11/08/2010

Seminário: ministérios eclesiais e os caminhos da evangelização

No dia 14/8/10, às 8.30h, na Igreja de Sant'Ana, no Centro do Rio de Janeiro, Monsenhor Joel Portella iniciou o seminário sobre ministérios eclesiais com a participação de trezentas pessoas inscritas. Todos receberam o 2º texto para reflexão nas comunidades. "Os primeiros relatórios chegaram cedo demais e muito resumidos. Nos relatórios é melhor sobrar do que faltar", disse ele. O prazo agora é maior para os próximos relatórios, de 14/8 a 25/2/11. É preciso que cada equipe a nível paroquial, forâneo e vicarial, faça um relatório amplo. É aconselhável que se aproveite o Conselho Pastoral Paroquial para coordenar as atividades ligadas ao 11ºPPC e que a participação seja de toda a comunidade e não só das lideranças.
No item nº 30 do 2º texto, há o resumo do que se quer que a Igreja do Rio de Janeiro seja, uma Igreja que:
Anuncia e reanuncia Jesus Cristo,
numa rede de comunidades,
serviços e ministérios, em permanente estado de missão,
a serviço da vida em todas as suas instâncias.
Irmã Lúcia Imaculada, Pe. Cristiano Holtz e Pe. Manangão apresentaram as suas reflexões e desdobramentos em torno da Catequese, Liturgia e Caridade Social respectivamente.
Espera-se agora que as comunidades se articulem para que o 2º texto chegue a todos. Os relatórios paroquiais vão para as foranias, os relatórios forâneos serão enviados aos Vicariatos e, até 25/2/10, os relatórios vicariais deverão chegar à diocese.
Os inscritos no seminário chegam ao salão da Igreja de Sant'Ana

Animação musical

Monsenhor Joel Portella dirigiu todo o seminário

Trezentas pessoas inscritas desta vez

Irmã Lúcia Imaculada - Catequese

Pe. Cristano Holtz - Liturgia

Pe. Manangão, Vigário Episcopal do Vicariato para a Caridade Social

Monsenhor Laudaris

Os três palestrantes respondem às perguntas

Texto/fotos: Waldéa

Nenhum comentário: