30/03/2009
Curso para agentes preparadores para a vida matrimonial
Público-alvo: Coordenadores da Pastoral Familiar, pessoas envolvidas em encontros de noivos, encontro com jovens, encontro de casais cristãos etc.
Contato: Tels. 3391-5587 e 3390-0156 (Fernando e Conceição).
Série de palestras sobre a CF/09 na Paróquia S. Cosme e S. Damião
Palestra sobre a Campanha da Fraternidade/09 na Paróquia de Nª Sª da Conceição, Engenho Novo
Endereço: Rua Monsenhor Amorim,34. Tel. 2261-0313.
Padre Luiz Bento aponta desafios à família na América Latina
Outro desafio apontado pelo conferencista foi a “degradação do humano e a debilitação de seus vínculos”. “Vivemos a geração do descartável. Só a fé nos liberta do isolamento do eu”, considerou.
O assessor enumerou, ainda, como desafios à família a defesa e o cuidado da vida desde sua concepção até seu declínio natural, a solicitude pelas novas gerações, a vida de Jesus em nossas famílias e como ser discípulo missionário na família.
Padre Bento foi um dos conferencistas na manhã desta quinta-feira, 27, no Congresso Internacional “Pessoa, cultura da vida e cultura da morte”, que acontece desde terça, 25, em Indaiatuba (SP).
Famílias do Rio de Janeiro
Santuário lança canal na internet especial para a Semana Santa
Logo na abertura do hot site, o internauta recebe um convite do reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli para participar das atividades religiosas. “É um convite especial, vamos rezar juntos na Semana Santa?”, comenta o reitor. Ainda é possível acessar fotos, vídeos, reflexões, explicações do tempo da Quaresma, uma via sacra virtual e assistir a TV Aparecida ao vivo.
Em apenas dois dias no ar (25 e 26 de março), o hot site recebeu mais de duas mil visitas e, do início de março até o dia 27 do mesmo mês, aproximadamente 134 mil visitantes já tinham acessado o site. O endereço do hot site é: www.santuarionacional.com/semanasanta
Fontes: CNBB Local:Aparecida (SP)
www.catolicanet.org.br
Audiência Pública sobre Educação:02/04,10h, na Câmara de Vereadores
29/03/2009
Copacabana Palace e Roda Gigante apagam as luzes na Hora do Planeta
Segundo a organização, o movimento começou em 2007, em Sidney, na Austrália. Este ano, já são mais de 2.700 cidades inscritas de 84 países. No Brasil, 101 cidades, 484 organizações e 990 empresas participaram do evento.
28/03/2009
IIº Simpósio Internacional de Teologia
Vias-Sacras nas ruas
Um costume antigo vem sendo resgatado nas comunidades paroquiais dos subúrbios cariocas: a realização de Vias-Sacras nas ruas. Geralmente às sextas-feiras, procissões com tochas acesas percorrem as ruas do bairro para rezar a Via-Sacra. Famílias, previamente agendadas, preparam a mesa coberta com uma bonita toalha, em frente da casa ou prédio com a foto referente à Estação da Via-Sacra (São quinze Estações). Acompanham uma cruz pequena e uma imagem de Nossa Senhora. Quando a procissão chega à Estação, a cruz é entregue a uma pessoa da família que a acolhe. Pessoas com as tochas acesas colocam-se ao lado da cruz.
Ao final da décima quinta Estação, o condutor (Padre, diácono ou seminarista) da Via-Sacra dá a Bênção Final e todos retornam as suas casas.
27/03/2009
25/03 - Dia Municipal do Nascituro. Defendamos a vida!
26/03/2009
Setor de Comunicação da CNBB debate Conferência Nacional da Comunicação - 25/03/2009
Convidado para falar sobre a Conferência, o assessor especial da Casa Civil, jornalista André Barbosa Filho, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá assinar o decreto convocando a Conferência de Comunicação na próxima semana. “O tema já foi definido e o Governo optou convocar a Conferência através de Decreto e não de Edital como ocorre com outras conferências”, explicou. O tema do encontro será “Comunicação: Direito e Cidadania na era digital”.
Segundo o assessor, o Governo não definiu, ainda, os temas que serão debatidos durante o evento. Ainda de acordo com Barbosa Filho, a Conferência ficará sob a responsabilidade do Ministério das Comunicações com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Secretaria da Presidência da República.
Já o assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República, Geraldo Melo Corrêa, convidado também para expor os encaminhamentos da Conferência, destacou a complexidade do evento. “A pauta social da comunicação nem sempre é a pauta das empresas”, explicou Corrêa. Segundo afirmou, a Conferência terá como objetivo definir políticas públicas de comunicação. Ele destacou que “o principal trabalho das entidades civis é pautar a Conferência”.
Para Corrêa, a Conferência deve significar tanto um avanço na conquista de direitos e quanto um avanço estrutural como a criação de algum organismo para discutir permanentemente a comunicação. “A discussão da comunicação ainda não passou pela população e está restrita a grupos privilegiados”, sublinhou.
Movimento Pró-Conferência
A realização da Conferência de Comunicação é uma reivindicação de diversas organizações e movimentos sociais. Em 2007, um grupo de entidades e as comissões de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara criaram a Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação que, atualmente, reúne mais de 30 entidades.
Em dezembro do ano passado, a Comissão Pró-Conferência realizou um seminário que apresentou uma série de propostas para a Conferência. Propõe, quanto à temática, por exemplo, que a Conferência discuta a comunicação como direito humano e que os debates tenham como eixos os meios de comunicação, a cadeia produtiva e os sistemas de comunicação.
Fonte: CNBB Local:Brasília (DF)- http://www.catolicanet.org.br/.
25/03/2009
Centro de Valorização da Vida
Políticas Públicas Prioritárias para a Infância
Ao Conselho de Saúde, foi sugerida a organização do acesso e atendimento com qualidade às gestantes com oferta de no mínimo, seis consultas de pré-natal, exames básicos e pronto tratamento, caso alguma doença seja detectada; um atendimento de qualidade, pois diversas mulheres iniciam o acompanhamento após o terceiro mês o que pode ser prejudicial para a mâe e para a criança. Foi colocada ainda a necessidade de se estabelecer que toda criança atendida no Posto de Saúde, com indicação de antibiótico, receba a primeira dose do tratamento na consulta, com orientação para a mãe sobre como utilizar o medicamento.
Ao Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, foi indicada a importância em assegurar a elaboração e execução de políticas e projetos sobre cultura, esporte e lazer para todas as crianças e adolescentes, com a valorização dos costumes locais. Os espaços seguros para brincar diminuíram muito, principalmente nas grandes cidades. Com o apoio dos conselhos, as prefeituras devem construir e manter espaços para jogos e recreação, com estruturas que ofereçam segurança para a criança brincar livremente, se exercitar e desenvolver habilidades motoras, afetivas e sociais. Foi colocado ainda a condição de se estabelecer estratégias para garantir o cumprimento da legislação sobre a gratuidade no fornecimento de certidões de nascimento, conforme determina a Lei 9.534/97.
Ao Conselho de Assistência Social, foi apresentada a necessidade de se Promover o Sistema único de Assistência Social (SUAS) de tal modo que a criança possa conviver com os seus pais e a família, na comunidade. Segundo o boletim, a família é a principal referência social das pessoas, por isso deve-se evitar o internamento de crianças órfãs ou abandonadas em instituições públicas ou privadas afastando-as do convívio familiar. Conforme o boletim, é importante acompanhar e promover parcerias com organizações da sociedade civil que comprovadamente desenvolvem atividades de assistência e promoção dos direitos da infância e da juventude. Deve haver entre o governo e a sociedade uma confiança mútua. Entidades e organizações, segundo a Legislação, podem complementar ações da prefeitura com atenção, pois podem existir entidades que são ajudadas pelo governo, mas não melhoram a vida das pessoas, e por outro lado quando o governo usa as organizações sociais para se fortalecer e até mesmo desviar recursos públicos, complementa o documento.
Ao Conselho de Educação, a sugestão foi que se implementasse nas escolas e nas instituições de educação infantil uma educação de qualidade e em tempo integral, com a inclusão de atividades como música, arte, jogos, esporte e disponibilidade de espaços e materiais que permitam as brincadeiras. Com um período mais longo é possível dispor de momentos de recreio para jogos e brincadeiras, erradicar o analfabetismo e fortalecer a cidadania, segundo o documento da Pastoral. Uma escola pública de qualidade deve ser o objetivo da prefeitura, pois a educação é um direito do cidadão, além do caminho fundamental para combater a pobreza. O abandono das escolas e a qualidade do aprendizado merecem uma atenção especial. O analfabetismo ainda não foi erradicado, devido à falta de atrativos aos programas de alfabetização, é o que esclarece o boletim.
Ao Conselho de Segurança Alimentar, o documento sugere que se promova políticas de acesso direto ao alimento, com a organização de hortas domésticas e pomares, com orientação técnica e distribuição de mudas de hortaliças, legumes e árvores frutíferas às famílias. Dispor de alimentos saudáveis é ter segurança alimentar, diz a Pastoral da Criança que incentiva o cultivo desses produtos em casa, mesmo àqueles que não possuem espaço pois podem fazê-lo em vasos, potes, etc. O boletim sugere o incentivo a programas de práticas que garantam uma alimentação saudável nas escolas e na mesa das famílias, e afirma ainda que a propaganda de alimentos industrializados, principalmente para crianças, são convites para trocar frutas e verduras por biscoitos, laticínios, cereais e outros com excesso de gorduras e produtos químicos. A regulamentação da propaganda de alimentos infantis, pode ajudar a criar melhores hábitos de consumo, complementa.
Proporcionar à criança uma qualidade de vida melhor é o trabalho da Pastoral, que acompanha o desenvolvimento de crianças de zero aos seis anos de idade. Gestantes também são assistidas e recebem orientações para o tratamento do pré-natal.
Uma vez por mês a Pastoral promove a Celebração da vida, onde as crianças são pesadas e as carteiras de vacinas conferidas.
Na Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, no Engenho de Dentro, a Pastoral atende a cerca de trinta e sete crianças e quatro gestantes oriundas das comunidades mais próximas, que sempre no segundo sábado de cada mês participam da pesagem. As mães recebem orientações, desde cuidados com a saúde de seus filhos, e esclarecimentos sobre alimentação alternativa, ou seja, o aproveitamento de cascas e talos de verdura e legumes, através de pequenas palestras feitas pela coordenadora Fátima que enfatiza: “É muito importante ressaltar que a Pastoral da Criança não é só a Celebração da vida, ela também atua como evangelizadora das famílias, integrando-as na Paróquia e as encaminhando à outras Pastorais quando necessário.
Texto e foto: Sonia Oliveira
20/03/2009
Curso Catequético
Paróquia São Francisco de Assis - 1ª Forania
Rua Caetano Martins, 42 - Tel. 2273-6273
Datas: 25/04, 2/05 e 3/05/09.
Hora: 17h
www.franciscodeassisrj.com.br
Fichas de Inscrição para a Oficina de Jornalismo na PUC
19/03/2009
Retiro Popular/09: "Subindo na Quaresma para a nossa Igreja"
18/03/2009
Retiro dos Círculos Bíblicos da 6ª Forania aberto a todos
O trabalho dos Círculos Bíblicos:
15/03/2009
Mesa redonda em defesa da vida
Local: Paróquia Nossa Senhora da Guia
Rua Lins de Vasconcelos, 699 - Lins.
Data: 17/03/09 (Terça).
Hora: 19.30h
Lembrando que no dia 25/03/09, às 11h, haverá Missa na Igreja da Candelária, presidida por D. Eusébio O. Scheild pelo dia do Nascituro, com Ato Público em defesa da vida.
Em S. Paulo será na Praça da Sé, no dia 28/03/09.
14/03/2009
Adolescente cria jornal para resolver problemas do Morro do Adeus
Um adolescente do Morro do Adeus, no subúrbio de Bonsucesso, criou um jornal para ajudar a resolver os problemas da comunidade. A entrevista emocionante do estudante Renê Silva você assiste na Coluna Bate-Papo. Confira em vídeo.
No Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, todo mês circula um jornal de 5 mil exemplares. É coisa à beça. Os assuntos são aqueles que interessam a comunidade: lixo, saneamento básico, a falta de creches.
Quem faz as entrevistas, quem escreve as reportagens e faz as fotos é uma única pessoa. A mesma que edita e imprime o jornal: um rapaz de 15 anos. René Santos Silva.
RJTV: Por que você faz esse jornal?
René Silva: Porque eu acho que os moradores devem ter mais informações sobre o que está acontecendo na sua comunidade. Ainda mais agora que estamos recebendo as obras do PAC. Eles cobram muito sobre os problemas da rua.
Você começou a fazer jornal com 11 anos? No mesmo lugar que faz agora e nem era impresso assim?
Comecei com 11 anos, fazendo um jornal que era xerocado. Cheguei para a diretora do colégio e perguntei se podia participar do jornalzinho do colégio. Ela autorizou. Lá que eu aprendi a mexer no computador, antes eu não sabia. Eles me ensinaram e comecei a diagramar o jornal da escola. Eu não sabia nada de jornalismo, era inocente. E eles foram me explicando. Um belo dia, eu perguntei para a diretora se eu podia criar um jornal para a comunidade e ela tirar um xérox, na escola. O jornal se chamava “A voz da comunidade”, porque era isso que eu queria fazer dar voz para a comunidade, que era muito fechada, não tinha muita movimentação, muito comércio.
E como você consegue escrever, fotografar, imprimir? Você que faz tudo?
Com o dinheiro dos anunciantes eu comprei uma câmera digital e um computador. Comecei a tirar fotos. Com a câmera também comecei a tirar fotos os produtos para quem quisesse anunciar no jornal. As pessoas ligam para a minha casa para pedir pra tirar foto dos problemas. Eu tiro foto também dos moradores.
E quando o problema requer uma versão em relação a uma entidade, uma empresa?
Eu recorro a empresa. Ligo pra eles. Uma vez os moradores reclamaram de uma empresa, que tinha um cachorro que latia muito. Eu fui lá e falei com eles. Hoje, eles são anunciantes do jornal. Em outros problemas, como poste caindo, eu ligo pra Light. Eu sempre ligo para as autoridades para eles resolverem o problema.
E como você arranjou tempo para isso e ainda estudar?
Eu estudo, inclusive, já fui bolsista de uma escola por três anos. Eu ganhei a bolsa através do jornal, porque a diretora dessa escola conheceu o jornal e gostou. Eu aceitei na hora e fiquei lá até a 8ª série. Agora estou cursando o primeiro ano, num colégio perto da minha casa.
Mas, René, qual o grande barato de fazer esse jornal?
Eu gosto de fazer, porque as pessoas ficam comentando depois sobre o jornal. Eu fico orgulhoso, porque o pessoal gosta do jornal.
Você tem 15 anos ainda, muito tempo pela frente. Mas o que você quer fazer?
Quero fazer faculdade de jornalismo, uns cursos de informática, que ainda não tive oportunidade de fazer. E inglês também.
O que cada um de nós pode fazer para ajudar comunidade como a do Morro do Adeus?
Acho que devem investir mais na educação. Na comunidade do Morro do Adeus, só tem uma creche.
E quais são seus sonhos?
Ter o meu jornal da banca de jornal e me formar na faculdade de jornalismo. Tendo isso, tá tudo certo.
13/03/2009
Hora do Planeta
O WWF-Brasil participa pela primeira vez da Hora do Planeta, um ato simbólico, que será realizado dia 28 de março, às 20h30, no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.
O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem como objetivo chamar para uma reflexão sobre a ameaça das mudanças climáticas.
Participe! É simples. Apague as luzes da sua sala.
Por que participar?
Porque o Brasil precisa demonstrar que a sua população está atenta ao problema do aquecimento global e disposta a tomar as atitudes necessárias para reduzir estas ameaças. Queremos que os brasileiros se juntem a um bilhão de vozes em todo planeta, chamando os líderes mundiais a assumirem sua parte na solução do problema.
A Hora do Planeta é um gesto de engajamento, no qual cada um deve fazer a sua parte para um futuro melhor. Será uma demonstração da nossa paixão pelas pessoas, pela solução, pela conservação do planeta, e principalmente, pelo futuro e pela vida. (Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil)
Do oriente ao ocidente, mais de 500 cidades participam da Hora do Planeta
O ato simbólico mundial de apelo contra o aquecimento global obteve respostas do oriente ao ocidente. Um número recorde de 538 cidades e povoados de 75 países se comprometeram a apagar as luzes às 20h30 em 28 de março durante a Hora do Planeta 2009.
Para marcar a adesão do Rio de Janeiro à Hora do Planeta, em 28 de março, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, anunciou que desligará as luzes de monumentos cariocas como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana, que terá a segurança reforçada pelas autoridades competentes. O Jockey Club também confirmou sua participação.
O WWF-Brasil espera contar com a adesão de empresas, entidades, ONGs, associações de bairro e demais movimentos da sociedade civil. Os cidadãos serão convidados a se cadastrar no site www.horadoplaneta.org.br.
11/03/2009
A Missão Continental na Arquidiocese do Rio de Janeiro
1) A Missão Continental para uma Igreja Missionária.
2) Projeto Nacional de Evangelização. O Brasil na Missão Continental. Doc. da CNBB: nº 88
3) Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: 2008 - 2010.
4) Documento de Aparecida.
5) 10º Plano Pastoral de Conjunto.
Visitas missionárias:
10/03/2009
Curso de Atualização Teológica
Sacramentos, com a Prof. Irmã Lina Boff
Moral Cristã, com o Diácono Rafael
Às terças-feiras, das 14h às 18h.
Local: Rua Aristides Caire, 349. Cachambi.
No auditório do Centro Comunitário da Paróquia de Nª Sª da Conceição Aparecida.
Inscrições: tel. 2581-1775.
09/03/2009
Círculos Bíblicos debatem sobre violência e promovem a construção da paz
Paróquias:
1)Santo Antônio: 70
2)NªSªConceição Aparecida: 30
3)Nª Sª Auxiliadora: 50
4)D. Bosco:10
5)Nª Sª Conceição: 100
6)Nª Sª Graças: 35
7)Jesus Divino Mestre: 170
8)Nª SªLuz: 80
9)Coração de Maria: 80
Todos juntos para dar força ao movimento: 625 (Só da 6ª Forania)
Os grupos de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade/09 estão surgindo nas Paróquias.Os Círculos Bíblicos comprometidos sempre com esta Campanha, promoverão um grande debate sobre a violência e a construção da paz em nossa região, no dia 28/03/09, às 8h, na Paróquia de NS das Graças, de acordo com o calendário distribuído em todos os Círculos da 6ª Forania. Para isso, na Reunião de 7/3/09, foi feita uma proposta que recebeu adesão de todos. Vamos ver, julgar e agir sobre a violência de nossa Região, buscando apresentar gestos de construção da cultura da paz.
Como contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, nas famílias, na comunidade e na sociedade?
“A cultura da paz é fruto de responsabilidade pessoal e coletiva frente à falta de segurança pública, e todas as questões nela envolvidas”
Leitura: Mateus 5,3-12
Que missão nós, cristãos, temos que assumir na construção do Reino?
Como as Bem-aventuranças podem ser vividas concretamente no nosso dia-a-dia? E como elas contribuem para a construção da paz?
Cada paróquia vai reunir num resumo as respostas dos Círculos Bíblicos e no dia 28/03/09 nós nos reuniremos em grupos de três paróquias para tirarmos três resumos. No final, teremos o resumo final com o levantamento da violência na nossa região com proposta de uma frente de paz. Este documento será enviado à Cáritas.
O Retiro Espiritual dos CBs (qualquer um pode ir) do dia 7/03/09, na P. NS da Conceição, passou para o dia 21/03/09, das 9h (Chegar 8.45h) às 17h, com almoço partilhado. http://sites.google.com/site/circulobiblicovicnorte.
05/03/2009
Pastoral da Comunicação (Pascom), a serviço da integração das pastorais, paróquias, foranias,vicariatos e dioceses.
Cada Paróquia enviará apenas um representante da Pastoral da Comunicação (Pascom) para a Oficina de Jornalismo, na PUC, em abril, através do preenchimento da Ficha de Inscrição, assinada pelo Pároco. A Equipe da Pascom Vicarial vem trabalhando desde dezembro para orientar Párocos e equipes de Pascom. Portanto, estamos nos preparando para que as notícias da Paróquia que serão entregues à Equipe de Comunicação Paroquial sejam divulgadas. As informações têm que ser corretas, sem abreviações e com os nomes das pessoas completos. Endereço, telefone, hora e datas do evento precisos.
Notícias: As Vias-Sacras são obrigatórias em todas as paróquias,
devido à preparação espiritual para a Semana Santa.
Posse do Arcebispo D. Orani João Tempesta:
19/04/09, às 15h, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Despedida de D. Eusébio Oscar Scheild.
Concerto na Candelária, dia 31/3/09, 3ª-feira, às 19h
Representação do clero e de leigos (Coordenadores de Pastorais)
1)Encontro das Equipes Paroquiais de Liturgia
Paróquia Sangue de Cristo - Data 28/03/09, das 9h às 12h
R. Adalberto Aranha,48 - Tijuca Tel. 2288-7149.
2)Retiro da Iniciação Cristã (Catequistas).
Paróquia Sangue de Cristo. Data: 7/03/09, 8h às 17h
3) Via-Sacra: Paróquia Anunciação de Nossa Senhora.
Data: 8/4, 14h.
4) Encontro de Formação para agentes do Batismo
Paróquia Nª Sª da Luz. Data: 7/03/09, das 8h às 12h.
Rus Ana Neri, 1114. Rocha.
5) Via-Sacra na Paróquia Imac. Conceição S. Sebastião
Rua Catulo Cearense- Engenho de Dentro. Às sextas-feiras, 20h.
6) Retiro para Catequese de Perseverança
P. Nossa Senhora de Fátima. Rua Adriano, 158
Dia 18/04/09, das 8h às 17h.
7)Curso de Formação de Catequese de Perseverança
P. Consolação e Correia
Rua Barão de Bom Retiro, 909
De 9 a 13/3/09
8) Palestra do Desembargador Siro Darlan: CF 2009.
P. Sagrados Corações, Rua Conde de Bonfim, 474 Tijuca.
Data: 10/03/09, às 20h.
9) Vem aí o Curso da Arquidiocese para multiplicadores dentro do projeto Missão Continental.
(Pe. Joel e Pe. Licínio).Três pessoas por Forania. Objetivos:
1) Animar a Igreja carioca a entrar em estado permanente de missão.
2) Levar a Palavra de Deus. Ela é o grande símbolo.
É um projeto missionário para vigorar permanentemente em todas as paróquias. Além disso, estão recrutando pessoas para missão em Parintins e Paranatinga. Enfermeiros, professores,etc. Ônibus e estadia gratuitos.
10) Articular a Campanha da Fraternidade 2009 nas paróquias. Formar grupos de reflexão em cada paróquia. Se houver debate, enviar as decisões para a Cáritas. A Cáritas (Pe. Manangão)enviará para o Fórum de Segurança Pública e Fórum Nacional (CNBB).
11) Serão apresentados vídeos sobre D. Helder Câmara pela cidade. Estaremos até dezembro comemorando o seu centenário de nascimento. Será edificada uma estátua em sua homenagem. Ele era conhecido como o "Profeta da Paz".
04/03/2009
Formação na Paróquia de Nª Sª da Luz - Rocha
1) Encontro de Formação da Pastoral do Batismo do V. Norte
Dia 7/03/09, das 8h às 12h.
2) Palestra sobre “Apóstolo Paulo”, com o Pe. Mauro Odorissio
Dia 13/3/09, às 20h.
3) Palestra sobre “A Importância do MESC na Igreja”, com o Pe. João de Deus.
Dia 21/3/09, 16h.
MESC (Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão)
Dados fornecidos por Ana Raquel (Pascom paroquial)
7/03/09: Aconteceu. Confira conosco:
Os agentes da Pastoral do Batismo da Paróquia Nossa Senhora da Luz agradecem às palestrantes Delizete Martins e Nazareth Barreto que nos possibilitaram esse grande aproveitamento a nível informativo e espiritual.
Reconhecemos que a maior fonte de inspiração delas é Deus! “
Texto: Donata Saraceno e fotos de Ana Raquel (Pascom Nª Sª Luz-Rocha)
01/03/2009
8 de março: Dia Internacional da Mulher. Por quê?
Por Edemir Antunes Filho e Luiz Carlos Ramos
Lá estavam elas, ao som dos teares,
tecendo com fio lilás os tecidos que deveriam vestir
e aquecer outros corpos - roupas que elas mesmas jamais vestiriam.
Já próximas ao limite de suas forças,
exaustas pelas 16 horas de lida diária,
as operárias ainda encontravam ânimo
para socorrer companheiras que se esvaiam tuberculosas;
para saudar crianças recém-nascidas
que saltavam pra dentro da vida
ali mesmo, sob os teares;
e para chorar as envelhecidas jovens
que aos 30 anos agonizavam
em seus postos e se despediam de sua breve vida.
Entretanto, embaladas pelo ritmo das máquinas,
e com o colo molhado pelas lágrimas,
gestam sonhos de esperanças:
salários dignos, melhores condições de saúde,
jornada de trabalho
que lhes permitisse abraçar
mais longamente suas crianças,
beijar mais ternamente seus maridos
e saborear um pouco mais a comunhão
à mesa na simplicidade dos seus lares.
Contagiadas por esse sonho,
foram compartilha-lo com o patrão.
Mas o patrão, indignado com tamanho absurdo
julgou ser este um caso de polícia
e resolveu transformar aquele sonho divino
em um pesadelo infernal.
No dia 8 de março de 1857
as portas da fábrica Cotton de Nova York foram trancadas
e o edifício transformado em um grande crematório
onde 129 mulheres foram sacrificadas.
mas a fumaça daquele holocausto espalhou-se por todo lugar
Levando consigo o sonho daquelas mulheres,
Contagiando e sensibilizando pessoas em todo o mundo
Que se encarregaram de tornar realidade aquele ideal.
Mártires cremadas, fios lilases,
gestantes de um mundo melhor
inspiraram Clara Zetkin, a propor,
durante o Congresso Internacional de Mulheres, realizado na Noruega, em 1910,
A instituição do Dia Internacional da Mulher.
Desde então, a cada 8 de março,
mulheres e homens reafirmam sua tarefa.
como tecelãs de uma nova história.
“Quem quer ser um milionário”
“A cada ano, o Oscar, a noite de gala do cinema mundial, se torna mais globalizado, mas Hollywood não esperava que tantas estatuetas fossem para produções e artistas estrangeiros. "Quem quer ser um milionário" chegou de mansinho e virou favorito na reta final. Caiu nas graças do público. Os jurados ficaram sem opção ou com uma ótima opção. O filme é bom, com várias mensagens para todos nós. A vitória dele traz uma mensagem para Hollywood. O filme custou pouco e fez muito sucesso. Na terra do cinema, devem estar repensando a forma de fazer filme. Apesar de todos quererem ser milionários, parece que só com dinheiro não se conquista tudo”.
Fonte: G1 SITE de O GLOBO. Extrato da matéria de :23/02/09 - 14h31 - Atualizado em 23/02/09 - 14h29.
Dona Marta, a primeira favela wi-fi do continente
- Esse é um projeto muito importante de inclusão social, pois os moradores terão acesso a cursos profissionalizantes à distância, programas de atendimento ao idoso e de saúde básica, além de serviços online - explicou o secretário de Ciência e Tecnologia do estado, Alexandre Cardoso.
Juntamente com a inauguração, a secretaria realizará um workshop de 90 dias para ensinar os moradores a usar a internet e acessar serviços como os do INSS e da Justiça. Segundo o secretário, eles ganharão endereços eletrônicos e senhas para poder acessar serviços e enviar e-mails.
Publicada em 20/02/2009 às 00:21
O Globo
Leia a íntegra desta reportagem em O Globo Digital (acesso somente para assinantes)
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Links patrocinados
http://extra.globo.com/rio/materias/
Kairós da Campanha da Fraternidade na Canção Nova-01/03/2009.
Horizonte da Campanha da Fraternidade
"A Campanha da fraternidade surgiu a mais de 40 anos, e não existe essa campanha em outros países, apenas em alguns países da América Latina fazem um trabalho semelhante ao do Brasil. O Papa todos os anos nos manda uma mensagem de incentivo para vivermos a quaresma , o que vem de encontro com a vivência da campanha da fraternidade.
O Papa Paulo VI tinha uma frase que dizia assim: “Construir a civilização do amor”. Existem áreas que não são nenhum pouco entusiasmadas, e nós sabemos que os presídios são uma dessas. As pessoas têm medo das cadeias, porque é um ambiente brutalizado, mas também pelos que estão lá, Jesus derramou o seu sangue.
Quem já entrou em um necrotério viu cenas que lembram o inferno. Eu comecei uma pastoral, para estar ali no necrotério, para ouvir, ser um ombro amigo, orar por aquelas mães que ali chegam para procurar seus filhos.
A pastoral da consolação é aquela, que alguém vai com a Palavra do Evangelho mostrando que somos mais que vencedores e que a vida não termina aqui. Ali se encontra um terreno fertilíssimo, e muitos acham que isso não é importante.
O nosso objetivo é reconhecer a violência e buscar a cultura e fortalecer a paz. As maiorias dos nossos drogados não estão todos na fazenda da Esperança, eles estão por todos os lugares. E nenhum governo quer cuidar desses jovens, e nós não estamos conseguindo ajudar os nossos jovens dentro das nossas próprias casas.
Precisamos recorrer às armas do Espírito Santo, porque cada vez que recorremos a armas dos homens entramos sempre num retrocesso. Todos têm o direito de receber o anuncio, e nós temos o mandado, de ir a todos.
Numa paróquia que eu trabalhei nós tínhamos a pastoral da saúde e visitávamos as casas. Em uma dessas casas tinha uma senhora que os filhos tinham colocado a mãe num quartinho nos fundos, onde havia ratos mordendo o seu corpo. Foi preciso entrar com uma ação judicial para tirar aquela senhora daquele lugar. Outro lugar são os asilos, boa parte desses velhinhos são pais e mães órfãos de filhos vivos.
No conselho tutelar, como seria bom se tivessem mais pessoas que tem a Bíblia no coração, onde não agem com o espírito de vingança e sim com uma mensagem de restauração.
Como é gostoso ver Jesus numa criança limpinha e perfumada. A gente se derrete quando as vê, mas como é difícil ver Jesus em um "trombadinha”? Vamos falar um pouquinho da questão do conflito que pode ter múltiplos aspectos. Qual é o maior mandamento? Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Aquele que diz que ama a Deus que não vê e odeia o seu irmão que vê é um mentiroso(I Jo 1). Tem gente que não se ama, que está sempre de mal com a vida, pessoas que não se perdoam que não estão satisfeita com o que são. Eu coloco o fato das tatuagens, daqueles que marcam todo o corpo. Será que não é porque não estão satisfeitas consigo mesma, porque querem ser diferentes?
E Jesus diz:“Eu vos dou um novo mandamento; Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.”(Jo 15,12). Ele sabe o quanto, somos incapazes de amar e por isso, nos dá o seu coração que foi capaz de amar a ponto de dar a própria vida.
As doenças muitas vezes são muitas vezes somátizadas, e o perdão e a cura interior são extremamente necessários.
Como é que vamos superar esses conflitos? Saber dialogar, onde se faz este tipo de trabalho entre os casais, onde não é preciso ser psicólogo, mas sim ter bom senso, paciência para ouvir ambas as partes. É preciso saber o motivo, porque tem gente que briga sem saber o porquê está brigando.
É preciso identificar onde está o problema, porque muitas vezes é um problema imaginário. É preciso ter compromisso ético, e grande respeito à vida. O ser humano vale porque ele é a única criatura que Deus quis ser em si mesmo. Precisamos anunciar a dignidade da pessoa humana."
Foto: Renan Felix
www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/