07/12/2012

Retiro e Assembleia dos Coordenadores Vicariais de Pastorais do Vicariato Norte


No dia 1º/12/12, os coordenadores vicariais de pastorais do Vicariato Norte chegaram a  Guaratiba, na “Casa de Maria, Mãe de Deus”, para um Retiro de manhã e Assembleia, à tarde.           
          Bons momentos de reflexão sobre a fé na parte da manhã e a verificação de todas as datas de eventos arquidiocesanos e vicariais. Pe. Rafael Siqueira, pároco da Paróquia S. Pedro Apóstolo, falou sobre a Porta da Fé e sobre o nosso compromisso de batizados. 
Pe. Claudio, Vigário Episcopal do Vicariato Norte, apresentou o calendário arquidiocesano e vicarial de janeiro a dezembro de 2013. Na oportunidade, os coordenadores puderam verificar algumas coincidências de datas e horários e procuraram modificá-los.
O que vai acontecer na Arquidiocese RJ em linhas gerais:
Janeiro: Novena e Festa de S. Sebastião (Reflexões sobre o Ano da Fé)
Fevereiro: Festa da Apresentação do Senhor (Nª Sª das Candeias). Concentração no Largo da Carioca. Procissão das Velas até a Candelária.
Março/Abril: Período Quaresmal. Campanha da Fraternidade/13 em Família (Livreto). Festa da Misericórdia
Maio: Visita do Ícone Mariano às Famílias (Ano da Fé).
           Culto Ecumênico no Cristo Redentor.
Junho: Corpus Christi (Tapetes/Ano da Fé). 22/6: Santificação do Clero. Adoração, palestra (Presbyterorum Ordinis), confissão e missa. Sugestão de palestrante: Dom Celso.
Julho: Jornada Mundial da Juventude
Agosto: Romaria à Aparecida do Norte – 31/8
Setembro: Semana Bíblica organizada pelo Seminário Arquidiocesano. Celebrar o mês da Bíblia, acentuando o Ano da Fé. Mostra Bíblica pela Catequese, no último domingo.
Outubro: Semana Teológica – Instituto de Teologia da Arquidiocese. Temas: Dimensão Eclesial da Fé e a Contribuição da fé e do cristianismo na formação da civilização ocidental.
Novembro: Encerramento na Catedral – Sábado que antecede Cristo Rei, com a presença dos voluntários da JMJ. Missa às 15h. Valorizar testemunhos de fé.
Finalizamos com a dinâmica Porta Fidei pela qual nos introduzimos na vida de comunhão com Deus que está sempre aberta para nós. Diante da Bíblia, reconhecemos o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus. Diante do Documento Concílio Vaticano II, seguimos a orientação de Bento XVI que o indica como bússola que nos orienta neste século que começa. Diante do Catecismo da Igreja Católica, lembramos que é norma segura no caminho da fé. Diante do pergaminho do Credo,  Credo Niceno-Constantinopolitano,confessamos a nossa fé. Diante do Crucifixo, vimos a revelação de amor de Cristo por nós, lembramo-nos da conversão de vida por meio da remissão dos pecados. Por fim, vimos que é o amor de Cristo que nos impele e leva-nos a evangelizar.
“A fé de fato, abre o coração e a mente dos ouvintes para acolherem o convite do Senhor a aderir à sua Palavra a fim de se tornarem seus discípulos”. (Porta Fidei 7)

Nenhum comentário: