14/02/2014

Pastoral do Turismo do Vicariato Norte

Desde 1952, o Santo Padre, Papa Pio XII a Igreja Católica tem uma diretriz sobre o Turismo Religioso e a Pastoral do Turismo.
Em 1969, a Igreja católica elabora e aprova o Diretório "Peregrinos na Terra", aprovado pelo Santo Padre Paulo VI, a 27 de março de 1969.
Somente 30 anos mais tarde - 1999 - a Organização Mundial do Turismo - OMT, órgão da ONU, aprova o Código Mundial da Ética do Turismo.
O Santo Padre, João Paulo II, em sucessão aos Papas Pio XII, João XXIII e Paulo VI, passa a ser o maior incentivador quanto à utilização da Pastoral do Turismo como forma diplomática entre os povos, agente missionário e formador de trabalho e renda.
O Santo Padre, Papa Bento XVI, observando que, em alguns países, Igrejas Locais não estavam implantando a Pastoral do Turismo, profere posição mais contundente afirmando que a Pastoral do Turismo deveria ser considerada como uma Pastoral Orgânica das Arquidioceses, Dioceses, Igrejas e Institutos Religiosos (de qualquer natureza).

Objetivos imediatos:

*Implantar a Pastoral do Turismo em todas as paróquias do V. Norte 
*Integração com as demais pastorais já existentes, sendo que com especial atenção com as Pastorais: da Comunicação, Pastoral da Acolhida, Pastoral da Juventude, Pastoral da Família, Pastoral da Pessoa Idosa. 
*Implantar as diretrizes da Pastoral do Turismo, perante a Pastoral da Acolhida, precipuamente quanto à "mobilidade humana", "migrantes" e nômades. 
*Implantar sistema de acolhimento nas Basílicas, nos Santuários, nas Igrejas e Capelas Históricas e nas Igrejas e Capelas Tombadas, das 8h00 às 19h00, durante os sete dias da semana. (Rodízio).
*Implantar, no prazo de 2 anos, missas em pelo menos 5 idiomas. E, no prazo de seis anos, missas em 10 idiomas. 
*Integração imediata com todos os Colégios Católicos e com os Institutos de Vida Consagrada existentes na área de atuação do Vicariato Norte.


Pascom em parceria com a Pastoral do Turismo do Vicariato Norte
Solicite para entrar no Grupo da Pastoral do Turismo:
https://www.facebook.com/groups/pastoraldoturismodovicariatonorte/

Fazem parte do Setor de Mobilidade Humana os seguintes grupos: Apostolado do Mar, Pastoral Rodoviária, Pastoral dos Nômades, Pastoral do Turismo, Pastoral dos Refugiados, Núcleo dos Estudantes Internacionais, Pastorais das Migrações, Serviço Pastoral dos Migrantes, Pastoral Nipo-Brasileira e Missão Católica Polonesa.

Nenhum comentário: