31/03/2010

30/03/2010

O regional Nordeste2 publica "Manual Missionário"

O Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) lançou o Manual Missionário. Trata-se de um livro de bolso com 117 páginas desenvolvido como subsídio para o leigo que pretende atuar como missionário. Na apresentação do livro, o arcebispo de Natal (RN) e responsável pela dimensão missionária do Regional Nordeste 2, dom Matias Patrício de Macedo, destaca que o material é “um instrumento de ajuda para a ação evangelizadora”.
O livreto de bolso é dividido em 11 capítulos que tratam da Missão de Jesus e as Santas Missões Populares”; “Itinerário de Espiritualidade Missionária”; “A Missão na Bíblia”; “A Leitura Orante da Bíblia”; “O Círculo Bíblico”; “Visitas Missionárias”; “O Exemplo de Maria”; “A Romaria”; “Missionários do Nordeste”; “ABC do Missionário”; e “Cantos”.
O subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB e assessor do Projeto O Brasil na Missão Continental, padre Ademar Agostinho Sauthier, diz que o material elaborado pelo Regional Nordeste 2 é essencial para cativar os missionários ou “aqueles que pretendem sê-lo”. Ele lembra ainda da necessidade de um livro prático para auxiliar na evangelização. “Muitos precisam de um material para serem missionários e não o tem. Este livrinho vem para acabar com esta lacuna e ajudar no dia a dia dos missionários”, disse o assessor. Padre Agostinho também elogia o conteúdo do material. “O livro contém aquilo que o missionário precisa para evangelizar: orações, cantos, o amor e a inspiração em Jesus Missionário”, completou.
Fonte:www.cnbb.org.br

29/03/2010

Semana Santa na Paróquia Nª Sª Auxiliadora- Jacarezinho

PROGRAMA DA SEMANA SANTA DE 2010
Sábado – 27 de março, às 19h – Missa e Celebração da Penitência
Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor – 28 de março
Às 07:00h - Bênção dos Ramos no Largo dos Tanques, seguida deprocissão e Missa
às 09:00h - Bênção dos Ramos na porta da igreja e Missa.
As 18:30h - Bênção dos Ramos no Largo do Cruzeiro, seguida de procissão e Missa
Segunda-Feira – 29 de março, às 19:00h - Missa, em seguida exibição do DVD da Campanha da Fraternidade
Terça-Feira – 30 de março, às 19:00h - Missa, em seguida Celebração da Penitência para crianças
Quarta-Feira – 31 de março, às 19:00h - Missa, em seguida Grupo de Oração Magnificat e reflexões sobre a Quaresma
Quinta-Feira – 1º de abril
“Neste dia Jesus institui a Eucaristia, o sacramento da Ordem e o mandamento do amor”
Às 09:00h - Missa do Crisma na Catedral de São Sebastião
Às 20:00h - Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés. Transladação do Santíssimo Sacramento para o pátio interno. Adoração a cargo das pastorais, movimentos e do povo em geral até às 15:00h da Sexta-Feira Santa.
Sexta-Feira – 2 de abril

“Jesus oferece ao Pai a sua vida pela nossa Salvação”
Às 09:00h - Confissões na igreja até 11:00h
Às 15:00h - Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus, beijo do crucifixo e comunhão.Vamos oferecer a Jesus a oferta pelos LugaresSantos de Jerusalém.Esta é a cerimônia mais importante da Sexta-Feira Santa, portanto ninguém deixe de participar.
Às 19:00h - No Largo do Cruzeiro, início da Via Sacra até a igreja Matriz
Sábado Santo – 3 de abril
“Façamos todos um grande silêncio interior: Jesus morreu e foi sepultado”. A partir das 09:00h até 15:00h, teremos a reza do terço ou meditação da Paixão de Jesus.Convidamos a todos para participar. Durante este período quem desejar,poderá fazer sua confissão.
Às 19:00h - Solene Vigília Pascal – Bênção do Fogo e Missa.
Será aceso o Círio Pascal, símbolo de Jesus ressuscitado, luz do mundo.
Após o canto: “Eis a Luz de Cristo.” Vamos acender nossas velas, pois somos também luz do mundo.
Domingo da Ressurreição
4 de abril “Jesus ressuscitou verdadeiramente. Aleluia! Aleluia! Aleluia!”
Às 07:00h - Missa Festiva na Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora
Às 09:00h - Missa, logo após Páscoa Folia. Venha participar.Concentração na frente da igreja, junto com as crianças.
Às 19:00h - Missa Festiva na igreja Matriz SEJAMOS PONTUAIS PARA AS CERIMÔNIAS SAGRADAS. DESEJAMOS A TODOS UMA FELIZ PÁSCOA!
Padre Antônio, Padre Carlos e o Pároco, Padre Gregório
Colaboração: Gerado Paiva / PASCOM.

28/03/2010

Pastoral Familiar: cursos e Peregrinação Nacional pela Família

Assessor Eclesial: Dom Antônio Augusto Dias Duarte
Setores da Pastoral Familiar: Setor: Casos Especiais
Setor: Pré-matrimonial
Setor:Pós-matrimonial
Próximos cursos:
Curso de Planejamento Familiar Natural
29 de maio/10, 21 de agosto/10, 6 de novembro/10
Local: Ed. João Paulo II- Glória - 2ºandar
Horário: 8.30h às 17h
Curso de Capacitação e Formação de Agentes
Local: Ed. João Paulo II - Glória
Dia 17/4/10
Horário: 7.30h às 17h
Curso de Capacitação para Instrutores
10/7/10 - Horário a ser definido
Ed. João Paulo II.
Peregrinação Nacional pela Família ao Santuário de Nª Sª Aparecida - SP
Dia 31 de maio/10 (Partida na véspera, à noite)
Organizem as suas caravanas!
Fonte: blog da Pastoral Familiar http://pastoralfamiliarrj.blogspot.com
E-mail para contato: pastoralfrj@gmail.com
E-mail de contato para a peregrinação: acfm01@superig.com.br

Jovens celebram Dia Mundial da Juventude no Rio

Na tarde do último sábado, 27 de março, os jovens católicos se reuniram em frente à Catedral Metropolitana para darem testemunho da sua fé pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro, em procissão rumo ao Largo da Carioca. O evento, que marcou o início da Semana Santa e o começo dos trabalhos do Setor Jovem da Arquidiocese, celebrou o 25º Dia Mundial da Juventude (DMJ) e anunciou o desejo da Cidade de sediar a Jornada Mundial (JMJ) de 2014.
Roupas coloridas, pinturas no rosto, faixas nas cabeças e muita, muita alegria. Foi assim que os jovens das várias caravanas, vindas de todas as comunidades da Arquidiocese, chegaram à Catedral de São Sebastião. Entoando cânticos animados, portando bandeiras de suas comunidades e movimentos, rapazes e moças de todas as idades, mostraram o entusiasmo que a fé em Cristo pode proporcionar aos que a abraçam.
No local da concentração, área externa da Catedral, o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, abençoou os ramos para o início da procissão e, em seguida, chamou nominalmente a cada um dos representantes que compõem o Setor Jovem, para receberem o ramo bento, a cruz e o ícone de Nossa Senhora, Estrela da Evangelização.
Em seguida, teve inicío a procissão pelas ruas do Centro do Rio. De forma bastante envolvente, um trio elétrico, animado pelo Ministério de Música da Comunidade Shalom e por Padre Jorjão, conduziu a grande multidão até o Largo da Carioca. Aos que estavam pelos locais por onde a procissão passou pareceu impossível não se sentir tocado pelo testemunho de fé da juventude.
— Como é bonito ver essa alegria saudável dos jovens que estão na Igreja! Faz a gente acreditar que o futuro da gente, que vai ser construído por eles, pode ser melhor, contou a dona de casa Maria Paula da Silva, de 45 anos.
No Largo da Carioca, Dom Orani presidiu a Missa, que foi concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Antonio Augusto e Dom Wilson Tadeu e por vários sacerdotes da Arquidiocese. Durante a homilia, o Arcebispo lembrou a dificuldade que os jovens encontram para dar testemunho de Jesus em meio a um mundo que tem outros valores. E destacou a entrega de Cristo como exemplo de que não se deve ter medo de testemunhar com a própria vida, mesmo em meio a perseguições, para levar a termo a missão de ser construtor de um mundo novo.
— Professar a fé, testemunhar Jesus Cristo, no mundo de hoje, supõe que nós tenhamos força e coragem nas provações.(...) Nós confiamos em vocês, jovens, e nos colocamos juntos, nessa caminhada, disse o Arcebispo.
Setor Jovem
O Setor Jovem, lançado durante o evento, para animar os movimentos de juventude da Arquidiocese, fez, diante da Igreja, o seu compromisso:
— Queremos seguir Jesus e nele nos tornarmos força para a construção de um mundo de paz, fraternidade, solidariedade, justiça, amor e fé. (...) E, de modo especial, queremos levar Cristo ao jovem que está sofrendo, que está sem esperança, sem paz, sem fé.
Em seguida, houve um ofertório simbólico, durante o qual foram apresentados ao altar, além do pão e do vinho, uma mochila ligada ao compromisso com estudo e trabalho, e também 2 lamparinas, oferecendo a JMJ de 2011, em Madri, e o desejo de que a de 2014 seja no Rio de Janeiro.
O Arcebispo, então, fez a entrega da Cruz dos Jovens, ao representante de cada Vicariato:
— Recebei esta Cruz, símbolo da missão para a qual Cristo vos escolheu.
E os enviou:
— (...) Fortalecidos com o sinal da cruz, os enviamos como anunciadores da salvação e da paz. Guiai, Senhor, com a vossa mão os seus passos e fortalecei-os o ânimo, com a força da vossa graça, para que não se deixem abater pelo trabalho e pela fadiga. Fazei que suas palavras sejam eco na voz dos jovens, capazes de atrair para a obediência do Evangelho aqueles que as escutarem. Infundi o Espírito Santo em seus corações para que, dando-se inteiramente a todos, eles possam conduzir para vós, ó Pai, muitos filhos.
O Setor Jovem fez questão de agradecer o apoio e o incentivo da Arquidiocese presenteando Dom Orani com 2 vasos com girassóis, simbolizando a esperança que a juventude católica tem no amor que brota da verdade, no solo dos corações.
— Queremos aprender a amar e a levar este amor de Cristo até os locais mais longínquos, de modo especial para as pessoas mais necessitadas, afirmava o texto proclamado.
Ao término da Missa, foi exibido um vídeo expressando e entusiasmando a todos da Arquidiocese para que o Rio de Janeiro seja sede da Jornada Mundial da Juventude de 2014.
Após a benção final, os jovens puderam ainda se divertir ao ritmo da Banda Bom Pastor e dos Djs do Curtissom com Cristo, que encerraram o evento.
— Esse evento vem mostrar que a chama da juventude realmente está acesa no Rio, e não apagada como muitos diziam, lembrou Alan Gripp, de 14 anos, da Comunidade Shalom.
— Eventos como esse fazem o jovem mostrar a sua cara.(...) Mostrar o rosto de Cristo, em cada expressão por aqui, destacou Anderson Alves Rocha, de 28 anos, da Paróquia Jesus de Nazaré, no Complexo da Maré.
Texto: Nice Affonso - Foto de Victor Gonzalez 28/3/10
www.arquidiocese.org.br

Papa pede que jovens sigam Cristo sem temer incompreensões

Cidade do Vaticano, 28 mar (EFE).- O papa pediu hoje aos jovens, na 25ª Jornada Mundial da Juventude, que sigam Cristo e que não temam "as incompreensões e ofensas" que isso demanda.
Criada há 25 anos por João Paulo II, a Jornada Mundial da Juventude este ano é realizada em nível diocesano em todo o mundo.
"Hoje renovo a chamada de João Paulo II às novas gerações para que testemunhem com força aprazível e luminosa a verdade, para que aos homens e mulheres do terceiro milênio não falte o modelo mais autêntico, que é Jesus", afirmou o papa.
Bento XVI teve palavras de afeto para os milhares de jovens presentes na praça de São Pedro, que levavam bandeiras de seus países.
O lema da jornada este ano é "Bom Mestre, o que tenho que fazer para conseguir a vida eterna?". Por ocasião do evento, o papa enviou uma mensagem a todos os jovens do mundo e os exortou a não ter medo da crise econômica e do desemprego.
Também disse que o futuro está nas mãos dos jovens e que a fé em Cristo lhes dará força para enfrentar com serenidade a vida e assumir responsabilidades familiares e profissionais.
Bento XVI, de quase 83 anos, afirmou ainda que, da mesma forma que os desportistas, os jovens têm que se exercitar todos os dias, mesmo que não estejam entre os vencedores, e que essa mesma situação serve para os outros aspectos da vida.
Em 1984, após concluir o Ano Santo da Redenção, João Paulo II entregou uma cruz de madeira de 4 metros aos jovens e os convidou a levá-la por todo o mundo, nascendo assim a jornada.
A primeira jornada ocorreu em Roma, em 1985, e a próxima será em Madri, em 2011. EFE
Fonte: G1

Semana Santa da Paróquia Santo Antônio e Nª Sª da Boa Vista - Cachambi

Programação
27/03 – Sábado
- 17h. - Missa das Crianças (Ramos)
28/03 – DOMINGO DE RAMOS
- 07:30h. - Bênção dos Ramos, na Capela do Asilo Nossa Senhora de Pompéia .
- 08:30h. - Missa Campal Paroquial (Matriz e Capela) – Praça Avai
• Não haverá Missa 9:00 hs. na Matriz .:.
- 11:00h. - Batismo na Matriz
- 18:00h. - Missa Solene de Ramos na Matriz
29/03 - SEGUNDA-FEIRA SANTA
- 07:30h. - Missa das Almas (Matriz)
- 19:00h. - Ofício de Trevas
"Nós nos colocamos como pecadores. arruinados. Diante daquele que é a luz que salva"
30/03 - TERÇA-FEIRA SANTA
- 04:45h. - Caminhada Penitencial
(Concentração e saída da Paróquia N. Sra Aparecida, Rua Ferreira de Andrade. A comunidade caminha pedindo perdão a Deus pelos pecados)
- 06:15h. - Missa na Matriz de Santo Antônio
- 19:00h. - PROJEÇÃO DO FILME: SÃO TOMÉ
"... Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei!" (Jo 20,25)
31/03 - QUARTA-FEIRA SANTA
- 07:30h. - Missa na Matriz
- 18:30h. - Procissão do Encontro
(As Paróquias Santo Antonio, N. Sra. Aparecida, N. Sra. das Graças, lmaculado Coração de Maria e Jesus Divino Mestre celebram o ENCONTRO do Senhor dos Passos e N. Sra. Das Dores)
Concentração e saída da Rua Getúlio para a Igreja N. Sra. Aparecida
• Pregador: Dom Edson de Castro Homem
• Apresentação da Cantora Olivia Ferreira e Comunidade Bom Pastor.
Vista sua camisa de Santo Antônio
01/04 - QUINTA FEIRA SANTA
- 09:00h. - Missa do Crisma
- 19:00h - Missa da Ceia do Senhor (lava-pés com assistidos da Fraternidade Sol de Assis)
- das 21:00h. às 22:30 - Momento de Adoração livre
02/04 - SEXTA-FEIRA SANTA
ADORAÇÃO
- das 06:00 as 07:00h - Padres, DiáconoS, Terço dos Homens, MESCs, Acolhimento;
- das 07:00 as 08:00h - Mãe Peregrina; Batismo; Legião de Maria; Capela No Sra. Pompéia (Movimento da Esperança, Terço da Misericórdia)
- das 08:00 as 09:00h - Apostolado; Dízimo; Pascom; Círculos Bíblicos; Liturgia
- das 09:00 as 10:00h - Catequese Infantil e Coroinhas;
- das 10:00 as 11:00h – O.V.S; Amigas do Terço; Lojinha; Dispensa Santo Antônio
- das 11:00 as 12:00h - Juventude; Ministério de Música; Crisma; Visitação
- 17:00h – LITURGIA DA PAIXÃO
- 18:30h - Auto da Descida da Cruz
• Coleta destinada aos Lugares Santos de Jerusalém
Durante todo o dia a Igreja estará aberta
03/04 - SÁBADO SANTO
- 07:00h. - O silencio do Sepulcro (Frei Anselmo Fracasso)
- 08:30h - Soledade de Nossa Senhora das Dores
(Manhã de Retiro Paroquial)
VIGÍLIA PASCAL
"Porque buseais entre os mortos aquele que vive?” Lc 24. 6
19:30h. - VIGÍLIAPASCAL
• Início da Vigília com a bênção do fogo e Círio Pascal, no pátio da Matriz
• Bênção da Água, Renovação das Promessas do Batismo
• Procissão do Ressuscitado

04/04 – DOMINGO DE PÁSCOA
"Ele haveria de ressuscitar de entre os mortos"
- 07:00h. – Missa Campal (Asilo)
- 09:00h. - Missa Solene na Matriz
- 18:00h. - Missa Solene na Matriz
- 19:30h. - Auto da Ressurreição
Colaboração: José Augusto Gomes

Ficha Limpa entra na pauta da Câmara no dia 7 de abril

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, afirmou na tarde desta terça-feira (23/03), que o PLP da Ficha Limpa entrará na pauta do plenário no dia 7 de abril. A informação foi dada após a reunião com o colégio de líderes quando o presidente pediu aos parlamentares que levem suas colaborações para o aprimoramento da proposta.
Na semana passada, quando o deputado Índio da Costa, entregou ao presidente o texto consensual sobre o tema produzido pelo grupo de trabalho da casa, Temer afirmou à imprensa que a Ficha Limpa só entraria na pauta quando o assunto fosse tratado favoravelmente com os líderes partidários. Na avaliação do membro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Daniel Seidel, o presidente da Câmara, cumpriu com a sua palavra. “O projeto está em pauta e agora cabe à sociedade manter os contatos com os parlamentares de seus estados cobrando deles o comprometimento com a iniciativa”, disse.
Seidel acrescentou que o MCCE dará continuidade ao trabalho de esclarecimentos dos parlamentares ainda resistentes à proposta, para que estes sejam convencidos dessa questão. “Vamos lutar pela aprovação do projeto Ficha Limpa. A aprovação pelos deputados será a demonstração de que toda a sociedade brasileira vem esperando”, finalizou.
O projeto de lei que irá à apreciação no plenário tem como principal norteador o PLP 518/09, que ficou conhecido como Ficha Limpa, além de aspectos de outros 10 projetos a respeito das inelegibilidades. Lançada em 2008, a Campanha Ficha Limpa arrecadou mais de 1,6 milhão de assinaturas para o projeto de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos. O resultado da coleta assim como a proposta de projeto chegou ao Congresso Nacional no dia 29 de setembro. Caso o PLP seja votado ainda neste semestre no Senado Federal, ele poderá valer para as próximas eleições.
Fonte: MCCE - 23/3/10

24/03/2010

Pastorais da Juventude disponibilizam material para a Semana da Cidadania 2010

As Pastorais da Juventude do Brasil (PJB) vão realizar entre os dias 14 e 21 de abril a Semana da Cidadania. Trata-se de uma programação especial que integra as “Atividades Permanentes” das PJB, juntamente com a Semana do Estudante, que acontece em agosto; e o Dia Nacional da Juventude, que ocorre em outubro. Para a organização da Semana, já está disponível no site da CNBB o material completo de apoio. A versão impressa pode ser solicitada pelos regionais e dioceses através do e-mail juventude2@cnbb.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
De acordo com as Pastorais da Juventude do Brasil, a Semana da Cidadania tem por objetivo fazer com que a juventude reflita em grupo algumas questões do seu cotidiano e se organize em torno de um projeto de mundo sadio, fazendo coisas concretas, em comunhão com as Igrejas e com as organizações que partilham do mesmo sonho.
Em 2010, a Semana da Cidadania conta com o tema “Trabalho para a vida, não para a morte” e o lema “Juventude, suando e sonhando, em marcha contra a violência”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade e com a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.
“O foco da programação é direcionada ao sentido do trabalho para a vida da juventude e à reflexão sobre o trabalho como uma oportunidade de geração não só de renda, mas de vida plena”, explicam os organizadores.
www.cnbb.org.br

ExpoCatólica prepara-se para sua primeira edição bienal, em 2010

A feira, lançada em 2003, a partir de 2010 passa a realizar o evento a cada dois anos, para melhor atender às demandas da Igreja. A 7ª. Edição da ExpoCatólica será realizada de 08 a 11 de abril, no Pavilhão Amarelo do ExpoCenter Norte, em São Paulo. Ainda há espaço para a pré-reserva de estandes.
A sétima edição da ExpoCatólica Feira Internacional de Produtos e Serviços para Igrejas, Livrarias e Lojas de artigos religiosos, contará com um grande número de participantes. Ainda em fase de pré-reserva, a Feira, que será realizada entre os dias 8 a 11 de abril de 2010, no ExpoCenter Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo, já está com cerca de 80% de seus espaços preenchidos.
Fonte: www.expocatolica.com.br

23/03/2010

Procissão do Encontro da 6ª Forania reunirá comunidades.

Telefone da Paróquia Nª Sª Conceição Aparecida: 2281-3545.

Semana Santa da Paróquia Nª Sª da Conceição Aparecida - Cachambi

Semana San†a – 2010
Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Rua Ferreira de Andrade, 103 – Cachambi – R J
DOMINGO DE RAMOS – 28 DE MARÇO
BÊNÇÃO E PROCISSÃO DE RAMOS
8:00h – Benção e distribuição dos Ramos. Será da Rua Ferreira de Andrade, em frente ao Colégio Célio Rodrigues, de onde saíra à procissão em direção a Igreja. Onde seguirá a SANTA MISSA com a Oração do dia e Liturgia da Palavra.
OUTRAS MISSAS DO DIA
7:00 e 18:00 horas
Hoje, em todas as Missas:
Coleta da Campanha da Fraternidade 2010
SEGUNDA-FEIRA – 29 DE MARÇO
MISSA: 7:00h.
MISSA PELAS ALMAS: 18:00h
CEIA PASCAL – Centro Comunitário: 19:00h.
QUARTA-FEIRA – 31 DE MARÇO
MISSA: 7:00h. e 18:00h.
Procissão do Encontro do Senhor dos Passos
com Nossa Senhora – às 19:00 horas
TRÍDUO PASCAL
São os três dias mais importantes da Semana Santa,
que têm seu ponto culminante na Vigília Pascoal!
Revivemos a CEIA DO SENHOR (quinta-feira santa),
a sua PAIXÃO E MORTE (sexta-feira santa)
e a sua RESSURREIÇÃO (sábado santo).
QUINTA-FEIRA – 1º DE ABRIL
PELA MANHÃ NA CATEDRAL, às 9:00h.
MISSA DO CRISMA
É o grande momento da Comunhão Eclesial dos Presbíteros em torno do seu Pastor Diocesano. Quando os Padres renovam suas Promessas Sacerdotais, revivem intensamente o Dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial. Também as Comunidades Paroquiais são convidadas a enviar delegações, para simbolizar a Unidade da Igreja Diocesana.
Nesta Missa são abençoados e consagrados
os SANTOS ÓLEOS, a saber:
Óleo dos Enfermos, Óleo dos Catecúmenos
e o Santo Crisma.
SOLENE CELEBRAÇÃO DA
CEIA DO SENHOR e LAVA-PÉS

às 19:30 horas
“Desejei ardentemente comer convosco esta Ceia Pascal, antes de padecer”...
“Se eu vos lavei os pés, sendo Senhor e Mestre,
vós também deveis lavar os pés uns dos outros”...
A D O R A Ç Ã O
Após a Missa, o Santíssimo será trasladado para o Salão Paroquial, onde haverá uma vigília de Oração,
lembrando aquela última, antes da traição,
quando Jesus disse aos seus:
“Permanecei aqui e vigiai comigo”.
Toda a Comunidade é convidada a fazer um momento de Adoração ao Santíssimo.
SEXTA- FEIRA – 2 DE ABRIL
Dia de recolhimento, de oração, de jejum e abstinência, em memória da Paixão e Morte do Senhor.
“Cristo se fez por nós obediente até a morte,
a morte de cruz”.
CELEBRAÇÃO LITÚRGICA DA PAIXÃO
E MORTE DO SENHOR,
COMUNHÃO EUCARÍSTICA
E VENERAÇÃO DA SANTA CRUZ

às 15:00 horas
(Coleta para Lugares Santos)
Em seguida Procissão do Senhor Morto
SÁBADO – 3 DE ABRIL
O silêncio litúrgico deste dia expressa a Igreja que vigia junto ao sepulcro do Senhor,
na expectativa da vitoriosa ressurreição.
OFÍCIO DAS TREVAS às 8:00 horas
Na Vigília Pascal viveremos a passagem do recolhimento da expectativa para a explosão de Vida, na Ressurreição.
Nas renovações das nossas promessas batismais, ressuscitamos com Jesus.

SOLENE VIGÍLIA PASCAL às 20:00 horas
Em 4 momentos sucessivos celebramos JESUS CRISTO como: LUZ DO MUNDO, PALAVRA DA VIDA,
FONTE DE ÁGUA VIVA E PÃO DA VIDA.
Os simbolismos nos conduzem e nos ajudam a uma profunda renovação espiritual.
Somos convidados a reviver nosso Batismo,
renovando as Promessas batismais.
Por isso é importante que cada um traga uma vela,
com alguma proteção, para não sujar a Igreja.
DOMINGO DE PÁSCOA – 4 DE ABRIL

“ALEGREMOS E NELE EXULTEMOS! ALELUIA!
CRISTO RESSUSCITOU!...
A VIDA VENCEU A MORTE! ALELUIA!...”
HORÁRIO DAS MISSAS
7:00 – 8:30 – 10:30 e 18:00 horas.
Pe. Jorge André Pimentel Gouvêa – Pároco
DESEJA A TODOS PAROQUIANOS
UMA FELIZ E SANTA PÁSCOA!

Colaboração do querido Diácono Luiz Augusto Faria, fiel orientador da Liturgia desta paróquia.

22/03/2010

Vaticano adere ao twitter e reforça presença na internet

Dando prosseguimento à intenção de ampliar a difusão da mensagem da Igreja com a incorporação de meios digitais, o Vaticano decidiu abrir sua própria conta no Twitter com canais em seis diferentes idiomas, incluindo o português e o espanhol (news_va_pt e news_va_es).
Além disso, desde sábado, a presença do Vaticano na Internet está reforçada também com o site www.resources.va. à página oficial no portal de vídeos Youtube (http://www.youtube.com/user/vatican), estes dois novos serviços oferecem notícias, vídeos e áudios particularmente importantes para a vida da Igreja.
Somados
Com a adesão ao Twitter, o Vaticano inaugura um espaço novo de comunicação com seus fiéis: A rede social permite aos usuários enviar e receber atualizações, em textos de até 140 caracteres, (conhecidos como "tweets"), através do site do serviço ou de SMS.
O sucesso do novo canal foi imediato: em poucas horas, contaram-se mais de 300 acessos em português e igual número em espanhol. Presente na Internet há 4 anos, a rede Twitter tem enorme penetração no Brasil.
Fonte: Rádio Vaticano
Local:Cidade do Vaticano

www.catolicanet.org.br 22/3/10

Paixão de Cristo em Jacarepaguá

"Jesus de Nazaré" na Paróquia Nª Sª Auxiliadora

A PASCOM da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora convida a todos a
estarem juntos neste momento de
Paz, Oração e Reflexão e preparar a
Melhor Semana Santa de Nossa Vida.
Vamos assistir juntos ao Filme:"Jesus de Nazaré".
Será neste domingo - 28/03/2010, às 16h.
Traga sua família e amigos, pois estaremos neste dia iniciando a
Semana Santa.
Tenha certeza que Deus reserva um domingo bem diferente na sua vida.
Venha conferir.
Sala de vídeo NS Auxiliadora
Rua Darcy Vargas, 12 - Jacarezinho - RJ
Ingresso: R$ 2,00
Geraldo Paiva (Pascom P. Nª Sª Auxiliadora - Jacarezinho)

20/03/2010

Sítios missionários

http://www.alemfronteiras.org.br/
http://www.missiologia.org.br
http://www.pom.org.br
http://www.revistamissoes.org.br/
http://www.mundoemissao.org.br/
http://www.amazonia.org.br/
http://www.cimi.org.br/
http://www.ccm.org.br
http://www.cnbb.org.br/

I Congresso Missionário Nacional de Seminaristas: Brasília, de 4 a 10 de julho/10

"Nesta terça feira, dia 24 de novembro, reuniram-se na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, os representantes das entidades promotoras do I Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, a ser realizado de 4 a 10 de julho de 2010 em Brasília. Estavam presentes: Pe. Daniel Lagni, Diretor Nacional das POM; Pe. Sávio Corinaldesi, Secretário Nacional da União Missionária; Pe. Edson Assunção, Secretário Nacional da Infância Missionária, Pe. Estevão Raschietti, Diretor do Centro Cultural Missionário; Pe. Reginaldo Lima, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados; Pe. Altevir da Silva, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Secretário Executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina).
Nesta reunião foram dados os primeiros encaminhamentos ao evento que quer reunir cerca de 150 seminaristas de todo Brasil. Tema em debate será: "Formação presbiteral para uma missão sem fronteiras" e o lema: "Chamados para estar com ele e enviados" (Mc 3,14). Serão convidados a participar seminaristas diocesanos e religiosos a partir do 3º ano de filosofia de todo Brasil. As vagas serão distribuídas de maneira proporcional à presença de seminários nas diversas regiões do País, e as inscrições serão efetuadas através dos coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (COMIREs) e da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).
Um primeiro esboço da programação dos sete dias de congresso prevê uma abertura, uma conclusão e cinco dias de trabalho inspirados por uma reflexão bíblica sobre a missão, segundo um autor do Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas, João e Paulo. A seguir, a pauta diária terá um aprofundamento sobre uma das cinco dimensões da formação presbiteral relacionadas com a missão: dimensão humana, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral. O Congresso contará com oficinas, plenários, celebrações e confraternizações animadas pelos próprios seminaristas. Objetivo da iniciativa é alimentar a consciência missionária dos futuros presbíteros, à luz da Bíblia e das orientações dos mais recentes documentos da Igreja".
Centro Cultural Missionário (CCM)
Endereço: SGAN 905 Conj. C - 70790-050 Brasília

19/03/2010

Programa da Semana Santa da Paróquia de S. Sebastião dos Capuchinhos

Semana Santa
A partir da quarta-feira de Cinzas começamos o período de Quaresma, tempo litúrgico de conversão, trata-se de um período de Penitencia e Meditação (jejum e oração). Esse período termina exatamente na missa da tarde da Quinta-feira Santa, quando começa o Tríduo Pascal, passa pela Sexta-feira da Paixão, entra no Sábado Santo e termina no glorioso Domingo de Páscoa.
Venha participar deste momento único. Ele é o Principio o Meio e o Fim. Conheça a Paixão, Morte e Ressurreição. Jesus Cristo, nosso Deus e nosso Senhor. Amém!
Domingo de Ramos (28/03/10)
Missas do Domingo na Igreja: 7 h., 8:30 h., 11:30 h., 18 h. e 19:30 h.
Missa da Comunidade São José (Turano): 9 h.
Toda a coleta do dia é destinada para a CNBB-Campanha da Fraternidade.
Procissão de Ramos, saindo da Pça. Afonso Pena, em direção à Igreja, às 8 h.
Missa dos Ramos na Igreja, às 8:30 h.
Segunda-Feira (29/03/10)
Confissões na Igreja, após a missa das 19 horas.
Terça-Feira (30/03/10)
Hora Santa, com adoração ao Santíssimo Sacramento, às 20 horas.
Quarta-Feira Santa (31/03/10)
Via-Sacra, às 20 h., na Pça. Afonso Pena.
A Via-Sacra acontecerá na Praça Afonso Pena, dia 31, a partir das 20 horas, com a presença das sete paróquias da Forania (São Sebastião, São Francisco Xavier, São Joaquim, São Francisco de Assis, Nossa Senhora Salette, Nossa Senhora das Dores e Santa Terezinha).
Quinta-Feira Santa (01/04/10)
Missa de Lava-Pés, às 20 h., na Igreja
Adoração ao Santíssimo Sacramento, das 21:30 às 24:00 h., dinamizada pelos grupos e pastorais paroquiais.
Sexta-Feira Santa (02/04/10)
É Primeira Sexta-Feira do Mês, mas não tem missa por ser Sexta-Feira Santa.
Adoração ao Santíssimo Sacramento, das 6:00 h. às 15:00 h., dinamizada pelos grupos e pastorais paroquiais.
Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, às 15 h., na Igreja. Após a celebração, procissão do Senhor Morto.
Sábado Santo (03/04/10)
Celebração Solene da Vigília Pascal, às 19 h. – início no Adro da Igreja, com a Bênção do Fogo e do Círio Pascal. Procissão da Ressurreição, após a Missa.
Domingo de Páscoa (04/04/10)
Missas na Igreja, às 7 h., 8:30 h., 11:30 h., 18 h. e 19:30 h.
Bênção do Círio Pascal da Comunidade São José na Missa das 7 h. A seguir, procissão até a Comunidade São José (Turano), com Missa na Capela, às 9 h.

http://www.igrejadoscapuchinhos.org.br/
Endereço da Paróquia S. Sebastião
Rua Haddock Lobo, 266 - Tijuca
Tel. 2569-2852

Rio de Janeiro tem Dia do Nascituro: 25 de março

25 de março: Dia do Nascituro no calendário oficial de eventos do Rio de Janeiro
Lei 4.847/2008 - Elaborada pelo vereador Márcio Pacheco.
Solenidade, às 18h, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Cinelândia.
Plenário Teotônio Villela

Lançamento do livro "Removendo Pedras", de Edmilson Martins de Oliveira

O livro é de Edmilson Martins de Oliveira, da Paróquia Nª Sª da Conceição e S. José, do Engenho de Dentro, 5ª Forania do Vicariato Norte. Edmilson realiza um serviço de conscientização da Campanha da Fraternidade Ecumênica/10 e do Projeto Ficha Limpa, incentivando a participação ativa do cristão na luta pelo bem comum.

17/03/2010

Via Sacra na Tijuca - 29/3/10, 19h.

VIA SACRA DA TIJUCA
2ªForania do Vicariato Norte
A Procissão da Via Sacra / 2010, dia 29/03, a partir das 19h.
Concentração em frente a Paróquia Nª Srª do Líbano
Rua Conde deBonfim, 638 – Tijuca
Orações iniciais a partir das 20h.
Quem participar da Via Sacra deverá levar velas e o Livro da Campanha da Fraternidade / 2010, para acompanharem as estações.
Não esquecer : Camisa ou lenço branco, e suporte para as velas.
Pessoas que residirem no trajeto, entre a Paróquia N.Srª do Líbano e a Praça Saens Pena, acendam as luzes de suas residências e coloquem panos, bandeiras ou toalhas brancas sobre o peitoril da janela, simbolizando a PAZ nos corações.

ESTAÇÕES
1ª Estação: Estacionamento da Igreja Nossa Senhora do Líbano.Responsável: Paróquia Nossa Senhora do Líbano;
2ª Estação: Em frente à Galeria MÉD CURSO (lado oposto da Paróquia Nossa Senhora do Líbano), na Rua Conde de Bonfim, em direção à Praça Saens Peña. Responsável: Paróquia São Camilo;
3ª Estação: Esquina da Rua Visconde de Cabo Frio (TELE-RIO).Responsável: Paróquia Nossa Senhora da Luz;
4ª Estação: Em frente ao nº 590 (Superfrut) Responsável: Paróquia Nossa Senhora de Fátima;
5ª Estação: Esquina da Rua José Higino (Drogaria Padrão)Responsável: Paróquia Sangue de Cristo;
6ª Estação: Em frente ao Edifício Pulmann.Responsável: Paróquia Nossa Senhora da Conceição;
7ª Estação: Esquina da Rua Clovis Bevilaqua (Centro Integrado de Odontologia)Responsável: Paróquia São domingos de Gusmão;
8ª Estação: Esquina da Rua Henri Ford (Rede Ultra)Responsável: Paróquia Santo Afonso;
9ª Estação: Em frente ao Banco Estilo (Rua Conde de Bonfim, 481)Responsável: Paróquia Sagrados Corações;
10ª Estação: Em frente à Igreja dos Sagrados Corações.Responsável: Paróquia Bom Pastor;
11ª Estação: Esquina da Rua Abelardo Chacrinha Barbosa (após o Tijuca Tênis Clube). Responsável: Paróquia São Camilo de Lelis;
12ª Estação: Em frente ao Banco Itaú .Responsável: Paróquia Bom Pastor;
13ª Estação: Em Frente a Leader. Responsável: Paróquia Nossa Senhora de Fátima;
14ª Estação: Praça Saens Peña, entre os bancos BB e Santander Responsável: Paróquia Sagrados Corações;
15ª Estação: Centro do jardim da Praça Saens Peña (chafariz). Responsável: Paróquia Santo Afonso.
Colaboração: Márcio Panda

15/03/2010

PASTORAL DIGITAL

Fiquei em dúvida se chamaria esta nova forma de pastoral da comunicação de digital, do ciberespaço ou cibernética. Atualmente os termos envelhecem rapidamente. O tempo e os desenvolvimentos futuros dirão e escolherão os passos, caminhos e nomes para essa missão da comunicação nesta época.
Acredito que uma nova maneira de fazer pastoral de comunicação está sendo suscitada pela Igreja através da mensagem do Papa Bento XVI para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Como ocorre o Ano Sacerdotal, o tema tem essa referência, mas, sem dúvida, é dirigido a todos os católicos: “o sacerdote e a pastoral no mundo digital: as novas mídias a serviço da Palavra”. Como sempre acontece no Brasil, esse dia é celebrado no Domingo da Ascensão, este ano no dia 16 de maio de 2010.
Um grande passo foi dado. Havia na cabeça e no comportamento de muitos certo medo das novas mídias ou novas ferramentas de internet, por ser esse um território livre, onde há de tudo. É um medo infundado, pois se assim o fosse não poderíamos estar nos ramos dos livros e das revistas porque existem muitos livros e revistas que não são recomendáveis para os cristãos e talvez nem para as pessoas de certa dignidade.
Estávamos presentes nesses meios com certa timidez e até mesmo com certo temor. Sabemos, porém, que os “digitais nativos” já utilizam essas mídias com desenvoltura e naturalidade incríveis e, quando cristãos, sabem utilizar muito bem tudo isso para um trabalho evangelizador. Podemos anunciar que o desejo da Igreja é que saibamos colocar as novas mídias a serviço da Palavra, ou seja, de Cristo, fazendo agora a pastoral digital ou no mundo digital.
A nossa Comissão Episcopal enviará às Dioceses cartazes e textos com os subsídios para bem celebrar esse dia em todas as comunidades e paróquias, aliás, é o único dia criado pelo Concílio Vaticano II. Isso está no documento Inter Mirifica, um dos dois mais antigos documentos emanados do Concílio. Ele inicia, além da série de importantes documentos para a renovação da Igreja na década de sessenta, também uma orientação para os novos tempos que estavam surgindo naquela época no campo dos meios de comunicação. A Igreja tem como missão evangelizar, ou seja, comunicar a morte e ressurreição de Jesus Cristo, que foi enviado pelo Pai para nos comunicar a Sua Vontade. Se o documento conciliar é apenas indicativo, ele abriu, no entanto, os caminhos para as diferentes situações que se seguiriam posteriormente. Cada ano, os Pontífices Romanos anunciam, na festa dos Arcanjos Gabriel, Rafael e Miguel, o tema anual e publicam o texto no dia da Festa de São Francisco de Sales.
Saudamos carinhosamente os que se dedicam a essa missão, e incentivamos para que o façam com ânimo sempre renovado – de levar todos os homens e mulheres a construírem uma sociedade justa e fraterna, além de alimentar a fé do nosso povo através de escritos, filmes, Power points e tantos outros meios. Quando, neste ano, tivermos a graça de criar a “Signis Brasil”, como filial da Signis Mundial, também ali deverá ter um setor para os portais de inspiração católica se filiarem, além das rádios, televisões, revistas, jornais e impressos. Atualmente temos ótimos portais de notícias ligados a grupos católicos que, além de passar os acontecimentos, formam, através de eventos e textos, as pessoas no caminho cristão. A grande questão é saber escolher a reta doutrina e aqueles que sabem construir a unidade na diversidade. Isso está entre outras iniciativas louváveis, somente para recordarmos das propostas que são colocadas diante de nossas telas de formação permanente da doutrina cristã, de anúncio da Palavra de Deus e de notícias acerca da vida da Igreja no Brasil e da vida das próprias dioceses, paróquias e comunidades.
Urge uma conversão pastoral de nossos presbíteros, como nos pede o Papa para o Dia Mundial das Comunicações, em colocar, como meta primeira de sua pastoral, a pastoral da comunicação e da acolhida, que hoje não pode prescindir de ser, também, da internet e dos meios correlatos.
Não tenho dúvidas de que a Igreja que peregrina no Brasil está fortemente amparada na vontade deliberada de dar especial apoio a todos os sites e meios eletrônicos que anunciem o Cristo Ressuscitado e que levem o homem e a mulher de nossos dias a buscar a santidade pelo conhecimento e pelo seguimento apaixonado pelo Redentor.
A todos uma bela e comprometedora celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, e que isso ajude a criar ou incrementar ainda mais a Pastoral da Comunicação em nossas comunidades e abrir-nos para o diálogo com os comunicadores de nossa região.
+ Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ
Presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB

Destinatários políticos e modelo de solicitação de votação a favor da "Ficha Limpa"

.gov.br, dep.pastorpedroribeiro@camara.gov.br, dep.paulohenriquelustosa@camara.gov.br, dep.raimuindogomesdematos@camara.gov.br, dep.vicentearruda@camara.gov.br, dep.zegeraldo@camara.gov.br, dep.jofranfrejat@camara.gov.br, dep.joseedmar@camara.gov.br, dep.laertebessa@camara.gov.br, dep.magela@camara.gov.br, dep.osorioadriano@camara.gov.br, dep.ricardoquirino@camara.gov.br, dep.rodrigorollemberg@camara.gov.br, dep.tadeufilippelli@camara.gov.br, dep.ademircamilo@camara.gov.br, dep.aeltonfreitas@camara.gov.br, dep.alexandresilveira@camara.gov.br, dep.antonioandrade@camara.gov.br, dep.antonioroberto@camara.gov.br, dep.aracelydepaula@camara.gov.br, dep.bilacpinto@camara.gov.br, dep.bonifaciodeandrada@camara.gov.br, dep.carlosmelles@camara.gov.br, dep.carloswillian@camara.gov.br, dep.ciropedrosa@camara.gov.br, dep.edmarmoreira@camara.gov.br, dep.eduardobarbosa@camara.gov.br, dep.elismarprado@camara.gov.br, dep.fabioramalho@camara.gov.br, dep.fernandodiniz@camara.gov.br, dep.georgehilton@camara.gov.br, dep.geraldothadeu@camara.gov.br, dep.gilmarmachado@camara.gov.br, dep.humbertosouto@camara.gov.br, dep.jaimemartins@camara.gov.br, dep.jairoataide@camara.gov.br, dep.jomoraes@camara.gov.br, dep.joaobittar@camara.gov.br, dep.joaomagalhaes@camara.gov.br, dep.josefernandoaparecidodeoliveira@camara.gov.br, dep.josesantanadevasconcellos@camara.gov.br, dep.juliodelgado@camara.gov.br, dep.laelvarella@camara.gov.br, dep.leonardomonteiro@camara.gov.br, dep.leonardoquintao@camara.gov.br, dep.lincolnportela@camara.gov.br, dep.luizfernandofaria@camara.gov.br, dep.marcioreinaldomoreira@camara.gov.br, dep.marcoslima@camara.gov.br, dep.marcosmontes@camara.gov.br, dep.marialuciacardoso@camara.gov.br, dep.mariodeoliveira@camara.gov.br, dep.marioheringer@camara.gov.br, dep.maurolopes@camara.gov.br, dep.miguelcorrea@camara.gov.br, dep.miguelmartini@camara.gov.br, dep.narciorodrigues@camara.gov.br, dep.odaircunha@camara.gov.br, dep.pauloabiackel@camara.gov.br, dep.paulopiau@camara.gov.br, dep.rafaelguerra@camara.gov.br, dep.reginaldolopes@camara.gov.br, dep.rodrigodecastro@camara.gov.br, dep.saraivafelipe@camara.gov.br, dep.silasbrasileiro@camara.gov.br, dep.virgilioguimaraes@camara.gov.br, dep.vitorpenido@camara.gov.br

Senhor deputado:
O Projeto 518/09, de iniciativa popular, subscrito por mais de 1.600.000 cidadãos brasileiros, em breve entrará em pauta para discussão e aprovação. Como subscritores do projeto, solicitamos que o senhor e seu partido votem pela aprovação, na forma como foi subscrito pelos cidadãos. A iniciativa popular é um direito constitucional que precisa ser respeitado.
Atenciosamente,
.........................................

12/03/2010

Assembleia preparatória para o 11º Plano Pastoral de Conjunto

No dia 17 de março, às 18 horas, será realizada a assembléia preparatória da primeira fase do 11° Plano Pastoral de Conjunto (PPC) da Comissão de Entidades e Movimentos Arquidiocesanos de Leigos (CEMAL).
O objetivo é refletir, partilhar e concluir as sugestões para a primeira fase do 11° PPC. O encontro terá a presença do Padre Cristiano Hotz e Helena Rios, da Coordenação de Pastoral e dos coordenadores dos Movimentos Arquidiocesanos.Todos estão convidados.
A Assembléia será na sala 2 do 2° andar do Edifício João Paulo II, situado na Rua Benjamin Constant, 23, na Glória.
Fonte:www.arquidiocese.org.br

CONVOCAÇÃO AOS JOVENS

1) Missa da Juventude
O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, convida todos os jovens da nossa Arquidiocese para participarem da Santa Missa, no sábado, 13 de março, às 9 horas, na Paróquia Nossa Senhora da Vitória, na Barra da Tijuca.
Esta Missa será transmitida para todo Brasil pela Rede Vida, TV Nazaré e pelo Portal da Arquidiocese e tem como objetivo atrair a atenção da CNBB à candidatura do Rio para sediar a próxima Jornada Mundial da Juventude, pós JMJ Madri 2011.
Por isso jovem, você não pode faltar! A Paróquia Nossa Senhora da Vitória fica na Rua Desembargador José Maria Ortigão Sampaio, 55, Alfabarra 2, na Barra da Tijuca.

2) Dia Mundial da Juventude no Rio: Eu vou!
Os jovens do Rio de Janeiro estão mais do que convidados, estão, na verdade, convocados para o evento que marcará a celebração do Dia Mundial da Juventude na Arquidiocese, que acontecerá em 27 de março, com concentração às 15h, na Catedral de São Sebastião, no Centro.
Animados pelos projetos Juventude e Artes da Comunidade Shalom, os jovens sairão em procissão da Catedral Metropolitana, às 15h, em direção ao Largo da Carioca, no Centro, onde haverá a Missa de Ramos. O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá a celebração. Logo em seguida, terá música eletrônica executada pela equipe do Curtisom, com Cristo e a banda Bom Pastor que animarão o show de encerramento do evento.

O encontro, tradicionalmente celebrado no Domingo de Ramos, mas que esse ano, no Rio, foi antecipado para o sábado, também marcará o início dos trabalhos do Setor Juventude da Arquidiocese e a candidatura da cidade para sediar a Jornada Mundial da Juventude, prevista para 2014, com a presença do Papa Bento XVI.

Participe e anime sua Paróquia a marcar presença nesse dia em que diferentes espiritualidades se unirão para dar um sonoro “sim” à vida e testemunharem sua fé.
Arquidiocese de S. Sebastião do Rio de Janeiro

D. Orani João Tempesta promove Ato Público Ficha Limpa

Estivemos no ato público da Ficha Limpa, no Edifício João Paulo II, no dia 11/03. O salão de reuniões do 2º andar estava superlotado, com a presença e apoio do nosso arcebispo d. Orani Tempesta, conforme notícia abaixo da Agência Estado.
Estava presente o deputado Índio da Costa, relator nomeado pelo presidente da Câmara, para estudar o Projeto, que tem o número 518/09, Também estavam presentes os deputados Chico Alencar e Antônio Carlos Biscaia, que assinaram o projeto.
O dep. Índio da Costa fez uma exposição sobre o teor do projeto, com algumas modificações do projeto original. Por exemplo, suprime a parte que trata da inelegibilidade de políticos que tenham sido condenados em primeira e única instância.
A nosso ver, essa supressão reduz muito a importância do projeto, pois significa que bandidos continuarão se candidatando a cargos eletivos.
Ficou claro no ato que há no congresso uma forte rejeição ao projeto, que só será aprovado mediante muita pressão popular. Todos os presentes foram conclamados e agirem, divulgando esse movimento de combate à corrupção, buscando o máximo de adesão popular.
Algumas recomendações foram propostas:
1. telefonar para 0800-619619, deixando mensagem para o deputado de sua preferência ou para todos os deputados;
2. mandar e-mail para: dep.micheltemer@camara.gov.br (presidente da Câmara)
dep.indiodacosta@camara.gov.br ( relator do projeto)
3. ou para qualquer ou quaisquer outros deputados, assim:
dep.(coloque o nome do parlamentar como ele é conhecido)@camara.gov.br , como nos exemplos acima.
Devemos exigir dos deputados que o projeto deve ser aprovado na íntegra, tal como foi subscrito por mais de 1 milhão e 600 mil cidadãos brasileiros.

O parágrafo único do Art. 1º da Constituição do Brasil, nossa Lei maior, diz o seguinte:
" Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição".
Mais informações em www.mcce.org.br ou www.cnbb.org.br
QUE ASSIM SEJA.
Maria José e Edmílson (5ª Forania do Vicariato Norte)

10/03/2010

Festa do Glorioso S. José - Paróquia Nª Sª Conceição e S. José - Engenho de Dentro

Festa do Glorioso São José
Triduo do Padroeiro: 16/03/10 a 18/03/10
(Orações, Cantos, Pregação, Comunhão e Benção do Santíssimo)

1º Dia do Triduo: 16/03/2010 às 19:30h
Tema: São José, Esposo da Virgem Maria
Gesto Concreto: Oferta de Material de Higiene e de Curativo
Bênção dos Objetos de Devoção: Imagens, Terços, Escapulários

2º Dia do Triduo: 17/03/2010 às 19:30h
Tema: São José, pai de Jesus Cristo
Gesto Concreto: Oferta de Leite em pó
Bênção aos Pais

3º Dia do Triduo: 18/03/2010 às 19:30h
Tema: São José, Patrono da Igreja, Comunidade de Comunidades!
Gesto Concreto: Oferta de Óleo de soja
Bênção às Famílias
Dia 19/03/10 (6ª-feira) Dia do Padroeiro:
Missas:
06:30h,08:00h,10:00h
16:00h - Missa da Saúde
19:30h - Missa Solene Presidida por Don Orani
Solene Procissão Luminosa:
18:30h
Festa Externa com barraquinhas durante todo dia

Endereço da Paróquia:
Av. Amaro Cavalcante, 1.761 - Eng. Dentro - Tel. 2269-9595
Colaboração: Cinthia Dias

08/03/2010

Painel sobre a Campanha da Fraternidade E/10

CONVITE:
Pe Manuel convida para um painel sobre o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010: ECONOMIA E VIDA.
Painelistas: O Economista Eduardo Amaral, o Engenheiro Marcelo Soares e o Deputado Estadual Alessandro Molon.
Data: Quarta feira, dia 10 de março.
Local: Paróquia Nossa Senhora da Paz -edifício São Francisco - Visconde de Pirajá 339.
Horário:19:30h.

Economia de Comunhão

O que é "Economia de Comunhão"?
Venha saber no dia 13/3/10
Das 8.30h às 12.30h
Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Méier
Rua Carolina Santos, 143 - Méier - Tel.: 2595-5212
Programação no site:
http://www.iscj.com.br

Palestras sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica/2010

Data: 09/03/2010
Horário:20h-21h30min
Evento: Palestra organizada pelo ECC e aberta à Comunidade, sobre o tema da CF 2010. Palestrante: Carmem Silvia Local de realização do eventoParóquia dos Sagrados Corações – Salão Paroquial Rua Conde de Bonfim, 474 - Tijuca
Dados de contato do organizador Pe. Lorenzo - 2268-3118

Data: 13/03/2010
Horário:8h30min – 12h30min
Evento: Seminário sobre a Campanha da Fraternidade/2010.
Pe Marcelo Batalioto, doutorando da PUC, falará sobre o HISTÓRICO DAS CAMPANHAS DE FRATERNIDADE.
Dom Wilson, Bispo Auxiliar, abordará o tema e lema da CF: ECONOMIA E VIDA e VOCES NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO.
Dr.Roberto Cintra Martins, professor da PUC e Maria das Graças, economista, partilharão uma experiência de Economia de Comunhão.
O seminário tem entrada franca.
Local de realização do evento: Paróquia do Sagrado Coração de Jesus - Nave da Igreja Rua Carolina Santos, 143- Méier

Data ou Período: 21/03/2010Horário:15h30min - 16h30min
Evento: Dinâmica sobre o tema da CF 2010 para o Grupo Solidariedade e Serviço (empregadas domésticas e porteiros do Vicariato Norte), buscando concretizar os conceitos principais da CF 2010.
Local de realização do evento: Paróquia dos Sagrados Corações – Salão 1º Andar Rua Conde de Bonfim, 474 - Tijuca

8 de março: Dia Internacional da Mulher!

8 de março - Mulheres de todo o mundo, PARABÉNS!!!
Pelas lutas, pelas conquistas, pela dedicação!
Nossa Senhora, rogai por nós!

Santa Rita de Cássia, mais uma Igreja no Jacarezinho

No dia 07/03/10, às 17h, o Pároco da Paróquia Nª Sª Auxiliadora, no Jacarezinho, Pe. Gregório Batista, recebeu D. Orani João Tempesta para dar a bênção à nova Igreja de Santa Rita de Cássia.
Com a presença do Monsenhor Gustavo Auler, Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Pe. Antônio, Vigário Geral da Paróquia Nª Sª Auxiliadora e Pe. Wagner Toledo, Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua e Nª Sª da Boa Vista, a procissão seguiu em direção à Paróquia Nª Sª Auxiliadora onde houve Celebração Eucarística.
Os jovens ofereceram rosas a todos. Os pedreiros que participaram da construção da nova Igreja agradeceram a colaboração de todos. Ao final, houve entrega do prêmio de uma rifa passada antes da festa.
Paróquia Nª Sª Auxiliadora

Fachada da Igreja Santa Rita de Cássia

Pe. Gregório, D. Orani e Mons. Gustavo

Procissão até a Paróquia Nª Sª Auxiliadora - Jacarezinho

Fotos: Waldéa

07/03/2010

Dia Mundial da Juventude reunirá jovens de todos os vicariatos

Comemoração do Dia Mundial da Juventude!
Dia 27/3/10, às 15h: concentração na Catedral Metropolitana
Caminhada até o Largo da Carioca onde haverá celebração.
Atenção, jovens de todas as paróquias!
Entrar em contato com a coordenação da Pastoral da Juventude!
Vicariato Norte: tel. 2569-6312

05/03/2010

CMBB lança campanha nacional "1 milhão de Bíblias"


Será lançada, no próximo dia 6, em Teresina (PI), a campanha nacional desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Comissão para a Missão Continental no Brasil: o “Projeto 1 milhão de Bíblias”, que tem como tema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19) e o lema “Discípulo e servidores da Palavra de Deus”.
O lançamento será feito pelo secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, e contará com a presença do bispo de Teresina e presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí), dom Sérgio da Rocha. Após o lançamento na capital, será lançada também na diocese de Picos (PI), com a presença do bispo dom Plínio José Luz da Silva e em Campo Maior (PI), com a presença de dom Eduardo Zielski.
“É grande a expectativa do Regional Nordeste 4 da CNBB, no estado do Piauí, para o lançamento da Campanha Nacional de 1 Milhão de Bíblia, nos dias 06 e 07, em Teresina, Picos, Oeiras e Campo Maior. Todas as dioceses do Regional já receberam o material da Campanha e os bispos, juntos, já discutiram os critérios de distribuição e utilização. Como somos os primeiros a fazer a experiência da Campanha, esperamos, em breve, poder compartilhar o resultado positivo com os demais Regionais”, afirmou o bispo de Picos, dom Plínio José.
Como o nome mesmo diz, o objetivo da campanha é levar a Palavra de Deus a todos no Brasil que não tem condições de comprar a Bíblia e outros materiais educativos de evangelização.
A primeira fase da campanha consiste na apresentação de um projeto de evangelização pelas (arqui)dioceses à CNBB. Após a comissão responsável analisar o projeto, se aprovado, ela [a comissão da CNBB] repassará as Bíblias de forma gratuita, inclusive o transporte, para atender as necessidades apresentadas pelas (arqui)dioceses.
“Inserido no Projeto Brasil na Missão Continental, esta nova campanha é um serviço que a CNBB oferta a todos os Regionais, (arqui) dioceses, pastorais, organismos do povo de Deus, movimentos e outras associações da Igreja em nosso país, bem como a todos os discípulos missionários chamados a anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo”, afirmou o secretário geral da CNBB, dom Dimas.
Segundo um dos participantes do “Projeto 1 milhão de Bíblias”, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB e secretário executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina), padre Altevir Silva, a Conferência de Aparecida destacou a Palavra de Deus e o novo ardor missionário. “O caminho aberto pela Conferência de Aparecida demonstra que a Palavra de Deus é a carta de amor ao seu povo. Assim sendo, e diante do contexto brasileiro de miséria e pobreza onde muitos não têm condições de se alimentar, o ‘Projeto 1 milhão de Bíblias’ tende a suprir a ânsia pela Palavra dos que não tem condições. A leitura orante da Bíblia é a alma da Missão Continental”.
O padre Altevir lembra que a impressão das Bíblias foi fruto de doações, e que na entrega às dioceses foi montado um “kit” contendo, além da Bíblia Sagrada, uma Bíblia infantil; um Pequeno Catecismo: Eu creio; e um Livreto sobre a iniciação à leitura da Bíblia.
O processo, depois do lançamento da campanha, é fazer um acompanhamento das dioceses atendidas com base no projeto de evangelização apresentado por cada uma delas, levantando dados para possível continuação da campanha.
Fonte: CNBB 4/3/10

Ato Público "Projeto Ficha Limpa"

"Ato Público sobre o " PROJETO FICHA LIMPA"
Dia 11 de março, 5ª feira, das 14h às 18h
Local: 2º andar do Ed. João Paulo II
Presenças: Dom Dimas Lara Barbosa, Dom Orani João Tempesta e outras autoridades".
Saudações em Cristo!
Pe.Gustavo.

04/03/2010

Vicariato Norte: Coordenadores anunciam suas atividades para 2010

Como de costume, na 1ª quarta-feira do mês, no dia 3/3/10, às 19h, na sede do Vicariato Episcopal Norte, houve a reunião mensal dos coordenadores pastorais vicariais.
O aviso geral a todos diz respeito ao prazo de entrega ( 17/3/10) das respostas (digitadas de preferência) relativas ao livreto do 11º Plano Pastoral de Conjunto, ao Vicariato Norte. Mais livretos chegaram e quem quiser poderá adquiri-lo (R$o,30). Telefone antes de ir: Tel. 2569-6312. Há paróquias que adquiriram quinhentos livretos para reflexão.
Cada coordenador fez um relato das atividades programadas de sua pastoral. Eis as datas, locais e horários:
1) Retiro da Iniciação Cristã, dia 27/3/10, das 8h às 17h, na Paróquia Sangue de Cristo.
2) Páscoa da Iniciação Cristã, dia 24/4/10, 10h, na Paróquia Nª Sª da Conceição e S. José.
3) Terço das Crianças, Santuário da Medalha Milagrosa, dia 23/5, das 13.30h às 16h.

4) Dia Mundial da Juventude, dia 27/3/10, 15h, concentração na Catedral para ir em direção ao Largo da Carioca para a Celebração. Pede-se dois representantes por paróquia, no mínimo.
5) Curso de Formação para líderes jovens e Hora Santa da Juventude, dia 29/5/10, das 9h às 18h, na Paróquia de Sant’Ana. Dois representantes por paróquia.

5) Encontro dos Coroinhas, 3ª e 5ª Foranias, dia 20/3/10, das 8h às 17h, Paróquia Nª Sª de Lourdes.
6) Peregrinação Nacional pelas Famílilas ao Santuário de Aparecida do Norte, SP, dia 30/5/10, sábado e domingo. Organização de caravanas desde já pelas paróquias e/ou foranias. Contato: acfm01@superig.com.br
7) Encontro da Crisma, dia 27/5, às 8h, Paróquia Sangue de Cristo
8) Círculo Bíblico – Palestra sobre Economia e Vida, dia 9/3/10, às 20h, Paróquia Sagrados Coraçãoes.
9)Círculo Bíblico – CFE/10: Encontro da Pastoral das Domésticas e Porteiros, dia 21/3/10, às 15h, Paróquia sagrados Corações, Salão Superior.

10) Pastoral das Favelas: Encontro de Formação, dia 21/3/10, das 8h às 12h, Escola Pe. Butinhá
11) Encontro de Pastorais Sociais, dia 1º de maio, das 8h às 12h, na Catedral Metropolitana
12) Ação Global - Equipe da Santo Afonso atuará num mutirão de saúde e cidadania na Zona Oeste. Quem quiser participar, entrar em contato com a paróquia.
13) Pascom: preparação para o 7º MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO (MUTICOM) NACIONAL, de 17 a 22/7/11, na PUC-Rio.
14) Pascom: divulgação dos eventos do Vicariato Episcopal Norte nos sites, blogs, revistas e jornais.

Site do Vicariato Norte: www.vicariatonorte.org.br
Blog da Pascom do Vicariato Norte: http://vicariatonortecomunicando.blogspot.com
Jornais e revistas das paróquias e foranias.
Administrador

Senado Federal faz Sessão Especial em comemoração ao lançamento da CFE/2010

Na próxima segunda-feira, 8 de março, às 11h, o Senado Federal fará uma Sessão Especial, em comemoração ao lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010, que tem como tema “Economia e Vida”, e como lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
A comemoração se realizará em virtude da aprovação, pelo Plenário da Casa, de requerimento de iniciativa dos próprios senadores.
4/3/10 - CNBB

02/03/2010

"O Arcebispo mais carioca" comemora os 445 anos do Rio

Mesmo a forte chuva que caía sobre o Centro do Rio não foi empecilho para a realização da festa dos 445 anos da fundação da Cidade, comemorada na Rua da Carioca. O evento, organizado pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), contou com a participação da Arquidiocese do Rio de Janeiro, pela primeira vez.
Para o coordenador geral da festa, Roberto Cury, a participação da Arquidiocese significa a união da Igreja com os movimentos populares e torna a ocasião bastante oportuna para aproximar a imagem do Padroeiro dos cariocas.
— Acho muito importante a gente fazer com que São Sebastião fique mais popular. (...) Nós resolvemos trazer a Imagem, conduzida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, para que, nas comemorações do aniversário da Cidade, São Sebastião possa estar presente.
A imagem peregrina do Padroeiro, adornada por flores vermelhas, que foi levada ao local por uma viatura dos Bombeiros, foi fortemente aplaudida pelas várias pessoas presentes à Rua da Carioca. O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, lembrou que a imagem apresentada é uma réplica da original, trazida por Estácio de Sá à época da fundação da Cidade, e destacou o valor do comprometimento de todos para um Rio ainda melhor..
— É compromisso nosso de poder, toda a Cidade, trabalhar para que aquilo que já é bonito, belo, maravilhosos fique muito melhor no Rio de Janeiro. Todo mundo colabora lembrando da sua história, da sua realidade e daquilo que nós temos que ver, hoje, enquanto fraternidade, paz, vida mais justa para todos, frisou Dom Orani.
O coordenador do evento, Roberto Cury, presenteou o Arcebispo com um troféu com a inscrição “Ao arcebispo mais carioca do Rio”, afirmando que Dom Orani já havia sido popularizado como tal. O homenageado manifestou o que acredita ser o melhor presente para a Cidade.
— Todo mundo poderia ter um espírito de paz, no coração, e se amar, uns aos outros, fazendo o bem uns aos outros – isso resolveria todos os problemas, opinou o Arcebispo.
Na ocasião, Dom Orani pediu aos presentes que fizessem um momento de silêncio para uma oração particular por todas as vítimas do Chile, do Haiti e de tantas outras catástrofes.
— Por aqueles que passam por tantas situações difíceis, que tenham consolo, a solidariedade do povo e a fraternidade. (...) Que Deus nos faça sempre solidários uns com os outros: os de longe e os de perto. Que sejamos, cada vez mais, uma Cidade solidária, fraterna e de paz, pediu o Arcebispo.
Em seguida, o bolo de dez metros de comprimento foi cortado e distribuído para o povo.
2/3/10 - Nice Affonso
Fonte: www.arquidiocese.org.br

Bispo de Blumenau informa a instalação da primeira rádio da diocese

Neste final de semana, 27 e 28, nas celebrações ocorridas na cidade de Blumenau (SC) e pelas paróquias da diocese, o bispo de Blumenau, dom José Negri, comunicou a instalação de uma rádio católica na região.
Dom José informou que “a Associação Católica Arca da Aliança apostou tudo na providência de Deus e adquiriu a Rádio Blumenau AM. As negociações já vinham sendo realizadas em sigilo há mais ou menos um mês. Precisamente, no final da semana passada, o negócio foi fechado e, a partir do dia 01 de março, segunda-feira, os membros da Arca começam a remodelar toda a programação da tradicional emissora blumenauense, direcionando-a para uma evangelização lúcida, forte e corajosa”.
É a primeira vez que a diocese tem uma rádio para, livremente, divulgar sua mensagem, o pensamento da Igreja, seus projetos e até mesmo suas celebrações, orações e atividades. A emissora atingirá mais de 50 municípios de Santa Catarina.
Fonte: CNBB
Local:Blumenau (SC)

01/03/2010

Campanha da Farternidade Ecumênica/10 - Uma avaliação do anúncio na Arquidiocese RJ



Estivemos na abertura oficial da Campanha da Fraternidade de 2010 (tema: Economia e Vida e Lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”), em 29 de janeiro de 2010, no salão da Catedral. Cerca de 150 pessoas compareceram. A esmagadora maioria eram idosos integrantes das paróquias da arquidiocese, com a presença de poucos padres e religiosas.
Em primeiro lugar, tratando-se de um evento nacional da magnitude e importância que é a Campanha da Fraternidade, lamentamos a pequena quantidade de participantes. Lembramos que, em momentos idos, a participação dos leigos e clero nas aberturas desta campanha, na arquidiocese, já foi muito maior. É estranho que um assunto tão fundamental como a Economia, que atinge direta e profundamente toda a sociedade, sendo fator determinante de grande parte da nossa vida individual, familiar e coletiva, tão pouco interesse tenha despertado em nossas comunidades. E é bom notar que a Campanha é ecumênica, com a participação de cinco Igrejas: a Católica Apostólica Romana, a Episcopal Anglicana do Brasil, a Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a Presbiteriana Unida do Brasil e a Sirian Ortodoxa de Antioquia.
O lançamento público da CF é muito significativo, porque é o pontapé inicial para criar o clima de reflexão e animação em torno do tema proposto. É a partir do lançamento e da análise do texto base que as comunidades organizam os estudos do tema e se preparam para levar a campanha a todas as famílias e a outros setores da sociedade.
O conhecimento do conteúdo do texto base, composto de profunda análise da realidade, orientações fundamentadas em textos das Sagradas Escrituras e propostas para a busca de soluções, é necessário para que o trabalho de evangelização produza mais frutos. Como se pode evangelizar sem se conhecer o Evangelho? Como se pode falar do Reino de Deus, sem se conhecer a proposta apresentada por Jesus? Como podem os agentes de evangelização levar à sociedade a Campanha da Fraternidade, sem conhecer o conteúdo básico e sua fundamentação evangélica?
Já repassamos o conteúdo do texto base em algumas paróquias e constatamos o grande interesse das pessoas por informações e conhecimentos bíblicos. E o texto é rico em informações sobre a realidade e formação doutrinal. O acesso a esses conhecimentos vai ajudar muito na utilização do livrinho preparado pela Arquidiocese para as reflexões em grupos (paroquiais, familiares, comunitários, etc.).
A Campanha da Fraternidade, atividade ampla de reflexão sobre problemas sociais, para ajudar os cristãos, pessoas de boa vontade e toda a sociedade a viverem a solidariedade e juntos buscarem soluções, é um dos movimentos mais importantes dos nossos dias. Proposto pela Igreja Católica, desde 1964, podemos dizer, que a CF é uma bênção de Deus. Tem contribuído decisivamente, e com insistência, para a construção das bases de uma sociedade fraterna e solidária, fundamentada nos valores do Evangelho.
O tema deste ano tenta colaborar para a promoção de uma Economia a serviço da vida; buscar a superação do consumismo e sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de valorizar as pessoas e não o lucro e o dinheiro.
Para atingir os objetivos adota as seguintes estratégias: Denunciar todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, em detrimento do ser humano. Educar para a prática de uma economia de solidariedade, de cuidado com a criação e valorização da vida. Conclamar as pessoas de boa vontade para ações que levem à implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça. Esses objetivos devem ser trabalhados em quatro níveis: pessoal, eclesial, comunitário e social.
Maria José, Edmilson e Reginaldo (5ª Forania do Vicariato Norte)

Abertas as inscrições para o Simpósio Teológico da Faculdade S. Bento do Rio de Janeiro

Estão abertas as inscrições para o Simpósio Teológico da Faculdade São Bento do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 26 e 28 de abril, no auditório do Colégio São Bento do Rio. O Simpósio vai constar de sete conferências e a abertura será feita pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. O tema do evento é “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote” - tema do Ano Sacerdotal aberto no ano passado. Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e sábados, das 9h às 16h, na própria faculdade que fica na Rua D. Geraldo, 42/ 6º andar, centro. Ou pelos telefones (21) 2206-8310 e 2206-8281 e pelo e-mail info@faculdadesaobento.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e página na internet www.faculdadesaobento.org.br
Fonte: CNBB