02/07/2009

Como Implantar a Infância Missionária

O Padre pode escolher preferencialmente pessoas que já participaram de encontros de formação missionária na Diocese, ministrados pelos COMIDIS, para estudar as Diretrizes e Orientações da Infância Missionária.
2. Divulgar a Obra da Infância Missionária na escola, catequese, missas, comunidade, através de cartazes...
3. Realizar um encontrão convidando todas as crianças, onde através de uma encenação apresentar a História, finalidades e objetivos da Obra da Infância Missionária.
- Preferencialmente, escolha um sábado ou domingo, com duração de 3 horas, para este encontro, com oração, estudo, lanche comunitário, intervalo e algumas brincadeiras sadias.
- a participação feita através de inscrições contendo o endereço completo, telefone, e informações, além do horário do encontro e lanche comunitário.
- No dia do encontro, a equipe de acolhida/recepção, procure identificar cada criança com crachá e entregar o material disponível.
- Acolher a todos com cantos e um momento de festa e alegria.
- Convidar o padre para que faça a acolhida de todos.
Explicar:
A) Saudação da Infância Missionária ( De todas as crianças do mundo sempre amigos.)
B) Hino da Infância Missionária.)
C) Os 5 Continentes e a cor de cada um, mostrando que esta é a finalidade da Obra - Abri-se a mundialidade.)
D) Os padroeiros das Missões.)
E) O lema: Criança Evangelizando Criança.
4. Após este encontro deixar as crianças pensarem sobre o que viram e ouviram.
5. Após um tempo realizar um novo convite para os que de fato desejam participar. Neste encontro recolocar a história e detalhar melhor como funcionam os grupos da Infância Missionária.)
A) As quatro reuniões ( idéias integradas).
B) O papel do Assessor
C) O papel do Coordenador (criança).
D) O Santo Padroeiro do Grupo.Deixar mais um tempo para que as crianças pensem no que ouviram e viram.
6. Após um tempo renovar o convite para os que de fato querem fazer parte desta Obra que tem como lema: Criança evangelizando,crianças. Os grupos são constituídos de mais ou menos 12 crianças cada grupo.
7. Marcar o encontro e ai sim dividir os grupos, de preferência respeitando a faixa etária.
8. Após o 13º Encontro cada grupo escolha o seu coordenador, o Santo padroeiro e o dia da semana e horário para o encontro. Os assessores façam a lista com nome e endereço e telefone de cada crianças do grupo.
INFÂNCIA MISSIONÁRIA E CATEQUESE
Muitas vezes a Infância Missionária e a Catequese são confundidas. A Infância Missionária não substitui a Catequese, mas sim, complementa a formação, fazendo com que as crianças e pró-adolescentes se tornem verdadeiros missionários. As paróquias que possuem os trabalhos da Catequese e Infância Missionária sintonizados, estão obtendo resultados maravilhosos.

Paulinas.

Nenhum comentário: