19/07/2009

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro - Campanha Ficha Limpa intensificada de 26/7 a 16/8/09

Em 2008, na 46° Assembléia Geral dos Bispos, em São Paulo, a CNBB aprovou, com unanimidade, a Campanha “Ficha Limpa”. O objetivo é recolher 1,3 milhão de assinaturas para apresentar no Congresso Nacional um projeto de Lei de iniciativa popular visando modificar a Lei de inelegibilidade. Se aprovada, a Lei complementar número 64, de 1990 será alterada, tornando inelegíveis pessoas em débito com a justiça, julgadas em primeira instância e também parlamentares que renunciam ao cargo para não serem cassados.
Até a primeira quinzena de junho mais de 899 mil, assinaturas foram arrecadadas em todo país. Mas no Rio de Janeiro os números não são animadores. Até o dia 24 de junho, a Arquidiocese da cidade enviou para Brasília apenas 19.162 assinaturas, em mais de 90 dias de campanha.
A pedido da CNBB, o Arcebispo Dom Orani João Tempesta, determinou um período intenso para coleta de assinaturas: do dia 26 de julho até 16 de agosto. Serão três semanas em que o arcebispo pede criatividade das igrejas para conseguir mobilizar as pessoas. Todas as paróquias da cidade farão distribuição das fichas de assinatura após as missas dominicais.
O Padre Manuel Manangão, Vigário Episcopal para a Caridade Social, fará o incentivo para que as paróquias montem grupos que se responsabilizarão pela captação das assinaturas, e esclarecerão o projeto de lei, mas ele alerta:
- É preciso ter cuidado, pois cada pessoa só pode assinar uma única vez.

Movimento contra a corrupção eleitoral
CAMPANHA FICHA LIMPA
Quinta Forania - Vicariato Norte
Coordenadores: Edmílson e Maria José
Sexta Forania: Coord. Waldéa.
Campanha FICHA LIMPA por 1 milhão e 300 mil assinaturas, necessárias para apresentar um projeto de lei de iniciativa popular, proibindo a candidatura de pessoas com ficha suja. Faltam 400 mil assinaturas.
PERÍODO programado por nossa diocese: 26 de julho a 16 de agosto.
ORIENTAÇÕES:
1.Que a campanha seja divulgada em todas as celebrações, pelo pároco ou outro celebrante.
2.Pedir aos paroquianos que levem os formulários para casa, coletem
assinaturas entre os familiares, vizinhos e amigos e os entreguem, na semana seguinte, nas missas ou durante a semana na secretaria da paróquia;
3.Pedir às pessoas para terem o cuidado de não pegar assinatura de quem já assinou o documento;
4.Distribuir os formulários aos paroquianos no final das celebrações ou nas reuniões;
5.Coletar assinaturas, no final das celebrações ou reuniões, dos que não quiserem levar o formulário;
6.Quem não estiver com o título de eleitor, pode assinar o formulário, colocando o nome e data de nascimento. Depois, conseguiremos o número do título no site do TSE. Fica mais difícil, mas estamos precisando muito das assinaturas;
7.Que cada pastoral ou movimento participe com ardor missionário nesta Campanha, colhendo assinaturas.
Imprima o formulário pelo site: http://www.lei9840.org.br/

Nenhum comentário: