26/06/2009

Campanha Ficha Limpa avança na arquidiocese do Rio de Janeiro

No site www.9840.org.br, você encontra o formulário para as assinaturas.
Tire cópias e comece uma coleta de assinaturas em sua paróquia. Entregue no Vicariato Norte.
Leve o Título de Eleitor quando for à Igreja aos domingos.
De 26 de julho até 16 de agosto, a arquidiocese do Rio de Janeiro vai intensificar a coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa. O pedido veio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
“Todas as paróquias da cidade farão distribuição das fichas de assinatura após as missas dominicais. Serão três semanas em que o arcebispo pede criatividade das igrejas para conseguir mobilizar as pessoas”, informou a assessoria de imprensa arquidiocesana.
O vigário Episcopal para a Caridade Social da arquidiocese, padre Manuel Manangão, será o incentivador nas paróquias pela captação de assinaturas, mas ele ressalta que “é preciso ter cuidado, pois cada pessoa só pode assinar uma única vez. Se o sistema detectar uma assinatura ou título de eleitor repetido, uma folha inteira será cancelada”.
O coordenador arquidiocesano de Pastoral explica que há quatro problemas enfrentados pela Campanha Ficha Limpa. “Primeiro não há muita divulgação. Segundo é um processo difícil, pois é necessário o título de eleitor e as pessoas não costumam andar com ele. Há também pouca mobilização das comunidades e por fim, a falta de esclarecimento sobre a lei”.
Monsenhor Joel acrescenta ainda que é importante a colaboração das pessoas para incentivar os 1,3 milhão de assinaturas necessários para a Campanha.
Mais informações sobre a campanha podem ser encontradas no site do MCCE- http://www.lei9840.org.br/
Fonte: www.catolicanet.org.br 26/06/2009 - 16:30

3 comentários:

Edmílson Martins disse...

Para ajudar na coleta de assinaturas, sugerimos o acesso ao link da Justiça Eleitoral que permite a obtenção de dados do título de qualquer eleitor e eleitora do país, a partir do nome completo e da data de nascimento. Um novo modelo de formulário, no qual consta espaço para registrar a data de nascimento, já está disponível no site www.lei9840.org.br . Então, se a pessoa não estiver com o título, pode colocar o nome completo, data de nascimento e assinar. Depois, entra-se no site do TSE
(www.tse.gov.br) em "Título e local de votação - clica-se: 1-consulta por nome", coloca=se o nome completo e data de nascimento, obtendo-se assim o número do título e zona.

Edmílson Martins de Oliveira

Edmílson Martins disse...

Para ajudar na coleta de assinaturas, sugerimos o acesso ao link da Justiça Eleitoral que permite a obtenção de dados do título de qualquer eleitor e eleitora do país, a partir do nome completo e da data de nascimento. Um novo modelo de formulário, no qual consta espaço para registrar a data de nascimento, já está disponível no site: www.lei9840.org.br. Assim, se a pessoa não estiver com o título, pega-se a assinatura, nome e data de nascimento e os dados do título vê-se pelo site do TSE www.tse.gov.br.

Anônimo disse...

" O sistema eleitoral brasileiro é falho e favorece o clientelismo e a corrupção. Privilegia alguns grupos políticos partidários, não deixando espaços para uma efetiva participação dos cidadãos. Somente ampliando as formas participativas dos codadãos e cidadãs, construiremos uma nação livre, democrática e autônoma, nos níveis estaduais e nacionais...(CNBB-eleições 2006)".
Por isso, devemos nos engajar nessa Campanha FICHA LIMPA. É nosso dever como cristãos trabalhar com afinco pela construção do Reino de Deus.

Maria José Martins de Oliveira