07/05/2009

24 de maio/09: IV NORTEANDO da Pastoral da Juventude

IV Norteando“Vede Cristo crucificadoÉ Ele quem dá a vida a todos” (At 17,25) A Pastoral da Juventude do Vicariato Norte convida todos para o IV Norteando. Quarta edição do evento de evangelização, que visa integrar jovens de todo o Vicariato Norte.
O Norteando é um evento realizado pela Pastoral da Juventude do Vicariato Norte do Rio de Janeiro – PAJUVIN.
A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro se divide em vicariatos. A PAJUVIN pertence ao Vicariato Norte, que possui ao total 40 paróquias e mais suas respectivas capelas, englobando os bairros de: Catumbi, Rio Comprido, Estácio, Tijuca, Usina, Muda, Alto da Boa Vista, Maracanã, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú, Engenho Novo, São Francisco Xavier, Riachuelo, Rocha, Sampaio, Méier, Lins de Vasconcelos, Engenho de Dentro, Água Santa, Todos os Santos, Cachambi, Jacaré, Jacarezinho e Maria da Graça.
A Pastoral realiza durante o ano diversas atividades como: retiros, encontros, torneios esportivos, entre outros, sendo a maior delas um evento de evangelização chamado Norteando.
O evento encontra-se em sua quarta edição e é realizado pelos jovens e para os jovens, como previsto na metodologia da Pastoral da Juventude, com elevado nível de profissionalismo. Nasceu em 2004 como um grande festival de bandas católicas, o qual foi de extrema importância, pois incentivou diversos jovens a se dedicarem à música, impulsionando a formação de diversas bandas no Vicariato.
As edições seguintes foram um pouco diferentes, deixando de ser apenas um festival e passando a ser um grande evento musical, com a presença de grandes músicos católicos e contando com o trabalho de diversos jovens que se doavam para que o evento se tornasse realidade. Assim, aos poucos, o Norteando foi ganhando espaço no coração dos jovens, das famílias, dos sacerdotes e de todo o Vicariato.
Nas três primeiras edições, contou com a participação de aproximadamente 1000 pessoas, com o apoio das paróquias, capelas e dos colégios católicos do Vicariato que, inclusive, sediaram o evento.
LocalEm 2009 a proposta é mais inovadora ainda: sairemos dos muros das paróquias e dos colégios e iremos até onde o jovem está. Realizaremos o evento em uma praça na Tijuca, que é um dos points da juventude carioca: a Praça Varnhagem. Tudo isso para que haja uma evangelização eficaz e para todos.
A Praça Varnhagem é situada no “pólo gastronômico” da Tijuca, que durante os finais de semana recebe em torno de 15 mil pessoas. É um local bastante amplo e que passou por reformas, melhorando bastante sua estrutura. Ela fica na Avenida Maracanã, logo atrás do Shopping Tijuca, a 7 minutos da Praça Saens Peña, e a 5 minutos do Estádio do Maracanã.
Estarão presentes: Pe. Gleuson, para a adoração; Pe. Gustavo, para a Santa Missa; Márcio Pacheco e Banda Canto Novo; Torre de Davi; e Ministério Adorar-te, para a animação!
Será realizado no domingo, 24 de maio, a partir das 9h, na Praça Varnhagen!
Traga um quilo de alimento não perecível! Participe você também dessa idéia!
Fonte: Monsenhor Gustavo José Cruz Auler

Nenhum comentário: