28/01/2014

11/2, Dia de Na.Sa. de Lourdes, missa dos enfermos no Hospital Salgado Filho

Missa dos Enfermos
Presidida por D. Luiz Hemrique, bispo auxiliar do Vicariato Norte
Dia 11/2, às 16h
7o. andar do H. Salgado Filho

27/01/2014

Pré-Vestibular Comunitário S. Cosme e S. Damião, no Andaraí


Fórum das Pastorais Sociais - Carta do Pe. Claudio aos párocos

Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2014.

Revmo. Pároco,

       No último dia 20 de janeiro, foi lançado na Arquidiocese, o Ano da Caridade, de acordo com o nosso 11º Plano Pastoral de Conjunto.

        Com o objetivo de estarmos mais atentos as reais necessidades dos nossos irmãos e irmãs, realizaremos no dia 15 de fevereiro de 2014, das 09 às 12h, na Paróquia Sagrados Corações, que fica na Rua Conde de Bonfim, nº 474, um Fórum das Pastorais Sociais.

       Assim, gostaria que o estimado irmão no sacerdócio, pudesse convocar todos os que integram os movimentos e pastorais sociais de sua paróquia, para participarem deste Fórum.

Fraternalmente em Cristo

Pe. Cláudio Santos
Vigário Episcopal

Fonte: Vicariato Episcopal Norte

25/01/2014

Como foi o pré-anúncio da Campanha da Fraternidade 2014 no Vicariato Norte

O pré-anúncio da Campanha da Fraternidade no Vicariato Norte aconteceu, hoje, 25/1, na Basílica Santa Terezinha , na Tijuca. O Vigário Episcopal, Pe. Claudio iniciou o encontro com a oração da própria campanha. Depois falou sobre questões de tráfico humano que podem estar acontecendo ao nosso lado. Representações da Comissão Arquidiocesana e das pastorais estavam presentes e dispostas a levar para as comunidades o conhecimento sobre o Tráfico Humano no Brasil e no mundo. O tema da CF 2014 é Fraternidade e Tráfico Humano e o lema: " É para a liberdade que Cristo nos libertou" Gl 5,1

A coordenadora vicarial do movimento pró CF, Carmem Swire, que também coordena os Círculos Bíblicos do Vicariato Norte, expôs slides referentes ao texto base que todos precisam adquirir para que na Quaresma e até a próxima campanha o tema seja debatido e criados gestos concretos nas paróquias.

Ir. Verônica, de nacionalidade francesa e em missão no Rio de Janeiro pela comunidade Maria, Mãe da Misericórdia, deu seu testemunho de acolhimento a pessoas em estado de prostituição. Um trabalho que busca resgatar a dignidade humana. Um grupo de oito pessoas que lutam com escassez de recursos. No sábado que vem, 1º/2, no anúncio arquidiocesano da Campanha, colabore com uma lata de leite em pó.

Dr. José Sertã, coordenador da Campanha do Vicariato Sul e arquidiocesano, veio dar o seu apoio.

Ana Maria convidou as comunidades e pastorais  para o Fórum Social, dia 15/2, 8h às 12h, na Paróquia Sagrados Corações.
Pe. Claudio, Vigário Episcopal VNorte

Carmem Swire, coord. CF e Círculo Bíblico
Ir. Verônica, trabalhando na Vila Mimosa
Dr. José Sertã
 Círculos Bíblicos, Palavra e ação
Presença do Monsenhor Gustavo
Participação ativa do Pe. Claudio
Coordenadora Carmem Swire
Pascom  do Vicariato Norte 


24/01/2014

Novena do Jubileu de Nª Sª de Schoensttat

Convite
A Obra Apostólica de Schoenstatt completa 100 anos!!!
ANO JUBILAR DO CENTENÁRIO DA ALIANÇA DE AMOR COM MARIA:1914 - 2014
É tempo de alegria, comemoração, oração e gratidão!
“A IMAGEM AUXILIAR ACOMPANHA A NOVENA DO JUBILEU”
1º Dia da Novena:
31 de janeiro de 2014 15h00                                                                          Paróquia Bom Pastor (R. Bom Pastor, 481)
Venha participar conosco!
Obs.: As demais datas e locais serão divulgados oportunamente.


23/01/2014

Terço da Misericórdia na Rádio Catedral será na intenção dos jornalistas


A Rádio Catedral convida a todos coordenadores da PASCOM para participarem amanhã, 24 de janeiro, do Terço da Misericórdia, que será na intenção dos jornalistas, por causa do Dia de São Francisco de Sales. A transmissão será na Capela do segundo andar do Edifício João Paulo II, na Glória. Pede-se para chegar às 14h30, pois o terço será ao vivo, transmitido pela Rádio, a partir das 15h. Depois haverá adoração ao Santíssimo. 

Tráfico de Pessoas - Palestra no Centro Loyola, PUCRio


Curso de Atualização Teológica, no Méier, RJ

Curso de Atualização Teológica
Curso do Vicariato Norte
Local: Colégio Imaculado Coração de Maria
Rua Aristides Caire, 141 - Méier
Próximos módulos: Trindade e Eclesiologia
Início: 11/3 - Formando turma.
Informações: 21-2581-1775


Para reflexão das equipes da PASCOM

Apresentação da Mensagem do Papa  para a 48º Jornada Mundial das Comunicações Sociais

Tema:"Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro"
Leia mais: www.news.va/pt

Ouça hoje, 23/1, 16h, sobre a Pastoral da Saúde, na Rádio Catedral 106.7 FM

Hoje às 16 horas, Bete Catão e Diácono Sergio Catão, darão uma entrevista na Radio Catedral. Tema : Pastoral da Saúde e Hospital Municipal Salgado Filho.

09/01/2014

Pré-Anúncio da Campanha da Fraternidade de 2014 no Vicariato Norte

                                                           Rio de Janeiro, 8 de Janeiro de 2014.

Aos Senhores Párocos das
Paróquias do Vicariato Norte da
Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Assunto:           Pré-Anúncio da Campanha da Fraternidade de 2014
                       
Prezados Senhores Párocos,

Conforme consta do Calendário Vicarial de 2014, está previsto para o dia 25/01/2014, o Pré-Anúncio da CF 2014 no Vicariato Norte.

Tendo por tema “Fraternidade e Tráfico Humano" e, por lema, “É para a liberdade que Cristo nos libertou.” (Gl 5,1), seu objetivo geral é “identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus”.

A Campanha da Fraternidade é uma excepcional ferramenta de evangelização da sociedade como um todo, por refletir um tema caro a todos os brasileiros e brasileiras, jogando a luz do Evangelho sobre uma situação que deveria preocupar todos os cristãos e cristãs.

Se os grupos de pastoral forem bem preparados e convenientemente mobilizados, não faltarão oportunidades de explorar, de forma missionária e evangelizadora, o material elaborado pela CNBB e enriquecido pela experiência das comunidades.

Em vista da importância do tema, solicitamos o envio de pelo menos 3 (três) representantes de suas paróquias (Círculos Bíblicos, Pastoral da Família, PASCOM, Pastorais Sociais, etc.), de forma a garantir a formação de um grupo multidisciplinar de animação que possibilite às suas comunidades vivenciar em plenitude a CF 2014 e, à Arquidiocese do Rio de Janeiro, atingir o objetivo proposto.

Data: 25/01/2014
Horário: 8h30 às 11h30
Local: Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus
Rua Mariz e Barros, 354 – tel.: 2569-8904.

Agradecemos a atenção e rogamos a Deus que os abençoe e aos seus paroquianos.

Fraternalmente,


Pe. Claudio dos Santos

Vigário Episcopal

06/01/2014

24 a 27/7/14: 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação

Estão abertas as inscrições para o 4º Encontro Nacional da Pastoral da ComunicaçãoTER, 07 DE JANEIRO DE 2014 17:05 CNBB

Com o objetivo de articular e animar a Pastoral da Comunicação na Igreja do Brasil a partir da cultura gerada pelas novas tecnologias, serão realizados, de 24 a 27 de julho, em Aparecida (SP), o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e o 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores. As inscrições para os encontros estão disponíveis até 23 de junho, com vagas limitadas. Confira os valores e a ficha de inscrição, no link Encontro Nacional. Para participar dos encontros é necessária apenas uma inscrição. São esperados aproximadamente 700 participantes.
Essa é a primeira vez, que as comissões para a Comunicação e Juventude da CNBB promovem o encontro em conjunto, buscando integrar suas atividades de evangelização. O evento marcará também as celebração de um ano da Jornada Mundial da Juventude no Brasil.
De acordo com a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Ir. Élide Fogolari, esta é uma oportunidade de comunhão nos trabalhos das comissões. “Integrar esses dois grandes grupos da Igreja é entender que a comunicação e a evangelização são realizadas, sobretudo, pela juventude que deseja algo novo e tem esperança. A maioria dos participantes que atua na Pastoral da Comunicação é jovem”.
O tema “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital” será refletido ao longo do encontro nos seminários e painéis com a presença pesquisadores da comunicação. Está confirmada a participação de palestrantes internacionais como o padre jesuíta, Antônio Spadaro, autor dos livros Web 2.0 e Ciberteologia e de Letícia Soberón, da Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), entre outros especialistas.
“Nós entendemos que no universo da comunicação temos mais possibilidades do que desafios. Hoje, as mídias sociais digitais oferecem vantagens para a propagação do Evangelho de forma rápida e imediata. Isso, abre um horizonte sem limites, chegando a mensagem a mais pessoas”, explica Ir. Élide sobre o tema escolhido para o encontro.
Rede de Informática
Pelo segundo ano consecutivo, a Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA) participa do Encontro Nacional da Pascom. Em 2012, a rede foi lançada oficialmente aos comunicadores e agentes da Pastoral da Comunicação. Para o assessor da RIIBRA, padres Clóvis Andrade de Melo, o espaço é de avaliação e para definir metas para os próximos anos.
“Chegou o momento de avaliar quais iniciativas estão sendo desenvolvidas na internet pelos agentes pastorais, nas dioceses e por instituições. Durante o encontro, serão oferecidas entre as oficinas, a teoria e prática na web com a participação de especialistas e com testemunhos de experiências nas atividades de evangelização pela internet”, comenta padre Clóvis. Ainda segundo o assessor, o encontro da Pascom contribuirá para definição de estratégias de ação que visam potencializar os trabalhos da RIIBRA na Igreja do Brasil.
Sabia mais, acessando o folder do 4ª Encontro da Pascom.
Acesse:

05/01/2014

Festival de sorvete - Paróquia Na.Sa. da Luz do Rocha

Festival de sorvete com jogos e brincadeiras para crianças.
Dia 25/1/14, às 15h.
Endereço:
Rua Ana Neri, 1114
6a. Forania do V. Norte

03/01/2014

Inscrições para Acolhimento Espiritual aos doentes do Hospital Municipal Salgado Filho

As pessoas que quiserem trabalhar no Acolhimento Espiritual, junto aos doentes do Hospital Municipal Salgado Filho, poderão se inscrever na Secretaria da Basílica do Imaculado Coração de Maria, na Rua Santa Fé, 120, no Meier. Todos os sábados do mês de janeiro, das 8 horas até às 12 horas.
 " Levar Deus aos doentes, vale mais do que qualquer remédio." (Padre Pio) 
Contato:Bete Catão
(21)22814267 / (21)984028480

01/01/2014

Calendário para janeiro e fevereiro

COORDENAÇÃO  PASTORAL - Vicariato Norte
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES – 2014  Ano A (São Mateus)

MÊS DE  JANEIRO

01 – Sta. Maria Mãe de Deus – Dia Mundial da Paz
     – Início da Peregrinação da imagem de N. Sra. Aparecida pelas Casas Religiosas  fem.
05 – Epifania do Senhor
07 a 19 – Trezena de São Sebastião
12 – Batismo do Senhor
20 – Festa de São Sebastião - Padroeiro da Cidade
20, segunda-feira, DIA DE S. SEBASTIÃO
− Abertura do Ano Arquidiocesano da Caridade
− 10:00, missa solene na igreja S. Sebastião (Capuchinhos), Tijuca
− 16:00, procissão até a Catedral. Auto de S. Sebastião e missa.
26 – Adoração Mensal do Clero – Igreja Sant’Ana –  Vic. Jacarepaguá

MÊS DE  FEVEREIRO

01 – Abertura da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese
Tema: Fraternidade e Tráfico Humano 
Lema: "É para a liberdade que Cristo nos libertou" Gl 5,11
     – Vésperas Solenes com a Vida Religiosa feminina - Candelária
03  a 07 – Curso para os Bispos – Sumaré
04 e 05 – Vestibular p/ Instituto Ciências Religiosas
10 a 14 – 1ª Turma Retiro Anual do Clero – Sumaré
14 a16 – Assembléia do Conselho Missionário Regional
17 a 21 – 2ª Turma Retiro Anual do Clero – Sumaré
17 – Aula Inaugural do Instituto Ciências Religiosas
26 – Adoração Mensal do Clero – Igreja de Sant’Ana – Vic. Leopoldina
27- Entrega da Imagem Peregrina de N S Aparecida a Coord. Arquidiocesana 
Renovação Carismática para o Retiro de Água Viva.
Fonte: Vicariato Norte