26/11/2010

Festival Santa Luzia: uma nova forma de evangelizar

Adriana Orzanelli *
Evangelizar de um modo diferente: esse foi o grande êxito na realização do 1º Festival Santa Luzia de Música Católica, na Paróquia Santa Luzia, em Gardênia Azul. O objetivo principal do festival foi descobrir novos talentos na música Católica, que, através de suas canções, pudessem transmitir a boa-nova de Jesus Cristo aos corações.
– Nosso objetivo foi alcançado, sem dúvida. Se Deus quiser, este terá sido apenas o primeiro. Esperamos trazer algo ainda melhor no próximo festival, daqui a dois anos – diz Alberto Dantas, coordenador do festival.
– Ficamos felizes porque tudo deu certo. Só tenho a agradecer a participação das bandas e, principalmente, o empenho da comunidade em realizar este evento de evangelização – agradece o pároco, pe. Robert Chrzaszcz.
Num processo que começou no mês de julho, houve um número grande de inscritos, de diversos lugares da cidade e da região metropolitana. Dentre essas canções, foram selecionadas vinte músicas para a fase eliminatória, nos dias 16 e 30 de outubro, com apresentações ao vivo na paróquia. As músicas foram avaliadas por uma comissão de jurados e as oito melhores seguiram para a fase final, no sábado passado, 20 de novembro.
Num evento que, desde o início, se propôs a trazer uma nova forma de evangelizar, a Internet teve uma importância fundamental:
– Sem a Internet, nosso evento não teria sido o mesmo: foi nosso principal meio de divulgação. Quase metade das inscrições foram por e-mail, nossas enquetes no portal do festival tiveram centenas de votos, e todas as noites de evento foram transmitidas ao vivo pela rede. E, através da própria Internet, tivemos um canal de retorno: recebemos sugestões, críticas e elogios das pessoas que viram todo esse trabalho– destaca Alberto Dantas.
A canção vencedora do festival foi “O Imaculado Coração”, da Banda Missão de Paz, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Nilópolis/RJ. A música, composta por André Mendes e Filipe Mendes, foi elogiada pelos jurados por ter “um arranjo bem estruturado e executado”, além de trazer “um animado convite para o ora et labora beneditino”. Como prêmio, a banda ganhou um violão elétrico, além de um troféu comemorativo e um convite do pe. Robert:
– A banda está convidada para um show especial no dia 11 de dezembro, durante as festividades de nossa padroeira. Queremos vê-los pela terceira vez aqui em Gardênia Azul.
Ganharam o prêmio de melhor intérprete os vocalistas do Ministério Eucaristia, da paróquia São Sebastião, em Olaria. Daniel Aquino, Isabela Lima e Raphael Marques surpreenderam os jurados com uma linda interpretação da canção “Sempre mais”, de Bruno Costa, que, pela avaliação dos jurados, “é bela em sua simplicidade”. A música do grupo conquistou o 2º lugar no festival.
A banda “da casa” também conquistou um prêmio: a música “Diante de Ti”, de Naudir Andrade, interpretada pela Banda Chão e Paz, da própria paróquia Santa Luzia, conquistou o 3º lugar.
Canções premiadas:
1º lugar: “O Imaculado Coração” – Banda Missão de Paz (http://www.youtube.com/watch?v=AMD8Fcafn0A)
2º lugar: “Sempre mais” – Ministério Eucaristia (http://www.youtube.com/watch?v=_JuECz8pSgs)
3º lugar: “Diante de Ti” – Banda Chão e Paz (http://www.youtube.com/watch?v=_3_n9C-xYBs)
Melhor Intérprete: Daniel Aquino / Isabela Lima / Raphael Marques (Ministério Eucaristia)
Confira todos os vídeos do 1º Festival Santa Luzia no YouTube: www.youtube.com/festivalsantaluzia
Colaboração: Jonathan

Nenhum comentário: