30/09/2009

Basílica Imaculado Coração de Maria: palestra sobre Círculos Bíblicos, Cerco de Jericó e comemoração dos 160 anos da Congregação Claretiana

No dia 24/10/09, das 14h às 16h, na Basílica do Imaculado Coração de Maria, Méier, haverá uma palestra sobre os Círculos Bíblicos, com a Profª Solange Maria Nogueira, no Salão 3, entrada pela Santa Fé (Secretaria).
Após a palestra, será realizado o encerramento do Cerco de Jericó, às 16.30h e missa, presidida pelo Pe. Teófilo, em Ação de Graças pelos 160 anos de Fundação da Congregação Claretiana.
Colaboração: Guanaíra (Círculos Bíblicos).

FICI: 7º Festival de Cinema Infantil

De 09 a 18 de Outubro
Cinemark Botafogo De 09 a 12 de outubro
Cinemark Botafogo De 16 a 18 de outubro
Praia de Botafogo 400, Arco 800 - Botafogo
Cinemark Carioca De 09 a 18 de outubro
Estrada Vicente de Carvalho, 909 - 2º Pavimento, Vila Kosmos
Cinemark Downtown De 09 a 12 de outubro
Cinemark Downtown De 12 a 15 de outubro
Cinemark Downtown De 16 a 18 de outubro
Avenida das Américas, 500 BL.17 / 2º Piso, Barra da Tijuca
Cinemark Plaza Shopping Niterói De 09 a 12 de outubro
Cinemark Plaza Shopping Niterói De 16 a 18 de outubro
Rua XV de Novembro, 8 - Loja 333, Centro

Fonte: www.festivaldecinemainfantil.com.br

Arquidiocese de Juiz de Fora se prepara para a Semana Nacional da Vida -

A arquidiocese de Juiz de Fora celebrará entre os dias 01 a 08 de outubro a Semana Nacional da Vida. A semana será lembrada em programação especial, elaborada pela arquidiocese, e vai envolver as comunidades do centro da cidade. Tenda da Vida, marcha pelas ruas centrais da cidade, missas e show com bandas católicas estão na programação.
O tema da Semana Nacional é “Amor e Vida” e o lema “O que fizerdes ao menor dos meus irmãos, a mim o fazeis” (Mt 25,40). Os eventos serão realizados em todo o Brasil pela Comissão Nacional de Pastoral Familiar e têm como objetivo conscientizar as pessoas sobre o valor da vida.
O destaque da programação fica por conta do Dia do Nascituro (8 de outubro). No mesmo dia haverá uma Marcha pela Vida, percorrendo as ruas do centro em direção à Catedral Metropolitana, onde, às 18:30h, acontece a missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira. A celebração será seguida de show com bandas católicas.
Fonte: CNBB - Catolicanet
Local:Juiz de Fora

Poetas: concurso para letra do hino da CF 2011

Lançado concurso para letra do hino da CF 2011 - 29/09/2009 - 14:07 A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o concurso para a letra do hino da Campanha da Fraternidade 2011. O hino será escolhido em duas etapas: Na primeira, será feita a escolha da letra, com prazo de entrega das composições até dia 01 de dezembro de 2009; na segunda, será feito o concurso para a música, até abril de 2010.
A Campanha da Fraternidade 2011 tem como tema: “Fraternidade e a vida no planeta”, e o lema é: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).
Contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta é o objetivo geral da campanha.
“A CNBB solicita a colaboração de todos os poetas para a criação de um texto belo e profundo que possa servir de hino para a Campanha da Fraternidade de 2011”, afirmou o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, padre José Carlos Sala.
Fonte: CNBB
Local:Brasília

27/09/2009

Paróquia NªSª Conceição e S. José tem festa de Nª Sª Aparecida em 12 de outubro

Círculos Bíblicos da 5ª Forania comemoram o Mês da Bíblia com missa na Dias da Cruz

No dia 27/9/09, sob um sol brilhante, os Círculos Bíblicos da 5ª Forania realizaram a Manhã de Louvor, na Rua Dias da Cruz, entre a Trav. Miracema e Rua Manuela Barbosa, com animação da banda Pão do Céu, da Paróquia Nª Sª de Fátima, em comemoração ao Mês da Bíblia. Ao final da apresentação do show, houve missa presidida pelo Pe. Leandro Cury, da Paróquia Imaculada Conceição e S. Sebastião, Eng. de Dentro. Presença do Monsenhor Gustavo Auler, Vigário Episcopal e Pároco da Paróquia Nª Sª da Conceição e S. José, em Eng. de Dentro, 5ª Forania.Pe. Leandro, aguardando a hora da missaCírculos Bíblicos e povo chegando para a missaCoroinhasPessoas param para a missa
Jovem testemunhando sua fé
Pai e filho passeando, pausa para olhar
O vendedor de brinquedos
Tenda para as criançasA Palavra de Deus
Muitos procuraram uma sombra
Monsenhor Gustavo Auler
Texto e fotos: Waldéa

26/09/2009

Palestra sobre D. Hélder Câmara

Dia 07/10/2009, às 20h
Salão Paroquial da Paróquia dos Sagrados Corações
Rua Conde de Bonfim, 474 - Tijuca
Tel. 2268-3118

Semana Bíblica


Paróquia Imaculada Conceição e S. Sebastião
Rua Catulo Cearense, 26 - Eng. de Dentro Tel. 2599-9900

Paróquia Divino Espírito Santo abre Festa da Primavera

Colaboração: Gloria (Pascom 3ª Forania)

Ficha Limpa conseguiu 1 milhão e trezentas mil assinaturas

Estamos muito orgulhosos com a conquista dessas 1 milhão e 300 mil de assinaturas”, exclamou dom Dimas a respeito da conquista do total de assinaturas arrecadadas pela Campanha Ficha Limpa que propõe o Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos.
De acordo com o secretário geral da CNBB , a Igreja participou de forma cidadã da Campanha para que, nas próximas eleições, políticos com a ficha suja, permaneçam fora do pleito eleitoral.
Segundo dom Dimas, o recolhimento deste “caminhão” de assinaturas demonstra que a população está “cansada de ver pessoas desonestas nos representando no Congresso Nacional”.
As assinaturas serão entregues ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer, na terça-feira, 29, às 11:30h, dia em que a primeira lei de iniciativa popular, a 9.840, completa 10 anos. Vários parlamentares já manifestaram apoio ao Projeto.

Fonte:CNBB

Festa da Solidariedade do Grajaú (FESOG)

NOS DIAS 03 E 04 DE OUTUBRO, A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO ESTARÁ REALIZANDO A 30ª FESOG.
TODOS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR DESSE EVENTO QUE JÁ FAZ PARTE DO CALENDÁRIO DO GRAJAÚ E ADJACENCIAS.
VÁRIAS BARRACAS: PORTUGAL, ITÁLIA, ALEMANHA, JAPÃO, LÍBANO, NORDESTE BRASILEIRO, MINAS GERAIS, BARRACA DE DOCES, PESCARIA, PASTEL. TODAS AS BARRACAS COM COMIDAS TÍPICAS.
VENHAM PARTICIPAR.

Endereço: Praça Edmundo Rego,27 - Grajaú.
Colaboração: Diácono Marcos Gayoso

24/09/2009

A Igreja declara santo Padre Damião de Molokai

Corria o ano 1873. Um veleiro sulcava as águas do Pacífico e se detinha frente à Ilha de Molokai. Do veleiro desceu um jovem missionário da Congregação dos Sagrados Corações, Damião de Veuster.
Molokai era a ilha dos leprosos. Perseguidos, eram deportados para lá, à força, todos os afetados pela lepra do Arquipélago de Havaí. Era como um podredouro humano, um inferno vivente em perpétua desesperação. Aquele missionário, jovem e forte, chegou à Molokai, a “ilha maldita”. Alegre, otimista, foi adentrando-se nela. De repente deixou de sorrir. Era um extenso grupo de casebres miseráveis, o povoado onde moravam os leprosos. Impressionado, Padre Damião parou uns instantes, se refez e penetrou nele.
O trabalho extraordinário daquele homem que levara uma mensagem de paz e de amor, pouco a pouco, começou a dar bons frutos. Molokai foi deixando de ser a “ilha maldita”. O ódio, o desespero, o materialismo e a libertinagem, foram cedendo à verdade.
A vida do “Leproso de Cristo”, foi um vivo testemunho de amor encarnado nos irmãos e levado até suas últimas conseqüências.
Pe. Vicente Hernández, ss.cc.
A Canonização será realizada no dia 11 de outubro de 2009, em Roma, pelo Papa Bento XVI, onde Padre Damião receberá o Título de SÃO DAMIÃO DE MOLOKAI.
PROGRAMAÇÃO NA PARÓQUIA DOS SAGRADOS CORAÇÕES
 TRÍDUO Dia 08 de outubro, quinta-feira, às 19h – Missa em ação de graças.
Dia 09 de outubro, sexta-feira, às 19h – Missa em ação de graças.
Dia 10 de outubro, sábado, às 16h30m – Missa em ação de graças
 Dia 11 de outubro todas as Missas serão em Ação de Graças pela Canonização de Padre Damião / Abertura da Exposição de fotos depois da Missa das 10h30m.
 Dia 18 de outubro, Domingo, às 18h – Missa em Ação de Graças pela Canonização de Pe. Damião de Molokai, celebrada pelo Arcebispo de Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, O. Cist.

PARÓQUIA DOS SAGRADOS CORAÇÕES
Rua Conde de Bonfim, 474 – Tijuca
Tel/Fax.: (21) 2268-3118 www.paroquiadossagradoscoracoes-rj.org
ssccrj@terra.com.br
Colaboração: Sandra Mara

Famílias têm palestras na Paróquia Nª Sª das Graças!


Alteração da palestra do 1º dia: " Jesus em nossos lares"em vez de "Maria, a maior educadora da história".
Colaboração: Nestor

23/09/2009

Ficha Limpa Urgente!

Prezados(as) amigos(as):
O Projeto de Lei sobre a Vida Pregressa dos Candidatos e 1,3 milhão assinaturas da Campanha Ficha Limpa serão entregues ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, na segunda-feira às 15h. A antecipação da data, antes marcada para o dia 29/09, deve-se à agenda do deputado.
Ciente de que muitos formulários ainda circulam pelo país devido a greve dos Correios, o MCCE se compromete a entregar as assinaturas que chegarem a Brasília depois do dia 28/09, mesmo com o PL já tramitando no Congresso Nacional. “Não ficaremos com nenhuma assinatura e também fazemos um apelo para que as pessoas não guardem formulários assinados em casa ”, acrescenta a secretária executiva do Movimento, Cristiane Vasconcelos.
Portanto, todos os formulários assinados devem ser remetidos até o dia 25/09 (sexta - feira), pelo correio, para o seguinte endereço: SAS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
CEP 70.438-900 - BRASÍLIA -DF.
Mais informações: tel. (0 xx 61) 21939746 ou
www.mcce.org.br

374ª Festa de Nossa Senhora da Penha

Começa no dia 3 de outubro a 374ª Festa de Nossa Senhora da Penha. Serão dias de festa, e alegria, mas também de muita oração, num pedido de paz para a Penha, para a nossa cidade e para o nosso país. As festividades, que atraem milhares de pessoas, vão se estender até o dia 25 de outubro
No entanto as orações começam no dia 25 de setembro, com o início da Novena, e o Pe. Nivaldo Alves dos Anjos Junior celebra a primeira missa, cujo tema será “Maria e o Coração de Jesus.” A Novena se encerra no dia 3 de outubro em missa presidida pelo Pe.. Nelson Francelino Ferreira com o tema “Liturgia do 27o Domingo do Tempo Comum”. Neste dia têm início as comemorações com a Lavagem da Escadaria, às 15h, e com a Procissão Luminosa, às 17h.
No primeiro domingo de festa, dia 4, às 10h, Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, preside a missa solene no Santuário. Nesta celebração será apresentado o novo manto da imagem histórica de Nossa Senhora da Penha. Antes, às 6:30h, uma alvorada festiva com queima de fogos e toque de sinos anuncia o início da festa. Às 15h acontece a 4ª Romaria da Bíblia ao Santuário e às 17:30h, a Companhia de Teatro Julieta de Serpa, de autoria de Carlos Alberto Serpa e direção de Márcio Fonseca, encena o “Auto de São Paulo”, que conta a trajetória do Apóstolo dos Gentios desde o caminho para Damasco até tornar-se o mártir da Igreja. Às 18h haverá missa por todos os devotos de Nossa Senhora da Penha e pela paz.
Este ano teremos também os eventos tradicionais – 8º Encontro de Corais; Folclore Brasileiro, com a presença do Projeto Luar de Dança e alunos do Colégio Nossa Senhora da Penha; “Corações Unidos”; e o 4º Festival de grupos portugueses.
No último dia da Festa, dia 25, às 9h, acontece a 3ª Corrida Rústica e às 15h tem início a procissão pelas ruas do bairro da Penha. Logo em seguida Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, preside a missa campal na Concha Acústica do Santuário em que teremos a celebração do “Envio Missionário”, além da coroação da imagem de N. Sra da Penha, com a participação de Izaías Carneiro, da Comunidade Coração Novo. Após a missa, o show do cantor Jerry Adriani encerra mais uma festa de louvor e devoção à Virgem da Penha.
O Reitor do Santuário, Pe. Serafim de Souza Fernandes, afirma que a Festa da Penha proporciona o encontro dos fiéis com Deus na casa da Mãe e também faz um convite: “Estaremos de braços e corações abertos para receber com muita alegria a todos os devotos. Sejam bem-vindos”.
Endereço: Largo da Penha,19- Penha
Serviços:
Nos domingos de festa haverá missa de hora em hora das 7h às 11h e 15h às 18h. Na ladeira, os devotos encontrarão barraquinhas com comidas típicas. E na loja de lembranças do Santuário, os fiéis poderão adquirir inúmeros artigos religiosos personalizados com a imagem da “Mãe da Penha”.
Foto de Roberto M. Filho
Programação:
03 de outubro
15h – Lavagem da Escadaria
17h – Caminhada Jovem e Procissão Luminosa saindo da paróquia Bom Jesus (último dia de novena)
04 de outubro
6:30h: Alvorada Festiva com toque dos sinos do Santuário e queima de fogos.
10h: Missa Solene presidida pelo Emº Dom Edney Gouvêa Mattoso com a apresentação do novo manto de Nossa Senhora da Penha.
15h: 4ª Romaria da Bíblia
17:30h: Auto de São Paulo – Companhia de Teatro Julieta de Serpa
11 de outubro:
15h: 8º Encontro de corais
15h: Folclore Brasileiro - Projeto Luar de Dança e Colégio Nossa Senhora da Penha
12 de outubro:
14h: Evento "Corações Unidos" (Comunidade Coração Novo)
18 de outubro:
15h: 4º Festival do Folclore Português
25 de outubro:
9h: 3ª Corrida Rústica
15h: Encerramento da Festa com procissão; missa campal, presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta; celebração do Envio Missionário e coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha com a participação dos cantores Jerry Adriani e Izaias.
Assessor de Comunicação: Bruno de Oliveira

22/09/2009

Últimos momentos da Imagem Peregrina no Rio de Janeiro

Foto:Waldo Siqueira
Dia 21/9/09, às 14h,chegada da Imagem Peregrina em Bacaxá. D. Orani é recebido pelo Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, por Pe. Jorge Ignazuc e pela Prefeita Franciane Motta. Seguiram em carreata para a Igreja Matriz de Nª Sª de Nazareth, no centro de Saquarema - Pároco Pe. José Alves Filho.
Três fotos seguintes: Regina Mota

D. Orani na carreata

Igreja Matriz em Saquarema
Pe. Jorjão, como é conhecido, aguardando a volta da Imagem Peregrina de Saquarema
Na espera, fotos para lembrança
Pe. Jorjão convidando para a oração do terçoO helicóptero aponta no céu a chegada da Mãe Peregrina
Ela vem até o Parque dos Patins, na Lagoa
D. Orani explicando que não queriam que a imagem voltasse logo
D. Orani em direção ao carro. O comboio segue para S. Cristóvão
D. Orani entra com a imagem no Centro de Tradições, em S. Cristóvão.
Ao chegar em Acari, cordas são amarradas na camionete com a berlinda e a procissão inicia.Acari recebe de presente uma imagem de Nª Sª de Nazaré
O comboio seguiu para Anchieta
Missa em AnchietaParóquia de NªSª de Nazaré, em Anchieta
Integrantes da comitiva de Belém do Pará
Saída da Catedral Metropolitana para o Cristo RedentorD. Orani sai do carro e sobe as escadas da Paróquia de Nª Sª da Glória, no Largo do Machado

Chegada na estação do bondinho do Cristo Redentor
Bela recepção da Paróquia S. Judas Tadeu
Oração do Angelus na Estação do Bondinho.
Em seguida, oração do terço na Paróquia Cristo RedentorMissa na Paróquia de S. Sebastião dos Capuchinhos
Show noMaracanãzinho. Só sobrou espaço atrás do palco
Agradecimentos e despedida da Imagem Peregrina
Bênção finalPe. Fábio de Melo, show de pura emoção