No dia 11/2, dia de Nossa Senhora de Lourdes, às 10h, no auditório do Centro de Estudos do Hospital Salgado Filho, no Méier, RJ, realizou-se a Missa dos Enfermos do Vicariato Episcopal Norte, presidida pelo Bispo D. Paulo César Costa e concelebrada pelo Mons. Gustavo Auler, Vigário Episcopal do Vicariato Norte, por Pe. Renato, Vigário Paroquial da Paróquia Nª Sª Conceição Aparecida, do Cachambi, e pelo Diácono Nelson Águia.
Compareceram o Diretor do Hospital Salgado Filho, Dr. Rubens Giambroni e a Diretora Médica Drª Maria de Fátima Pinheiro, o chefe da Emergência Dr. Antônio Araújo e o Diretor do Departamento de Cirurgia Dr. Ivan Arbex, além de funcionários do hospital, membros da Pastoral da Saúde, enfermos e pessoas do Vicariato.
D. Paulo César falou sobre a debilidade humana que não pode ser entendida como praga. Somos frágeis e o sofrimento humano só pode ser compreedido na dimensão da Cruz. O cristão vive momentos de doença com fé, abandonando-se nas mãos de Deus. Lembrou ainda da mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Enfermos, quando falou sobre uma sociedade solidária em contraposição à sociedade desumana. Afirmou que o Estado tem que valorizar a Medicina e oferecer tratamento da saúde da melhor qualidade possível para a população. Lembrou do papel da Pastoral da Saúde como um encontro com Cristo naqueles que sofrem. "Os doentes na fé correm atrás com confiança absoluta no amor de Deus e que o Senhor nos conduza no caminho de maior humanização e condições de trabalho com dignidade", disse ele.
Ao final, Mons. Gustavo falou da dedicação dos que trabalham no Hospital Salgado Filho, localizado numa área central de muita demanda.
Membros da Pastoral da Saúde, enfermos, funcionários do Hospital Salgado Filho, Méier
Da esquerda para a direita, Diácono Nelson, D. Paulo César, Mons. Gustavo, Pe. Renato
D. Paulo César
Oração dos Enfermos com a equipe médica no altar
Drª Maria de Fátima e Dr. Rubens, Diretor do Hospital Salgado Filho
Fotos:Waldéa
Um comentário:
Parabéns pelo vídeo "Catando dá"!
Interessante. Divulguei para todos meus contatos! Urgentemente, precisamos consumir menos e reciclar mais! Juntos, somaremos e diminuiremos as dores do parto de nosso planeta!
Abraços,
Denilsa Moreira
Postar um comentário