30/04/2009

Aprovado por unanimidade o novo documento sobre a formação dos padres

A Assembleia da CNBB acaba de aprovar, por unanimidade, o novo documento sobre a formação dos padres. Intitulado Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil, o novo documento recebeu o “sim” dos 267 votantes.
“Esta aprovação por unanimidade manifesta a unidade e a comunhão do episcopado brasileiro. Mostra, ainda, a disposição dos bispos em apoiar e acolher de forma efetiva as novas Diretrizes”, comemorou o presidente da Comissão responsável pela elaboração do texto, dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina (PI). Segundo dom Sérgio é muito difícil um documento ser aprovado por unanimidade.
A formação dos padres é o tema central da 47ª Assembleia Geral da CNBB que se realiza em Itaici, Indaiatuba (SP), desde o dia 22. O fim da Assembleia será na sexta-feira, 1º, com uma coletiva de imprensa quando a Presidência da CNBB apresentará aos jornalistas um balanço do encontro que abordou outros temas como a Iniciação Cristã e O Brasil na Missão Continental.
O novo documento aprovado hoje não será divulgado. Ele se manterá em reserva até que seja encaminhado à Congregação para a Educação Católica, em Roma, para obter a aprovação final. Com um pouco mais de 300 parágrafos, o texto foi dividido em três partes e aprovado em sua quarta versão.
Fonte: www.cnbb.org.br , em 29/04/2009

Curso para formação de lideranças


Pastoral Igreja de Portas Abertas

Já faz 7 anos que a Pastoral Igreja de Portas Abertas vem acolhendo, louvando, orando e proclamando a Palavra de Deus no Coração da Tijuca.
Os encontros são sempre no horário das 12 às 13h.
Terça-feira: Terço Mariano Meditado
Quarta-feira: Adoração e Louvor
Quinta-feira: Grupo de Oração e Louvor
Sexta-feira: Terço da Misericórdia e Louvor
Você que procura um momento de oração, venha participar!!!!!
Paróquia Santo Afonso:
Rua Barão de Mesquita, 275 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ Telefone: (21) 2264-6162Fonte: Pastoral da Comunicação Contato: equipedosite@santoafonsorj.org.br

Paróquia Divino Espírito Santo prepara a sua Festa!

As Celebrações de Pentecostes na Paróquia do Divino Espírito Santo e São João Batista, nesse ano, marcará também o início das comemorações pelos 100 anos da nossa paróquia. Dom Edney Gouvêa Mattoso dará início ao Solene Novenário com a participação do Coral do Seminário São José.
A “Novena de Pentecostes” é identificada como uma novena litúrgica, instituída que foi por um Decreto Papal inserido na Encíclica Divinum Illud Muntus, do Papa Leão XIII, promulgada a 09 de maio de 1897.
1º dia: Sexta-feira, 22/05 às 19:30h
Tema – Espírito Revelador
Pregador: Dom Edney Gouvêa Mattoso

2º dia: Sábado, 23/05 às 18h
Tema – Espírito de Testemunho
Pregador: Pe. Sérgio Ricardo de Souza
3º dia: Domingo, 24/05 às 19h
Tema – Espírito de Sabedoria
Pregador: Robson Cristo de Oliveira

4º dia: Segunda-feira, 25/05 às 19:30h
Tema – Espírito de Fortaleza
Pregador: Pe. Roberto Luis de Almeida
5º dia: Terça-feira, 26/05 às 19:30h
Tema – Espírito que nos torna Templo da Glória
Pregador: Pe. Marciano Rodrigues
6º ida: Quarta-feira, 27/05 às 19:30h
Tema – Espírito de Congrega
Pregador: Pe. Luis Fernando Ribeiro Santana
7º dia: Quinta-feira, 28/05 às 19:30h
Tema – Espírito de Transformação
Pregador: Pe. Vilmar Diniz Pereira
8º dia: Sexta-feira, 29/05 às 19:30h
Tema - Espírito de Iluminação
Pregador: Pe. Valtemário Frazão Jr.
9º dia: Sábado, 30/05 às 17h
Tema – Espírito de Alegria
Palestrante: Pe. Cláudio dos Santos
Para o encerramento, estamos preparando uma grande Festa de Fé e alegria, nos dias 30 e 31/05, com show de Cosme e das Bandas Sambadorando, Canto Novo e MM Filhos Teus; além de várias outras atrações como Coroação do Imperador , benção e distribuição de pães, barracas, queima de fogos, touro mecânico, cama elástica, foto maluca, almoço no domingo e muito mais! Contamos com sua presença!
Paróquia do Divino Espírito Santo e São João Batista - Rua felipe Camarão, 12 -Maracanã - Tel. 2567-9056
Glória Teixeira Neves - PasCom

Mutirão de Comunicação é tema do programa Tribuna Independente

Terça, 28 de abril de 2009 - Por: Marcelo Vaz/ Daiane Bristot
O programa Tribuna Independente, que vai ao ar na Rede Vida, de segunda à sexta, das 22h às 23h30min, receberá nesta quarta-feira (29), Dom Dadeus Grings, Dom Orani Tempesta, Dom Décio Zandonade e Pe. Tarcísio Rech para um diálogo sobre Processos de Comunicação e Cultura Solidária.
O espaço é tradicionalmente dedicado ao desenvolvimento de temas de interesse da sociedade no qual os entrevistados respondem a perguntas formuladas por e-mail e por fax, vindas de todo o Brasil. Para participar do programa, envie sua pergunta para o email tribunasp@redevida.com.br.
O Tribuna Independente é apresentado ao vivo contando com a participação de convidados de um palestrante.
A temática do programa desta quarta estará diretamente ligada a proposta central do Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe, que será realizado entre os dias 12 e 17 de julho de 2009, na PUCRS, em Porto Alegre (RS).
Você poderá sintonizar a Rede Vida através da NET canal 26, TVA canal 73, SKY canal 21 e a TEC SAT no canal 3. Mais detalhes sobre a Rede Vida no site www.redevida.com.br.

25/04/2009

Simpósio: 900 anos de morte de Santo Anselmo

Fonte: www.faculdadesaobento.org.br

D. Orani João Tempesta toma posse como Arcebispo do Rio de Janeiro. Globo Vídeo

Clique e assista a reportagem do Bom Dia Rio, 20/04/09.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1008050-7823-DOM+ORANI+JOAO+TEMPESTA+TOMA+POSSE+COMO+ARCEBISPO+DO+RIO,00.html

Círculos Bíblicos do Vicariato Norte e convidados!

Grande Assembléia Geral dos Círculos Bíblicos
Palestra de Frei Isidoro Mazzarolo
Tema: Evangelho de Marcos.
Dia 9 de maio/09, das 8h às 12h
Local: Paróquia Nª Sª da Consolação e Correia
Rua Barão de Bom Retiro, 909- Engenho Novo
A Bíblia nos acompanha em todos os Encontros.
Todas as equipes organizadoras precisam chegar mais cedo.

Curso de língua italiana "CUORE A CUORE"

Dia 04 de maio próximo, na Casa do Congregado Mariano Dom José Carlos de Lima Vaz, Rua Martins Junior - Água Santa - Rio de Janeiro, terá início o curso de língua italiana, administrado pelo professor Vito Nunziante. É gratuito. Oferecido para a comunidade local e aos interessados. As inscrições estão abertas no anexo da Capela, antes da subida à Casa do Congregado.
Vito Nunziante é da Paróquia D. Bosco, mas o curso será em Água Santa.

24/04/2009

Uma aventura pela humanidade de Dante Alighieri na UERJ


Cursos virtuais de estratégias da web para comunicações eclesiais

LIMA, 21 Abr. 09 (ACI)- A plataforma educativa Cirilus, projeto da associação latino-americana VE Multimedios, anunciou o lançamento de uma série de cursos virtuais que procuram melhorar as comunicações das diversas organizações eclesiais. O primeiro deles, "Boletins Digitais" começará no próximo dia 30 de abril.Estes cursos, precisa a nota de imprensa, estão dirigidos a "comunicadores sociais, jornalistas, catequistas, sacerdotes, religiosos e religiosas, assim como para todos aqueles encarregados das áreas de comunicações de organizações eclesiais".Além do curso de boletins, Cirilus também apresentará outros: "Informação Segura"; "Edição de Vídeos"; "Trimilenio: páginas gratuitas para a Igreja"; "Jornalismo Digital" e "Infoética".Os cursos têm uma carga horária de 20 horas. Através de técnicas simples pretende-se que os estudantes aprendam a potencializar e melhorar as comunicações em suas instituições, utilizando os melhores recursos gratuitos de maneira ótima e eficaz", acrescenta a nota.Mais informação www.cirilus.net
Nota da tradutora: Os cursos são oferecidos em espanhol, mas as provas podem ser feitas em português.

Regional Sul 1 se prepara para os encontros de comunicação nacional e regional

Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo diocesano de Limeira e bispo referencial da comunicação apresentou todas as atividades que estão sendo preparadas para discutir os meios de comunicação e os desafios de evangelizar através da mídia.
A última reunião foi realizada no dia 2 de abril na sede do regional sul 1 para preparar o “Mutirão de Comunicação da América latina e do Caribe” que será realizada entre dos dias 12 a 17 de julho em Porto Alegre (RS) que deve mobilizar todo o país e a América Latina. Esse encontro deve envolver todos os profissionais da comunicação e todas as pessoas que queiram, através dos meios de comunicação transformar o mundo em um lugar melhor.
Durante a reunião, foi escolhida uma equipe encarregada de fazer os contatos necessários com as pessoas interessadas em participarem do mutirão. Também foi discutido o 15º Encontro Regional de Comunicação ; 43º Dia Mundial das Comunicações a ser celebrado nas dioceses e paróquias no dia 24 de maio e o 2º Encontro Nacional de Jornalistas e Assessores de Imprensa da Igreja em Brasília, previsto para maio.A igreja tem utilizado vários meios de comunicação, como a TV, cinema, documentários e sites. O rádio é bastante utilizado pela igreja para evangelizar por ser um veículo que alcança grande parte da população, apesar do advento de outros meios como a Internet. Dom Vilson Dias afirmou que entretanto ainda é necessário aumentar os investimentos da igreja nessa área.
15º Encontro Regional de Comunicação em Barretos
O encontro de comunicação do regional sul 1 será em Barretos dos dias 30 de outubro a 1 de novembro e reunirá cerca de 100 participantes do estado de São Paulo. O evento que será na Cidade de Maria, principal centro de espiritualidade da cidade de Barretos, tem como tema “Os meios de comunicação e segurança pública”.Segundo a coordenadora estadual, Ir. Maria Alba Vega, o tema sugerido foi baseado no resultado dos trabalhos dos agentes no encontro de comunicação do ano passado, quando eles observaram como os temas das campanhas da Fraternidade podem ajudar na realidade da comunicação da sua diocese ou meio.
Mais informações e inscrições: (011) 3253-6788 cnbbsul1cnbbsul1.org.br
Fonte: http://www.catolicanet.org.br/- 24/04/2009 - 13:39
E a Regional Leste 1 (Rio de Janeiro)?

21/04/2009

Adoração, Hora Santa e Missa na Paróquia Nª Sª da Luz, do Alto da Boa Vista

O Ministério de Adoração Nossa Senhora da Luz convida você e sua Família para adorar Deus em Espírito e Verdade.
Dia: 25/04/2009, das 16 às 16:45 h
Hora Santa, das 17 às 18 h - Santa Missa.
"Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são adoradores assim que o Pai procura. Deus é espírito; e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." João 4:23-24

Paróquia Nossa Senhora da Luz - Estrada das Furnas 220,
Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, CEP: 20.531-570
Pároco: Pe. Marcelo de Assis Paiva.

19/04/2009

Posse de D.Orani João Tempesta como Arcebispo do Rio de Janeiro

Com a presença de mais de 10 mil pessoas, tomou posse no dia 19 de abril, na Catedral Metropolitana, Dom Orani João Tempesta, o novo Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Com a presença de autoridades civis e eclesiáticas de todo o pais, a celebração foi marcada pela comemoração do domingo da Misericórdia.
Após ouvir as palavras do Núncio Apostólico Dom Lorenzzo Baldisseri, Dom Orani recebeu o báculo de novo pastor do povo do Rio de Janeiro, e assumiu a celebração; entretanto a homilía foi feita por Dom Eusébio que: " o Espírito Santo não tem interrupções Ele age até o fim " disse ele, e concluiu "nós temos que levar à frente os trabalhos dos apóstolos..." ,"... o senhor será muito amado por todos, seu trabalho se inicia com muita fé e muito amor e nos momentos difíceis coloque as mãos nas chagas de Jesus e ali brotará a fé" .
Palavras de Dom Orani
" A paz esteja convosco, que as minhas primeiras palavras sejam de benção e louvor a Deus nosso pai" foi assim que Dom Orani iniciou seu discurso, já como o novo arcebispo do Rio de Janeiro; em seguida agradeceu a todos os presentes. Falou de como foi bem acolhido em todos os lugares pelo qual passou, e mencionou, as boas recordações que traz de Belém do Pará, onde todas as suas ações foram ispiradas na Palavra de Deus. Declarou ainda que sua vida em comunidade está em sua vocação e em sua vida monástica, e que a comunicação está injetada em suas veias desde quando foi escolhido para agir nessa área, pois atualmente ele preside a Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB. Falou sobre o desejo de viver em comunhão e ressaltou que desde que foi eleito já havia guardado um lugar em seu coração para amar e caminhar junto com todos e finalizou " hoje não é o bispo quem toma posse, é o povo quem toma posse do bispo. Eis-me aqui".
Texto de Sonia Oliveira.

PASCOM: Começaram as Oficinas de Jornalismo para o Vicariato Norte

No último sábado, dia 18/4/09, houve a abertura das Oficinas de Jornalismo Impresso e Digital, numa parceria entre Arquidiocese e o Departamento de Comunicação da PUC para representantes paroquiais do Vicariato Norte. Prof Miguel, Coordenador do Departamento, deu início, explicando que as aulas iriam ser transmitidas ao vivo para a TV universtária, explicou que é preciso melhorar o proceso de comunicação com a Arquidiocese, definir o que realmente desejamos, obter retorno do que se está fazendo em termos dessa formação e a promessa de continuar com os outros Vicariatos. Citou o filme "Entre os muros da escola" em que as pessoas são enquadradas dentro de um sistema. O que se propõe nestas oficinas é estar aberto à comunicação relacional, em que cada um tem algo a acresentar como experiência pessoal. Toda mudança passa pela Comunicação. É uma outra filosofia em que não prevaleça a opinião de um só. E completou "para a mudança das relações dentro da sociedade, a paróquia não pode ser fechada nela mesma. Ela é viva e formadora da comunidade cristã".
Depois, o Pe. Omar Raposo deu aula sobre Comunicação e evangelização, fundamentos, Comunicação e vida espiritual (Relação com a verdade) e políticas estratégicas da Arquidiocese. A Pascom deve estar relacionada à Catequese, à Liturgia, aos trabalhos sociais, à Estética e à tecnologia.
Pe. Gustavo Auler chegou mais tarde por estar abrindo, em nosso Vicariato o Ano Catequético Nacional, na Paróquia de S. Sebastião dos Capuchinhos, às 10h, do mesmo dia.
À tarde, houve apresentação do filme japonês intitulado "O Povoado do Moinho" Um jornalista vai fazer uma reportagem num povoado onde as pessoas dependem só do meio ambiente que preservam. A morte tem como ritual fúnebre uma procissão com música e dança, onde crianças à frente jogam flores. A convivência comunitária demonstra uma relação pacífica entre as gerações e não aceita outras formas de vida que não esteja de acordo com a vida natural. O jornalista acaba aprendendo com a experiência do ancião. Quem achava que ia ensinar teve a sua vida transformada.

17/04/2009

Aniversário de D. Edson de Castro Homem

A missa de Ação de Graças pelo aniversário de D. Edson de Castro Homem realizou-se no dia 17/4/09, às 10h, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Cachambi, concelebrada pelo Vigário Episcopal Norte, Pe Gustavo Auler e o Pároco Jorge André. Após a missa, o clero se reuniu no Salão do Lar Franciscano para o almoço de confraternização.


16/04/2009

Papa nomeia novos monsenhores no Rio

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro ganhou sete novos monsenhores na tarde desta Quinta-feira Santa. O anúncio foi feito pelo Cardeal Dom Eusébio Scheid, em almoço oferecido no sub-solo da Catedral de São Sebastião, após a celebração da Missa do Crisma.
O sacerdotes que receberam o título de monsenhor foram: os vigários episcopais, Padre Luiz Artur Marques de Barros Falcão, do Vicariato Oeste, Padre Luiz Antonio Pereira Lopes, do Vicariato Leopoldina, Padre Gustavo José Cruz Auler, do Vicariato Norte, Cônego Jan Kaleta, do Vicariato Jacarepaguá. Além dos Padres Joel Portella Amado, coordenador da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, Hélio Pacheco Filho, Reitor do Seminário São José e Cônego Aroldo da Silva Ribeiro, pároco da Catedral de São Sebastião.
O título eclesiástico de monsenhor é dado pelo Papa aos padres de uma diocese que se destacam pelos serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus. No entanto, as nomeações são feitas a partir de uma indicação do bispo local. O monsenhor só se diferencia de um padre comum pelo título, suas funções como sacerdote são as mesmas.
Texto: Thiago Camara Fonte: www.arquidiocese.org.br
Publicada em: 09/04/2009 às 15:44 - Plantão

A Comunicação na liturgia

O Apostolado litúrgico oferece o curso: a comunicação na Liturgia como meio de desenvolvermos o nosso misnistério litúrgico como nos pede a Constituição Sacrossanto Concilio, de maneira plena e eficaz.
Tema: A comunicação na liturgia (oficina para leitores)
Assessor: Antônio Marcos Santos
Data: 09 de maio de 2009
Horário: 08:30 às 12:00 hs
Valor: R$ 10,00
Local: Apostolado Litúrgico
Rua Uruguaiana, 64, 3º Andar.
Tel.: 2252-8426
Aguardamos a confirmação da sua presença,
Ir. Ana Patrícia

14/04/2009

As Oficinas de Jornalismo Impresso e Digital começam dia 18 de abril/09, às 8.30h, sala 102K, PUC-Rio.

Prof Miguel Pereira, Coordenador do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.

Oficinas de Jornalismo Impresso e Digital para o Vicariato Norte
Uma promoção do Núcleo de Comunicação Comunitária do Projeto Comunicar e do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio em parceria com o Vicariato para a Comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Data de início:
18 de abril de 2009
Local:
Salas do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio (Prédio Kennedy)
Duração:
Oito semanas, aos sábados, das 8h30m às 17h, num total de 48 horas, quatro jornadas
teóricas e quatro práticas
Objetivos:
1 - Capacitar agentes de pastoral para criar, melhorar e produzir conteúdos nos meios de comunicação impressos e digitais das paróquias.
2 - Criar a PASCOM – Pastoral da Comunicação nos sete Vicariatos da Arquidiocese.
3 – Tornar os participantes das oficinas agentes multiplicadores nas paróquias da Arquidiocese.

Prof. Sergio Bonato
Metodologia:
1 - Aulas teóricas que objetivam definir o campo da comunicação no âmbito da cultura contemporânea e seus reflexos na atuação da Igreja Católica.
2 – Aulas práticas que objetivam proporcionar instrumentos técnicos e profissionais para a melhoria da qualidade dos veículos impressos e digitais das Paróquias.
3 – Desenho e produção de modelos de site, jornal e revista para as Paróquias e os Vicariatos, elaborados pelos alunos.
Programa:
Sábado, 18 de abril de 2009
8h30m: Abertura – Pe. Marcos William, Pe. Gustavo Auler e prof. Miguel Pereira
9 horas: Aula do Pe. Marcos William - Comunicação e Pastoral.

10/04/2009

Dia Mundial das Comunicações - 24/5/09

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído durante o Concílio Vaticano II no Decreto Conciliar, Inter Mirifica, promulgado pelo Papa Paulo VI, no dia 04 de dezembro de 1963. Os bispos reunidos durante o Concílio entenderam que os meios de comunicação são indispensáveis para o anúncio da Boa Nova do Reino de Deus, estão a serviço dos povos e por isso, a humanidade precisa louvar a Deus por estas novas maravilhas.
A Igreja, ao fixar um dia do ano para comemorar as Comunicações Sociais, objetivou convocar a participação dos Regionais, Dioceses e Prelazias que solicitem ao povo de Deus para rezar, colaborar com a mídia da sua comunidade e servir-se dela para o anúncio do Evangelho.
A Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais, na carta de 14 de junho de 1966, determinou que o Dia Mundial das Comunicações é o Domingo da Ascensão do Senhor. É uma data móvel no calendário da Igreja católica.
No Brasil, o Dia Mundial das Comunicações foi comemorado pela primeira vez, dia 7 de maio de 1967.
A Comunicação Social da CNBB procura, a cada ano, incentivar com cartazes e outros meios, as Paróquias, Dioceses e Regionais para que aprofundem o tema e celebrarem esse dia. Propõe formas como, reflexões, encontros, debates, cursos para uma educação para a comunicação e anuncie a Boa Nova do Reino de Deus a todos a partir da cultura gerada pelas novas tecnologias.
As cartas promulgadas pelos papas para o Dia Mundial das Comunicações são profundas e oferecem conteúdo rico, além dos questionamentos pertinentes ao uso e à educação para a comunicação.
De Paulo VI, passando por João Paulo II e agora chegando a Bento XVI, o Dia Mundial sempre contou com um tema especial para a reflexão, não só da Igreja Católica, mas de todos os que se interessam pelas comunicações sociais.
Além disso, vêm aí:
1) O 2º Encontro Nacional de Jornalistas das Dioceses, Regionais e organismos da CNBB;
2) O Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe, em julho/Porto Alegre.
3) No Rio de Janeiro: Oficinas de Jornalismo Impresso e Digital para o Vicariato Norte - Uma promoção do Núcleo de Comunicação Comunitária do Projeto Comunicar e do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio em parceria com o Vicariato para as Comunicações Sociais da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Início:18 de abril/ às 8.30h, sala 102k (PUC-Rio).

Abertura do Ano Catequético Nacional

Ir. Lúcia, da Comissão Arquidiocesana da Iniciação Cristã, enviou as datas e horários da abertura do Ano Catequético que será realizado em cada Vicariato.
Dia 18 de abril: Vicariato:
SUBURBANO - Paróquia Nª Sª do Amparo – 09:00h
OESTE – Paróquia São Lourenço- 09:00h
URBANO –Igreja de Sant'Ana – 09:00h
NORTE – Paróquia S. Sebastião – 10:00h
SUL – Paróquia Santa Teresinha – 10:00h
JACAREPAGUÁ – Par. NªSª de Fátima (Pechincha) – 15:00h
Dia 3 de maio: LEOPOLDINA – Santuário de Nª Sª. da Penha – 16:00h

Procissão do Encontro na 6ª Forania- Cachambi

A Paróquia de Santo Antonio de Pádua, levando a imagem do Senhor dos Passos e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, carregando a da Nossa Senhora das Dores, promoveram nesta Quarta-feira Santa, a Procissão do Encontro de Jesus e Maria no caminho para o Calvário. A Pároquia de Santo Antonio teve o privilegio de contar, nesta solenidade, com as presenças de Dom Edson de Castro Homem, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e do Vigário Episcopal Norte, Pe. Gustavo Auler, conduzindo a procissão rumo à Praça Avaí. Também estiveram presentes o Diácono Luiz Augusto, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o Pároco da Paróquia Santo Antônio, Pe. Wagner Toledo e o seminarista Wallace.
No caminho, os fiéis puderam refletir o sofrimento de Cristo na via crucis e a dor de Maria, sua mãe, em ver seu filho naquela situação, através da vivência das 7 frases pronunciadas por Cristo na cruz. Quando as Igrejas se encontraram na Praça Avaí, cerca de mil paroquianos que ali estavam, colocaram-se a refletir sobre o significado de toda a caminhada de Cristo, através da pregação de Dom Edson de Castro Homem que exortou os presentes à conversão. Após o pronunciamento do Bispo, houve uma encenação de Verônica, entoando um louvor ao desenrolar um pano com o rosto gravado de Jesus ensanguentado.
Após a cerimônia, a procissão retornou à Paróquia de Nª Sª da Conceição Aparecida, onde as imagens permanecerão até a Semana Santa do próximo ano. A multidão ainda pode louvar o Senhor, conduzidos pela bela voz de Olivia Ferreira, da Banda Bom Pastor.
Texto e fotos de José Augusto

07/04/2009

Via-Sacra da 2ª Forania do Vicariato Norte

Aconteceu no dia 06/04/2009, às 20 h, na Rua Conde de Bonfim.
Com concentração, a partir das 19h, no adro da Paróquia Nossa Senhora do Líbano, que fica localizada na Rua Conde de Bonfim, 638 – Tijuca, todos os fiéis com camisas brancas e velas nas mãos aguardavam o inicio da Via – Sacra.
Pe. Ricardo Pereira Calvo, Pároco da da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Rua Conde de Bonfim, 987 – Tijuca) pediu para que todos acendessem as suas velas e que abrissem o livro da Campanha da Fraternidade 2009. Pe. Vanderlei Santos de Sousa , Pároco da Paróquia Santo Afonso, com muita alegria e amor, deu início aos cânticos junto com alguns membros do Coral Jovem da Santo Afonso.
Neste ano aconteceu algo muito importante e evangelizador. As pessoas que residem entre a Paróquia Nossa Senhora do Líbano e a Praça Saens Peña, participaram ativamente do evento, colocando em suas janelas bandeiras, panos (e até camisas brancas) e várias velas acessas durante o trajeto. Acenderam também suas luzes. A Via- Sacra se tornou na verdade uma grande integração de todas as paróquias da 2ª FORANIA, cujas pessoas no final se abraçaram.
No centro da Praça, em volta do lago, a Via-Sacra serviu também para pedirmos unidade e mostrarmos a força de nossa Igreja pela participação de todas as Paróquias.
Parabéns a todos os paroquianos da 2ª Forania que compareceram, demonstrando grande fé por um Jesus que está vivo e ressuscitado!
Texto e fotos de Marcio Panda

05/04/2009

ECC -Encontro de Casais com Cristo

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
fica na Rua Ferreira de Andrade, 103, Cachambi. Telefone: 2281-3545

Frei Isidoro Mazzarolo lança mais um livro


Frei Isidoro Mazzarolo é o Assessor Eclesial dos Círculos Bíblicos do Vicariato Norte. Ele orienta a elaboração dos textos do Livreto dos Círculos Bíblicos e participa dando palestras nas grandes Assembléias. A próxima Assembléia dos CBs será no dia 9 de maio/09. Local a ser decidido. Acesse o site do Frei Isidoro: www.mazzarolo.pro.br

01/04/2009

Paixão de Cristo no Vicariato de Jacarepaguá

Sábado, 4/4/09, 20h. Estrada do Capenha, 856- Pechincha - Jpa. Informações: 2425-2524
Colabore com 1kg de alimento não perecível.

"A Paixão": encenação da Comunidade Shalom

Será nos dias 03 e 04/04/09, às 20h.
Teatro do Colégio Imaculada Conceição
Praia de Botafogo, 266
Ingresso: R$12,00.

A reinvenção da Justiça - reportagem de Antonio Edson

Na reportagem de Antônio Edson, publicada na revista "Família Cristã" de abril/09, sob o título "A reinvenção da Justiça", verificamos que realmente a justiça punitiva só vem aumentando assustadoramente o número de prisioneiros, sem perspectiva de recuperação dos réus. Uma outra forma de resolver conflitos vem crescendo com a "Justiça Restaurativa" que "corresponsabiliza todos os participantes com um plano de ações que visa restaurar os laços sociais e compensar danos da vítima, gerando compromissos de comportamentos futuros mais harmônicos". Quem afirma é o Juiz Leoberto Narciso Brancher, da 3ª Vara Regional do Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre (RS). Este novo modelo de justiça já começou a ser implantado nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Austrália. Quanto ao Brasil, afirma o criminalista Leonardo Sica, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Justiça Restaurativa: "No Brasil, caminha-se para um consenso de que a Justiça Restaurativa deva ser aplicada para a quase totalidade dos crimes de média gravidade. Incluimos aí qualquer coisa abaixo do homicídio, como lesão corporal, estelionato, furto e roubo". Leia a reportagem na íntegra.
Fonte: Revista Família Cristã de abril/09- nº 880.