03/03/2013

Duas palestras enriqueceram o Encontro do Clero e Leigos do Vicariato Norte

No dia  2/3, das 8h30 às 12h, na Paróquia S. Francisco Xavier, Tijuca, houve o Encontro de Clero e Leigos do Vicariato Norte, com a presença do Vigário Episcopal, Pe. Claudio dos Santos, do Bispo Auxiliar do Vicariato Norte, Dom Luiz Henrique, clero e  leigos, para a 1ª formação de 2013.

Dois palestrantes contribuíram para o aprofundamento sobre o Concílio Vaticano II e sobre a definição de leigos a partir deste Concílio. Pe. Vidigal, da Paróquia Sagrados Corações, falou sobre o Concílio Vaticano II e o que move a realização de um concílio diante de um contexto histórico em mudança. Prof. Cesar Kazum, da Paróquia Nª Sª de Lourdes e assessor do setor de leigos da CNBB, mostrou que os 90% dos leigos são iguais dentro da Igreja em dignidade, não se trata mais daquele que não entende e não sabe nada. "Não há diferenças na dignidade da Igreja. Jesus Cristo era leigo, tinha ação concreta no mundo, criava laços de afetividade que se tornaram comunidades de amor. Todo batizado representa a Igreja e por isso precisa ser autêntico e coerente. O bom cristão segue Cristo. O caráter secular é a identidade do leigo. E é o Espírito que conduz a Igreja”, disse ele. E citou dois documentos importantes para os leigos: Lumen Gentium e Apostolicam Actuositatem. A formação permanente do leigo é fundamental para a sua atuação no mundo.

As pastorais e movimentos precisam ficar atentos à agenda do Vicariato Norte para que todos caminhem na mesma direção. O encontro do clero e leigos é um dos caminhos para essa comunhão. 
Os textos das palestras estão à disposição no Vicariato Norte.


Dom Luiz Henrique abre o evento
Pe. Vidigal, à direita - Palestrante sobre o Concílio Vaticano II
O Vigário Episcopal, Pe. Claudio o entrega uma lembrança.
 II
Prof. Cesar Kusma, assessor do setor do laicato da CNBB
Palestra sobre os leigos

Representação das Leigas, entre outras e outros
Saudação pelo Dia Internacional da Mulher: 8/3
Clero e leigo ao centro
 Clero e leigos da Paróquia Santo Antônio, de Cachambi
Mons. Gustavo Auler, 2º à esquerda, agora à frente
da Pastoral Arquidiocesana de População de Rua.
Confraternização entre clero e leigos.

Nenhum comentário: