deus saúde, paz e Suas Bênçãos a todos.

11/8: Dia de Santa Clara, padroeira da televisão

Nascimento de Santa Clara: 1.194
Local de nascimento: Assis (Itália)
Ordem: Franciscana
Local de morte: Assis
Morte: 1.253, aos 59 anos de idade
Clara conseguiu que seu corpo fosse introduzido na clausura para que as Clarissas pudessem contemplá-lo. Certo dia, Clara teve o privilégio de ver, projetadas nas paredes da cela sem enfeites, as imagens do santo e os ritos das solenes funções que se desenvolviam em Santa Maria dos Anjos. Devido a essas visões que Clara teve, recebeu o título de protetora da televisão. Viveu mais 27 anos após a morte de Francisco. Dois anos depois de sua morte em 1253, Clara foi canonizada.
Fonte: http://www.asj.org.br/
Dia 11/8/09, às 10h - Missa de Santa Clara, Presidida por D. Orani João Tempesta
Local: Mosteiro de Nª Sª dos Anjos, das Irmãs Clarissas.
Rua Jequitibá, 41 - Gávea
Rio de Janeiro tel. 2529-2310

30/07/2009

Jesus Chama - Participe deste show católico

Estamos realizando a 12ª edição do Show "Jesus Chama" dia 08 de agosto na casa de show Via Show. Assim como diversos eventos realizados na atualidade pelo padre Fábio de Mello e padre Marcelo Rossi, o Show "Jesus Chama" é um dos maiores e mais tradicionais do estado, e promete emocionar um público de 9 mil pessoas.

Encontro da Juventude com D. Orani

Dia 05/08 (quarta-feira)
Horário: 19:30h
Paróquia N.Sra de Fátima, Rua Adriano, 158 - Méier
Ele irá partilhar conosco a sua história e sua vocação.
Nós poderemos tirar dúvidas, fazer perguntas e conhecer aquele que o Senhor escolheu para ser nosso pastor!
Não perca essa oportunidade!!
Tags: juventude
Prev: NORTEANDO 2009
Pastoral da Juventude do Vicariato Norte (PAJUVIN)

29/07/2009

Agosto: mês das Vocações

Objetivo: celebrar a diversidade das vocações e ministérios na vida da Igreja.

Posse da Nova Diretoria da CADIPERJ (ComissãoArquidiocesana dos Diáconos Permanentes do Rio de Janeiro)

O evento acontecerá na Paróquia de São Lourenço, no dia 10 de agosto, às 19h. A cerimônia será presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; pelo Bispo Auxiliar do Rio, Dom Edson de Castro Homem; pelo Assessor da CADIPERJ, Pe. Antônio José Afonso da Costa; pelo Pároco de São Lourenço, Pe. Marcelo Batista. A diretoria empossada terá os seguintes membros:
Presidente - Diácono Luis Carlos Veloso (Vic. Leopoldina)
Vice-presidente - Diácono Sérgio Catão (Vic. Norte)
Secretário - Diácono Melquisedec Ferreira (Vic.Leopoldina)
Tesoureiro - Diácono José Antônio (Vic. Oeste)
RelaçõesPúblicas - Diácono Marcos Gayoso (Vic. Norte)
Endereço da Paróquia São Lourenço:
Rua Ministro Ari Franco, nº 580, Bangu.
Colaboração: Diácono Marcos Gayoso

Papais terão festa na Paróquia Imaculada Conceição e S. Sebastião

27/07/2009

Conanda promove conferência sobre promoção, proteção e defesa dos direitos dos jovens e adolescentes - 27/07/2009

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) convoca a sociedade brasileira para a realização das conferências 2009. Como o tema "Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal", a realização das conferências tem o objetivo de construir subsídios para elaboração das diretrizes da Política Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Destas, surgirão os indicativos que subsidiarão o Plano Decenal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente. Nas Conferências, a Pastoral do Menor tem levado a realidade desafiadora de meninos e meninas e suas comunidades, com esta a necessidade da criança e o adolescente como centro e foco prioritário da política pública.
Nos estados, seguindo a orientação do Conanda, as conferências devem acontecer até o dia 15 de setembro. Já nos municípios, elas devem acontecer até o dia 30 de julho. A intenção é avaliar o cenário das políticas infanto-juvenis nas esferas municipal, estadual, distrital e nacional. Neste ano, o grande propósito é uma convergência das políticas, dos programas e de ações para que aconteça a consolidação da infância e adolescência como prioridade nas agendas das gestões públicas.
A Pastoral do Menor, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem participado intensamente das agendas em todo o território nacional. Da participação, diversos agentes da Pastoral estão na condição de delegados municipais para o debate das políticas públicas necessárias para a qualidade de vida e dignidade da infância e adolescência.
Informações sobre as Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente: (http://www.direitosdacrianca.org.br/).
Fonte: CNBB
Local:Brasília (DF)

Organismos regionais definem mobilização para mutirão de comunicação

27/07/2009 - 11:54
A presidência regional da CNBB redefiniu a data da reunião dos organismos regionais. Com a transferência do Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe foram alteradas também as datas da agenda de encontros. Uma das atividades adiadas foi a 6ª Assembléia Regional da Ação Evangelizadora. Por esse motivo, os organismos regionais da CNBB terão encontro na Casa de Retiros Vila Betânia, Bairro Glória, em Porto Alegre, nos dias 24 e 25 de agosto. Na pauta de trabalhos estão a articulação da Pastoral da Comunicação no Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul) e a continuidade da caminhada preparatória ao Mutirão de Comunicação (Muticom). Os bispos, coordenadores diocesanos de pastoral e dirigentes de setores serão acompanhados no encontro pelos coordenadores de Pastoral da Comunicação das dioceses. Os participantes terão informações sobre a visita ad limina, que o episcopado gaúcho fará ao papa Bento XVI, no mês de novembro.
Fonte: CNBB
Local:Porto Alegre(RS) Inserida por: Administrador

Atualização Teológica


Círculos Bíblicos da 6ª Forania do Vicariato Norte convidam para Palestra

Saiba mais sobre os Redentoristas

Nesta segunda-feira, dia 27/07, às 10h,
o pároco da Paróquia Santo Afonso, Pe. Vanderlei, estará no programa “Com Jesus tudo pode ser mudado”, de Soraya Moreno, da Rádio Catedral.
O programa, que está completando 10 anos
e vai ao ar toda 2ªfeira, está fazendo uma série de apresentações em comemoração a esta bela caminhada.
O Pe. Vanderlei falará sobre: a Novena e Festa de Santo Afonso, os Redentoristas e sua missão e a vida de Santo Afonso.
Fique ligado(a) na Rádio Catedral!
Texto e foto: Marcio Panda

Show Amigos pela Paz.

Como é bom estar por aqui pelo blog do nosso Vicariato Norte e também da PASCOM... Neste post quero falar sobre o dia de ontem, sábado, 25/7/09, cuja noite foi simplesmente m a r a v i l h o s a: realizou-se no América Football Club o Show Amigos pela Paz que sacudiu a Tijuca.
Sob o comando de Rodrigo Sobrinho da Paróquia São João Evangelista, em Oswaldo Cruz e Tereza Galvino da Paróquia Santo Afonso, a Tijuca foi palco do evento que reuniu as Bandas Tribo de Levi e Canto Novo e os cantores Aline Venturi, Eduardo Soares, Ítalo Villar e Celina Borges. Tereza assina a produção geral do evento que teve o apoio de sua paróquia, de Santo Afonso – Tijuca, na pessoa do Pároco Pe Vanderlei. A produção artística coube ao Rodrigo que vem em nome do Vicariato Suburbano produzir uma linda festa.
O evento, além de encerrar a Semana do Amigo, providencialmente acontece dentro das festividades de Santo Afonso. A programação das festividades poderá ser vista aqui. Programe-se e participe em comunidade.
Pessoas de todo o Rio de Janeiro se fizeram presentes ao evento, onde estiveram também as comunidades Aliança de Misericórdia e Tarde com Maria, Wellington do Setor Amigos da Rádio, da Rádio Catedral, que deu uma passadinha por lá, jovens da Paróquia de nossa Senhora de Fátima – RTS e de outras igrejas e comunidades, de todos os Vicariatos do Rio de Janeiro que foram louvar e agradecer ao senhor pelo dom da amizade, pela alegria de ter Jesus como um verdadeiro amigo.
Esperamos agora, ansiosos, pela Semana dos Amigos 2010. Certamente Vai ser a Glória.
Na Paz de Cristo e no amor de Maria,
JAugusto & Glece Gomes http://jaugustog.blogspot.com
Paróquia Santo Antonio de Pádua
Comunidade Coração Novo

25/07/2009

Ficha suja deve impedir pessoa de se candidatar. Princípio da prevenção, um direito no âmbito eleitoral

Um grupo de lideranças católicas teve um encontro na Paróquia Nª Sª da Conceição e S. José, em Eng. de Dentro, no dia 25/7/09, às 15h. O objetivo foi o de articular a coleta de assinaturas para se conseguir, pelo menos, as cinquenta mil assinaturas da Campanha Ficha Limpa, da cota do Rio de Janeiro. Ao todo ainda faltam 400 mil assinaturas. Sabemos que só o Vicariato Norte posui quarenta paróquias. Se cada uma coletasse mil assinaturas, conseguiríamos chegar próximo de nossa meta. São sete Vicariatos.
José Carlos Soares Pinto, da Comissão de Justiça e Paz, participante ativo da coleta de assinaturas em Brasília, veio nos contagiar contando como chegaram às 30 mil assinaturas. Sua equipe ficou na rodoviária de Brasíllia e contou com a grande participação do Arcebispo e das paróquias. Ele explicou que um milheiro da ficha feita na gráfica fica mais em conta.

Pe. Gustavo explicou que o empenho na coleta das assinaturas depende de cada um. "Não adianta distribuir folhas, se acabam jogando fora. É importante perguntar quem quer levar uma folha para a família assinar. Também tem que haver pessoas que fiquem numa mesa, colhendo assinaturas nos eventos com grande números de pessoas. A orientação no preenchimento é importante", disse ele.
D. Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, já fez o apelo ao clero e paroquianos para intensificar a coleta, entre 26/7/09 a 16/8/09. Resta a mobilização consciente de todos os cristãos, sabendo que estarão contribuindo
para um mundo melhor para todos.
Preenchimento: (Para imprimir a folha, acesse: http://www.lei9840.org.br/)
Nome completo, data de nascimento, endereço, nº do Título de Eleitor, assinatura.
Sem o Título de Eleitor, o nome completo e a data de nascimento servirão para encontrarmos o nº do Título de Eleitor pela Internet.
Não pode repetir o nome.

José Carlos Soares Pinto explicando a sua atuação em Brasília, DF
Fotos e texto: Waldéa

Vice-presidente da CNBB aponta desafios à missão na Amazônia - 24/07/2009


Quase imperceptível no meio do povo durante o 12º Intereclesial de CEBs, que acontece nesta semana em Porto Velho (RO), o arcebispo de Manaus e vice-presidente da CNBB, dom Luiz Soares Vieira, destacou a importância da realização do evento na Amazônia. Em entrevista exclusiva à assessoria de imprensa da CNBB, dom Luiz disse que o encontro mostra a necessidade da humanidade repensar sua relação com a natureza e aponta os desafios da Igreja na maior região do país.
Confira a entrevista.
1. Como o senhor está vendo o Intereclesial?
O encontro está indo muito bem, teve uma abertura foi muito significativa, mostrando a necessidade de nos voltarmos para a convivência com a natureza, ouvindo os gritos da Amazônia e a caminhada dos mártires. A presença dos bispos também foi muito significativa.
2. Em que este encontro pode contribuir para o reavivamento das CEBs?
Nossas Comunidades de Base podem encontrar na ecologia um incentivo muito grande, uma nova bandeira, sem desprezar a bandeira política, econômica e social. Mas a ecologia é realmente o grande problema da atualidade. Se não aprendermos a conviver com a natureza, não teremos mais futuro. É uma questão de sobrevivência da raça humana. Precisamos nos despertar para isso a partir da fé.
3. Que desafios são postos à missão na Amazônia?
Nosso primeiro desafio é consolidar nossas comunidades católicas nesta região. Precisamos partir firmes para a formação ampla dos católicos que se veem diante de muitas propostas. O segundo desafio é o número insuficiente de agentes. Temos poucos padres, religiosos e leigos preparados para uma região que é vasta. Há comunidades pequenas, que ficam muito distantes, onde o padre vai uma vez por ano.
4. Qual a saída para isso?
A saída está nos leigos. Temos que apostar nos leigos. A missão passa por eles que são os protagonistas da evangelização. O padre não é um “faz tudo”. Precisamos deixar a questão da eficiência para buscar a eficácia.
5. Como a CNBB tem procurado responder aos desafios da Amazônia?
Há um crescendo. Depois de muitos pedidos dos bispos da Amazônia, a CNBB criou a Comissão para a Amazônia, que representou um salto de qualidade. Depois veio a Campanha da Fraternidade. Este ano terá a Semana Missionária para a Amazônia e agora vem o Intereclesial. A CNBB tem se desdobrado para ajudar a Amazônia. Em Manaus, tenho recebido um grande número de padres e religiosos. Há ainda o interesse do papa Bento XVI pela Amazônia que, há dois anos, envia uma ajuda econômica para as dioceses e prelazias desta região.
Fonte: CNBB
Local:Porto Velho(RO)

Programação de agosto/09 da Paróquia Jesus Divino Mestre

Missa na Casa de Repouso São Raphael, dia 8 às 15h;
Missa do Sagrado Coração de Jesus, dia 7, às 19h30min.,na matriz Jesus Divino Mestre;
Noite Portuguesa, dia 8, às 19h, na Capela São Sebastião;
Semana da Família dias 10 a 14 às 19h30min., na matriz;
Chá Beneficente, dia 15 às 15h, no salão paroquial;
Missa da Mãe Rainha, dia 18 às 19h30min., na matriz;
Missa de São Sebastião pelas famílias na Capela, dia 20, às 19h30min.;
Romaria à Aparecida do Norte, dia 28, às 24h.

Paróquia Jesus Divino Mestre
Rua Velinda Maurício da Fonseca,66 - Cachambi
Tel: 2281-6344 (falar com Regina)

Capela São Sebastião
Rua Vaz de Toledo, 799- Cachambi

Colaboração: Adelaide Borges

Pascom se reúne na Paróquia Sagrados Corações

No dia 24/7/09, às 19.30h, na Paróquia dos Sagrados Corações, representantes paroquiais da Pascom(Pastoral da Comunicação) reuniram-se para definir os rumos da Pastoral.
Estavam presentes o Monsenhor Gustavo Auler (Vigário Episcopal do Vicariato Norte), Prof. Bonato (Departamento de Comunicação Comunitária da PUC) e Pe. Leandro que vai orientar os trabalhos da Pastoral no Vicariato Norte.
Após o relato de cada representante sobre as atividades da Pascom em suas paróquias, ficou definido o seguinte:
1) Uma reunião forânea mensal;
2) A próxima reunião Vicarial, no dia 1º de setembro/09, às 19.00h, na Paróquia Imaculada Conceição e S. Sebastião, no Engenho de Dentro.
As próximas Oficinas de Jornalismo serão para representantes dos Municípios do Regional Leste1.
Agradecemos a acolhida de Sandra, da Pascom local.
Foto e texto: Waldéa.

24/07/2009

Campanha "Ficha Limpa"

O episcopado brasileiro, reunido na sua 46ª Assembleia Geral dos Bispos, em Indaiatuba (SP), no ano de 2008, aprovou a Campanha chamada de “Ficha Limpa”. É um projeto de lei de iniciativa popular, iniciado pela nossa Conferência Episcopal em colaboração com outras entidades interessadas na moralização da política nacional. Será necessário recolher 1,3 milhão de assinaturas para apresentar no Congresso Nacional esse Projeto de Lei, visando modificar a legislação de inelegibilidade para aqueles que têm “ficha suja”. O projeto é desenvolvido em parceria com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que congrega 36 entidades, dentre as quais a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) da CNBB.
Nossas paróquias e comunidades aqui na Arquidiocese do Rio de Janeiro estão se empenhando em coletar as assinaturas. Devemos ressaltar que as exigências legais para o preenchimento correto do formulário de participação devem seguir os critérios de evitar rasuras, erros, falta de números dos documentos requisitados, sem se esquecer de que o nome deve ser escrito de maneira clara, para que o Projeto de Lei de Iniciativa Popular seja apresentado corretamente à Câmara Federal, em Brasília. Para essa assinatura requer-se o número do título de eleitor. Por isso é que se necessita que, durante este tempo de Campanha de assinaturas, as pessoas levem esse documento para poder anotar no abaixo assinado.
A Campanha Ficha Limpa é um projeto de lei de iniciativa popular que visa alterar a Lei Complementar número 64, de 1990, tornando inelegíveis pessoas em débito com a justiça, julgadas em primeira instância, e também parlamentares que renunciam ao cargo para não serem cassados. Em 1999, o MCCE promoveu uma ação similar que resultou na criação da Lei 9.840, estabelecendo penas severas para os crimes de compra de votos e uso indevido da máquina administrativa. Ressalte-se que o MCCE na luta pela Conscientização Eleitoral já conseguiu a cassação de mais de 600 políticos em todo o Brasil. É mais um gesto da Igreja preocupada com o país e seus governantes.
Lembrando o Papa Bento XVI, em sua recente “Caritas in veritate”: “A Igreja não tem soluções técnicas para oferecer e não pretende ‘de modo algum imiscuir-se na política dos Estados’; mas tem uma missão ao serviço da verdade para cumprir, em todo o tempo e contingência, a favor de uma sociedade à medida do homem, da sua dignidade, da sua vocação. (...) Para a Igreja, esta missão ao serviço da verdade é irrenunciável” (n. 9). O envolvimento da Igreja nesta campanha não é de caráter politiqueiro. O episcopado brasileiro anima todos os cidadãos para que se comprometam com a busca da verdade e da honestidade dos homens públicos.
Em vista de tantas situações de descaso com o dinheiro público, a Campanha Ficha Limpa espera que os candidatos que tiveram suas contas de campanha rejeitadas não tenham quitação eleitoral, como a legislação atual permite. Essa proposta, se aprovada, aceita no Congresso e transformada em lei, possibilitará aos candidatos somente receber a certidão de habilitação eleitoral após comprovada a lisura de suas contas pela Justiça Eleitoral. Atualmente, a legislação exige idoneidade para os candidatos às vagas de concursos públicos. O que se quer agora é que essa exigência seja premissa fundamental àqueles que disputam cargos políticos.
Em nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro, a coleta de assinaturas para a Campanha Ficha Limpa será intensificada em nossas paróquias e comunidades entre os dias 26 de julho e 16 de agosto. Por isso, faço um veemente apelo ao clero e às forças vivas de nossa Igreja Metropolitana para que se empenhem na conscientização dos fiéis à adesão consciente desta Campanha, que tantos benefícios trará às gerações futuras.
Jesus nos pede um compromisso com a verdade e com a honestidade. As tristes situações que presenciamos todos os momentos pelos meios de comunicação social nos conclamam a uma mudança de mentalidade. Assim, levamos avante esta oportuna campanha, para que a legislação coíba aqueles e aquelas que não têm respeito pela coisa pública, impedindo-os de ascender ao poder.
Seja você, também, o primeiro a colaborar para banir da vida pública aqueles que se encontram inábeis. Não podemos ficar inertes ao que nos cerca na vida política brasileira, sendo plausível que o relativismo empobrece, como ensina Bento XVI: “Para educar, é preciso saber quem é a pessoa humana, conhecer a sua natureza. A progressiva difusão de uma visão relativista desta coloca sérios problemas à educação, sobretudo à educação moral, prejudicando a sua extensão a nível universal. Cedendo a tal relativismo, ficam todos mais pobres” (“Caritas in Veritate” n. 61).
Que a Virgem Aparecida abençoe a todos os que se empenham na coleta das assinaturas e na difusão desta caminhada rumo a mais de um milhão de assinaturas.
+ Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ.
21/7/09 - Arquidiocese

22/07/2009

Paróquia Santo Afonso festeja seu Padroeiro

PROGRAMAÇÃO DA FESTA:
23 DE JULHO - QUINTA-FEIRA - Tema: Devemos ser ouvintes da Palavra
06:30h - Oração das Laudes; 07:00h e 08:00h - Celebração Eucarística; 17:00h - Ofício de Nossa Senhora. Novena de Santo Afonso; 18:00h - Celebração Eucarística: Preside D. Wilson Tadeu Jonc - Benção para os Agentes de Pastoral Paroquial; 19:30h - Peça "Quem é este Homem" (Com o Grupo de Perseverança da Catequese).
24 DE JULHO - SEXTA-FEIRA Tema: A experiência de acolher a boa semente da Palavra, produz frutos.
06:30h - Oração das Laudes; 07:00h e 08:00h - Celebração Eucarística; 17:00h - Ofício de Nossa Senhora. Novena de Santo Afonso; 18:00h - Celebração Eucarística: Preside Monsenhor Gustavo José Auler - Benção para as mães e gestantes. 19:30 - Apresentação musical Coral Lucília Guimarães Vila Lobo.
25 DE JULHO - SÁBADO Tema: Ouvintes da Palavra, nos comprometemos a fazer o Caminho de Jesus.
06:30h - Oração das Laudes; 07:00h, 08:00h e 15:00h Celebração Eucarística;17:00h - Ofício de Nossa Senhora. Novena de Santo Afonso; 18:00h - Celebração Eucarística: Comunidade Redentorista - Benção para os motoristas e motociclistas (Dia de São Cristóvão).
26 DE JULHO - DOMINGO Tema: Ser discípulo ouvinte, partilhando o Pão à mesa.
06:30h - Oração das Laudes; 07:00h, 09:00h, 11:00h e 16:00h - Celebração Eucarística: Comunidade Redentorista;17:00h - Ofício de Nossa Senhora. Novena de de Santo Afonso; 20:00h - Celebração Eucarística da Família: Preside Pe. Cristiano Holtz - Benção para os avós.
27 DE JULHO - SEGUNDA-FEIRA Tema: Em Jesus, missionário do Pai, compreendemos nossa adesão ao Projeto de Salvação.
06:30h - Oração das Laudes; 17:00h - Ofício de Nossa Senhora. Novena de Santo Afonso; 18:00h - Celebração Eucarística: Preside Pe. Fábio (paróquia N.sra de Fátima) - Benção para os médicos, dentistas, enfermeiros, profissionais da área da saúde em geral, enfermos e agentes da Pastoral da Saúde; 19:30h - Apresentação Musical Coral do Ministério do Trabalho e Coral da Caixa Econômica Federal.
28 DE JULHO - TERÇA-FEIRA Tema: Discípulos missionários, no discernimento da Vontade de deus: Opção pelo bem.
06:30h - Oração das Laudes; 07:00h, 08:00h e 15:00h - Celebração Eucarística Novena de N. Sra do Perpétuo Socorro; 17:00h - Ofício de Nossa Senhora. Novena de Santo Afonso; 18:00h - Celebração Eucarística: Preside Pe. Ricardo Calvo (paróquia N. Sra da Conceição) - ­Benção para os educadores e estudantes; 19:30h - Apresentação musical Coral do Tijuca Tênis Clube.
29 DE JULHO - QUARTA-FEIRA Tema: Santo fonso e a opção pela Justiça do Evangelho.
06:30h - Oração das Laudes; 07:00h e 08:00h - Celebração Eucarística; 17:00h - Ofício de Nossa Senhora. Novena de Santo Afonso; 18:00h - Celebração Eucarística: Preside Pe. Alex (paróquia Sagrada Família) - Benção para os trabalhadores e desempregados; 19:30h - Apresentação musical Coral do Hospital Central da Aeronáutica e Coral do IBEU.
30 DE JULHO - QUINTA-FEIRA Tema: Santo Afonso, sacerdote missionário.
06:30h - Oração das Laudes; 07:00h e 08:00h - Celebração Eucarística; 17:00h - Ofício de Nossa Senhora. Novena de Santo Afonso; 18:00h - Celebração Eucarística: Preside Exmo. e Revmo. Dom Orani João Tempesta / Co-Celebrante Pe. Marcus Vinícius (Diocese de Friburgo) - Benção para a Família; 19:30h - Peça "O grande amigo de Deus" (Paulinho Melo e Pastoral da Juventude paroquial).
31 DE JULHO - SEXTA-FEIRA Tema: Santo Afonso, o missionário e fundador.
06:30h - Oração das Laudes; 07:00h e 08:00h - Celebração Eucarística; 17:00h - Ofício de Nossa Senhora. Novena de Santo Afonso; 18:00h - Celebração Eucarística: Preside Pe. Vicente de Paula Ferreira, Provincial Redentorista de RJ, MG e ES - Benção para os empresários, comerciantes e funcionários; 19:30h - Apresentação musical Coral e Orquestra Sinfônica da Petrobrás (Regência: Maestro José Machado Neto).
01 DE AGOSTO - SÁBADO Tema: Santo Afonso: Missionário que criou nos humildes um coração de santo.
06:30h - Oração das Laudes; 07:00h e 08:00h - Celebração Eucarística; 15:00h - Celebração Eucarística e logo após abertura da festa, com barracas de comidas típicas da cozinha italiana, portuguesa e brasileira; 17:00h - Ofício de Nossa Senhora; 18:00h - Celebração Eucarística: Preside Pe. Vicente de Paula Ferreira, Provincial Redentorista de RJ, MG e ES - Benção para os advogados e agentes do judiciário.
02 DE AGOSTO - DOMINGO
06:30h - Oração das Laudes; 07:00h e 09:00h - Celebração Eucarística; 11:00h - Celebração Eucarística Solene: Preside Pe. Vicente de Paula Ferreira, Provincial Redentorista de RJ, MG e ES); 16:00h - Celebração Eucarística. Após esta celebração, Solene Procissão de Santo Afonso. Com a especial participação de todos os agentes dos grupos, movimentos e pastorais paroquiais, com suas respectivas identificações; 18:00h - Celebração Eucarística de encerramento dos festejos.
Fonte: Pastoral da Comunicação
Contato: equipedosite@santoafonsorj.org.br

20/07/2009

Tudo pronto para a grande integração das CEBs

Começa nesta terça-feira, a partir das 19 horas, um dos maiores eventos já realizado em Porto Velho. O 12º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) vai reunir cerca de três mil pessoas com o intuito de debater e apontar soluções para os problemas que afligem a sociedade, principalmente os mais carentes.
Já a partir desta terça-feira o povo de Deus vai participar de uma grande celebração de fé e missão. A acolhida dos visitantes tem sido festiva e na noite de abertura do primeiro Intereclesial na Amazônia a população de Porto Velho vai receber cada caravana com uma demonstração da cultura popular de sua região de origem.
De acordo com a organização, os delegados serão recepcionados na Praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré com músicas e danças típicas das várias regiões do país. “Esta é uma forma de fazer com que nossos visitantes se sintam em casa. Nada melhor para lembrar da nossa terra que a expressão cultural da música e dança”, comentou Jair Bruxel, da equipe de animação.
A programação segue até o proximo sábado quando será realizada a caminhada da paróquia Nossa Senhora das Graças até o Estádio Aluízio Ferreira, onde acontecerá a cerimônia de encerramento.
Fonte: Ascom/Intereclesial - 20/7/09.

19/07/2009

Rumo a um milhão e trezentas mil assinaturas!

Amigos e amigas,
A Câmara dos Deputados votou e aprovou o texto do Projeto de Lei 5.498/09, que trata da Reforma Eleitoral, alterando alguns pontos e aspectos do processo eleitoral brasileiro. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) esteve atento a essa votação e acompanhou todas as decisões.
O MCCE ressalta a todos que o Projeto da Reforma Eleitoral não muda em nada nossa luta pela Campanha Ficha Limpa, que continua! Uma perspectiva de que o Projeto 5.498/09 abordasse pontos como considerar a vida pregressa dos candidatos/as para sua inelegibilidade não chegou a se concretizar. Por isso, ressaltamos que nossa luta segue forte para apresentarmos no Congresso Nacional o Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos.
A aprovação do PL da Reforma Eleitoral só reforça a necessidade de continuarmos com nossa coleta rumo a 1,3 milhão assinaturas, para apresentar e aprovar um projeto verdadeiramente sério e que leve a uma melhoria não só do cenário político, mas também do perfil dos candidatos/as. Já estamos com mais de 900 mil assinaturas e os formulários de participação continuam chegando de todos os estados do Brasil.
Ao acompanharmos a votação sobre a reforma eleitoral, percebemos que muitos são os parlamentares que sinalizaram positivamente em relação ao PL de iniciativa popular do MCCE, demonstrando que teremos apoio na apresentação do projeto no Congresso. Em vista de tudo isso, pedimos que todos/as continuem apoiando e participando da Campanha Ficha Limpa – Rumo a 1 milhão de assinaturas!
Abraços fraternos,
Cristiane Vasconcelos
Secretária-executiva

Encerramento da Semana da Família


Fonte: www.vicariatonorte.org.br

Semana dos avós na Capela Nª Sª de Pompéia

Capela de Nª Sª de Pompéia
Pe. Wagner e os fiéis da capela de Nª Sª de Pompéia que fica na Rua Cirne Maia, 109, em Cachambi, estarão recebendo todos os avós e familiares
para Hora Santa, de 21 a 24/7/09, às 16.30h.

Semana do Amigo da Rádio Catedral -

Na manhã deste domingo, dia 19 de julho, teve início da programação, onde mais de 2.000 pessoas assistiram as atividades realizadas na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Às 9:00 houve a encenação do auto de São Paulo, contando-nos um pouco mais sobre a vida deste “Apóstolo de Cristo”. A história, dirigida por Bill Sala, foi escrita pelo Professor Carlos Alberto Serpa, Presidente da Associação cultural da Arquidiocese do RJ e apresentada pelo Grupo Teatral “Renovarte”, da Paróquia Nossa Senhora de Bonsucesso de Inhaúma.
Após a apresentação teatral, Dom Orani João Tempesta presidiu a Santa Missa em ação de graças pelos Amigos, concelebrada pelos Monsenhores Aroldo da Silva Ribeiro, Diretor Geral da Rádio Catedral e também pároco da Catedral Metropolitana e Vital Francisco Brandão Cavalcanti, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na Glória, auxiliados pelo Pe. Marcos Willian, Vigário Episcopal para a Comunicação Social. A celebração foi animada pelo Ministério de Musica Haguideni, da Paróquia de Bom Jesus da Penha e pelo Coral da Arquidiocese, e comentada pelo radialista Ricardo Franco da Radio Catedral.
Em sua homilia, Dom Orani, observando o evangelho de hoje, em que Jesus vê uma multidão cansada e sedenta de um guia, como um rebanho sem Pastor, e se coloca a falar, a evangelizar este Povo, destaca a importância dos meios de comunicação da Arquidiocese do RJ, como a Radio Catedral, o Jornal Testemunho de Fé e Portal da Arquidiocese como instrumentos de evangelização dos povos mais distantes, num mundo em que a comunicação se preocupa em emitir mentiras, depravação, etc... “Somos todos ovelhas... mas .... somos também pastores”, seja dentro de nossas casas, em círculos bíblicos, em reuniões, aonde for. De certa forma, mantemos influencia sobre algumas pessoas e aonde quer que estejamos, como discípulos do Senhor, temos de levar a Sua Palavra. Muitos hoje necessitam de amigos evangelizados que evangelizem. E aqueles que colaboram para que os ensinamentos passados pela Radio Catedral aconteçam, também estão cumprindo o seu papel evangelizador e contribuindo para um mundo mais justo e melhor.
Fotos: Márcio Panda e José Augusto
Texto: José Augusto.

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro - Campanha Ficha Limpa intensificada de 26/7 a 16/8/09

Em 2008, na 46° Assembléia Geral dos Bispos, em São Paulo, a CNBB aprovou, com unanimidade, a Campanha “Ficha Limpa”. O objetivo é recolher 1,3 milhão de assinaturas para apresentar no Congresso Nacional um projeto de Lei de iniciativa popular visando modificar a Lei de inelegibilidade. Se aprovada, a Lei complementar número 64, de 1990 será alterada, tornando inelegíveis pessoas em débito com a justiça, julgadas em primeira instância e também parlamentares que renunciam ao cargo para não serem cassados.
Até a primeira quinzena de junho mais de 899 mil, assinaturas foram arrecadadas em todo país. Mas no Rio de Janeiro os números não são animadores. Até o dia 24 de junho, a Arquidiocese da cidade enviou para Brasília apenas 19.162 assinaturas, em mais de 90 dias de campanha.
A pedido da CNBB, o Arcebispo Dom Orani João Tempesta, determinou um período intenso para coleta de assinaturas: do dia 26 de julho até 16 de agosto. Serão três semanas em que o arcebispo pede criatividade das igrejas para conseguir mobilizar as pessoas. Todas as paróquias da cidade farão distribuição das fichas de assinatura após as missas dominicais.
O Padre Manuel Manangão, Vigário Episcopal para a Caridade Social, fará o incentivo para que as paróquias montem grupos que se responsabilizarão pela captação das assinaturas, e esclarecerão o projeto de lei, mas ele alerta:
- É preciso ter cuidado, pois cada pessoa só pode assinar uma única vez.

Movimento contra a corrupção eleitoral
CAMPANHA FICHA LIMPA
Quinta Forania - Vicariato Norte
Coordenadores: Edmílson e Maria José
Sexta Forania: Coord. Waldéa.
Campanha FICHA LIMPA por 1 milhão e 300 mil assinaturas, necessárias para apresentar um projeto de lei de iniciativa popular, proibindo a candidatura de pessoas com ficha suja. Faltam 400 mil assinaturas.
PERÍODO programado por nossa diocese: 26 de julho a 16 de agosto.
ORIENTAÇÕES:
1.Que a campanha seja divulgada em todas as celebrações, pelo pároco ou outro celebrante.
2.Pedir aos paroquianos que levem os formulários para casa, coletem
assinaturas entre os familiares, vizinhos e amigos e os entreguem, na semana seguinte, nas missas ou durante a semana na secretaria da paróquia;
3.Pedir às pessoas para terem o cuidado de não pegar assinatura de quem já assinou o documento;
4.Distribuir os formulários aos paroquianos no final das celebrações ou nas reuniões;
5.Coletar assinaturas, no final das celebrações ou reuniões, dos que não quiserem levar o formulário;
6.Quem não estiver com o título de eleitor, pode assinar o formulário, colocando o nome e data de nascimento. Depois, conseguiremos o número do título no site do TSE. Fica mais difícil, mas estamos precisando muito das assinaturas;
7.Que cada pastoral ou movimento participe com ardor missionário nesta Campanha, colhendo assinaturas.
Imprima o formulário pelo site: http://www.lei9840.org.br/

V Semana de Liturgia na Paróquia do Divino Espírito Santo e São João Batista

TEMA: PIEDADE POPULAR
DATAS: 20 a 24 de JULHO
HORÁRIO: 20:00H
20/07 => O QUE É PIEDADE POPULAR ?
PALESTRANTE: PE. CRISTIANO HOLTZ
21/07 => PROCISSÃO
PALESTRANTE: PE. KEPLER MAGALHÃES
22/07 => NOVENAS
PALESTRANTE: PE. FÁBIO BALBINO
23/07 => VIA SACRA
PALESTRANTE: PE.GLEUSON GOMES
24/07 => ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO
PALESTRANTE: PE. ALBIMAR MORAES

Endereço: Rua Felipe Camarão, 12 - Maracanã.
Colaboração: Gloria Teixeira Neves

Os Círculos Bíblicos caminham pelas Foranias do V. Norte

Os Círculos Bíblicos continuam a sua caminhada pelas Foranias do Vicariato Norte, anunciando o Evangelho e fortalecendo pessoas abertas à graça de Deus no seu trabalho missionário. O último Encontro realizou-se no dia 18/7/09, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, das 8h às 12h, quando os Círculos Bíblicos das paróquias da 5ª Forania se reuniram e acolheram carinhosamente os irmãos que vieram unir forças de outras foranias. Inicialmente houve a Celebração Eucarística, presidida pelo Pároco, Pe. Antonio José e concelebrada pelo Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Monsenhor Gustavo Auler.
Após a partilha do lanche, o Pe. Antonio José apresentou a Carta aos Filipenses que será o tema a ser aprofundado em setembro, mês da Bíblia. Nesta carta, S. Paulo nos ensina que a alegria caracteriza quem tem fé em Jesus Cristo. A esperança em Cristo torna-nos alegres no sofrimento, na doação de si, na crença e no servir.
No final, destacou-se a importância da Missão Continental que terá início no mês de outubro, mês das Missões. Os Círculos Bíblicos são um movimento missionário que já vem atuando nas ruas onde se localizam. A missão Continental terá caráter permanente.
Para a Campanha FICHA LIMPA (Os candidatos políticos têm que estar com a ficha limpa para se candidatar) , foram distribuídas formulários para levantar o maior número de assinaturas. Cada Forania terá um representante para centralizar a coleta. Estamos precisando de 400 mil assinaturas ainda. É preciso o nº do Título de Eleitor. Entre nessa campanha. Apresente-se para ajudar.
Todos estão convidados para as duas próximas Assebleias dos Círculos Bíblicos: a da 6ª Forania (15/8/09, 8h), com Palestra do Prof. Carlos Frederico Shalaepfer (Bibliólogo e escritor) sobre o papel das mulheres no texto de S.Paulo e a Assembleia Vicarial (12/9,8h), reunindo todo o Vicariato Norte. Palestra com o Assessor Eclesial dos Círculos Bíblicos, Frei Isidoro Mazzarolo (Teólogo e escritor), aprofundando os conhecimentos sobre a Carta aos Filipenses.

17/07/2009

Projeto “O Brasil na Missão Continental” será assumido pelo Conselho Missionário no Regional Nordeste 4

O Conselho Missionário do Regional Nordeste 4 da CNBB (estado do Piauí) terá a responsabilidade de animar o projeto de Evangelização da Igreja do Brasil “O Brasil na Missão Continental” em todo o estado do Piauí. Um dos objetivos do Regional com esta decisão é fazer com que a missão tenha “um rosto piauiense”. Esta decisão faz parte de uma lista de nove compromissos assumidos pelos cerca de 80 participantes da 19ª Assembleia do Regional, realizada em Teresina, nos dia 9 a 12 de julho.
O Regional quer também investir na comunicação. Por isso, assumiu como compromisso a criação de um site e a criação de intercâmbio entre as rádios das dioceses do Piauí.
Uma terceira área que vai merecer atenção do Nordeste 4 é a formação através de cursos, retiros e produção de material como cartilhas e CDs.
Coordenada pelo secretário executivo do Nordeste 4, padre João Siron Monte de Oliveira, a assembléia debateu o projeto “O Brasil na Missão Continental” como tema central. Discutiu também o Ano Catequético e a 11ª Romaria da Terra e da Água, a ser realizada na cidade de Corrente, diocese de Bom Jesus, nos dias 1 e 2 de agosto. Além disso, constaram na pauta assuntos como a Campanha da Fraternidade de 2009, o Ano Paulino, o Ano Sacerdotal e o 12º Encontro Intereclesial de CEBs, que começa na próxima terça-feira, 21, em Porto Velho (RO).
“Cada vez que nos encontramos, cresce em nós a consciência da presença de Jesus animando sua Igreja e assim, como discípulos missionários, voltamos às nossas comunidades cheios de alegria e renovada esperança”, diz a mensagem final da assembleia.
Fonte:CNBBLocal: Piauí

Tema da Semana Nacional da Família lembra o Ano Catequético - 16/07/2009

“Quando uma família transmite a religião aos filhos, está cumprindo sua missão de Igreja doméstica”. Com estas palavras, o arcebispo de Londrina e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e da Família da CNBB, dom Orlando Brandes, apresenta a cartilha Hora da Família, edição 2009. A cartilha, principal instrumento de animação da Semana Nacional da Família, reflete o tema “Família, Igreja doméstica, caminho para o discipulado” em estreita comunhão com o Ano Catequético aberto em abril pela Igreja do Brasil. Criada em 1992, a Semana Nacional da Família é celebrada anualmente no mês de agosto por todas as paróquias do país a partir do segundo domingo de agosto, dia dos pais. “Neste Ano Catequético, queremos aprofundar a relação entre família e catequese. Os pais são os primeiros catequistas. Os filhos aprendem imitando”, explica dom Orlando.
Com uma tiragem de quase 200 mil exemplares, a 13ª edição da cartilha Hora da Família traz oito temas para serem debatidos pelos grupos de famílias durante a Semana Nacional. Há, ainda, sugestões de celebrações para diversas ocasiões referentes à família como dia das mães, dos pais, dos avós, do catequista, do nascituro, da Sagrada Família.
“Com a Semana Nacional, a Igreja quer, uma vez mais, salientar a importância da família, que, talvez mais que outras instituições, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura”, esclarece o assessor da Comissão para a Vida e Família da CNBB, padre Luiz Antônio Bento.
“O contexto atual exige da nossa ação evangelizadora um profundo ardor missionário para ajudar as famílias a não perderem de vista a sua missão primordial de ser a primeira escola das virtudes sociais de que as sociedades têm necessidade”, conclui o assessor.
Fonte: CNBB
Local:Londrina(SP)

Distrito Federal arrecada cerca de 30 mil assinaturas para a Campanha Ficha Limpa

Em 50 dias, o Distrito Federal conseguiu dobrar o número de adesões à Campanha Ficha Limpa. O DF contabiliza 30.074 assinaturas, o que corresponde a 1,8% do seu eleitorado.
A avaliação dos membros do MCCE é de que o aumento de assinaturas resultou do trabalho de divulgação e do engajamento das comunidades paroquiais, que responderam ao chamado da Arquidiocese de Brasília para participarem da Campanha Ficha Limpa. Cerca de 85% do total arrecadado até agora foi coletado nas igrejas.
Uma das estratégias utilizadas foi a distribuição de formulários entre os paroquianos ao final das celebrações. A recomendação era de estes levassem formulários para casa, coletassem assinaturas de familiares e vizinhos e devolvessem as fichas na semana seguinte. A ação foi eficaz, sobretudo porque a maioria das pessoas deixa o título de eleitor em casa.
O DF e mais cincos estados brasileiros já ultrapassaram o 1% de adesão de eleitores à iniciativa popular. Ao todo, a Campanha Ficha Limpa já tem mais de 900 mil assinaturas em todo o país. Para ser encaminhado ao Congresso, são necessários 1,3 milhões de assinaturas de apoio ao Projeto de Lei sobre a Vida Pregressa dos Candidatos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da SE– MCCE
Mais informações: www.lei9840.org.br

15/07/2009

Comissão Arquidiocesana dos Diáconos Permanentes do Rio de Janeiro (CADIPERJ) elege nova Diretoria

No último sábado, dia 11/07/09, a Comissão Arquidiocesana dos Diáconos Permanentes (CADIPERJ) realizou sua assembleia para eleição da nova Diretoria.
A eleição transcorreu num clima de fratenidade e amizade. A Diretoria da CADIPERJ é composta de cinco membros: Presidente, Vie-Presidente, Secretário, Tesoureiro e Relações Públicas.
Assim ficou composta a nova diretoria:
Presidente: Diácono Luis Carlos Neves Veloso
Vice-Presidente: Diácono Sérgio Catão
Secretário: Diácono Mequisedec Ferreira da Rocha
Tesoureiro: Diácono José Antônio
Relações Publicas: Diácono Marcos Gayoso
A Posse da nova diretoria da CADIPERJ está marcada para o dia 10/08/09, às 19h, na Paróquia de São Lourenço (padroeiro dos diáconos) em Bangu. A Celebração Eucarística será presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
Colaboração; Diácono Marcos Gayoso.

11/07/2009

Mais fotos da entrega dos certificados da Pascom - PUC-Rio

Turma da Pascom do Vicariato Norte após a Missa de
Ação de Graças, presidida por D. Orani João Tempesta
Foto: Alfredo Miranda. Outras fotos suas:www.alfredomiranda.com/puc

Fotos: Marcio Panda