22/06/09

Lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação Brasileira

No dia 22 de junho/09, às 16h, no Plenário Teotônio Vilela, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, houve o lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação Brasileira, com a presença de representantes das igrejas cristãs que vão colaborar na conscientização das famílias para o acompanhameto escolar dos seus filhos. Na ocasião foi distribuída a Cartilha "Acompanhem a vida escolar de seus filhos", com ilustração de Ziraldo.
O objetivo é envolver e mobilizar toda a sociedade civil organizada: dirigentes de instituições e empresas, dirigentes de entidades de representação, profissionais liberais, trabalhadores, conselhos escolares, grupos voluntários para trabalhos sociais, ONG”s e voluntários em geral. O Vereador Reimont é o Presidente da Comissão de Educação e Cultura.
Composição da Mesa:
Vereador Reimont
Dom Orani João Tempesta – Arcebispo do Rio de Janeiro
Professora Osrolinda Goulart – Assessora Especial do Ministro da Educação.
Professor Sergio Maia
Pastor José Roberto - Presidente da Comissão Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC)
Após as apresentações iniciais pelo Presidente da Mesa, Vereador Reimont, o coral cantou a música de Caetano Veloso, Luz do Sol.
A Professora Osrolinda Goulart falou que o desafio é grande. "Desafio correspondido pelas igrejas cristãs. Até 2.022, a Educação no Brasil deverá atingir a média dos países mais desenvolvidos. O plano de mobilização pela sociedade deve levar a uma Educação de qualidade e extensiva igualmente para todos. É preciso internalizar a Educação como valor. Lideranças do Pará ao Rio Grande do Sul já estão trabalhando com a Cartilha. As políticas públicas mantém o pensamento crítico", disse ela.
Após ler os termos do lançamento do Plano, o Professor Sergio Maia pediu que todos levantassem a Cartilha, declarando o início da Mobilização pela Educação Brasileira.
D. Orani falou que a Igreja se preocupa com o social e muito mais com a questão da Educação . "É uma política que interessa a todos, a melhoria da qualidade do ensino. E a participação do povo leva a uma sociedade mais justa e solidária. Planejar é a etapa mais fácil, o problema é executar. As oficinas para a capacitação vão ensinar como colocar em prática. Quanto mais trabalharem nessa direção, melhor para o nosso país", disse ele.
O Vereador Reimont agradeceu a presença de todos e a reunião terminou logo após o coral cantar "Cidade Maravilhosa".
Texto e fotos: Waldéa (Pascom)

Entidades beneficentes fazem manifestação no Centro do Rio

Na tarde desta quarta-feira (17), foi realizado nas escadarias da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, um manifesto em prol das pessoas com necessidades especiais.
Segundo eles, as entidades estão passando por dificuldades por causa da morosidade do Governo Estadual em repassar recursos para a manutenção das entidades.
Algumas delas já não estão podendo atender aos necessitados, faltando inclusive o básico, que é alimentação.
No próximo dia 1 de julho será realizado um fórum na SBA Sociedade Beneficente de Anchieta cuja pauta será a "Capacitação para Gerenciamento de Entidades do Terceiro Setor" na Avenida Nazaré, 2.336, Anchieta, Rio de Janeiro.
Fonte: http://www.g1.com.br/ - VC no G1
Internauta que enviou a notícia e a foto: José Carlos Pereira de Carvalho - 17/6/09, atualizado em 18/6/09, 17.32h.

20/06/09

Vicariatos se reúnem mais uma vez para documento final sobre Segurança Pública

No dia 20/6/09, das 8.30h às 11.50h, na Paróquia de Sant'Ana, no Centro, realizou-se o Fórum de Segurança Pública, dando sequência ao aprofundamento das propostas vicariais para a 1ª Conferência de Segurança Pública. D. Orani João Tempesta abriu o encontro com uma oração, dando início aos trabalhos dos representantes vicariais, sob a orientação do Pe. Manangão, Vigário Episcopal para a Caridade Social.
Após a reflexão sobre as propostas dos Vicariatos, houve uma plenária em que foram apresentadas várias sugestões. O documento final deverá atender as exigências de formatação e ser encaminhado à 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. Pe. Manangão avisou para participarmos do próximo Fórum de Segurança Pública a nível estadual e lembrou ainda que as Pastorais Sociais deverão se reunir até agosto, preparando-se para o Fórum Social que deverá ser realizado no final de outubro deste ano.
D. Orani, finalizando o encontro, disse: "Esse caminho de paz interessa a toda a população consciente da reflexão sobre a segurança e nossos ideais. Não pode ser uma questão policial, é social. A Igreja tem que dar idéias e aprofundar um pouco mais". Agradecendo a todos os presentes e aos Vicariatos, terminou a reunião com a oração final e bênção.
Texto e fotos; Waldéa

Proclame a Palavra em Círculos Bíblicos. Não se trata de estudo da Bíblia.É trazer o Evangelho para a nossa vida hoje

No dia 27/6/09, das 9h às 11h, haverá um
Encontro dos Coordenadores Vicariais e Forâneos,
na Paróquia de S. Sebastião (Capuchinhos).
E no Mês da Bíblia, dia 12 de setembro/09,das 8h às 12h, na Paróquia de Nª Sª da Conceição do Engenho Novo, Rua Monsenhor Amorim, 33, todos estão convidados para a Assembléia Geral do 2º semestre, com palestra sobre a Carta de Paulo aos Filipenses, que será proferida pelo Assessor Eclesial dos Círculos Bíblicos do Vicariato Norte, o teólogo e escritor, Frei Isidoro Mazzarolo.
Texto e ilustração: Waldéa.

Venha para a Festa Julina! Paróquia Nª Sª Conceição Aparecida


Autoria:Waldéa

19/06/09

Semana Jovem na Divino Espírito Santo


Nossa igreja, promove anualmente, o evento Semana da Juventude, sempre com excelente programação. Este ano o tema é: JOVEM TE FAÇO FORTE E FIEL. Detalhes da programação e convidados encontram-se no arquivopostado. Convido-os a comparecerem, bem como a divulgá-lo. Os encontros serão de 2ª a 5ª, às 19h, no auditório paroquial e na 6ªfeira, no Bar Encontro na Casa Thiago's Festas ao lado da paróquia. TODOS OS ENCONTROS TÊM ENTRADAS GRATUITAS. Conto com vocês!
Aproveito a oportunidade para convidá-los também para nossa Festa Junina nos dias 27 e 28/6. Sábado com início às 18h e domingo, às 15h. Teremos muitas brincadeiras e um Forró que não vai deixar ninguem parado! Compareçam! Paróquia do Divino Espírito Santo e São João Batista.
Rua Felipe Camarão, 12- Maracanã (entre o Planeta do Chopp e Rio 40°)
Gloria - PasCom

17/06/09

Festa Julina na Paróquia Nª Sª da Luz - Rocha

Renovação Carismática: Retiro de Cura e Libertação

E mais, Missão Thalita Kum, de 13 a 19/7, no Largo da Carioca e Central do Brasil. O encerramento será no dia 18/7, às 15h, na Catedral Metropolitana com missa presidida por Pe. Antonelo.
Balada Jovem - Dia 25 de julho, no Loretão, Jacarepaguá.
Acesse: http://www.misericórdia.com.br/
Colaboração: José Augusto

15/06/09

Convite à Catequese de Adultos

Colaboração: Marcio Panda

Paróquia Sagrados Corações em festa

FESTA DOS PADROEIROS
Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria
19, 20 e 21 de Junho
Venha comemorar nossos padroeiros
Rua Conde de Bonfim, 474 - Tijuca
PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA (19 de Junho)
7h - Missa Comunitária
17h - Missa Solene do Sagrado Coração de Jesus
SÁBADO (20 de Junho)
15h - Missa Solene do Imaculado Coração de Maria
16:30h - Missa Comunitária
Horário da Festa: das 10h às 20h.
DOMINGO (21 de junho)
Missas: 7h - 8:30h - 10:30h - 12h - 18h - 19:30h
Horário da Festa: das 10h às 20h.
Teremos:
Caldo verde, comídas típicas.
Várias brincadeiras
Barraca de Doces
Boutique e Bazar da Pechincha
No domingo uma deliciosa feijoada
Texto: Sandra Mara Santos

14/06/09

Ano Sacerdotal- Início na Festa do Sagrado Coração de Jesus - 19/6/09

Os que acompanham a vida da Igreja sabem que o Papa Bento XVI, no ano passado, convidou os católicos a aprofundarem os estudos sobre São Paulo para comemorar os dois mil anos do nascimento deste singular apóstolo. Muitos estudos surgiram em toda a parte aprofundando e difundindo a doutrina das epístolas paulinas.
Agora o Papa, em recordação do grande santo João Maria Vianney, pároco da pequenina cidade francesa de Ars, convida o clero diocesano do mundo todo para, a partir deste mês de junho, viver um Ano Sacerdotal. Quer o Papa que os sacerdotes diocesanos, recordando o exemplo do extraordinário pároco de Ars, se afervorem na consagração de suas vidas a Deus, como fez o nosso santo Protetor. São cento e cinquenta anos da morte deste humilde pastor, que a Igreja apresentava como “protetor dos párocos” e o quer como modelo do clero diocesano, não só dos párocos.
Tive a felicidade, ainda moço, de visitar a pequenina cidade, da qual São João Maria Vianney foi pároco por longos anos, dedicando-se sobretudo ao ministério do confessionário. Seu corpo intacto, como se tivesse acabado de partir desta vida há apenas poucas horas, repousa sob o altar lateral da Igreja matriz. Celebrei naquele altar, sobre seu corpo, com o cálice que ele, em vida, usava para suas missas. E guardo, no relicário da memória, a imagem daquele corpo santo, que Deus proibiu a terra de consumir.
A nossa Arquidiocese teve a graça privilegiada do céu de ter tido, no clero diocesano, entre tantos que se dedicaram ao povo de Deus, verdadeiros e virtuosos sacerdotes, que já gozam da felicidade da visão beatífica. Quem não se lembra em Uberaba dos que Deus chamou para a recompensa, entre outros, do Monsenhor Genésio, do Padre Eddie, do Monsenhor Jorge Fialho e outros que viveram a integridade de sua consagração?
Ano Sacerdotal é um convite forte de Deus para nos afervorarmos no serviço da Igreja, na oração, na dedicação ao povo cristão, na alegria de nossa eterna juventude. O padre tem de ser lâmpada acesa a clarear o mundo quando começa a escurecer e rico de provisão de bondade para os que Deus lhe confiou no seu ministério.
Neste mês a Igreja de Uberaba se enriquece com cinco novos sacerdotes diocesanos. É uma felicidade para a Arquidiocese ter hoje número suficiente de sacerdotes diocesanos, pelos quais sempre rezamos para que sejam fiéis e vivam a felicidade do primeiro dia.
Ano Sacerdotal – uma rica e generosa graça do Coração de Deus à sua Igreja.
Fonte: http://www.cnbb.org.br/ - D. Ulhôa Vieira - Artigos dos Bispos. 8/6/09.

Chuva não atrapalha comemoração de Corpus Christi

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1056924-7823-CHUVA+NAO+ATRAPALHA+COMEMORACAO+DE+CORPUS+CHRISTI,00.html
Fonte: g1 - O Portal de Notícias da Globo

Em julho: Curso da Pastoral da Saúde

Os coordenadores da Pastoral da Saúde do Vicariato Norte convidam você que já é agente, e você que deseja prestar este serviço, para se inscrever no curso que será realizado nos dias 11, 18 e 25 de julho/09, das 8h às 11.30h, no Instituto Santa Isabel

Rua Mariz e Barros, 612 – Tijuca.

Telefone: 2569-8904

“Nunca esqueça: o Reino de Deus é real. A sua

presença neste mundo é Reino. O Reino é o agora de Deus”

Pe. Frei Junior
Fonte: Programa Ora et Labora, domingo,Rádio Catedral, 14/6/09.

12/06/09

Leitura Orante da Bíblia na Paróquia Nª Sª Consolação e Correia

Será no dia 27 de junho/09, às 8h
Tema: Leitura Orante
Lema: "O Espírito nos une num só corpo"
Paróquia de Nª Sª Consolação e Correia
Rua Barão do Bom Retiro. 909. Engenho Novo. Tel. 2581-9971
Todos estão convidados, em especial,
Círculos Bíblicos, Retiros Comunitários, Formação Bíblica.
Colaboração: José del Estal (Responsável pela diagramação dos
livretos dos Círculos Bíblicos do V. Norte).

10/06/09

Programação Solenidade de Corpus Christi - RJ

10h – Solene Concelebração Eucarística Presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Orani João Tempesta, O Cist., na Igreja de Sant’Ana- Centro.
15h30m- Vésperas Solenes na Igreja da Candelária
16h- Procissão de Corpus Christi – Da Igreja da Candelária para a Catedral Metropolitana, na Avenida Chile – com bênção e missa solene.
Doações de 1kg de alimento não perecível.
Fonte: www.arquidiocese.org.br

09/06/09

Arraiá da Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião

Não percam! dias 13 e 14 de junho, às 19.30h!
Rua Catulo Cearense, 26 Engenho de Dentro
Conjunto de forró ao vivo; Comidas Típicas, Barraquinhas, Quadrilhas, Casamento na Roça e a grande novidade Barraca da Foto Maluca.
Venha conferir, entrada franca.
Texto:Sonia Oliveira

07/06/09

Festa Junina na Paróquia Nª Sª da Guia

ARRAIAL DE NOSSA SENHORA DA GUIA
QUATRO DIAS DE FESTA NA PARÓQUIA
RUA LINS DE VASCONCELOS, 699
NO SÁBADO, DIA 6 DE JUNHO, ÀS 15 HORAS, VAMOS FESTEJAR O ÚLTIMO MÊS DO ANO PAULINO, COM BINGO, PIZZA, CACHORRO QUENTE, SALGADOS, DOCES... ETC...
NO DOMINGO, DIA 7 DE JUNHO, DEPOIS DA MISSA DAS 10HORAS, CELEBRADA EM HONRA DA SANTÍSSIMA TRINDADE, VAMOS HOMENAGEAR SANTO ANTÔNIO DE LISBOA COM OS QUITUTES DA BARRACA DAS PORTUGUÊSAS, O CHURRASCO, O STROGONOFF, AS TORTAS, SALADA DE FRUTAS, MILHO VERDE, ETC...
NO DOMINGO, DIA 14 DE JUNHO, DEPOIS DA MISSA DAS 10 HORAS, VAMOS HOMENAGEAR SÃO PEDRO, QUE NESTE DIA ABENÇOARÁ A BARRACA DA PESCARIA, A BARRACA DAS MASSAS, A SOPA DE ERVILHA, OS SALGADOS ... ETC...
NO DOMINGO, DIA 28 DE JUNHO, DEPOIS DA MISSA DAS 10 HORAS, QUE SERÁ Com BARRACA DAS ARTEs
CONCURSO: A HOMENAGEM MAIS BONITA
QUEM HOMENAGEARÁ MELHOR
SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO, SÃO PEDRO E SÃO PAULO?

AOS DOMINGOS TEREMOS UM CONCURSO DE TROVAS, POESIAS, MÚSICAS E ORAÇÕES DEDICADAS AO SANTO PADROEIRO QUE ESTAREMOS HOMENAGEANDO NA FESTA DAQUELE DIA.
TRAGA A SUA E PARTICIPE!
VALE TEXTO CONHECIDO OU INÉDITO.

TRAGA SUA FAMÍLIA PARA ALMOÇAR E CELEBRAR CONOSCO!

Celebração e Festa do Divino Espírito Santo – 30 e 31/05/2009

Agradecemos a presença de todos, bem como a todos que ajudaram a divulgar nossa festa,
este ano foi particularmente especial, pois deu início à contagem regressiva para as comemorações do centenário de construção de nossa Igreja, que no momento, está em meio a obras de ampliação passando de 90 lugares sentados para 240, o que demonstra o crescimento espiritual de nossa comunidade.
Dentre várias atrações, destacamos a exposição do esplendor original, que há alguns anos faz parte do acervo do Museu Arquidiocesano de Artes Sacras e que esteve presente em nossas missas e na carreata/bicicletada.
Paróquia do Divino Espírito Santo e São João Batista
Texto de Glória Teixeira Neves (PasCom)
Fotos de Guilherme Silva

05/06/09

Zenit, o mundo visto de Roma, sobrevive com donativos

Campanha de donativos 2009
Deposite o quanto puder no Banco de nosso país:
Agência 3006
C/c 03875-0
Em nome de :Associação ZENIT.
Banco Itaú
Ou enviando para http://www.zenit.org/portuguese/doacao.html

Pedagogia Catequética. Parabéns!

Regional Nordeste 3 disponibiliza Pós-graduação em Pedagogia Catequética - 03/06/2009 - 13:10 Regional Nordeste 3 da CNBB [Bahia e Sergipe] em parceria com a Faculdade São Bento da Bahia, abre inscrições para o curso de pós-graduação em Pedagogia Catequética [lato sensu]. A formação, voltada para catequistas, presbíteros, diáconos, religiosos, agentes de pastoral e leigos, acontece em três módulos de 12 dias cada, nos meses de julho de 2009 e janeiro e julho de 2010.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de junho.
Mais informações no site: www.saobento.org ou pelo telefone: (71) 3322-4746.
Fonte: CNBB Local:BahiaInserida por: Administrador

Pós-graduação Lato Sensu em Comunicação Social

Para poder ingressar em nosso curso em nível de pós-graduação lato sensu - é necessário que o curso superior realizado seja reconhecido no Brasil - exigência do Ministério de Educação e Cultura (MEC).
O curso, promovido pelo SEPAC em convênio com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP COGEAE, é ministrado na sede do SEPAC à Rua Azevedo Macedo, 129 - Vila Mariana - Estação Ana Rosa do Metrô.
Para os alunos provenientes de outros estados/cidades alertamos que a hospedagem deve ser providenciada pelos mesmos e que indicamos alguns locais apenas como referência.
Seguem demais informações sobre o mesmo:
O curso visa a oferecer ao participante a oportunidade de envolvimento teórico-prático, como agente social em processos de comunicação marcados e dinamizados pelas novas tecnologias. Desenvolve-se em dois níveis: pós-graduação lato sensu e extensão cultural.
O curso está organizado em três módulos: História, Teorias e Políticas de Comunicação. Cada módulo tem duração de 15 dias, em tempo integral, com aulas teóricas (matutino), práticas (vespertino) e disciplinas metodológicas de ensino superior (aos sábados). As disciplinas práticas estão dispostas em laboratórios (jornal impresso, rádio, teatro, vídeo, internet, publicidade), que possibilitam ao participante maior interação e domínio das técnicas no exercício da produção.
Inscrições e Matrículas
Pode ser feita a qualquer momento, antes da data de cada módulo.
Documentos necessários: documento civil comprovado (CIC e RG), duas fotos 3x4, cópia autenticada do diploma de graduação em curso superior (para certificado de especialização) ou do ensino médio (para certificado de extensão cultural) e cópia do histórico escolar.
VALOR(*) DA INSCRIÇÃO: R$ 234,27 a ser pago apenas no 1º módulo.
PREÇO(*) POR MÓDULO: R$ 979,50 pós-graduação e R$ 799,50 para extensão cultural.
Veja possilibilidades de pagamento no anexo
Forma de pagamento:
Depositar os valores em nome de SEPAC PIA SOCIEDADE FILHAS DE SÃO PAULO - Banco Itaú - Agência 0081 - cc 33226-4.
Preencher ficha do aluno e enviá-la pelo correio ou por fax com o comprovante de depósito bancário.
Mais informações: Tel (11) 5571-9762 - Fax (11) 5572-9601 e-mail
sepacsecretaria@paulinas.org.br
(*) Obs.: O curso tem reajuste anual que acontece no mês de outubro com vigência em janeiro do próximo ano.
PRÓXIMOS MÓDULOS:
· JULHO 2009 de 6 a 18 - Teorias da Comunicação
· JANEIRO 2010 de 18 a 31 - Políticas de Comunicação
· MAIO 2010 de 3 a 15 ou JULHO 2010 de 5 a 17 - História da Comunicação

D.Orani na Paróquia Santo Antônio, em Cachambi

Credo da Comunicação (Ir. Helena Corazza, fsp)

Creio em Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, Trindade que estabelece a comunicação e a comunhão.
Creio em Jesus Cristo comunicador, palavra e imagem do Pai, que revelou o rosto e os segredos do Reino aos pequenos e desprezados da sociedade.
Creio em Jesus que trouxe a Boa Notícia e foi, ele mesmo, essa Boa Notícia comunicada em imagens, símbolos e histórias do cotidiano do ambiente onde ele viveu.
Creio em Jesus que comparou o Reino de Deus a um pouco de farinha, ao fermento que faz a massa crescer, ao grão de mostarda tão pequeno e tão grande ao mesmo tempo, comunicando assim que o Reino e dos pequenos.
Creio em Jesus que viveu as relações humanas, acolheu discípulos e discípulas, grupos e pessoas e, pela sua presença, revelou a bondade e a misericórdia do Pai.
Creio no Espírito Santo que pousou sobre Jesus, no Batismo, e comunicou a ele o amor do Pai e sua própria missão.
Creio no Espírito de Deus presente em cada pessoa, criando e recriando a comunicação interior e profunda, que refaz a pessoa por dentro e a lança para novos caminhos e novas metas, criadoras de vida e comunhão.
Creio que Maria é mulher comunicadora de Jesus com a vida, a palavra e, sobretudo, o gesto de apresentar Jesus ao mundo, desde a visita a Isabel, quando o menino exultou de alegria em seu ventre.
Creio que o apóstolo Paulo viveu e comunicou Jesus Cristo com a vida, as atitudes, a palavra falada e escrita. Ele mesmo disse de si: "Eu quero dar a vocês não só o Evangelho de Deus, mas a minha própria vida".
Creio que os instrumentos da Comunicação Social são meios de evangelização, espaços e lugares para o anúncio do Evangelho.
Creio na possibilidade de uma comunicação participativa e libertadora, onde as pessoas possam sentar ao redor da mesma mesa e ter propostas que transformem a realidade.
Creio que há mulheres e homens a caminho, construindo uma nova comunicação a serviço da vida.

Missas na Capela Mayrink, na Floresta da Tijuca


Capela Mayrink

Acontecem todo primeiro domingo de cada mês, às 12h, na Capela Mayrink.
Que tal participar de uma missa no coração da Floresta da Tijuca? No primeiro domingo de cada mês, a Floresta da Tijuca se torna ainda mais bela. Não é nenhuma espécie da flora da Mata Atlântica que desabrocha. Também não é nenhum novo espetáculo dos inúmeros animais que povoam essa imensa floresta urbana, famosa em todo mundo. Sim, a natureza se alegra, mas é com a presença da Sagrada Eucaristia no coração da Floresta. Como mencionado no livro de Daniel, toda a natureza louva e bendiz o Senhor eternamente! A cada primeiro domingo, sempre às 12 horas, Pe. Marcelo de Assis Paiva preside a celebração eucarística na Capela Mayrink.
Texto e fotos: Márcio Panda.

Paróquia Nª Sª da Luz - Corpus Christi

A Paróquia Nossa Senhora da Luz celebrará o Dia de Corpus Christi com Missa Solene e bênção do SS.Sacramento no dia 11 de junho, às 9h. Venham celebrar este momento especial e admirar os nossos tapetes de sal, confeccionados com muito amor pela nossa comunidade.

Participe também de nosso animado ARRAIÁ DA LUZ - Festa Julina nos dias 04 e 05 de julho, a partir das 17h, com diversas barraquinhas com comidas típicas, quadrilhas das crianças, dos jovens e dos casais, entre outras atrações.
No dia 05 de julho a partir das 12h teremos o nosso TRADICIONAL ALMOÇO – ANGU A BAIANA, seguido de sorteio de prêmios.
Venha se divertir com sua família. A Paróquia Nossa Senhora da Luz fica na Rua Ana Neri nº 1114, no Rocha.
Texto:Ana Raquel Pastoral da Comunicação (Pascom)
Par.Nossa Senhora da Luz – Rocha.

Um site que pode ajudar muita gente

"O SITE, CHAMADO WOLFRAM ALPHA, TEM UM OBJETIVO AMBICIOSO - RESPONDER A QUALQUER QUESTÃO SOBRE TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO. AO SE PESQUISAR SOBRE DETERMINADO ASSUNTO NO WOLFRAM ALPHA, O SITE EXECUTA CÁLCULOS COM BASE NOS 50.000 MODELOS MATEMÁTICOS DE SEU BANCO DE INFORMAÇÕES DE 10 TERABITES - O EQUIVALENTE À METADE DOS LIVROS DA BIBLIOTECA DO CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS, A MAIOR DO MUNDO. OS RESULTADOS SÃO APRESENTADOS EM FORMA DE TABELAS E GRÁFICOS."
"COM O SITE, É POSSÍVEL, POR EXEMPLO, CALCULAR O RISCO DE ALGUÉM SOFRER UMA DOENCA CORONÁRIA. PARA ISSO, BASTA INDICAR NA TELA AS INFORMAÇÕES BÁSICAS E OS DADOS MÉDICOS DA PESSOA."
"Fonte: Revista VEJA, edição 2114"
Colaboração: Milton Bezerra.

03/06/09

Curso de Formação para Leitores na Paróquia Nª Sª Auxiliadora

Dia 13/6/2009 - Tema "COMUNICAÇÃO"
Dia 14/6/2009: - Tema: "COMUNICAÇÃO LITÚRGICA"
Horário: Após a missa das 19h.
Local: Paróquia Nª Sª Auxiliadora
Rua Darcy Vargas, 12- Jacarezinho - Tel. 2241-1524.
Trazer a Bíblia.
Inscrições: sábados e domingos, após a missa das 19h.
Texto: Geraldo Paiva (Pastoral da Comunicação)

Uma nova mentalidade em relação à Pastoral e à Missão

Conversão pastoral e renovação missionária - 02/06/2009 - 13:58 Estêvão Raschietti*
Fonte: www.catolicanet.org.br

Noite de Pentecostes na Santo Afonso.

Nesta próxima quarta, Noite de Pentecostes, na Comunidade Jovem Jerusalém com a presença muito especial do grupo de oração Fenda da Rocha!
Às 20 horas, na Capela da Paróquia Santo Afonso!
Esperamos por você!
Comunidade Jovem Jerusalém.

Corpus Christi na Paróquia São Francisco Xavier

A Paróquia São Francisco Xavier celebrará a Festa de Corpus Christi com procissão no dia 11 de junho, às 9h. Missa solene e bênção do SS.Sacramento. Venham ver o nosso tapete de sal que se tornou tradicional em nossa comunidade.
Participe também de nossa animada Festa Junina nos dias 19, 20 e 21 de junho, com diversas barraquinhas com comidas típicas, quadrilhas das crianças, dos jovens e da terceira idade e outras atrações.
Venha se divertir com sua família. A Paróquia São Francisco Xavier fica na Rua São Francisco Xavier, 75, na Tijuca.
Andréa Vieira
Pastoral da Comunicação (Pascom) Par.São Francisco Xavier.

01/06/09

Encerramento do Ano Paulino na Paróquia Nª Sª Conceição Aparecida - Cachambi

A Equipe de Liturgia convida a todos para o encerramento do Ano Paulino em nossa Paróquia com a seguinte programação:
Palestra dia 26/6, às 19hs
Tema: "Caminhos Percorridos Por São Paulo".
Todos os que participarem, ganharão um brinde.
Dia 28/6, na missa das 10:30h:
Apresentação do Coral dos Coroinhas Cantores da Paróquia Cristo Operário.

Texto: Antonia Vianna (Coordenadora de Liturgia)

Pós-Graduação Lato Sensu, Bioética à luz do Magistério da Igreja

Coordenação Central de Extensão PUC-RJ
Período : de 06 de julho a 24 de julho de 2009
Carga Horária:
O curso terá carga horária de 360 horas distribuídas em 3 períodos. (Julho 2009, Janeiro e Julho de 2010).
Local: as aulas serão ministradas no Mosteiro de São Bento - Rua Dom Gerardo, 68,Centro - RJ
Objetivos:
Capacitar os profissionais para enfrentarem, num ambiente interdisciplinar, os dilemas éticos e os desafios trazidos pelos avanços biotecnológicos que afetam diretamente as relações entre médicos, enfermeiros e seus pacientes, à luz do Magistério da Igreja Católica Apostólica Romana.
Analisar a gênese, desenvolvimento, abrangência temática e tendências da bioética para o século XXI;
Apresentar e discutir a respeito dos diferentes paradigmas de bioética da atualidade;
Enfocar a bioética a partir do pluralismo moral da pós-modernidade, que proporciona diferentes interpretações culturais, jurídicas, religiosas e éticas para uma mesma situação, fato ou caso;
Ligar a bioética com a atual situação sanitária brasileira, tendo como referencial a questão da cidadania.

Público
Candidatos portadores de diploma de curso superior em qualquer área de formação.

Coordenação:
PUC-RJ Prof. Dr. André Marcelo Machado Soares
PUG-ROMA Prof. Dr. Paulo Fernando Carneiro de Andrade
CNBB Sônia Antunes Minder
Central de Atendimento - 0800 970 9556
www.cnbb.org.br

Café da Manhã na Paróquia Nª Sª Conceição Aparecida.

Todos os domingos, de manhã, após as Missas das 7h, 8.30h e 10.30h, Pastorais da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Cachambi, realizam o Café da Manhã. A comunidade tem uma oportunidade para se reunir e tomar o gostoso café com leite com acompahamento variado. No dia 7/6, os Círculos Bíblicos, a Pascom e o Curso de Atualização Teológica estarão servindo o lanche. E assim você ajuda a Igreja.

31/05/09

Paróquia Jesus Divino Mestre: destaques de sua programação para junho de 2009:

Missa do Coração de Jesus
Dia 5/6, às 18h, na Capela S. Sebastião.
Dia 5/6, às 19.30h, na Matriz.
Festa Junina
Local: Capela de S. Sebastião.
6 e 7/6, às 19h
Procissão de Corpus Christi
Saída da Capela de S. Sebastião para a Matriz.
Dia 11/6, às 8h.
Semana de Liturgia
De 22 a 26 de junho/09, às 19.30h
Missa de S. Sebastião pelas Famílias
Local: Capela de S. Sebastião
Dia 20/6, sábado, às 19.30h
Endereços:
Paróquia: Rua Velinda Maurício da Fonseca, 66. Cachambi.
Capela: Rua Vaz de Toledo,799. Cachambi
Tel. da Paróquia: 2281-6344.

De 1º a 5 de junho/2009: Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente vai até o dia 5 de junho/2009, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em abril de 2009, o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, lançaram o primeiro programa de educação ambiental voltado para jovens e crianças das escolas públicas: O Projeto EHCO.O programa vai percorrer as escolas estaduais de maio a novembro, com espetáculos itinerantes, concursos [...]
28 abril 2009 Tags: , , Categoria: Educação, Política


Festa Junina na Basílica Santa Teresinha, na Tijuca.

A Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus realizará a sua Festa Junina, celebrando S. João, Santo Antônio e São Pedro, nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2009. O endereço é rua Mariz e Barros, 354, Tijuca (Tel. 2569-8904). Haverá brincadeiras para a criançada, muita música e dança animada, comidas típicas e um atraente Bazar com produtos para você e seu lar. Não perca esta festa!

FESTA DE SANTO ANTÔNIO na paróquia de S. Francisco de Assis-1ª Forania

FESTA DE SANTO ANTÔNIO-2009
05,06,07,12,13,14 de Junho

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
RIO COMPRIDO
RUA CAETANO MARTINS, 42
www.franciscodeassisrj.com.br
2273-6243
FESTA DE SANTO ANTÔNIO – 2009. “Santo Antônio: a paz é fruto da justiça”
“8º CENTENÁRIO DO CARISMA FRANCISCANO”
TREZENA DE SANTO ANTONIO: 31/05 a 12/06
Sempre às 19h, animada a cada dia pelas Pastorais e apadrinhada pelos(as) Trezenários(as).
OBS.: De 31/05 a 12/06, (EXCETO NOS DIAS DA FESTA) Cafezinho depois da Missa.

A FESTA
05/06 - sexta-feira:
Missas: 07h e 19h ( Missa da Trezena)
Evento: 20h - FORRÓ
ATENÇÃO: excepcionalmente nestes dias de Festa as Missas da noite, tanto no sábado como no Domingo vão acontecer às 18h.
06/06 - SÁBADO:
Missas: 07h e 18h ( Missa da Trezena)
FESTA JUNINA DA ESCOLA MEM DE SÁ: De 09h às 12h.
20h- FESTA EXTERNA
07/06- DOMINGO:
Missas: 07h e 18h ( Missa da Trezena)
20h- Quadrilhas
11/06 – quinta-feira: CORPUS CHRISTI
Missas: 07h e 19h
( FUNCIONAMENTO APENAS DA CANTINA)
12/06 – sexta-feira:
07h e 19h – Missa – Encerramento da Trezena
20h – FORRÓ
13/06 - SÁBADO: SOLENIDADE DE SANTO ANTÔNIO
Missas: 07h – Missa da Alvorada
10h – Missa dos Pobres de Santo Antônio ( Com todas as Conferências Vicentinas e seus assistidos)
Procissão: 18h ( Caetano Martins, Campos da Paz, Visconde de Jequitinhonha, Estrela, Caetano Martins)
Missa Solene e Campal: 19h
20h- Quadrilha
20h – FESTA EXTERNA
14/06 - DOMINGO:
Missas: 07h e 18h
20h – FESTA EXTERNA
Em todos os dias de Festa teremos como atrações: apresentação de quadrilhas ( nos finais de semana), músicas, danças e eventos.
Nossas barracas servirão bebidas, churrasco, cachorro-quente, batidas, canjica, salgados, bolinhos, pizzas, doces, e outros. Além da pescaria tradicional para as crianças e o Bazar Santa Clara.

Ó GLORIOSO SANTO ANTÔNIO, AJUDAI-NOS A ESCUTAR E ACOLHER O CONVITE DE JESUS, NO ACOLHIMENTO E PRESERVAÇÃO DA VIDA, E QUE TENHAMOS VIDA PLENAMENTE PAZ, QUE É FRUTO DA JUSTIÇA. AMÉM.
Frei Carlos Charles e Comissão de Festa

Unesco lança biblioteca digital

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em parceria com 32 instituições lançou, no mês de abril, a Biblioteca Digital Mundial (BDM).
A biblioteca já está disponível em sete línguas, inclusive em português. O objetivo do projeto é ampliar o volume e a variedade do conteúdo cultural na internet e oferecer recursos de pesquisa para educadores, acadêmicos e público em geral. Para tanto, seu conteúdo deverá ser atualizado constantemente.
Na página, visitantes podem ter acesso gratuito a obras de 32 países, entre textos, imagens, mapas e manuscritos. No total, são 1.200 arquivos, a maior parte deles da Europa, com 380 obras publicadas. Em segundo lugar está a América do Sul, com 320 publicações, seguida pelo Oriente Médio, com 157 textos. O documento mais antigo é uma pintura africana de antílopes, datada de 8 mil anos atrás.
Cultura - 29/04/2009 10:48
Acesse: www.wdl.org/pt/
Colaboração: Milton Bezerra

26/05/09

D. Orani visita o Vicariato Norte

No dia 26 de maio de 2009, às 8.30h, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na Tijuca, o Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Monsenhor Gustavo Auler, o clero, representantes de Ordens e colégios religiosos femininos receberam D. Orani, Arcebispo do Rio de Janeiro, para apresentar a presença da Igreja na região.




Fotos: Márcio Panda