29/06/2009

MUTIRÃO: de 12 a 16 julho de 2009

Domingo, 28 de junho de 2009 - Por: Assessoria
Está tudo preparado para a realização do Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, a realizar-se de 12 a 16 de julho, em Porto Alegre, com ampla programação e a participação de centenas e centenas de participantes, vindos de toda a América Latina e Caribe. Os trabalhos do grande evento serão finalizados, no dia 16 de julho, com a celebração de ação de graças, leitura da carta de Porto Alegre e um show apresentado por artistas do Continente.

O dia 17 de julho está reservado para as assembléias das diferentes entidades ligadas à comunicação, como: Organização Católica Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (OCLACC); Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Associação Latino-Americana de Educação (ALER); Associação Mundial de Comunicação Cristã – Região América Latina e Caribe (WACC-ALC) e outras.

Muitos participantes do Mutirão estão se organizando para passeios e contatos após o evento, para fazer turismo e conhecer especialmente a Serra Gaúcha e cidades típicas do Estado
Fonte:www.muticom.org.br

28/06/2009

Alunos das Oficinas de Jornalismo do Vicariato Norte/PUC criam jornais e sites para as foranias no final do curso

No dia 11 de julho, às 10h, os representantes paroquiais da Pastoral da Comunicação (PASCOM) do Vicariato Norte receberão o certificado de conclusão das Oficinas de Jornalismo Impresso e Digital. O objetivo do curso foi criar um jornal impresso e um site para cada Forania (Região). Neste dia cada Forania apresentará os seus trabalhos para o Presidente da Mesa, D. Orani João Tempesta, acompanhado por Pe. Jesus Hortal, Pe. Marcos William Bernardo, Monsenhor Gustavo Auler, Prof. Miguel Pereira, Prof. Sergio Bonato.
Durante oito sábados desde 18 de abril/09, as aulas trouxeram novos conhecimentos e maior entrosamento entre as paróquias e Foranias, através da troca de informações de seus representantes. É o começo de novas relações em todo o Vicariato. Há propostas da realização permanente de um Fórum de Comunicação com debates sobre a promoção humana. Também começam a elaborar cursos de fotografia, vídeo e produção de textos.
A convite do Prof. Miguel Pereira, Diretor do departameto de comunicação da PUC, Ir. Helena Corazza, da Equipe de Reflexão do setor de Comunicação do Regional Sul1 deu um curso das 8.30h às 17.30h sobre a temática da Pastoral da Comunicação.

Ir. Helena Corazza, da Equipe de Reflexão do setor de Comunicação do Regional Sul1 (CNBB).




Convite do Ministério da Adoração da Paróquia Nª Sª da Luz - Alto da Boa Vista

A adoração ao Santíssimo Sacramento, na Paróquia Nª Sª da Luz do Alto da Boa Vista a contece sempre no último sábado do mês, às 16h, seguida de Celebração Eucarística. É uma promoção do Ministério de Adoração desta Paróquia.
Endereço: Estrada das Furnas, 220 - Tel. 2492-2144.
Seguem algumas fotos da última Adoração, realizada no dia 27/6/09.

Texto e fotos; Marcio Panda

26/06/2009

Campanha Ficha Limpa avança na arquidiocese do Rio de Janeiro

No site www.9840.org.br, você encontra o formulário para as assinaturas.
Tire cópias e comece uma coleta de assinaturas em sua paróquia. Entregue no Vicariato Norte.
Leve o Título de Eleitor quando for à Igreja aos domingos.
De 26 de julho até 16 de agosto, a arquidiocese do Rio de Janeiro vai intensificar a coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa. O pedido veio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
“Todas as paróquias da cidade farão distribuição das fichas de assinatura após as missas dominicais. Serão três semanas em que o arcebispo pede criatividade das igrejas para conseguir mobilizar as pessoas”, informou a assessoria de imprensa arquidiocesana.
O vigário Episcopal para a Caridade Social da arquidiocese, padre Manuel Manangão, será o incentivador nas paróquias pela captação de assinaturas, mas ele ressalta que “é preciso ter cuidado, pois cada pessoa só pode assinar uma única vez. Se o sistema detectar uma assinatura ou título de eleitor repetido, uma folha inteira será cancelada”.
O coordenador arquidiocesano de Pastoral explica que há quatro problemas enfrentados pela Campanha Ficha Limpa. “Primeiro não há muita divulgação. Segundo é um processo difícil, pois é necessário o título de eleitor e as pessoas não costumam andar com ele. Há também pouca mobilização das comunidades e por fim, a falta de esclarecimento sobre a lei”.
Monsenhor Joel acrescenta ainda que é importante a colaboração das pessoas para incentivar os 1,3 milhão de assinaturas necessários para a Campanha.
Mais informações sobre a campanha podem ser encontradas no site do MCCE- http://www.lei9840.org.br/
Fonte: www.catolicanet.org.br 26/06/2009 - 16:30

Papa Bento XVI saúda participantes do Mutirão de Comunicação em Porto Alegre

Em carta enviada ao arcebispo de Porto Alegre e presidente do Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe, Dom Dadeus Grings, o papa Bento XVI transmitiu na última semana sua saudação aos participantes do evento que ocorre de 12 a 17 de julho, na PUCRS, em Porto Alegre(RS).
Na correspondência dirigida aos organizadores, o Sumo Pontífice considerou que os meios de comunicação social podem ser aliados no trabalho de educação e evangelização e recomendou que os participantes do evento tenham como "finalidade suprema" alcançar a "eficiência e a ecologia dos meios".
Para Bento XVI, a questão posta para os participantes é avaliar se os católicos dispõem de meios eficientes ou pelo menos suficientes de comunicação ideal do homem ou o corrompem.
No documento enviado pelo cardeal Tarcísio Bertone, secretário do estado de Sua Santidade, o papa concedeu uma bênção apostólica aos organizadores e comunicadores presentes no Mutirão.
Fonte: MUTICOM
Local: Cidade do Vaticano - www.catolicanet.org.br 26/6/09

22/06/2009

Lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação Brasileira

No dia 22 de junho/09, às 16h, no Plenário Teotônio Vilela, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, houve o lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação Brasileira, com a presença de representantes das igrejas cristãs que vão colaborar na conscientização das famílias para o acompanhameto escolar dos seus filhos. Na ocasião foi distribuída a Cartilha "Acompanhem a vida escolar de seus filhos", com ilustração de Ziraldo.
O objetivo é envolver e mobilizar toda a sociedade civil organizada: dirigentes de instituições e empresas, dirigentes de entidades de representação, profissionais liberais, trabalhadores, conselhos escolares, grupos voluntários para trabalhos sociais, ONG”s e voluntários em geral. O Vereador Reimont é o Presidente da Comissão de Educação e Cultura.
Composição da Mesa:
Vereador Reimont
Dom Orani João Tempesta – Arcebispo do Rio de Janeiro
Professora Osrolinda Goulart – Assessora Especial do Ministro da Educação.
Professor Sergio Maia
Pastor José Roberto - Presidente da Comissão Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC)
Após as apresentações iniciais pelo Presidente da Mesa, Vereador Reimont, o coral cantou a música de Caetano Veloso, Luz do Sol.
A Professora Osrolinda Goulart falou que o desafio é grande. "Desafio correspondido pelas igrejas cristãs. Até 2.022, a Educação no Brasil deverá atingir a média dos países mais desenvolvidos. O plano de mobilização pela sociedade deve levar a uma Educação de qualidade e extensiva igualmente para todos. É preciso internalizar a Educação como valor. Lideranças do Pará ao Rio Grande do Sul já estão trabalhando com a Cartilha. As políticas públicas mantém o pensamento crítico", disse ela.
Após ler os termos do lançamento do Plano, o Professor Sergio Maia pediu que todos levantassem a Cartilha, declarando o início da Mobilização pela Educação Brasileira.
D. Orani falou que a Igreja se preocupa com o social e muito mais com a questão da Educação . "É uma política que interessa a todos, a melhoria da qualidade do ensino. E a participação do povo leva a uma sociedade mais justa e solidária. Planejar é a etapa mais fácil, o problema é executar. As oficinas para a capacitação vão ensinar como colocar em prática. Quanto mais trabalharem nessa direção, melhor para o nosso país", disse ele.
O Vereador Reimont agradeceu a presença de todos e a reunião terminou logo após o coral cantar "Cidade Maravilhosa".
Texto e fotos: Waldéa (Pascom)

Entidades beneficentes fazem manifestação no Centro do Rio

Na tarde desta quarta-feira (17), foi realizado nas escadarias da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, um manifesto em prol das pessoas com necessidades especiais.
Segundo eles, as entidades estão passando por dificuldades por causa da morosidade do Governo Estadual em repassar recursos para a manutenção das entidades.
Algumas delas já não estão podendo atender aos necessitados, faltando inclusive o básico, que é alimentação.
No próximo dia 1 de julho será realizado um fórum na SBA Sociedade Beneficente de Anchieta cuja pauta será a "Capacitação para Gerenciamento de Entidades do Terceiro Setor" na Avenida Nazaré, 2.336, Anchieta, Rio de Janeiro.
Fonte: http://www.g1.com.br/ - VC no G1
Internauta que enviou a notícia e a foto: José Carlos Pereira de Carvalho - 17/6/09, atualizado em 18/6/09, 17.32h.

20/06/2009

Vicariatos se reúnem mais uma vez para documento final sobre Segurança Pública

No dia 20/6/09, das 8.30h às 11.50h, na Paróquia de Sant'Ana, no Centro, realizou-se o Fórum de Segurança Pública, dando sequência ao aprofundamento das propostas vicariais para a 1ª Conferência de Segurança Pública. D. Orani João Tempesta abriu o encontro com uma oração, dando início aos trabalhos dos representantes vicariais, sob a orientação do Pe. Manangão, Vigário Episcopal para a Caridade Social.
Após a reflexão sobre as propostas dos Vicariatos, houve uma plenária em que foram apresentadas várias sugestões. O documento final deverá atender as exigências de formatação e ser encaminhado à 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. Pe. Manangão avisou para participarmos do próximo Fórum de Segurança Pública a nível estadual e lembrou ainda que as Pastorais Sociais deverão se reunir até agosto, preparando-se para o Fórum Social que deverá ser realizado no final de outubro deste ano.
D. Orani, finalizando o encontro, disse: "Esse caminho de paz interessa a toda a população consciente da reflexão sobre a segurança e nossos ideais. Não pode ser uma questão policial, é social. A Igreja tem que dar idéias e aprofundar um pouco mais". Agradecendo a todos os presentes e aos Vicariatos, terminou a reunião com a oração final e bênção.
Texto e fotos; Waldéa

Proclame a Palavra em Círculos Bíblicos. Não se trata de estudo da Bíblia.É trazer o Evangelho para a nossa vida hoje

No dia 27/6/09, das 9h às 11h, haverá um
Encontro dos Coordenadores Vicariais e Forâneos,
na Paróquia de S. Sebastião (Capuchinhos).
E no Mês da Bíblia, dia 12 de setembro/09,das 8h às 12h, na Paróquia de Nª Sª da Conceição do Engenho Novo, Rua Monsenhor Amorim, 33, todos estão convidados para a Assembléia Geral do 2º semestre, com palestra sobre a Carta de Paulo aos Filipenses, que será proferida pelo Assessor Eclesial dos Círculos Bíblicos do Vicariato Norte, o teólogo e escritor, Frei Isidoro Mazzarolo.
Texto e ilustração: Waldéa.

Venha para a Festa Julina! Paróquia Nª Sª Conceição Aparecida


Autoria:Waldéa

19/06/2009

Semana Jovem na Divino Espírito Santo


Nossa igreja, promove anualmente, o evento Semana da Juventude, sempre com excelente programação. Este ano o tema é: JOVEM TE FAÇO FORTE E FIEL. Detalhes da programação e convidados encontram-se no arquivopostado. Convido-os a comparecerem, bem como a divulgá-lo. Os encontros serão de 2ª a 5ª, às 19h, no auditório paroquial e na 6ªfeira, no Bar Encontro na Casa Thiago's Festas ao lado da paróquia. TODOS OS ENCONTROS TÊM ENTRADAS GRATUITAS. Conto com vocês!
Aproveito a oportunidade para convidá-los também para nossa Festa Junina nos dias 27 e 28/6. Sábado com início às 18h e domingo, às 15h. Teremos muitas brincadeiras e um Forró que não vai deixar ninguem parado! Compareçam! Paróquia do Divino Espírito Santo e São João Batista.
Rua Felipe Camarão, 12- Maracanã (entre o Planeta do Chopp e Rio 40°)
Gloria - PasCom

17/06/2009

Festa Julina na Paróquia Nª Sª da Luz - Rocha

Renovação Carismática: Retiro de Cura e Libertação

E mais, Missão Thalita Kum, de 13 a 19/7, no Largo da Carioca e Central do Brasil. O encerramento será no dia 18/7, às 15h, na Catedral Metropolitana com missa presidida por Pe. Antonelo.
Balada Jovem - Dia 25 de julho, no Loretão, Jacarepaguá.
Acesse: http://www.misericórdia.com.br/
Colaboração: José Augusto

15/06/2009

Convite à Catequese de Adultos

Colaboração: Marcio Panda

Paróquia Sagrados Corações em festa

FESTA DOS PADROEIROS
Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria
19, 20 e 21 de Junho
Venha comemorar nossos padroeiros
Rua Conde de Bonfim, 474 - Tijuca
PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA (19 de Junho)
7h - Missa Comunitária
17h - Missa Solene do Sagrado Coração de Jesus
SÁBADO (20 de Junho)
15h - Missa Solene do Imaculado Coração de Maria
16:30h - Missa Comunitária
Horário da Festa: das 10h às 20h.
DOMINGO (21 de junho)
Missas: 7h - 8:30h - 10:30h - 12h - 18h - 19:30h
Horário da Festa: das 10h às 20h.
Teremos:
Caldo verde, comídas típicas.
Várias brincadeiras
Barraca de Doces
Boutique e Bazar da Pechincha
No domingo uma deliciosa feijoada
Texto: Sandra Mara Santos

14/06/2009

Ano Sacerdotal- Início na Festa do Sagrado Coração de Jesus - 19/6/09

Os que acompanham a vida da Igreja sabem que o Papa Bento XVI, no ano passado, convidou os católicos a aprofundarem os estudos sobre São Paulo para comemorar os dois mil anos do nascimento deste singular apóstolo. Muitos estudos surgiram em toda a parte aprofundando e difundindo a doutrina das epístolas paulinas.
Agora o Papa, em recordação do grande santo João Maria Vianney, pároco da pequenina cidade francesa de Ars, convida o clero diocesano do mundo todo para, a partir deste mês de junho, viver um Ano Sacerdotal. Quer o Papa que os sacerdotes diocesanos, recordando o exemplo do extraordinário pároco de Ars, se afervorem na consagração de suas vidas a Deus, como fez o nosso santo Protetor. São cento e cinquenta anos da morte deste humilde pastor, que a Igreja apresentava como “protetor dos párocos” e o quer como modelo do clero diocesano, não só dos párocos.
Tive a felicidade, ainda moço, de visitar a pequenina cidade, da qual São João Maria Vianney foi pároco por longos anos, dedicando-se sobretudo ao ministério do confessionário. Seu corpo intacto, como se tivesse acabado de partir desta vida há apenas poucas horas, repousa sob o altar lateral da Igreja matriz. Celebrei naquele altar, sobre seu corpo, com o cálice que ele, em vida, usava para suas missas. E guardo, no relicário da memória, a imagem daquele corpo santo, que Deus proibiu a terra de consumir.
A nossa Arquidiocese teve a graça privilegiada do céu de ter tido, no clero diocesano, entre tantos que se dedicaram ao povo de Deus, verdadeiros e virtuosos sacerdotes, que já gozam da felicidade da visão beatífica. Quem não se lembra em Uberaba dos que Deus chamou para a recompensa, entre outros, do Monsenhor Genésio, do Padre Eddie, do Monsenhor Jorge Fialho e outros que viveram a integridade de sua consagração?
Ano Sacerdotal é um convite forte de Deus para nos afervorarmos no serviço da Igreja, na oração, na dedicação ao povo cristão, na alegria de nossa eterna juventude. O padre tem de ser lâmpada acesa a clarear o mundo quando começa a escurecer e rico de provisão de bondade para os que Deus lhe confiou no seu ministério.
Neste mês a Igreja de Uberaba se enriquece com cinco novos sacerdotes diocesanos. É uma felicidade para a Arquidiocese ter hoje número suficiente de sacerdotes diocesanos, pelos quais sempre rezamos para que sejam fiéis e vivam a felicidade do primeiro dia.
Ano Sacerdotal – uma rica e generosa graça do Coração de Deus à sua Igreja.
Fonte: http://www.cnbb.org.br/ - D. Ulhôa Vieira - Artigos dos Bispos. 8/6/09.

Chuva não atrapalha comemoração de Corpus Christi

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1056924-7823-CHUVA+NAO+ATRAPALHA+COMEMORACAO+DE+CORPUS+CHRISTI,00.html
Fonte: g1 - O Portal de Notícias da Globo

Em julho: Curso da Pastoral da Saúde

Os coordenadores da Pastoral da Saúde do Vicariato Norte convidam você que já é agente, e você que deseja prestar este serviço, para se inscrever no curso que será realizado nos dias 11, 18 e 25 de julho/09, das 8h às 11.30h, no Instituto Santa Isabel

Rua Mariz e Barros, 612 – Tijuca.

Telefone: 2569-8904

“Nunca esqueça: o Reino de Deus é real. A sua

presença neste mundo é Reino. O Reino é o agora de Deus”

Pe. Frei Junior
Fonte: Programa Ora et Labora, domingo,Rádio Catedral, 14/6/09.

12/06/2009

Leitura Orante da Bíblia na Paróquia Nª Sª Consolação e Correia

Será no dia 27 de junho/09, às 8h
Tema: Leitura Orante
Lema: "O Espírito nos une num só corpo"
Paróquia de Nª Sª Consolação e Correia
Rua Barão do Bom Retiro. 909. Engenho Novo. Tel. 2581-9971
Todos estão convidados, em especial,
Círculos Bíblicos, Retiros Comunitários, Formação Bíblica.
Colaboração: José del Estal (Responsável pela diagramação dos
livretos dos Círculos Bíblicos do V. Norte).

10/06/2009

Programação Solenidade de Corpus Christi - RJ

10h – Solene Concelebração Eucarística Presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Orani João Tempesta, O Cist., na Igreja de Sant’Ana- Centro.
15h30m- Vésperas Solenes na Igreja da Candelária
16h- Procissão de Corpus Christi – Da Igreja da Candelária para a Catedral Metropolitana, na Avenida Chile – com bênção e missa solene.
Doações de 1kg de alimento não perecível.
Fonte: www.arquidiocese.org.br

09/06/2009

Arraiá da Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião

Não percam! dias 13 e 14 de junho, às 19.30h!
Rua Catulo Cearense, 26 Engenho de Dentro
Conjunto de forró ao vivo; Comidas Típicas, Barraquinhas, Quadrilhas, Casamento na Roça e a grande novidade Barraca da Foto Maluca.
Venha conferir, entrada franca.
Texto:Sonia Oliveira

07/06/2009

Festa Junina na Paróquia Nª Sª da Guia

ARRAIAL DE NOSSA SENHORA DA GUIA
QUATRO DIAS DE FESTA NA PARÓQUIA
RUA LINS DE VASCONCELOS, 699
NO SÁBADO, DIA 6 DE JUNHO, ÀS 15 HORAS, VAMOS FESTEJAR O ÚLTIMO MÊS DO ANO PAULINO, COM BINGO, PIZZA, CACHORRO QUENTE, SALGADOS, DOCES... ETC...
NO DOMINGO, DIA 7 DE JUNHO, DEPOIS DA MISSA DAS 10HORAS, CELEBRADA EM HONRA DA SANTÍSSIMA TRINDADE, VAMOS HOMENAGEAR SANTO ANTÔNIO DE LISBOA COM OS QUITUTES DA BARRACA DAS PORTUGUÊSAS, O CHURRASCO, O STROGONOFF, AS TORTAS, SALADA DE FRUTAS, MILHO VERDE, ETC...
NO DOMINGO, DIA 14 DE JUNHO, DEPOIS DA MISSA DAS 10 HORAS, VAMOS HOMENAGEAR SÃO PEDRO, QUE NESTE DIA ABENÇOARÁ A BARRACA DA PESCARIA, A BARRACA DAS MASSAS, A SOPA DE ERVILHA, OS SALGADOS ... ETC...
NO DOMINGO, DIA 28 DE JUNHO, DEPOIS DA MISSA DAS 10 HORAS, QUE SERÁ Com BARRACA DAS ARTEs
CONCURSO: A HOMENAGEM MAIS BONITA
QUEM HOMENAGEARÁ MELHOR
SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO, SÃO PEDRO E SÃO PAULO?

AOS DOMINGOS TEREMOS UM CONCURSO DE TROVAS, POESIAS, MÚSICAS E ORAÇÕES DEDICADAS AO SANTO PADROEIRO QUE ESTAREMOS HOMENAGEANDO NA FESTA DAQUELE DIA.
TRAGA A SUA E PARTICIPE!
VALE TEXTO CONHECIDO OU INÉDITO.

TRAGA SUA FAMÍLIA PARA ALMOÇAR E CELEBRAR CONOSCO!

Celebração e Festa do Divino Espírito Santo – 30 e 31/05/2009

Agradecemos a presença de todos, bem como a todos que ajudaram a divulgar nossa festa,
este ano foi particularmente especial, pois deu início à contagem regressiva para as comemorações do centenário de construção de nossa Igreja, que no momento, está em meio a obras de ampliação passando de 90 lugares sentados para 240, o que demonstra o crescimento espiritual de nossa comunidade.
Dentre várias atrações, destacamos a exposição do esplendor original, que há alguns anos faz parte do acervo do Museu Arquidiocesano de Artes Sacras e que esteve presente em nossas missas e na carreata/bicicletada.
Paróquia do Divino Espírito Santo e São João Batista
Texto de Glória Teixeira Neves (PasCom)
Fotos de Guilherme Silva

05/06/2009

Zenit, o mundo visto de Roma, sobrevive com donativos

Campanha de donativos 2009
Deposite o quanto puder no Banco de nosso país:
Agência 3006
C/c 03875-0
Em nome de :Associação ZENIT.
Banco Itaú
Ou enviando para http://www.zenit.org/portuguese/doacao.html

Pedagogia Catequética. Parabéns!

Regional Nordeste 3 disponibiliza Pós-graduação em Pedagogia Catequética - 03/06/2009 - 13:10 Regional Nordeste 3 da CNBB [Bahia e Sergipe] em parceria com a Faculdade São Bento da Bahia, abre inscrições para o curso de pós-graduação em Pedagogia Catequética [lato sensu]. A formação, voltada para catequistas, presbíteros, diáconos, religiosos, agentes de pastoral e leigos, acontece em três módulos de 12 dias cada, nos meses de julho de 2009 e janeiro e julho de 2010.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de junho.
Mais informações no site: www.saobento.org ou pelo telefone: (71) 3322-4746.
Fonte: CNBB Local:BahiaInserida por: Administrador

Pós-graduação Lato Sensu em Comunicação Social

Para poder ingressar em nosso curso em nível de pós-graduação lato sensu - é necessário que o curso superior realizado seja reconhecido no Brasil - exigência do Ministério de Educação e Cultura (MEC).
O curso, promovido pelo SEPAC em convênio com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP COGEAE, é ministrado na sede do SEPAC à Rua Azevedo Macedo, 129 - Vila Mariana - Estação Ana Rosa do Metrô.
Para os alunos provenientes de outros estados/cidades alertamos que a hospedagem deve ser providenciada pelos mesmos e que indicamos alguns locais apenas como referência.
Seguem demais informações sobre o mesmo:
O curso visa a oferecer ao participante a oportunidade de envolvimento teórico-prático, como agente social em processos de comunicação marcados e dinamizados pelas novas tecnologias. Desenvolve-se em dois níveis: pós-graduação lato sensu e extensão cultural.
O curso está organizado em três módulos: História, Teorias e Políticas de Comunicação. Cada módulo tem duração de 15 dias, em tempo integral, com aulas teóricas (matutino), práticas (vespertino) e disciplinas metodológicas de ensino superior (aos sábados). As disciplinas práticas estão dispostas em laboratórios (jornal impresso, rádio, teatro, vídeo, internet, publicidade), que possibilitam ao participante maior interação e domínio das técnicas no exercício da produção.
Inscrições e Matrículas
Pode ser feita a qualquer momento, antes da data de cada módulo.
Documentos necessários: documento civil comprovado (CIC e RG), duas fotos 3x4, cópia autenticada do diploma de graduação em curso superior (para certificado de especialização) ou do ensino médio (para certificado de extensão cultural) e cópia do histórico escolar.
VALOR(*) DA INSCRIÇÃO: R$ 234,27 a ser pago apenas no 1º módulo.
PREÇO(*) POR MÓDULO: R$ 979,50 pós-graduação e R$ 799,50 para extensão cultural.
Veja possilibilidades de pagamento no anexo
Forma de pagamento:
Depositar os valores em nome de SEPAC PIA SOCIEDADE FILHAS DE SÃO PAULO - Banco Itaú - Agência 0081 - cc 33226-4.
Preencher ficha do aluno e enviá-la pelo correio ou por fax com o comprovante de depósito bancário.
Mais informações: Tel (11) 5571-9762 - Fax (11) 5572-9601 e-mail
sepacsecretaria@paulinas.org.br
(*) Obs.: O curso tem reajuste anual que acontece no mês de outubro com vigência em janeiro do próximo ano.
PRÓXIMOS MÓDULOS:
· JULHO 2009 de 6 a 18 - Teorias da Comunicação
· JANEIRO 2010 de 18 a 31 - Políticas de Comunicação
· MAIO 2010 de 3 a 15 ou JULHO 2010 de 5 a 17 - História da Comunicação

D.Orani na Paróquia Santo Antônio, em Cachambi

Credo da Comunicação (Ir. Helena Corazza, fsp)

Creio em Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, Trindade que estabelece a comunicação e a comunhão.
Creio em Jesus Cristo comunicador, palavra e imagem do Pai, que revelou o rosto e os segredos do Reino aos pequenos e desprezados da sociedade.
Creio em Jesus que trouxe a Boa Notícia e foi, ele mesmo, essa Boa Notícia comunicada em imagens, símbolos e histórias do cotidiano do ambiente onde ele viveu.
Creio em Jesus que comparou o Reino de Deus a um pouco de farinha, ao fermento que faz a massa crescer, ao grão de mostarda tão pequeno e tão grande ao mesmo tempo, comunicando assim que o Reino e dos pequenos.
Creio em Jesus que viveu as relações humanas, acolheu discípulos e discípulas, grupos e pessoas e, pela sua presença, revelou a bondade e a misericórdia do Pai.
Creio no Espírito Santo que pousou sobre Jesus, no Batismo, e comunicou a ele o amor do Pai e sua própria missão.
Creio no Espírito de Deus presente em cada pessoa, criando e recriando a comunicação interior e profunda, que refaz a pessoa por dentro e a lança para novos caminhos e novas metas, criadoras de vida e comunhão.
Creio que Maria é mulher comunicadora de Jesus com a vida, a palavra e, sobretudo, o gesto de apresentar Jesus ao mundo, desde a visita a Isabel, quando o menino exultou de alegria em seu ventre.
Creio que o apóstolo Paulo viveu e comunicou Jesus Cristo com a vida, as atitudes, a palavra falada e escrita. Ele mesmo disse de si: "Eu quero dar a vocês não só o Evangelho de Deus, mas a minha própria vida".
Creio que os instrumentos da Comunicação Social são meios de evangelização, espaços e lugares para o anúncio do Evangelho.
Creio na possibilidade de uma comunicação participativa e libertadora, onde as pessoas possam sentar ao redor da mesma mesa e ter propostas que transformem a realidade.
Creio que há mulheres e homens a caminho, construindo uma nova comunicação a serviço da vida.