22/06/2009

Lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação Brasileira

No dia 22 de junho/09, às 16h, no Plenário Teotônio Vilela, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, houve o lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação Brasileira, com a presença de representantes das igrejas cristãs que vão colaborar na conscientização das famílias para o acompanhameto escolar dos seus filhos. Na ocasião foi distribuída a Cartilha "Acompanhem a vida escolar de seus filhos", com ilustração de Ziraldo.
O objetivo é envolver e mobilizar toda a sociedade civil organizada: dirigentes de instituições e empresas, dirigentes de entidades de representação, profissionais liberais, trabalhadores, conselhos escolares, grupos voluntários para trabalhos sociais, ONG”s e voluntários em geral. O Vereador Reimont é o Presidente da Comissão de Educação e Cultura.
Composição da Mesa:
Vereador Reimont
Dom Orani João Tempesta – Arcebispo do Rio de Janeiro
Professora Osrolinda Goulart – Assessora Especial do Ministro da Educação.
Professor Sergio Maia
Pastor José Roberto - Presidente da Comissão Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC)
Após as apresentações iniciais pelo Presidente da Mesa, Vereador Reimont, o coral cantou a música de Caetano Veloso, Luz do Sol.
A Professora Osrolinda Goulart falou que o desafio é grande. "Desafio correspondido pelas igrejas cristãs. Até 2.022, a Educação no Brasil deverá atingir a média dos países mais desenvolvidos. O plano de mobilização pela sociedade deve levar a uma Educação de qualidade e extensiva igualmente para todos. É preciso internalizar a Educação como valor. Lideranças do Pará ao Rio Grande do Sul já estão trabalhando com a Cartilha. As políticas públicas mantém o pensamento crítico", disse ela.
Após ler os termos do lançamento do Plano, o Professor Sergio Maia pediu que todos levantassem a Cartilha, declarando o início da Mobilização pela Educação Brasileira.
D. Orani falou que a Igreja se preocupa com o social e muito mais com a questão da Educação . "É uma política que interessa a todos, a melhoria da qualidade do ensino. E a participação do povo leva a uma sociedade mais justa e solidária. Planejar é a etapa mais fácil, o problema é executar. As oficinas para a capacitação vão ensinar como colocar em prática. Quanto mais trabalharem nessa direção, melhor para o nosso país", disse ele.
O Vereador Reimont agradeceu a presença de todos e a reunião terminou logo após o coral cantar "Cidade Maravilhosa".
Texto e fotos: Waldéa (Pascom)

Nenhum comentário: