16/02/2014

Fórum da Pastoral Social: misericórdia e luta por ações socio-transformadoras

O Fórum Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro reuniu diversas representações de Pastorais Sociais, na Paróquia Sagrados Corações, no dia 15/2, das 9h às 12h. 
Inicialmente, Ana Maria Secioso de Sá falou sobre o Ano da Caridade e o 11º Plano Pastoral de Conjunto que orientarão os trabalhos pastorais até 2016. Ela  tem esperança na construção de uma projeto social, envolvendo todas as Pastorais Sociais. Explicou que a distribuição de bolsa de alimento nas paróquias é apenas um item dentro da Pastoral Social e que muitos confundem  Pastoral Social com prestação de serviço. Num primeiro momento, vem a assistência, mas num segundo momento, temos que pensar numa ação sócio-transformadora. Lutar contra as situações injustas.

Em seguida, falou Tobias Tomine Faria, da Pastoral da Criança do Vicariato Oeste. Explicou que o cristão tem que demonstrar em atos que é alguém que dá esperança ao outro. Trabalhar na fronteira, indo ao encontro dos que estão fora da Igreja e fazendo a opção preferencial pelos que sofrem. Caridade é amor. É não fechar os olhos para o resto do mundo. E isto inclui lutar por direito e cidadania.E finalizou, desejando uma sociedade que não precise de Pastoral Social, uma utopia do Reino.

Também falou Karla Ellwein, assistente social que vem esclarecendo aos envolvidos com pastorais sociais que as ações não podem ser pontuais. As ações tem que ser integradas. Após 1988, a assistência social é dever do Estado. E o foco é a família como centro, a participação social, a territorialidade e a articulação do trabalho em rede. E pediu para acessar o site: www.social-paroquias.org.br
Presença de dois representantes do clero: Ir. Pedro Magalhães Gomes, CSSR, da Paróquia Santo Afonso, e Pe. Edilberto Luis de Menezes, que agora é pároco da Paróquia S. José e Nª Sª das Dores. Este último deu seu depoimento sobre a sua missão em Moçambique, nesses últimos sete anos.
Ana Maria avisou que haverá Formação da Pastoral Social, no dia 5 de abril, das 9h às 12h, na Paróquia Divino Espírito Santo, no Maracanã.


Ir. Pedro, Paróquia Santo Afonso
Karla Ellwein, assistente social
Ana S. de Sá, abrindo o encontro
Tobias Tomine Faria, Pastoral da Criança,Vicariato Oeste
Karla Ellwein
Pe. Edilberto Luis, VNorte, P.S. José e NSdas Dores
Esteve sete anos em Moçambique

Nenhum comentário: