No dia 1º de março, a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro estará completando 445 anos. Em comemoração, a Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), com o apoio da Arquidiocese do Rio, vai promover a festa, que será celebrada no Cristo Redentor, no domingo, e na Rua da Carioca, na segunda-feira.
A comemoração, que já é organizada pela Sarca há 20 anos, contará, pela primeira vez, com a participação da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Para o Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Padre Marcos William Bernardo, a Igreja participa desta festa carioca numa atitude de agradecimento a Deus pela Cidade e pelas pessoas que aqui residem, que contam com a intercessão do padroeiro, São Sebastião.
— A Igreja se envolve em atitude de agradecimento. Agradece a Deus por mais um ano de existência da nossa Cidade. E quando nós pensamos na Cidade, pensamos na organização, pensamos na cultura, na gente, na dignidade... Então, a Igreja se envolve para agradecer a Deus pelos progressos desenvolvidos, realizados, ao longo desses 445 anos. (...) A história da Cidade caminha ao lado da história da Arquidiocese e a história da Arquidiocese caminha ao lado da história da Cidade. As duas acontecem simultaneamente. Quando pensamos na fundação da Cidade, pensamos na dedicação à intercessão de São Sebastião. A nossa Arquidiocese é a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Então não há como a Arquidiocese ficar fora da comemoração.
No Cristo Redentor, no domingo, a partir das 11h, haverá exibição da Banda da Sarca, seguida por benção da Cidade e corte de um bolo de 4,45 metros de comprimento – numa referência à idade do Rio. Também a atriz Virgínia Lane, que estará completando 90 anos, será homenageada.
Na segunda-feira, data do aniversário do Rio, a comemoração acontecerá na Rua da Carioca. A partir das 11h, a Banda Marcial Dragões Iguaçuanos irá se apresentar. Às 12h, o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, abençoará o Rio com a Imagem Peregrina de São Sebastião, padroeiro da Cidade e da Arquidiocese. Em seguida, haverá um bolo de 10 metros de comprimento, a Banda da Sarca tocará hinos religiosos e haverá a entrega do título “Mais Carioca do Rio” — com direito à faixa e a troféu — para o locutor esportivo da Rádio Globo, José Carlos Araújo, e para a cantora Elza Soares. Às 14h terá início a Primeira Tarde Cultural no Cinema Íris, concluindo os festejos.
A festa deve contar com a presença do Governador Sérgio Cabral e do Prefeito Eduardo Paes, de acordo com o coordenador geral do evento, Roberto Cury. Ele acredita que a comemoração tenha um valor emocional para os cariocas.
— Estamos alegres, felizes de elevar a auto-estima do carioca, com esta festa maravilhosa, contou Cury.
Padre Marcos William, às vésperas da comemoração, quis expressar o desejo da Igreja para a celebração desta data tão simbólica para os cariocas:
— Que todos nós, nesta Cidade Maravilhosa, consigamos espelhar, de fato, que não só a Cidade, mas todos nós somos maravilhosos, porque somos agraciados por Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário