19/04/2009

Posse de D.Orani João Tempesta como Arcebispo do Rio de Janeiro

Com a presença de mais de 10 mil pessoas, tomou posse no dia 19 de abril, na Catedral Metropolitana, Dom Orani João Tempesta, o novo Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Com a presença de autoridades civis e eclesiáticas de todo o pais, a celebração foi marcada pela comemoração do domingo da Misericórdia.
Após ouvir as palavras do Núncio Apostólico Dom Lorenzzo Baldisseri, Dom Orani recebeu o báculo de novo pastor do povo do Rio de Janeiro, e assumiu a celebração; entretanto a homilía foi feita por Dom Eusébio que: " o Espírito Santo não tem interrupções Ele age até o fim " disse ele, e concluiu "nós temos que levar à frente os trabalhos dos apóstolos..." ,"... o senhor será muito amado por todos, seu trabalho se inicia com muita fé e muito amor e nos momentos difíceis coloque as mãos nas chagas de Jesus e ali brotará a fé" .
Palavras de Dom Orani
" A paz esteja convosco, que as minhas primeiras palavras sejam de benção e louvor a Deus nosso pai" foi assim que Dom Orani iniciou seu discurso, já como o novo arcebispo do Rio de Janeiro; em seguida agradeceu a todos os presentes. Falou de como foi bem acolhido em todos os lugares pelo qual passou, e mencionou, as boas recordações que traz de Belém do Pará, onde todas as suas ações foram ispiradas na Palavra de Deus. Declarou ainda que sua vida em comunidade está em sua vocação e em sua vida monástica, e que a comunicação está injetada em suas veias desde quando foi escolhido para agir nessa área, pois atualmente ele preside a Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB. Falou sobre o desejo de viver em comunhão e ressaltou que desde que foi eleito já havia guardado um lugar em seu coração para amar e caminhar junto com todos e finalizou " hoje não é o bispo quem toma posse, é o povo quem toma posse do bispo. Eis-me aqui".
Texto de Sonia Oliveira.

Nenhum comentário: