05/06/2014

Seminário sobre comunicação para sacerdotes do Rio

A comunicação na vida do sacerdote

Igor Marques

A comunicação na vida do sacerdote / Arqrio
“Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo!” Essa é uma das mais impactantes frases do Papa Francisco em sua visita ao Rio de Janeiro por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, e que inspirou a Arquidiocese do Rio a promover um seminário de formação sobre comunicação para os sacerdotes.
As conferências e debates serão nos dias 9 a 11 de setembro, no Centro de Estudos do Sumaré, localizado na Estrada do Sumaré, 670, no Rio Comprido.
Diversos especialistas no âmbito da comunicação da Igreja, do Brasil e de Roma, foram convidados. Está confirmada a participação do professor de dimensão econômica na Igreja, da Pontificia Univertsità dela Santa Croce, em Roma, Cristian Mendonza; o membro da equipe de representantes das Instituições Católicas de Ensino Superior junto ao Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, padre Gildasio Mendes dos Santos; o coordenador da Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Rio, professor Miguel Serpa Pereira, e o professor de Public Speaking e Media Training, da Pontificia Univertsità dela Santa Croce, em Roma, padre Sérgio Tapia Velasco.
Os sacerdotes que desejarem participar do seminário devem preencher a ficha de inscrição e enviar para a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Mais informações pelo email coordenaçãopastoral@arquidiocese.org.br ou pelo telefone: 2292-3132.
Comunicando a fé cristã
Um dos organizadores do evento é o padre Arnaldo Rodrigues, estudante em Roma, que contou que a proposta do seminário de comunicação para o clero é despertar nos sacerdotes a importância de alinhar a evangelização aos meios midiáticos.
“Com esse seminário queremos trabalhar a vida do sacerdote no âmbito da comunicação. Além disso, falaremos sobre o sacerdote como uma referência, uma porta de entrada para a Igreja. A paróquia é um núcleo de comunicação da fé cristã, sobretudo para as pessoas que não a conhecem. O sacerdote é convidado a trabalhar todos os campos que envolvem sua vida sacerdotal: o espiritual, a formação, o intelectual e a vida comunicativa”, pontuou.
Segundo padre Arnaldo, um dos principais temas a ser debatido é a comunicação como um meio de comunhão, abordando as questões da lógica da fé num mundo globalizado e midiático.
“É um desafio comunicar a fé no século 21, numa época áudio-visiva, onde a fé é transmitida no contexto digital, com oportunidades e desafios. Vamos refletir o papel do padre como uma fonte de análise na cobertura midiática”, disse.
arquidiocese.org.br

Nenhum comentário: