12/12/2013

Ano da Caridade é tema do Forum Social 2013 no dia 14/12

arquidiocese.org.br
Todo ano o Vicariato Episcopal para a caridade social realiza o Fórum Social, encontro que reúne as Pastorais Sociais da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Este ano, seguindo o 11° Plano Pastoral de Conjunto (PPC), o foco será o Ano da Caridade, que será vivido pela arquidiocese em 2014. Voltado para uma reflexão sobre a responsabilidade cristã em favor da vida, o fórum será realizado no dia 14 de dezembro, no auditório da Paróquia de Sant’Ana, no Santuário de Adoração Perpétua, na Praça 11.
Segundo organizadores, o objetivo do encontro e a escolha dos temas foram pensados para ajudar a compreender a missão dos agentes das pastorais sociais, no contexto de uma cidade em constante mudança.
O coordenador da Pastoral de Favelas e palestrante do evento, Monsenhor Luiz Antônio Pereira, afirmou que o cristão deve entender a realidade dos fiéis, e assim realizar seu papel junto à Igreja, que é o de oferecer condições e meios para uma sociedade mais justa.
“A caridade social engloba tudo aquilo que Jesus falou e todos os ensinamentos da Igreja. Como disse o Papa Francisco na comunidade da Varginha: ‘é ver no mais pobre a pessoa de Jesus Cristo’. Queremos que isso se concretize ao longo do ano, pelo trabalho realizado na Igreja, que é promotora da justiça e advogada dos pobres”, ressalta ele.
Programação
O evento começa às 8h com acolhida, café, credenciamento e animação. A Luiz Antônio. O 1° momento: “O que é a Caridade Social: Reflexão à luz da Palavra de Deus e dos Documentos da Igreja” será às 9h15. Às 10h, será servido um café. O 2º momento, intitulado “A dimensão socio-transformadora das Pastorais Sociais”, acontecerá às 10h20, e o 3º momento, “O Ano da Caridade Social” será dividido em: objetivos, às 11h, e metas, às 11h20. O almoço será servido às 13h. O retorno do intervalo será às . O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, dará uma palavra aos participantes às 15h. A pausa para o lanche será às 16h. Monsenhor Luiz Antônio encerrará o evento, e às 17 será celebrada uma missa. A contribuição para o almoço e lanche é de R$15.

Nenhum comentário: