17/12/2012

Tema do 47º Dia das Comunicações Sociais: "Redes Sociais: portais da verdade e da fé; novos espaços para a evangelização"

Dia Mundial das Comunicações 2013 para se concentrar na Mídia Social
Roma, 1 de outubro de 2012 ( PCCS ) - Um dos desafios mais importantes para a tarefa da evangelização, hoje, é o que está emergindo do ambiente digital. Papa Bento XVI chama a atenção para este tema em particular, no contexto do Ano da Fé, em sua escolha do tema para o 47 º Dia Mundial das Comunicações Sociais, "Redes Sociais: portais da verdade e da fé; novos espaços para a evangelização".
O tema sugere uma série de pontos importantes para reflexão. Durante um tempo em que a tecnologia surgiu como parte do tecido de conectividade de experiências humanas, tais como relações e conhecimento, precisamos perguntar: pode ajudar homens e mulheres encontrar Cristo na fé? Não é o suficiente para encontrar uma linguagem adequada, mas sim, é necessário aprender a apresentar o Evangelho como a resposta a esse anseio humano básico de sentido e de fé, que já encontrou expressão online.
Tal abordagem, que servirá para criar um mundo mais dinâmico e humano digital, requer uma nova forma de pensar. Não é simplesmente uma questão de como usar a internet como um meio de evangelização, mas em vez de como evangelizar num contexto em que a vida das pessoas também encontram expressão na arena digital.
Em particular, é preciso estar atento ao surgimento e à enorme popularidade das redes sociais, as formas que privilegiam dialógicas e interativas de comunicação e relacionamentos.
Dia Mundial das Comunicações, a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II ( Inter mirifica , 1963), é comemorado na maioria dos países, por recomendação dos bispos do mundo, no domingo antes de Pentecostes (12 de maio de 2013).
A mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é publicada tradicionalmente em coincidência com a memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos escritores (24 de janeiro)
Fonte: www.signis.net

Nenhum comentário: