05/03/2014

Mensagem de Dom Luiz Henrique, bispo auxiliar do Vicariato Norte, para a Quaresma

"Ao iniciar a quaresma, procuremos participar da cerimônia litúrgica com um coração cheio de esperança no caminho da conversão. 
Receber as cinzas em nossa fronte de modo supersticioso e formalista nada adianta. Assumamos hoje um percurso verdadeiramente cristão ao buscar a verdade em Deus, construindo comunhão e suscitando fraternidade. Esse caminho é totalmente diverso do tempo perdido em julgar, em egoísmos e desavenças que tantas vezes provocamos pelo nosso orgulho ou pela nossa omissão.
Jesus é a grande novidade. Segui-lo é ter a coragem de deixar de lado antigos instrumentos e oferecer um coração aberto e disponível. Uma tarefa difícil pois estamos demasiadamente habituados aos negativos hábitos que, temerosos, não conseguimos nos libertar. É necessária muita coragem espiritual.
Quando entendemos o jejum como meio, caminho de conversão para uma caridade operosa, nos libertando dos fermentos do pecado, aí sim, este gesto se torna significativo, do contrário cai no vazio da formalidade, de corações cheios de orgulho e vazios de Deus.
Uma quaresma transformadora para todos".

Fonte: facebook/com/DomLuizHenriquedaSilvaBrito

Nenhum comentário: