28/02/2010

Aniversário da cidade de S. Sebastão do Rio de Janeiro

No dia 1º de março, a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro estará completando 445 anos. Em comemoração, a Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), com o apoio da Arquidiocese do Rio, vai promover a festa, que será celebrada no Cristo Redentor, no domingo, e na Rua da Carioca, na segunda-feira.
A comemoração, que já é organizada pela Sarca há 20 anos, contará, pela primeira vez, com a participação da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Para o Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Padre Marcos William Bernardo, a Igreja participa desta festa carioca numa atitude de agradecimento a Deus pela Cidade e pelas pessoas que aqui residem, que contam com a intercessão do padroeiro, São Sebastião.
— A Igreja se envolve em atitude de agradecimento. Agradece a Deus por mais um ano de existência da nossa Cidade. E quando nós pensamos na Cidade, pensamos na organização, pensamos na cultura, na gente, na dignidade... Então, a Igreja se envolve para agradecer a Deus pelos progressos desenvolvidos, realizados, ao longo desses 445 anos. (...) A história da Cidade caminha ao lado da história da Arquidiocese e a história da Arquidiocese caminha ao lado da história da Cidade. As duas acontecem simultaneamente. Quando pensamos na fundação da Cidade, pensamos na dedicação à intercessão de São Sebastião. A nossa Arquidiocese é a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Então não há como a Arquidiocese ficar fora da comemoração.
No Cristo Redentor, no domingo, a partir das 11h, haverá exibição da Banda da Sarca, seguida por benção da Cidade e corte de um bolo de 4,45 metros de comprimento – numa referência à idade do Rio. Também a atriz Virgínia Lane, que estará completando 90 anos, será homenageada.
Na segunda-feira, data do aniversário do Rio, a comemoração acontecerá na Rua da Carioca. A partir das 11h, a Banda Marcial Dragões Iguaçuanos irá se apresentar. Às 12h, o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, abençoará o Rio com a Imagem Peregrina de São Sebastião, padroeiro da Cidade e da Arquidiocese. Em seguida, haverá um bolo de 10 metros de comprimento, a Banda da Sarca tocará hinos religiosos e haverá a entrega do título “Mais Carioca do Rio” — com direito à faixa e a troféu — para o locutor esportivo da Rádio Globo, José Carlos Araújo, e para a cantora Elza Soares. Às 14h terá início a Primeira Tarde Cultural no Cinema Íris, concluindo os festejos.
A festa deve contar com a presença do Governador Sérgio Cabral e do Prefeito Eduardo Paes, de acordo com o coordenador geral do evento, Roberto Cury. Ele acredita que a comemoração tenha um valor emocional para os cariocas.
— Estamos alegres, felizes de elevar a auto-estima do carioca, com esta festa maravilhosa, contou Cury.
Padre Marcos William, às vésperas da comemoração, quis expressar o desejo da Igreja para a celebração desta data tão simbólica para os cariocas:
— Que todos nós, nesta Cidade Maravilhosa, consigamos espelhar, de fato, que não só a Cidade, mas todos nós somos maravilhosos, porque somos agraciados por Deus.

27/02/2010

Palestra sobre "Igreja Hierárquica"

Venha participar da aula inaugural do Curso de Aprofundamento na Fé – CAF
no dia 3 de março de 2010, às 20h, na Paróquia São Francisco Xavier,
Rua São Francisco Xavier n° 75, Tijuca.
A palestra sobre Igreja Hierárquica será proferida pelo
Seminarista Thiago Sardinha de Jesus, do Seminário São José - Rio Comprido.
Compareça, convide sua pastoral, familiares e amigos.
Curso de Aprofundamento na Fé (CAF)
Lenyr, Ronaldo e Ana Maria

26/02/2010

Programa "A Voz do Vicariato" debate sobre MUTICOM

No dia 24/2/10, durante o programa "A Voz do Vicariato", com Pe. Alex, que vai ao ar, às quartas-feiras, às 12.30h, representantes dos Vicariatos que foram ao Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe (MUTICOM), em Porto Alegre, abriram um debate sobre o que viram e o que será necessário para o próximo Muticom, a nível nacional, na PUC-Rio, de 17 a 22/7/2011.
Presentes: Pe. Jeferson (V. Oeste), Diego (V. Jacarepaguá), Waldéa e Geraldo (V. Norte), Nice e Leanna (Portal da Arquidiocese), Victor(V. Urbano), Dona Maria das Dores (Paróquia Santo Antônio dos Pobres).
Foto: Victor.

Curso de Cuidador de Idosos

A Cáritas do Rio de Janeiro está oferecendo o curso de Cuidador de Idosos em Jacarepaguá, Taquara e no Centro. O curso durará até novembro/10, sendo uma vez por semana. Ao final será concedido o certificado pela Igreja.
No centro, será realizado na Catedral Metropolitana
Início dia 15/3/10, das 14h às 16h
Grau de escolaridade: 1º Grau.
Tel. para contato da Cáritas RJ: 2240-2819
Fonte: Cáritas RJ

25/02/2010

Círculos Bíblicos refletem sobre 11º PPC

Encontro Vicarial dos Círculos Bíblicos do Vicariato Norte
Dia 6/3/10, das 8.30h às 11h, na Paróquia Consolação e Correia - Eng. Novo.
Objetivo: reflexão sobre a 1ª parte do 11ºPlano de Pastoral de Conjunto
O encontro reunirá representantes paroquiais dos CBs que já vêm respondendo às questões do livreto distribuído pela Arquidiocese. Uma síntese agora é necessária para que o Vicariato possa reunir as respostas de outras pastorais/movimentos e entregar à Arquidiocese até o dia 31/3/10.
Capítulos:
A Igreja existe para evangelizar;
O rosto da Igreja é o rosto de Jesus Cristo;
O rosto da Igreja é comunitário por excelência;
O rosto da Igreja é o rosto da Palavra de Deus;
O rosto da Igreja é um rosto ministerial;
O rosto da Igreja é um rosto missionário
O rosto da Igreja é um rosto a favor da vida
Vamos olhar a realidade?

Jornal Auxiliadora Informa -Paróquia Nª Sª Auxiliadora


6ª Forania do Vicariato Norte - Tel. 2241-1524
Colaboração: Geraldo Paiva (Coord. da Pascom paroquial)

Peregrinação Sacerdotal da Arquidiocese RJ

No dia 6 de março, a Paróquia Cristo Operário e Santo Cura D’ars fará um encontro com todos os sacerdotes da Arquidiocese. A Peregrinação Sacerdotal foi um desejo do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e faz parte da programação do Ano Sacerdotal, que tem sido celebrado no mundo inteiro.
O encontro começará às 7 da manhã com um café para os padres. A missa está programada para 9 horas. Logo depois haverá uma palestra com uma das co-fundadoras da Comunidade Shalom, Emir Nogueira. Haverá ainda a entrega da Medalhas Comemorativas do Ano Sacerdotal. Segundo o Pároco da Cristo Operário e Santo Cura D’ars e um dos responsáveis pela realização do projeto, Padre Lino, o evento terminará com uma confraternização entre os presentes.
- Essa é a ideia do encontro: uma confraternização entre os Padres, o Arcebispo e os Bispos, celebrando o ano Sacerdotal. Ao mesmo tempo, fazendo uma preparação penitencial dentro da Quaresma e nos preparando também para a Páscoa, explicou Padre Lino.
A grande motivação do evento são os 150 anos de canonização de João Maria Vianney e a sua proclamação como padroeiro de todos os Padres. Até então, João Maria Vianney era padroeiro apenas dos Párocos. Agora, ele será proclamado, em Roma, no mês de junho, o padroeiro dos padres do mundo inteiro. O objetivo da Peregrinação é chamar toda a comunidade católica a rezar pelo seu padre. O dia também será dedicado aos leigos, a pedirem, pela intercessão de João Maria Vianney, para que o clero seja instrumento de evangelização nas mãos de Deus.
A Paróquia Cristo Operário e Santo Cura D’ars fica à Rua Etiópia, s/n, Vila Kennedy.
Fonte: www.arquidiocese.org.br

Clero e leigos discutirão sobre Missão Continental

Todo o clero e leigos do Vicariato Norte estão convidados para o encontro que terá como assunto a Missão Continental, no dia 27/2/10, sábado, das 8h às 12h, na Paróquia de S. Sebastião (Capuchinhos), rua Haddock Lobo, 266 - Tijuca. A orientação do Vicariato é que cada paróquia seja representada por quatro pessoas.
Fonte: Vicariato Episcopal Norte
www.vicariatonorte.org.br
Tel. 2569-6312

Abertura da CFE/10 no Mundo da Educação

Todos estão convidados, especialmente, dois integrantes da Pastoral da Educação ou Movimento para a:
Abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica/10, no Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, na rua do Catete, 113
Dia 6/3/10, das 8h às 16h
"informo que a Pastoral de Educação da Arquidiocese do Rio está preocupada com a atual Política Educacional de nosso país que, de forma subliminar, está ceifando as obras educacionais confessionais cristãs (em 2010, houve o fechamento de mais duas escolas católicas e a diminuição de matrículas nos Colégios evangélicos tradicionais),. Por isso, vem promover a Abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica no Mundo da Educação, no dia 06/03, das 8 às 17:00 h, no Colégio Zaccaria.
Seguem, em anexo, o ofício convite, a Programação e a Ficha de Inscrição do acontecimento.
Nessa ocasião será discutido também o andamento do Processo dos docentes de Ensino Religioso de todos os Credos concursados, cujo Edital foi tornado NULO em 17/09/2009, pela Juíza Simone Lopes da 10ª Vara da Fazenda Pública.
Vamos apresentar uma grande novidade no AGIR da C/F 2010 no Mundo da Educação! Já temos inscrições até de pessoas de Vassouras .
Divulgue!!! A querida Suelly Vasconcelos já deu uma pala na Coluna "Social" do Jornal O Testemunho de Fé desta semana!
Renovemo-nos no tempo quaresmal!"

Vera
Fonte: Vera Lúcia Santiago Cruz
Coordenadora da Pastoral da Educação da Arquidiocese do RJ
Associação Nacional de Educação Católica do Rio de Janeiro (ANEC-RJ)
Contato(Arquidiocese) Tel: 2292-3132 R 510/412
E-mail: ensinoreligiosorj@arquidiocese.org.br

24/02/2010

Encontro do Clero de todo Estado do Rio

Local: Catedral de S. Sebastião do Rio de Janeiro
Dia 4/3/10, das 9h às 12h
Tema: Espiritualidade Sacerdotal.
Fonte: http://twitter.com/arqrio

23/02/2010

Boletim mensal da Basílica Santa Teresinha do Menino Jesus

Endereço; Rua Mariz e Barros, 354 - Tijuca
Clique: http://www.basilicasantateresinha.org.br/
E-mail: pascom@basilicasantateresinha.org.br

Paróquias refletem sobre 11º Plano Pastoral de Conjunto

Preparação para o 11º Plano Pastoral de Conjunto
Etapa 2 da reflexão sobre o 1º texto pelas paróquias, movimentos e demais associações.
Período: de 25 de outubro/09 até 31 de março de 2010.
Continuam as celebrações do centenário de nascimento de D. Hélder Câmara, em consonância com o Ano Sacerdotal e permanecer realizando as visitas missionárias
No dia 25/3/10, as respostas de cada paróquia deverão ser entregues ao Vicariato Norte, para que no dia 31/3/10, a síntese deste Vicariato esteja pronta.
A próxima etapa (3) será a reflexão do 2º texto pelas paróquias. Continuam as vistas missionárias e acontecem as grandes celebrações em nível arquidiocesano. Período de 3/6/10 até 30/10/10.
Fonte: 1º texto da Arquidiocese do RJ

Curso de Atualização Teológica

22/02/2010

Palestra na Basílica Imaculado Coração de Maria

1) Encontro de formação dos Círculos Bíblicos
Palestra com Pe. Geraldo, da Paróquia Santa Edwirges, Zona Oeste, sobre Círculos Bíblicos e Missão Continental.
Dia 20/3, das 9h às 11h.
Salão 4 da Basílica Imaculado Coração de Maria.

2) "Chá da amizade. Prazer em conhecê-lo (a)", com bingo.
Dia 17/4/10, às 15h.
Convites: R$ 10,00
Promoção: Círculos Bíblicos.
Basílica Imaculado Coração de Maria

3) Toda 1ª sexta-feira do mês, às 12h, Pe. Carlinhos, desta Basílica, celebra missa na Livraria Ave Maria, no centro da cidade.
Colaboração: Guanaíra Bastos (Coord. dos CBs da paróquia)

Noite de Petiscos

Os mais variados e apetitosos petiscos para você!
Paróquia Jesus, Divino Mestre
Rua Velinda Maurício da Fonseca, 166 - Cachambi
Dia 13/3/10, às 19h
Em benefício das obras do salão da paróquia.
Colaboração: Gloria

21/02/2010

Lançamento de livro da Profª Ir. Lina Boff

Convite a todos para o lançamento do livro:
"Da esperança à vida plena. Vivendo as relações que entrevemos"
Editar Editora - Juiz de Fora.
Autora: Profª Ir. Lina Boff
Local: Colégio Santa Teresa
Rua São Francisco Xavier, 11 - Tijuca.
Dia 8/3/10, às 18.30h.
Especial convite aos alunos do Curso de Atualização Teológica,
de Cachambi (Núcleo Paróquia Nossa Senhora Conceição Aparecida).
"Lina Boff é professora de Teologia Sistemático-Pastoral da PUC-RJ, Centro Loyola de Cultura e Fé, e Mariologia no Instituto Franciscano de Petrópolis. Fez doutorado na PUC-Rio sobre Espírito e Missão na obra de Lucas-Atos. Para uma Teologia do Espírito com pós-doutoramento na Gregoriana de Roma. Foi membro integrante da Equipe Teológica da CRB por cerca de 13 anos, tem vários livros publicados e colabora com Revistas nacionais e internacionais.Dentre as obras publicadas destacam-se: “Espírito e Missão na obra de Lucas-Atos. Para uma teologia do Espírito”, pós-doutorado já em segunda edição pelas Paulinas e traduzida em espanhol. Para a Mariologia destacam-se: “Maria na vida do povo. Ensaios de Mariologia na ótica Latino-Americana e caribenha, pela Paulus; Maria e a Trindade (com outras autoras) pela Paulus; Maria e o Feminino de Deus pela Paulus, traduzido para o espanhol; Coroação de Nossa senhora Aparecida pela Salesiana, “A vida religiosa em ritmo de Terceiro Milênio pela Vozes”.
Fonte: http://linaboff.blogspot.com

Festa da Juventude

Festa da Juventude
Dia 13/3/10, às 20h
Basílica Imaculado Coração de Maria
Endereço: Rua Coração de Maria, 66- Méier.
Tels. 2501-3553/2501-4574
Horário: 20h
Convite a R$ 2,00
E-mail para contato: crismabicm@yahoo.com.br
Colaboração: Luis Paulo

19/02/2010

Câmara dos deputados realiza audiência pública sobre Ficha Limpa

Na próxima terça-feira, 23, a Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública a respeito do projeto de lei 518/09, da Ficha Limpa. Esta foi a primeira e mais importante resolução do grupo de trabalho sobre o PLP, criado no Congresso, por determinação do presidente da casa, Michel Temer. A audiência será às 14h, no Plenário 2 da casa.
O Grupo de Trabalho da Câmara (GT), com 16 integrantes de diferentes partidos políticos, foi delegado para fazer o substitutivo do projeto e apresentá-lo ao presidente Temer até o dia 17 de março. Além da audiência, em que a sociedade civil, representada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), será ouvida, haverá reunião do GT todas as quartas-feiras, às 16h30, aberta ao público.
A audiência pública será a oportunidade do MCCE, propositor do projeto, dar sugestões e propor diretrizes ao substitutivo. Por esta razão, o movimento convoca a sociedade a participar da audiência. Não será permitida a entrada de manifestantes com apitos ou demais objetos barulhentos. A segurança da Câmara permite a manifestação com faixas, uma vez que estas não sejam expostas com madeiras.
O GT sobre o PLP da Ficha Limpa também não descarta a realização de audiências em alguns estados. A sugestão do relator do grupo de trabalho, deputado Índio da Costa, é de que o PLP seja discutido com diferentes segmentos da sociedade civil antes de seguir ao plenário.
Fonte: www.cnbb.org.br 19/2/10

Boas Novas, o jornal da 5ª Forania do Vicariato Norte

O Jornal Boas Novas é uma publicação da
Pastoral de Comunicação da 5ª Forania do Vicariato Norte.
Paróquias: Nª Sª da Conceição e S. José, Nª Sª de Fátima- RTS, Imaculada Conceição e S. Sebastião, Santo Antônio e Capela Jesus Eucaristia
Jornalista responsável: Pe. Leandro Cury

18/02/2010

Hora do Planeta terá ursa panda, Mei Lan, como Embaixadora Mundial

Ursa panda, Mei Lan, embaixadora da Hora do Planeta
Apague todas as luzes no dia 27/3/10, às 20.30h, durante sessenta minutos.
Mobilização da Terra contra o aquecimento global.
Acesse: http://www.wwf.org.br/
http://www.horadoplaneta.org.br/

Cinco encontros, Via-Sacra e Hora Santa: tudo neste livreto

Hino da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010


www.youTube.com

15/02/2010

Bênção da Igreja Santa Rita de Cássia - Jacarezinho

Convidamos a todos para a Bênção da IGREJA DE SANTA RITA DE CÁSSIA, naRua Santa Laura, 30 - Jacarezinho, dia 7 de março de 2010 as 17h.
Esta solenidade será realizada pelo nosso Arcebispo Dom Orani JoãoTempesta.Em seguida, procissão de Santa Rita para a Matriz de Nossa SenhoraAuxiliadora, onde teremos a Santa Missa.
Contamos com a participação de todos, também acompanhando a procissãopelas Ruas Amaro Rangel e Comandante Gracindo de Sá. Na Matriz, conhecida como igreja do Pe. Nelson, a Missa será em ação de graças a Deus, na intenção de todos os que ajudaram a construir aigreja de Santa Rita de Cássia.
Por tudo, demos glória a Deus.
Pe. Gregório Batista(Pároco)
Geraldo Paiva(Coordenador da PASCOM) )

12/02/2010

Retiro Espiritual Rio de Água Viva

RCC
Tema: "Tua Palavra, luz do meu caminho" Sl 118
Dias: 14, 15, 16/2/10
Dia 16/2: Missa às 11h, com D. Orani João Tempesta
Horário: das 8h às 18h
Local: Colégio Salesiano
Endereço: Rua Luiz Zancheta, 48- Riachuelo
Vicariato Episcopal Norte
Presenças: Kátia Roldin, padres: Roberto, Antônio José, Geovane

11/02/2010

Missa dos Enfermos, no Dia de Nª Sª de Lourdes, no Hospital Salgado Filho - Méier

No Dia Mundial dos Enfermos, 11/2/10, dia de Nossa Senhora de Lourdes, foi celebrada a Missa dos Enfermos, às 10h, no auditório do 7º andar, do Hospital Salgado Filho, Méier. A missa foi presidida por D. Antônio Augusto Dias Duarte, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, e concelebrada por Monsenhor Gustavo Auler, Vigário Episcopal do Vicariato Norte. Presentes o Diretor do Hospital Salgado Filho, Dr. Rubens Giambroni Filho e a Vice-diretora, Drª Maria de Fátima da Silveira Pinheiro, agentes da Pastoral da Saúde, funcionários do hospital e paroquianos das comunidades vizinhas.
D. Antônio referiu-se ao Dia Mundial dos Enfermos como "momento para experimentarmos a misericórdia de Deus que nos perdoa os pecados, sobretudo ter compaixão para os que sofrem e com os que com Ele se identificam. O Dia Mundial dos Enfermos quer chamar todos nós para a mesma misericórdia para com os doentes, acompanhá-los, abrandar seus sofrimentos e, principalmente, ajudando-os a descobrir o amor de Deus na doença". Diácono Sérgio Catão, D. Antônio Augusto Dias Duarte, Mons. Gustavo Auler

Dr. Rubens agradecendo o ato litúrgico, falou sobre Nª Sª de Lourdes e sobre o seu testemunho pessoal sobre a ação de Deus em um paciente.Dr. Rubens e Drª Maria de Fátima (Da direita p/ esquerda)

10/02/2010

Aprovada a Carta Final do 13º Encontro Nacional de Presbíteros

“O 13º ENP nos deu a alegria de percebermos o quanto podemos nos fortalecer entre nós presbíteros e, sobretudo, na missão eclesial, em profunda comunhão com nossos irmãos leigos, com nossos pastores e com o sucessor de Pedro”. Esta é uma das constatações que aparece na Carta do 13º Encontro Nacional de Presbíteros, aprovada na manhã desta terça-feira, 9, a poucas horas do encerramento do encontro que reuniu mais de 500 padres em Itaici, município de Indaiatuba (SP), desde o dia 3.
A Carta faz uma síntese do conteúdo da reunião e é endereçada a todos os padres do Brasil. “Nesses encontros nacionais, vivemos a oportunidade única de contemplar, em tempo e espaço tão curtos, uma variedade imensa do ser presbítero da Igreja no Brasil”, diz o texto.
Segundo a Carta, os padres, durante o encontro, foram “desafiados a buscar o essencial da missão para, com coragem e profetismo, desencadearmos, entre nós, um real despojamento de tudo o que é supérfluo e que fomos agregando na vivência de nosso ministério”.
Apoio a Dom Erwin
Os padres do ENP aprovaram também uma carta de apoio ao bispo da prelazia do Xingu (PA), dom Erwin Krautler, que tem se manifesta contra a construção da hidrelétrica Belo Monte.
Na carta, os padres manifestam “apoio integral e irrestrito” às iniciativas de dom Erwim em defesa do direito das pessoas atingidas pela barragem de Belo Monte. “Apoiamos suas proposições, como de tantas outras pessoas comprometidas com a vida, que defendem outras alternativas de solução com valores mais baixos e com resultados mais significativos”, afirmam os padres.
Outras duas cartas foram aprovadas pelos participantes do ENP. Uma é endereçada ao povo do Haiti e a outra à Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa, manifestando a solidariedade dos padres pela morte da Dra. Zilda Arns, vítima do terremoto no Haiti.
ItaiciSP, 8 de fevereiro/10
Fonte: site da CNBB

Nota do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral aos parlamentares

A votação do projeto que proíbe a candidatura em eleições de processados na Justiça, conhecido como projeto "Ficha Limpa", ficará para março. A decisão foi tomada na reunião desta semana dos líderes do Congresso Nacional, em que ficou definida a criação de uma comissão especial para consolidar em um só texto todos os projetos existentes na Casa sobre o tema.
Segundo alguns parlamentares, a comissão deve apresentar o texto final até o fim de fevereiro. A proposta foi feita pelo presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), que havia prometido colocar o projeto “Ficha Limpa” em votação na próxima semana.
O projeto, de iniciativa popular, chegou ao Congresso com 1,5 milhão de assinaturas, em setembro do ano passado. Para valer para as próximas eleições, a proposta precisa ser votada até maio.
A respeito da discussão desta semana no Congresso Nacional, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitora (MCCE) divulgou uma nota pública reforçando o seu compromisso na aprovação do Projeto Ficha Limpa.
NOTA
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) – rede integrada pelas 43 organizações sociais responsáveis pela realização da Campanha Ficha Limpa –, tendo em vista o resultado dos debates ocorridos no Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados nesta semana, vem apresentar as seguintes considerações:
1.As mais de 1,5 milhões de assinaturas que apoiam o projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos (PLP 518/2009) são apenas uma mostra da forte base social da Campanha Ficha Limpa;
2.A sociedade brasileira espera que não ocorram novos adiamentos na discussão e aprovação dessa matéria que está em primeiro lugar na pauta de interesses de todos os cidadãos e cidadãs; 3.O MCCE dispõe-se a participar de qualquer diálogo congressual que tenha por finalidade aprimorar o texto do projeto de lei, não aceitando que eventuais alterações redacionais venham a desfigurar os princípios que nortearam a iniciativa.
Brasília, 05 de fevereiro de 2010.
Dom Dimas Lara Barbosa
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Marcos Túlio de Melo
Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea)
Fonte: site da CNBB

Preparação para o Diaconato Permanente - Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Propedêutico da Escola Diaconal Santo Efrém, de preparação para o Diaconato Permanetne.
O que é preciso para se inscrever.
1. Ser do sexo masculino, com mais de 35 anos e casado a mais de 5 anos. Pode ser solteiro ou viúvo. Mesmo solteiro, a idade mínima é de 35 anos.
2. Apresentar carta esclarecendo porque gostaria de ser diácono;
3. Sendo casado, apresentar carta da esposa autorizando e concordando com a entrada do marido para o propedêutico;
4. Carta do Conelho Pastoral Paroquial indicando o candidato, assinada pelo pároco e pelo vigário episcopal;
5. Curriculo Eclesial, informando as atividades que exerce na Igreja e há quanto tempo está na igreja católica;
6. Curriculo Profissional.
A documentação deverá ser entregue na sede da Comissão Arquidocesana dos Diáconos Permanentes - CADIPERJ. Rua Joaquim Palhares, 227-fundos, Estácio - Paróquia São Joaquim. A documentação deverá ser entregue pessoalmente para que seja agendada a entrevista.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de fevereiro de 2010. A secretaria funciona de terça a sexta das 9h às 11:30; e das 14h às 16h. E nos sábados, das 8h às 11:30h.
A diretoria da cadiperj agradece a ajuda da PASCOM do Vicariato Norte
Diácono Marcos Gayoso
Relações Públicas
CADIPERJ

07/02/2010

Mutirão de Comunicação em Porto Alegre

Entre 1800 e 2000 pessoas de 37 países que se inscreveram no Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, em Porto Alegre RS, circularam pelas dependências da PUCRS, de 3 a 7/2/10, nas diversas atividades-conferências, seminários, oficinas, palestras, debates, shows e apresentações artísticas. Com o tema "Processos de comunicação e cultura solidária" todos foram levados à discussão das novas formas de comunicação da Igreja frente às diversas mídias e a tecnologia digital. Os principais promotores do evento foram: CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), CELAM ( Conselho Episcopal Latino-americano), OCLACC (Organização Católica Latino-americana e Caribenha de Comunicação) e outras instituições e redes de comunicação: UNDA-RCR, SIGNIS, UCIPL, faculdades de comunicação e sindicatos.
Ao final do evento, foi divulgada a "Carta de Porto Alegre" que pode ser lida na íntegra no site do Mutirão(http://www.muticom.org.br/). Todas as palestras dos seminários também se encontram neste site. Na Carta, estão registradas as conclusões dos debates que objetivaram o diálogo e a colaboração entre pessoas e instituições no âmbito da cultura como também promover a democratização de comunicações.
Vinte e quatro pessoas (clero e leigos) da Arquidiocese do Rio de Janeiro, da PUC-Rio e do Regional Leste1 participaram do evento. No estande da Arquidiocese do Rio de Janeiro a equipe distribuiu o Caderno Especial do Jornal "O Testemunho de Fé", de fevereiro 2010, contendo muitas informações sobre o 7º Mutirão de Comunicação Nacional que será realizado na PUC-Rio. O tema será: Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades. Segundo Prof. Miguel Pereira, Coordenador do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, " O tema do próximo Mutirão visa a interrelação das pessoas na sua diversidade em busca de uma vida melhor. Os mutirões não devem ser deste ou daquele lugar. O 7º Mutirão de Comunicação brasileiro quer ser fruto de uma construção coletiva. Ele mostrará como nós somos e como queremos que ele seja, mediante a contribuição de todos".
As pessoas já podem se cadastrar no site: www.arquidiocese.org.br/mutirao para receber notícias do que está sendo preparado para o 7º Mutirão de Comunicação na PUC-Rio.

Bandeiras dos países participantes

Ensaio da Orquestra de Flautas de jovens carentes da periferia

Chegada de D. Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro

Belíssima apresentação oficial da Orquestra de jovens carentes

Do clássico ao popular, a orquestra mostrou ser profissional. Aplausos.

Atenta a platéia acompanhou as mudanças de ritmo e melodia

A responsável pelo brilhante trabalho com os jovens

Aplausos de pé

Todos de pé

D.Claudio Maria Celli e D. Orani João Tempesta

Autoridades locais, do Senado e o clero

D. Orani agradecendo a participação de todas as entidades, inclusive a Pastoral da Comunicação
Yeda Cruisius, governadora.
D. Claudio Maria Celli
Palestrante Luciano Sathler da parte da manhã

http://lucianosathler.pro.br/
Projeção em telão
Estande do Rio de Janeiro. As pessoas podiam se cadastrar no site

Você também: www.arquidiocese.org.br/mutirao

Profª Lilian Saback, PUC-Rio
Alfredo/Ivone e Maria Helena ao fundo. Victor (V. Urbano), Andreia Gripp (T. de Fé), Thiago (R. Leste1)Pe. Brito (Rádio Catedral e Orientador da Pascom)
Profª Lilian Saback dando entrevista para a TV Aparecida. Prof. Bonato de vermelho
Washington Uranga (Coord. Acadêmico do Mutirão) e Attílio Hartmann
Entrevistas
Equipe do Rio de Janeiro distribuindo o Caderno Especial de "O Testemunho de Fé"
Exposição
Produtos da América Latina e Caribe
Cáritas Brasileira
Mostra de economia solidária
Reivindicação dos canavieiros
Pessoal do Rio circulando
Lanche
Caderno Especial do 7º Muirão no Rio e panfletos
O cartaz do 7º Mutirão de Comunicação (Rio)
Andréia Gripp (O Testemunho de Fé)
Prof. Miguel Pereira ao centro(Coord.Dep. Comunicação da PUC-Rio)
Jornalista Profª Lilian Saback
Pessoas entrevistando pessoas.
Tomando chimarrão
Painelistas fazendo um resumo dos seus trabalhos para escolha do público e posterior aprofundamento e debate.
O tema do Mutirão Saída para o almoço
Hora para fotos com os novos amigos. Ao centro, Pe. Fábio, de Três Coroas, próxima de Gramado.
Thiago Câmara distribuindo o Caderno Especial
À esquerda, Maria Cristina Mata (Argentina) que apresentou "Comunicação dos silenciados e processos de resistência"
Debate após a palestra
Jardins da PUC-RS
Último dia. O grupo do Rio de Janeiro se reúne para apresentar sugestões
Pe. José Brito Terceiro

O grupo marcou reunião para 26/2/10, às 19h, no Ed. João Paulo II (Rio)

Agora, o 7º Mutirão Nacional de Comunicação está sob nossa responsabilidade. Precisamos reunir forças para que seja um momento marcante de comunhão entre as pessoas de todos os Estados do Brasil. PUC-Rio, Regional Leste1 e Vicariatos da Arquidiocese do RJ, uni-vos!

Fotos: Waldéa