23/09/2009

374ª Festa de Nossa Senhora da Penha

Começa no dia 3 de outubro a 374ª Festa de Nossa Senhora da Penha. Serão dias de festa, e alegria, mas também de muita oração, num pedido de paz para a Penha, para a nossa cidade e para o nosso país. As festividades, que atraem milhares de pessoas, vão se estender até o dia 25 de outubro
No entanto as orações começam no dia 25 de setembro, com o início da Novena, e o Pe. Nivaldo Alves dos Anjos Junior celebra a primeira missa, cujo tema será “Maria e o Coração de Jesus.” A Novena se encerra no dia 3 de outubro em missa presidida pelo Pe.. Nelson Francelino Ferreira com o tema “Liturgia do 27o Domingo do Tempo Comum”. Neste dia têm início as comemorações com a Lavagem da Escadaria, às 15h, e com a Procissão Luminosa, às 17h.
No primeiro domingo de festa, dia 4, às 10h, Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, preside a missa solene no Santuário. Nesta celebração será apresentado o novo manto da imagem histórica de Nossa Senhora da Penha. Antes, às 6:30h, uma alvorada festiva com queima de fogos e toque de sinos anuncia o início da festa. Às 15h acontece a 4ª Romaria da Bíblia ao Santuário e às 17:30h, a Companhia de Teatro Julieta de Serpa, de autoria de Carlos Alberto Serpa e direção de Márcio Fonseca, encena o “Auto de São Paulo”, que conta a trajetória do Apóstolo dos Gentios desde o caminho para Damasco até tornar-se o mártir da Igreja. Às 18h haverá missa por todos os devotos de Nossa Senhora da Penha e pela paz.
Este ano teremos também os eventos tradicionais – 8º Encontro de Corais; Folclore Brasileiro, com a presença do Projeto Luar de Dança e alunos do Colégio Nossa Senhora da Penha; “Corações Unidos”; e o 4º Festival de grupos portugueses.
No último dia da Festa, dia 25, às 9h, acontece a 3ª Corrida Rústica e às 15h tem início a procissão pelas ruas do bairro da Penha. Logo em seguida Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, preside a missa campal na Concha Acústica do Santuário em que teremos a celebração do “Envio Missionário”, além da coroação da imagem de N. Sra da Penha, com a participação de Izaías Carneiro, da Comunidade Coração Novo. Após a missa, o show do cantor Jerry Adriani encerra mais uma festa de louvor e devoção à Virgem da Penha.
O Reitor do Santuário, Pe. Serafim de Souza Fernandes, afirma que a Festa da Penha proporciona o encontro dos fiéis com Deus na casa da Mãe e também faz um convite: “Estaremos de braços e corações abertos para receber com muita alegria a todos os devotos. Sejam bem-vindos”.
Endereço: Largo da Penha,19- Penha
Serviços:
Nos domingos de festa haverá missa de hora em hora das 7h às 11h e 15h às 18h. Na ladeira, os devotos encontrarão barraquinhas com comidas típicas. E na loja de lembranças do Santuário, os fiéis poderão adquirir inúmeros artigos religiosos personalizados com a imagem da “Mãe da Penha”.
Foto de Roberto M. Filho
Programação:
03 de outubro
15h – Lavagem da Escadaria
17h – Caminhada Jovem e Procissão Luminosa saindo da paróquia Bom Jesus (último dia de novena)
04 de outubro
6:30h: Alvorada Festiva com toque dos sinos do Santuário e queima de fogos.
10h: Missa Solene presidida pelo Emº Dom Edney Gouvêa Mattoso com a apresentação do novo manto de Nossa Senhora da Penha.
15h: 4ª Romaria da Bíblia
17:30h: Auto de São Paulo – Companhia de Teatro Julieta de Serpa
11 de outubro:
15h: 8º Encontro de corais
15h: Folclore Brasileiro - Projeto Luar de Dança e Colégio Nossa Senhora da Penha
12 de outubro:
14h: Evento "Corações Unidos" (Comunidade Coração Novo)
18 de outubro:
15h: 4º Festival do Folclore Português
25 de outubro:
9h: 3ª Corrida Rústica
15h: Encerramento da Festa com procissão; missa campal, presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta; celebração do Envio Missionário e coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha com a participação dos cantores Jerry Adriani e Izaias.
Assessor de Comunicação: Bruno de Oliveira

Nenhum comentário: