22/10/2010

Pré-anúncio da Campanha da Fraternidade 2011 no Vicariato Norte

Com a presença do Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Monsenhor Gustavo Auler, o pré-anúncio da Campanha da Fraternidade 2011 aconteceu na Basílica Santa Teresinha, na Tijuca, no dia 16/10/10, das 8h às 12h.
Lideranças dos Círculos Bíblicos estarão à frente da Campanha para animar as atividades de conscientização. O tema da CF/ 2011 é “Fraternidade e Vida no Planeta” e o lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm8,22) e o Vicariato Norte propôs, como exemplo de ação concreta, a realização de um projeto de coleta de pilhas e baterias nas paróquias. Carmem Swire, Coordenadora Vicarial dos Círculos Bíblicos e da CF, apresentou o projeto que tem como meta coletar , a partir de 2011, 5kg de pilhas e baterias, destinando-as à reciclagem e evitando que sejam descartadas no lixo comum.esclareceu que o modelo proposto pode ser utilizado para o desenvolvimento de vários outros projetos, de forma organizada e planejada.
A Terra está lançando sua profecia através de eventos como enchentes, terremotos, tsunamis, etc. Como Jonas avisou aos ninivitas da proximidade do desastre, assim também o planeta nos tem alertado. A conversão é urgente.
Nossas reflexões sobre o tema, à luz da Palavra, com certeza nos levarão a uma efetiva conversão, testemunhada através dos gestos concretos a serem implementados por cada um de nós. A vantagem de se planejar as ações a serem realizadas é a identificação clara do que se pretende, a quantificação dos recursos e do prazo necessário e a mobilização da comunidade em torno das propostas. Outra vantagem é a possibilidade de replicar, entre as comunidades, os projetos de melhor resultado, implantação mais rápida e mais fácil, etc.
Muitas vezes, boas ideias ficam perdidas ou projetos são interrompidos porque não foram bem planejados e defendidos ou porque os recursos e o prazo não foram avaliados de forma realista.
No próprio evento, os grupos de trabalho sugeriram vários possíveis projetos a serem desenvolvidos. Novas reuniões serão agendadas, para que, em 2011, a Campanha da Fraternidade obtenha a mobilização que a importância do tema merece.
O projeto distribuído como exemplo pode ser obtido através do e-mail secretariadocbs@gmail.com e tem a seguinte estrutura:
Descrição do projeto / Fundamentação (pode ser buscada no Documento de Aparecida, no texto-base da CF, nos demais documentos da Igreja, etc) / Objetivo específico / Objetivos Associados / Responsável pelo projeto (a pessoa que o acompanhará e apresentará o seu andamento ao Conselho Paroquial) / Etapas do projeto (sequência de atividades, de forma detalhada) / Cronograma (com prazos realistas para cada uma das etapas) / Metas (quantificáveis, para permitir a avaliação do projeto) / Recursos necessários (materiais e humanos) / Custo total estimado do projeto.

Nenhum comentário: