09/03/2009

Círculos Bíblicos debatem sobre violência e promovem a construção da paz

No dia 07/03/09, às 8h, na Paróquia de Santo Antônio, em Cachambi, reuniram-se os coordenadores paroquiais dos CBs da 6ª Forania do Vicariato Norte para organizar a Manhã de Formação, do dia 28/03/09, quando todos os Círculos estarão presentes, mais os seus convidados. Para terem uma idéia do nº de pessoas só na 6ª região, vejam esta lista:
Paróquias:
1)Santo Antônio: 70
2)NªSªConceição Aparecida: 30
3)Nª Sª Auxiliadora: 50
4)D. Bosco:10

5)Nª Sª Conceição: 100
6)Nª Sª Graças: 35
7)Jesus Divino Mestre: 170
8)Nª SªLuz: 80
9)Coração de Maria: 80
Todos juntos para dar força ao movimento: 625 (Só da 6ª Forania)

Os grupos de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade/09 estão surgindo nas Paróquias.Os Círculos Bíblicos comprometidos sempre com esta Campanha, promoverão um grande debate sobre a violência e a construção da paz em nossa região, no dia 28/03/09, às 8h, na Paróquia de NS das Graças, de acordo com o calendário distribuído em todos os Círculos da 6ª Forania. Para isso, na Reunião de 7/3/09, foi feita uma proposta que recebeu adesão de todos. Vamos ver, julgar e agir sobre a violência de nossa Região, buscando apresentar gestos de construção da cultura da paz.
Cada Paróquia ficou de preparar uma descrição sobre um dos seguintes temas: A Violência e o tráfico de drogas, a violência e os crimes contra a pessoa, a violência e os direitos econômicos, a violência e o trânsito, a violência na família, a violência nos meios de comunicação social, a violência contra as crianças e os adolescentes, contra o regime carcerário, contra a mulher.
Quais as situações, espaços e grupos em que a Segurança Pública na 6ª Forania (Méier, Cachambi, Eng.Novo, S. Fco Xavier, Sampaio, Jacarezinho e Maria da Graça) precisa de luz? Onde levar a paz?
Como contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, nas famílias, na comunidade e na sociedade?
“A cultura da paz é fruto de responsabilidade pessoal e coletiva frente à falta de segurança pública, e todas as questões nela envolvidas”
Leitura: Mateus 5,3-12
Que missão nós, cristãos, temos que assumir na construção do Reino?
Como as Bem-aventuranças podem ser vividas concretamente no nosso dia-a-dia? E como elas contribuem para a construção da paz?
Cada paróquia vai reunir num resumo as respostas dos Círculos Bíblicos e no dia 28/03/09 nós nos reuniremos em grupos de três paróquias para tirarmos três resumos. No final, teremos o resumo final com o levantamento da violência na nossa região com proposta de uma frente de paz. Este documento será enviado à Cáritas.
O Retiro Espiritual dos CBs (qualquer um pode ir) do dia 7/03/09, na P. NS da Conceição, passou para o dia 21/03/09, das 9h (Chegar 8.45h) às 17h, com almoço partilhado.
http://sites.google.com/site/circulobiblicovicnorte.

Nenhum comentário: