26/09/2011

Começou a Novena de Santa Teresinha na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, Tijuca

No dia 22/9, paroquianos e fiéis de Santa Teresinha reuniram-se na basílica para o início da novena em preparação à grande festa da padroeira. De acordo com o nosso lema paroquial deste ano — “Vivemos da Tua Palavra” -, em cada dia da novena somos convidados a meditar um aspecto do relacionamento de Santa Teresinha com as Sagradas Escrituras.
No primeiro dia, refletimos sobre o amor de Teresinha à Palavra de Deus. A Missa da Novena foi presidida pelo frei Wilson Gomes, concelebrada pelo pároco, frei César Cardoso, e teve a participação do Apostolado da Oração, Legião de Maria, Congregação Mariana, Pia União de São José, Devoção de Nossa Senhora de Fátima e Movimento de Nossa Senhora de Schoenstatt. A música ficou por conta do Coral dos Capuchinhos. Na homilia, frei Wilson lembrou do amor fervoroso com que Santa Teresinha se dedicava à leitura da Palavra, e destacou que amar não é só ter sentimentos prazerosos, mas cumprir os mandamentos de Deus. “Nem sempre praticar o bem é gostoso, mas é próprio do amor esquecer de si para pensar nos outros”, disse. Após a Missa, Marcella Matsumoto, do grupo teatral Lexovense, apresentou os poemas “Viver de amor” e “Minhas armas”, de Santa Teresinha.
O padre Ricardo Calvo, pároco da igreja Nossa Senhora da Conceição, foi o presidente da celebração no segundo dia da novena. Foi concelebrante o frei Rafael Maria do Divino Amor, ocd. Participaram da procissão de entrada, na Missa animada pelo Coral Santa Teresinha, regido por um empolgadíssimo frei Adílson, o Movimento das Mil Ave-Marias, Grupo do Terço, Terço dos Homens, Grupo Com Jesus em Tua Casa, Grupo Zélia e Luís Martin e Setor de Alimentos da Pastoral da Caridade Social.
Explorando o tema “Teresinha lê a Palavra”, o celebrante lembrou que Santa Teresinha quis conhecer muito bem a Bíblia precisamente para viver em conformidade com a Palavra de Deus, acrescentando: “Em Teresinha se cumpre a Palavra de Jesus: as coisas escondidas aos sábios são reveladas aos simples. Santa Teresinha soube interpretar a Sagrada Escritura com sabedoria, originalidade e frescor”. Ele convidou a assembleia a, imitando Santa Teresinha, ser perseverante na leitura e conhecimento das Escrituras e deixar-se transformar pela Palavra. Disse ainda que “viver de acordo com a Palavra é difícil, mas Deus prometeu que ia caminhar conosco todos os dias. A Sagrada Escritura nos ensina a sintonizar a nossa história com a história de Jesus. Assim como Ele, todos nós encontramos no caminho calvário, algozes... Conviver é um desafio, mas nós aprendemos na Sagrada Escritura como ter uma convivência mais fraterna. Para Teresinha, a Palavra de Deus é força, energia, consolação, boa notícia que se acolhe no coração. Quem de nós ainda não experimentou dias cinzentos, escuros, de amargor, fel, incompreensões? Que nós, a exemplo dela, possamos nos aproximar sempre da Palavra de vida e de luz – ‘O Evangelho é Jesus vivo, e eu necessito desta luz’ – disse ela”.
Após a Missa, a deliciosa “Noite do samba e botequim” fez lotar o salão do Centro Pastoral e Cultural. Comunidade e visitantes foram brindados com o talento dos músicos Pedro Marques, Henrique Marin, Júlio e Viviane Morais. Mesmo aos que já conheciam a voz bonita e poderosa do pároco, foi uma surpresa ver a categoria com que levou a noite, junto com a irretocável Beth Webler. Ao longo do evento, grandes sambas e marchinhas memoráveis foram apresentados. No final, um trenzinho de pura alegria saiu arrastando quem, àquela altura, ainda conseguia estar sentado.


Endereço da paróquia
Rua Mariz e Barros, 354- Tijuca
Tel.: 2569-8904
Colaboração: Andreia Mello da Silveira (Pascom)

Nenhum comentário: