30/03/2009

Padre Luiz Bento aponta desafios à família na América Latina

O assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Luiz Antônio Bento, enumerou pelo menos seis desafios enfrentados pela família na América Latina. Doutor em bioética, padre Bento lembrou que a crise de sentido aparece em primeiro lugar. Na sua opinião, o avanço cientifico e técnico é o fator determinante desta realidade. Citando o Documento de Aparecida, o assessor disse que “a tradição cultural e religiosa já não chega às novas gerações”.
Outro desafio apontado pelo conferencista foi a “degradação do humano e a debilitação de seus vínculos”. “Vivemos a geração do descartável. Só a fé nos liberta do isolamento do eu”, considerou.
O assessor enumerou, ainda, como desafios à família a defesa e o cuidado da vida desde sua concepção até seu declínio natural, a solicitude pelas novas gerações, a vida de Jesus em nossas famílias e como ser discípulo missionário na família.
Padre Bento foi um dos conferencistas na manhã desta quinta-feira, 27, no Congresso Internacional “Pessoa, cultura da vida e cultura da morte”, que acontece desde terça, 25, em Indaiatuba (SP).
Fonte: http://www.cnbb.org.br/ 27/11/2008

Famílias do Rio de Janeiro

A Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar do Rio de Janeiro convoca todas as famílias a comparecerem às palestras e outras atividades da Pastoral Familiar que acontecerão de 15 a 24 de maio/09, nas paróquias, como preparação para a grande Peregrinação Nacional em favor da Família ao Santuário de Aparecida. Lá, as famílias peregrinas participarão da Missa das 8.00h, no dia 24/5/09. Dia 15 de maio é o Dia Internacional da Família.
Famílias, preparem as suas caravanas!
Tel. para contato: 3391-5587 (Fernando e Conceição).

Um comentário:

Anônimo disse...

Que seio é este no qual brota os mais belos frutos? Que árvore é essa aonde os pássaros pousaram em seus ramos e se sentiram livres? Irmãos, se soubéssemos o quanto este leito é incorruptível protegeríamos ele com mais afinco. E, juntos, formaríamos uma só família com Jesus Cristo e sua admirável Mãe.
Porém, muitas vezes, nós deixamos de lado essa crença primitiva na qual nossos antepassados ainda permanecem ligados, para acreditarmos naquilo que o mundo impõe como estrutura familiar ideal. Pelo vínculo da paz e do Espírito Santo as famílias católicas devem permanecer unidas na cidade de Aparecida, mesmo em tempos de injustiça e conflito. Pois, para nós católicos não existe estrutura mais forte que Cristo, verdadeiro exemplo, nascido de um berço sem pecado justamente confundir aqueles que ainda lutam com o pecado contra a fonte da vida sem culpa.
Noviço Rodrigo