06/09/2010

Arquidiocese do Rio cria novo Vicariato

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro criou um novo Vicariato para atender as questões relacionadas à vida religiosa, aos institutos seculares e às comunidades novas. O Vigário Episcopal Dom Roberto Lopes, OSB, explicou que, na realidade, esse Vicariato já existiu no período em que Dom Eugenio foi Arcebispo, tendo Dom Karl Romer como Vigário Episcopal. De acordo com ele, com o tempo, a Arquidiocese ficou sem esse Vicariato, mas teve sempre um Bispo responsável pelos assuntos relacionados à vida religiosa.
Dom Roberto explicou que a nova nomenclatura do Vicariato está seguindo o modelo do Vaticano. Portanto, o nome correto é Vicariato para a vida religiosa, instituto secular e comunidades novas.
- Dentro do lema do nosso Arcebispo, Dom Orani Tempesta, “Para que todos sejam um”, a nossa preocupação é para que todas as comunidades, sejam as mais tradicionais, mais antigas, congregações, junto com os institutos seculares e as comunidades novas, trabalhem em conjunto.
Um outro aspecto que Dom Roberto assumiu dentro do Vicariato é o ensino religioso. Ele falou que a Igreja se preocupa sobre se ela está formando seus alunos dentro de uma doutrina católica. Para isso, na semana passada, o novo Vigário Episcopal visitou um colégio em Jacarepaguá. E o que era para ser uma reunião informal se tornou uma visita pastoral.
- Quero visitar mais escolas, levar especialistas, explicou.
Uma outra questão que os trabalhos do Vicariato abrangem é a animação da vida religiosa, a saúde espiritual das comunidades e a vivência dos carismas. Dom Roberto disse que o Vicariato está disponível para trabalhar todos nesses setores.
Leanna Scal - www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário: