30/01/2010

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 anunciada no Rio de Janeiro - Quaresma: tempo de reflexão e conversão

No dia 30/1/10, às 8.30h, na Catedral Metropolitana, realizou-se o anúncio da Campanha da Farternidade Ecumênica 2010 cujo tema é “Economia e Vida” e o lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24). Os participantes preencheram fichas distribuídas pelas mesas dos Vicariatos. A acolhida musical ficou por conta de Marcio Pacheco e sua banda.
Iniciando o encontro, Eduardo Amaral e Marcelo Soares de Souza, dois técnicos de empresas, mostraram de que forma as relações de pessoas podem e devem ser melhoradas num ambiente de trabalho e que o trabalho deve estar a serviço da vida. Os vilões estão aí: lucros desmedidos, sonegação, desmatamento, crises financeiras, decisões político-governamentais injustas, carga tributária elevada, poluição, exclusão social e muitos outros. São coisas que afetam a todos e cabe a nós buscarmos as soluções.
O Vigário Episcopal do Vicariato Leopoldina, Pe. Luiz Antônio, enfatizou o sentido da partilha e, leu a citação bíblica: Atos 2, 44-45 “Todos que abraçavam a fé estavam unidos e tudo partilhavam. Vendiam a suas propriedades e os seus bens para repartir o dinheiro apurado entre todos, segundo a necessidade de cada um”. (Pág. 59 do texto-base). Refletiu sobre a necessidade da partilha e perdão da dívida dos antigos cristãos. Lembrou da conversão de nossa vida, destacou a experiência da uma comunidade que construiu muitas casas em mutirão, servindo de exemplo para o que se chama economia solidária.
O Dr. Roberto Cintra Martins e a Dra. Hellô Borges testemunharam a experiência com empresários dentro do Movimento dos Focolares , intitulado “Economia de Comunhão” que inspira centenas de empresas com repercussão no campo cultural. Há anos que eles vêm realizando um trabalho neste sentido e estão felizes em ver que a CFE/10 vem ao encontro dos seus objetivos. Todos podem acessar o site: www.focolares.org.br
O Arcebiso do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, leu no texto-base o objetivo da campanha e destacou a necessidade da mudança de mentalidade, visando o bem comum e frear os excessos que nos impelem a comprar sem necessidade e desperdiçar o que pode faltar a todos. Os quarenta dias da Quaresma vão servir para reflexão sobre o tema e a nossa conversão.

Finalizando, Pe. Managão lembrou o Dia da Coleta da Campanha da Fraternidade, Domingo de Ramos, 28/3/10, e explicou que muitos projetos aprovados pela Cáritas e Banco da Providência recebem auxílio com o dinheiro desta coleta. Lembrou que ainda há projetos em andamento de campanhas passadas e que continuam hoje. Em seguida, convidou para rezar a oração e cantar o hino da campanha, encerrando o encontro.

Mesas dos Vicariatos orientando o preenchimento das fichas
Pe. Manangão - Vicariato para a Caridade Social Marcelo Soares de Souza e Eduardo Amaral - P. Nª Sª da Paz
Pe. Luiz Antônio - Vicariato Leopoldina

Dr. Roberto Cintra Martins e Drª Hellô Borges
D. Orani João Tempesta
Pe. Manangão
Monsenhor Gustavo Auler, Pe. Luiz Antônio e D. Orani (Esq>direita)
Texto e fotos: Waldéa
O texto-base encontra-se à venda nas livrarias católicas e nos Vicariatos (V. Norte: tel. 2569-6312). Os livretos para reflexão durante a Quaresma estarão à venda nas secretarias das paróquias: "Fraternidade na família".

29/01/2010

Porto Alegre: tudo preparado para o Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe

De 3 a 7/02/2010, clero e leigos da América Latina e Caribe participarão do Mutirão de Comunicação. O Rio de Janeiro marcará a sua presença.
Eixos Temáticos (Seminários)
1. Novos cenários políticos e sociais latino-americanos e os processos de comunicação
Novo cenário político regional e políticas de comunicação
Novos processos de comunicação nos diferentes atores sociais
Meios públicos e direito à comunicação
Ética da comunicação na perspectiva de direitos
A comunicação ante o Deus da Esperança
2. Economia e comunicação na era digital
Concentração da propriedade nas comunicações e relações de poder
Sociedade da informação, processos de digitalização, convergência tecnológica
Nova realidade econômica latino-americana e suas conseqüências na comunicação
Economia solidária e processos de comunicação
Deus como “mercadoria” na era digital
3. Comunicação no diálogo das culturas
Comunicação nas diferenças e no conflito
Comunicação no diálogo ecumênico e inter-religioso
Novas linguagens no processo da inculturação do evangelho
Comunicação dos silenciados e processos de resistência
Teologia e Comunicação na sociedade do conhecimento
Fonte: www.muticom.org.br

28/01/2010

Falecimento da mãe do Monsenhor Gustavo Auler, senhora Maria Madalena Cruz Auler

Comunicamos o falecimento da senhora Maria Madalena Cruz Auler, mãe do Monsenhor Gustavo José Cruz Auler, Vigário Episcopal do Vicariato Norte, no dia 27/1/10. O enterro foi realizado no dia 28/1/10, às 10h, após missa de corpo presente, presidida pelo Monsenhor Gustavo Auler, no Cemitério S. Pedro, reservado aos padres, dentro do Cemitério do Caju, com presença de parentes, padres, diáconos e amigos.
A missa de 7º dia será no dia 2/2/2010, próxima terça-feira, às 9h, na Paróquia Santo Afonso, Tijuca.

27/01/2010

Grupo de Oração Ictus festeja seus 25 anos

Marcio Panda

Projeto "Torcida Legal" foi anunciado neste domingo

Assessoria de imprensa da OAB/RJ
25/01/2010 - A torcida que se destacar na promoção da paz nos estádios será premiada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e pela OAB/RJ. Esse foi o anúncio feito pelo presidente Wadih Damous e pelo representante da Ferj Sandro Trindade, neste domingo, dia 24, antes do clássico Botafogo x Vasco, no Engenhão. O prêmio em dinheiro será definido pela Federação, de acordo com os patrocínios obtidos, e a Ordem entregará aos vencedores o troféu Torcida Legal 2010 e confeccionará cartilhas, para distribuição nos estádios, contendo os direitos e deveres das torcidas com base no Estatuto do Torcedor.
Segundo o presidente da Comissão de Esportes e Lazer da OAB/RJ, Andre Porto Romero, a ideia é também incentivar o intercâmbio entre os torcedores de times adversários.
A Federação e a OAB/RJ estão formando uma comissão integrada por juiz e promotor do Juizado Especial Criminal (Jecrim), um representante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádio (Gepe) e dois advogados para comparecerem aos principais jogos, observando e pontuando o comportamento e a atuação das torcidas.
"Somos todos apaixonados por futebol e queremos promover o relacionamento pacífico e civilizado entre as torcidas, que são um fator importantíssimo num bom jogo", informou o secretário-geral da OAB/RJ, Marcos Luiz Oliveira de Souza, incentivador do projeto e que, junto com Wadih e Romero, integrou a comissão presente ao estádio.

25/01/2010

Começa o 10º Fórum Social Mundial

Programação do Seminário 10 anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível: 1º dia, 25/01/2010 -FÓRUM SOCIAL MUNDIAL - BALANÇO DE 10 ANOS
2º dia, 26/01/2010 - CONJUNTURA MUNDIAL HOJE
Mesa 1: Conjuntura Ambiental
Mesa 2: Conjuntura Econômica
Mesa 3: Conjuntura Política
Mesa 4: Conjuntura Social
3º dia, 27/01/2010 - ELEMENTOS DA NOVA AGENDA I
Mesa 1: Bens-Comuns
Mesa 2: Sustentabilidade
Mesa 3: Economia e Gratuidade
Mesa 4: Bem-Viver
4º dia, 28/01/2010 - ELEMENTOS DA NOVA AGENDA II
Mesa 1: Organização do Estado e do Poder Político
Mesa 2: Direitos e Responsabilidades Coletivas
Mesa 3: Novo Ordenamento Mundial
Mesa 4: Como construir hegemonia política
5º dia, 29/01/2010 - Sistematização das Grandes Questões e Contribuição para o Processo Fórum Social Mundial
RUMO A DACAR 2011: A MULTIPLICIDADE DOS FÓRUNS
Fórum Social Pan-amazônico
Fórum Social das Américas
Fórum Social Africano
Fórum Social do Maghreb
Fórum dos Povos sem Estado
Fórum da Palestina
Fórum Social Europeu
Fórum Social Estados Unidos
Fórum Crise de Civilização
Fonte: Assessoria de imprensa - Porto Alegre.
www.catolicanet.org.br

Show musical na P. Imaculada Conceição - Eng. Dentro

Confetes e serpentinas na P. Imaculada Conceição do Eng. Dentro

Anúncio da Campanha da Fraternidade 2010 na Arquidiocese do Rio de Janeiro

O anúncio da CFE/2010 na Arquidiocese do Rio de Janeiro será na Catedral Metropolitana (Subsolo), no sábado, dia 30/1/10, das 8h às 12h.
Tema: “Economia e Vida”
Lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24)
Programa:
HORA ATIVIDADE
8:00 h CHEGADA
8:30 h ANIMAÇÃO
9:00 h ABERTURA - PADRE MANANGÃO
9:15 h PALESTRA ECONOMISTAS
10:15 h PADRE LUIZ ANTONIO
10:30 h ENCERRAMENTO DOM ORANI
Sendo mais uma Campanha da Fraternidade Ecumênica, farão parte as Igrejas que confessam o Senhor Jesus Cristo como Deus e Salvador (CONIC). São elas:
Igreja Católica Apostólica Romana
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Igreja Presbiteriana Unida do Brasil
Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia
Para se atingir os objetivos da CFE/2010, são adotadas as seguintes estratégias:
. Denunciar a perversidade de todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome, e morte.
.Educar para a prática de uma economia de solidariedade, de cuidado com a criação e valorização da vida como o bem mais precioso.
. Conclamar as Igrejas, as religiões e toda a sociedade para as ações sociais e políticas que levem à implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todas as pesssoas.
O texto-base da CFE/10 pode ser encontrado nas livrarias católicas e nos vicariatos. (Vicariato Norte: tel. 2569-6312). Os livretos para grupos de reflexão nas casas, durante a Quaresma, deverão estar à venda nas secretarias das paróquias.
Fonte: texto base da CFE/2010

24/01/2010

No Mutirão de Comunicação, jovens constróem Comunicação e Cultura Solidária

O Encontro de Jovens no Mutirão de Comunicação, espaço que se propõe a dialogar sobre cultura solidária, está com a programação oficial praticamente definida. Restando apenas a confirmação de alguns detalhes que visam a garantia de momentos de formação, trocas de experiências e a construção de redes de articulação com um toque juvenil, a coordenação deste encontro vem desenvolvendo um trabalho que busca promover a participação democrática e ecumênica da juventude envolvida.
Além da participação de diversas instituições juvenis brasileiras, jovens de outros países da América Latina estão se articulando e contribuindo na elaboração do Encontro de Jovens. De acordo com Priscila Medina, membro da Rede de Jovens da Organização Católica Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (OCLACC), muitos jovens estudantes de Comunicação Social das cidades de Loja, Cuenca e Quito, no Equador estão se preparando para participar do encontro.
Jovens colombianos de Bogotá, Medellín, El Valle del Cauca, Barranquilla e Pasto e paraguaios que participaram da organização do Refresher em 2005, também estão entusiasmados na convocação para a partilha de suas experiências na produção de comunicação solidária. Há alguns meses, Priscila Medina vem visitando instituições de ensino, sobretudo Universidades de Comunicação de diversos países da América Latina, com o intuito de promover a participação das juventudes.
Fonte: www.muticom.org.br

A mostra de filmes do Mutirão fará a exibição de ‘Nos Caminhos do Lixo’

Anualmente a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realiza uma premiação na área da comunicação. Para as produções de cinema, é entregue o prêmio Margarida de Prata, que foi criado em 1967.
Os filmes premiados em 2009 receberão os troféus e serão exibidos durante o Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, que será realizado de 3 a 7 de fevereiro, na PUC, em Porto Alegre.
"Nos Caminhos do Lixo", de Eunice Gutman, venceu entre os médias metragem. O trabalho é um projeto de geração de renda, elaborado por um grupo de mulheres de uma comunidade da periferia de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. O documentário narra, de modo sensível e respeitoso, o processo pelo qual se formou a cooperativa de catadoras de lixo e seu singular sistema de trabalho e renda.

23/01/2010

CNBB pede agilidade na aprovação do Projeto Ficha Limpa para barrar corrupção na política

A CNBB defendeu, durante uma coletiva de imprensa a urgente aprovação do projeto Ficha Limpa como um dos caminhos para colocar fim à corrupção na política. O projeto, que já recolheu mais 1,5 milhão de assinaturas, impede a candidatura de pessoas condenadas em primeira instância por crimes graves. As assinaturas foram entregues ao presidente da Câmara, Michel Temer, no dia 29 de setembro e ainda não entrou na pauta da Casa. “Acredito no alcance do projeto Ficha Limpa assim como a lei 9.840, que já cassou 630 políticos. O Ficha Limpa pode colaborar da mesma forma” disse o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa. “O projeto já cumpriu sua parte de educar e mobilizar a população, falta agora o Congresso cumprir a sua parte”, acrescentou.
A CNBB falou também das denúncias de corrupção no Governo do Distrito Federal. “Queremos que haja apuração rigorosa, rápida e transparente”, disse o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha. “Se as denúncias forem comprovadas, não haverá outra saída para o governador. As imagens são eloqüentes e o processo precisa seguir o ritual da justiça assegurando a todos o amplo direito de defesa”, observou.
Fonte: CNBB Local:Brasília (DF)

4ª Batalha de Confetes da P. Santo Antônio de Pádua

Vem aí, o Carnaval já tradicional do Cachambi, a
4ª Batalha de Confetes da Paróquia Santo Antônio de Pádua.
Dia 06 de fevereiro de 2010, a partir das 16h.
Banda de marchinhas, bateria para animar a galera
e muita alegria na paz do Senhor Jesus!
Abadás à venda na lojinha por apenas: R$ 15,00
Reserva de mesas: R$ 12,00
Participe e traga a sua família!
Paróquia Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora da Boa Vista
Rua Tenente França, 141 ou Rua Getúlio, 361 - Cachambi
Tel. 2269-3534
Colaboração: Hugo Paulino

Rádio Alternativa FM 92,1

Mudança na programação:
Programa: "Paz & Bem, nosso Mestre nosso Amigo"
Agora às terças, das 16h às 18h
Contato: 97063739
E-mail: nossomestrenossoamigo@gmail.com
Geraldo Paiva (Pascom P. Nª Sª Auxiliadora)

Terço dos homens na Paróquia Nª Sª Auxiliadora

Terá início no dia 29/1/10, às 20h, o Ministério do Terço dos Homens, na Paróquia Nª Sª Auxiliadora, no Jacarezinho. Trata-se de um antigo sonho do pároco, Padre Gregório, que agora se realizará por iniciativa da coordenação da Pascom local.
(Colaboração: Geraldo Pascom)

Banda animará as famílias na P. Nª Sª da Luz-Rocha

Acontecerá o Baile de Carnaval em família, na Paróquia NªSª da Luz, rua Ana Neri, nº 1114, Rocha, no dia 6 /2/10, a partir das 20h.
Telefones da paróquia: 2241-0671/2218-3821.
Convites à venda: R$5,00 (Ana Raquel).

21/01/2010

Calor humano e Sol causticante aquecem o Dia de S. Sebastião

Imagem de S. Sebastião na Catedral Metropolitana
Missa presidida por D. Orani João Tempesta
na Paróquia de S. Sebastião (Capuchinhos), no Vicariato Norte.
Missas de hora em hora e fila para homenagear S. Sebastião
Gente de toda parte do Rio de Janeiro

Pagando a promessa, vestindo crianças de S. Sebastião
Frades à disposição para confissões.
Um cantinho para meditação.
Pausa e oração em torno da gruta
Doações dos peregrinos
A Folia de Reis de Formiga chega para homenagear S. Sebastião
As pessoas fazendo doações à Folia de Reis

O altar do Santo Padroeiro do Rio de Janeiro
Agora, as Guardas de Nª Sª de Nazaré e de S. Sebastião trabalham unidas
Uma foto, antes da procissão.
Os estandartes de S. Sebastião Início da procissão, palavra de D. Orani
A pascom na cobertura, desde o 1º dia da novena
O povo aderindo à procissão
A Guarda de S. Sebastião empresta o boné a D. Orani
Guarda-sol aberto
Palmas e acenos dos edifícios
Em oração, na passagem de S. Sebastião
Cidade Nova
Frei Caneca. Onde o calor atingiu o nível do insuportável

Mas o povo não esmoreceu.
No túnel, não havia sol... nem ar. E a procissão passou.
Em frente ao Inca, o prefeito do Rio entra na procissão...
Chegando na Catedral Metropolitana
Missa das 19h.
D. Orani coloca a réplica de S. Sebastião dos Capuchinhos no altar
Fotos: Waldéa (Pascom do Vicariato Norte)