30/01/2010

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 anunciada no Rio de Janeiro - Quaresma: tempo de reflexão e conversão

No dia 30/1/10, às 8.30h, na Catedral Metropolitana, realizou-se o anúncio da Campanha da Farternidade Ecumênica 2010 cujo tema é “Economia e Vida” e o lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24). Os participantes preencheram fichas distribuídas pelas mesas dos Vicariatos. A acolhida musical ficou por conta de Marcio Pacheco e sua banda.
Iniciando o encontro, Eduardo Amaral e Marcelo Soares de Souza, dois técnicos de empresas, mostraram de que forma as relações de pessoas podem e devem ser melhoradas num ambiente de trabalho e que o trabalho deve estar a serviço da vida. Os vilões estão aí: lucros desmedidos, sonegação, desmatamento, crises financeiras, decisões político-governamentais injustas, carga tributária elevada, poluição, exclusão social e muitos outros. São coisas que afetam a todos e cabe a nós buscarmos as soluções.
O Vigário Episcopal do Vicariato Leopoldina, Pe. Luiz Antônio, enfatizou o sentido da partilha e, leu a citação bíblica: Atos 2, 44-45 “Todos que abraçavam a fé estavam unidos e tudo partilhavam. Vendiam a suas propriedades e os seus bens para repartir o dinheiro apurado entre todos, segundo a necessidade de cada um”. (Pág. 59 do texto-base). Refletiu sobre a necessidade da partilha e perdão da dívida dos antigos cristãos. Lembrou da conversão de nossa vida, destacou a experiência da uma comunidade que construiu muitas casas em mutirão, servindo de exemplo para o que se chama economia solidária.
O Dr. Roberto Cintra Martins e a Dra. Hellô Borges testemunharam a experiência com empresários dentro do Movimento dos Focolares , intitulado “Economia de Comunhão” que inspira centenas de empresas com repercussão no campo cultural. Há anos que eles vêm realizando um trabalho neste sentido e estão felizes em ver que a CFE/10 vem ao encontro dos seus objetivos. Todos podem acessar o site: www.focolares.org.br
O Arcebiso do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, leu no texto-base o objetivo da campanha e destacou a necessidade da mudança de mentalidade, visando o bem comum e frear os excessos que nos impelem a comprar sem necessidade e desperdiçar o que pode faltar a todos. Os quarenta dias da Quaresma vão servir para reflexão sobre o tema e a nossa conversão.

Finalizando, Pe. Managão lembrou o Dia da Coleta da Campanha da Fraternidade, Domingo de Ramos, 28/3/10, e explicou que muitos projetos aprovados pela Cáritas e Banco da Providência recebem auxílio com o dinheiro desta coleta. Lembrou que ainda há projetos em andamento de campanhas passadas e que continuam hoje. Em seguida, convidou para rezar a oração e cantar o hino da campanha, encerrando o encontro.

Mesas dos Vicariatos orientando o preenchimento das fichas
Pe. Manangão - Vicariato para a Caridade Social Marcelo Soares de Souza e Eduardo Amaral - P. Nª Sª da Paz
Pe. Luiz Antônio - Vicariato Leopoldina

Dr. Roberto Cintra Martins e Drª Hellô Borges
D. Orani João Tempesta
Pe. Manangão
Monsenhor Gustavo Auler, Pe. Luiz Antônio e D. Orani (Esq>direita)
Texto e fotos: Waldéa
O texto-base encontra-se à venda nas livrarias católicas e nos Vicariatos (V. Norte: tel. 2569-6312). Os livretos para reflexão durante a Quaresma estarão à venda nas secretarias das paróquias: "Fraternidade na família".

Nenhum comentário: