28/03/2010

Jovens celebram Dia Mundial da Juventude no Rio

Na tarde do último sábado, 27 de março, os jovens católicos se reuniram em frente à Catedral Metropolitana para darem testemunho da sua fé pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro, em procissão rumo ao Largo da Carioca. O evento, que marcou o início da Semana Santa e o começo dos trabalhos do Setor Jovem da Arquidiocese, celebrou o 25º Dia Mundial da Juventude (DMJ) e anunciou o desejo da Cidade de sediar a Jornada Mundial (JMJ) de 2014.
Roupas coloridas, pinturas no rosto, faixas nas cabeças e muita, muita alegria. Foi assim que os jovens das várias caravanas, vindas de todas as comunidades da Arquidiocese, chegaram à Catedral de São Sebastião. Entoando cânticos animados, portando bandeiras de suas comunidades e movimentos, rapazes e moças de todas as idades, mostraram o entusiasmo que a fé em Cristo pode proporcionar aos que a abraçam.
No local da concentração, área externa da Catedral, o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, abençoou os ramos para o início da procissão e, em seguida, chamou nominalmente a cada um dos representantes que compõem o Setor Jovem, para receberem o ramo bento, a cruz e o ícone de Nossa Senhora, Estrela da Evangelização.
Em seguida, teve inicío a procissão pelas ruas do Centro do Rio. De forma bastante envolvente, um trio elétrico, animado pelo Ministério de Música da Comunidade Shalom e por Padre Jorjão, conduziu a grande multidão até o Largo da Carioca. Aos que estavam pelos locais por onde a procissão passou pareceu impossível não se sentir tocado pelo testemunho de fé da juventude.
— Como é bonito ver essa alegria saudável dos jovens que estão na Igreja! Faz a gente acreditar que o futuro da gente, que vai ser construído por eles, pode ser melhor, contou a dona de casa Maria Paula da Silva, de 45 anos.
No Largo da Carioca, Dom Orani presidiu a Missa, que foi concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Antonio Augusto e Dom Wilson Tadeu e por vários sacerdotes da Arquidiocese. Durante a homilia, o Arcebispo lembrou a dificuldade que os jovens encontram para dar testemunho de Jesus em meio a um mundo que tem outros valores. E destacou a entrega de Cristo como exemplo de que não se deve ter medo de testemunhar com a própria vida, mesmo em meio a perseguições, para levar a termo a missão de ser construtor de um mundo novo.
— Professar a fé, testemunhar Jesus Cristo, no mundo de hoje, supõe que nós tenhamos força e coragem nas provações.(...) Nós confiamos em vocês, jovens, e nos colocamos juntos, nessa caminhada, disse o Arcebispo.
Setor Jovem
O Setor Jovem, lançado durante o evento, para animar os movimentos de juventude da Arquidiocese, fez, diante da Igreja, o seu compromisso:
— Queremos seguir Jesus e nele nos tornarmos força para a construção de um mundo de paz, fraternidade, solidariedade, justiça, amor e fé. (...) E, de modo especial, queremos levar Cristo ao jovem que está sofrendo, que está sem esperança, sem paz, sem fé.
Em seguida, houve um ofertório simbólico, durante o qual foram apresentados ao altar, além do pão e do vinho, uma mochila ligada ao compromisso com estudo e trabalho, e também 2 lamparinas, oferecendo a JMJ de 2011, em Madri, e o desejo de que a de 2014 seja no Rio de Janeiro.
O Arcebispo, então, fez a entrega da Cruz dos Jovens, ao representante de cada Vicariato:
— Recebei esta Cruz, símbolo da missão para a qual Cristo vos escolheu.
E os enviou:
— (...) Fortalecidos com o sinal da cruz, os enviamos como anunciadores da salvação e da paz. Guiai, Senhor, com a vossa mão os seus passos e fortalecei-os o ânimo, com a força da vossa graça, para que não se deixem abater pelo trabalho e pela fadiga. Fazei que suas palavras sejam eco na voz dos jovens, capazes de atrair para a obediência do Evangelho aqueles que as escutarem. Infundi o Espírito Santo em seus corações para que, dando-se inteiramente a todos, eles possam conduzir para vós, ó Pai, muitos filhos.
O Setor Jovem fez questão de agradecer o apoio e o incentivo da Arquidiocese presenteando Dom Orani com 2 vasos com girassóis, simbolizando a esperança que a juventude católica tem no amor que brota da verdade, no solo dos corações.
— Queremos aprender a amar e a levar este amor de Cristo até os locais mais longínquos, de modo especial para as pessoas mais necessitadas, afirmava o texto proclamado.
Ao término da Missa, foi exibido um vídeo expressando e entusiasmando a todos da Arquidiocese para que o Rio de Janeiro seja sede da Jornada Mundial da Juventude de 2014.
Após a benção final, os jovens puderam ainda se divertir ao ritmo da Banda Bom Pastor e dos Djs do Curtissom com Cristo, que encerraram o evento.
— Esse evento vem mostrar que a chama da juventude realmente está acesa no Rio, e não apagada como muitos diziam, lembrou Alan Gripp, de 14 anos, da Comunidade Shalom.
— Eventos como esse fazem o jovem mostrar a sua cara.(...) Mostrar o rosto de Cristo, em cada expressão por aqui, destacou Anderson Alves Rocha, de 28 anos, da Paróquia Jesus de Nazaré, no Complexo da Maré.
Texto: Nice Affonso - Foto de Victor Gonzalez 28/3/10
www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário: