24/09/2009

A Igreja declara santo Padre Damião de Molokai

Corria o ano 1873. Um veleiro sulcava as águas do Pacífico e se detinha frente à Ilha de Molokai. Do veleiro desceu um jovem missionário da Congregação dos Sagrados Corações, Damião de Veuster.
Molokai era a ilha dos leprosos. Perseguidos, eram deportados para lá, à força, todos os afetados pela lepra do Arquipélago de Havaí. Era como um podredouro humano, um inferno vivente em perpétua desesperação. Aquele missionário, jovem e forte, chegou à Molokai, a “ilha maldita”. Alegre, otimista, foi adentrando-se nela. De repente deixou de sorrir. Era um extenso grupo de casebres miseráveis, o povoado onde moravam os leprosos. Impressionado, Padre Damião parou uns instantes, se refez e penetrou nele.
O trabalho extraordinário daquele homem que levara uma mensagem de paz e de amor, pouco a pouco, começou a dar bons frutos. Molokai foi deixando de ser a “ilha maldita”. O ódio, o desespero, o materialismo e a libertinagem, foram cedendo à verdade.
A vida do “Leproso de Cristo”, foi um vivo testemunho de amor encarnado nos irmãos e levado até suas últimas conseqüências.
Pe. Vicente Hernández, ss.cc.
A Canonização será realizada no dia 11 de outubro de 2009, em Roma, pelo Papa Bento XVI, onde Padre Damião receberá o Título de SÃO DAMIÃO DE MOLOKAI.
PROGRAMAÇÃO NA PARÓQUIA DOS SAGRADOS CORAÇÕES
 TRÍDUO Dia 08 de outubro, quinta-feira, às 19h – Missa em ação de graças.
Dia 09 de outubro, sexta-feira, às 19h – Missa em ação de graças.
Dia 10 de outubro, sábado, às 16h30m – Missa em ação de graças
 Dia 11 de outubro todas as Missas serão em Ação de Graças pela Canonização de Padre Damião / Abertura da Exposição de fotos depois da Missa das 10h30m.
 Dia 18 de outubro, Domingo, às 18h – Missa em Ação de Graças pela Canonização de Pe. Damião de Molokai, celebrada pelo Arcebispo de Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, O. Cist.

PARÓQUIA DOS SAGRADOS CORAÇÕES
Rua Conde de Bonfim, 474 – Tijuca
Tel/Fax.: (21) 2268-3118 www.paroquiadossagradoscoracoes-rj.org
ssccrj@terra.com.br
Colaboração: Sandra Mara

Um comentário:

perola disse...

gostaria de receber a oração de são damião de molokai ficaria muito grata perola-perola@gmail.com.br