28/03/2009

Vias-Sacras nas ruas

Rezar a Via-Sacra durante o período da Quaresma é acompanhar Jesus em seu caminho de sofrimento e de entrega total pela salvação da humanidade. É uma preparação espiritual para a Semana Santa. O cristão percebe a intensidade do seu pecado e o amor infinito e misericordioso de Deus, percorrendo com Jesus o caminho da cruz. Unido aos seus irmãos, companheiros de jornada de lutas e de alegrias, percorre os passos de Jesus, guiado por Maria, aquela que assumiu a missão de ser mãe do Salvador. Por estar ciente da Salvação de todos, suportou todas as dores em silêncio.
Um costume antigo vem sendo resgatado nas comunidades paroquiais dos subúrbios cariocas: a realização de Vias-Sacras nas ruas. Geralmente às sextas-feiras, procissões com tochas acesas percorrem as ruas do bairro para rezar a Via-Sacra. Famílias, previamente agendadas, preparam a mesa coberta com uma bonita toalha, em frente da casa ou prédio com a foto referente à Estação da Via-Sacra (São quinze Estações). Acompanham uma cruz pequena e uma imagem de Nossa Senhora. Quando a procissão chega à Estação, a cruz é entregue a uma pessoa da família que a acolhe. Pessoas com as tochas acesas colocam-se ao lado da cruz.
José Augusto, da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Cachambi, explica: “Os moradores, previamente agendados, montaram as mesinhas simbolizando as quinze Estações da Via Sacra, onde foram feitas as paradas para oração pelos moradores das residências e seus vizinhos. Desta vez, mais de setenta fiéis participaram da Via-Sacra, muitos se juntando à multidão no decorrer da procissão”.
Ao final da décima quinta Estação, o condutor (Padre, diácono ou seminarista) da Via-Sacra dá a Bênção Final e todos retornam as suas casas.
Fotos: José Augusto Gomes.

Um comentário:

Pe Wagner Toledo disse...

Nós Padres ou Diaconos impetramos a Bençao Final e os seminaristas ou Ministros despedem o Povo com a orçao própria. A Paroquia de Santo Antonio com este gesto da Via Sacra nas ruas ja esta adiantando o seu trabalho na Grande Missao Continental.