31/08/2010

21ª peregrinação oficial da Arquidiocese do RJ à Aparecida do Norte.

O olhar do paroquiano José Augusto, da Paróquia Santo Antônio e Nª Sª da Boa Vista, de Cachambi, V. Norte

Aconteceu neste último sábado, dia 28 de agosto, a 21ª edição da peregrinação oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro, rumo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte, interior paulistano. E a paróquia de Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora da Boa Vista participou deste momento de fé, saindo do Cachambi, com 2 ônibus, levando mais de 90 pessoas à Casa da Mãe de Deus.
Como em todos os anos, o Rio de Janeiro esteve em peso naquela cidade. A estimativa do Santuário girou em torno de 45.000 romeiros do RJ que se misturaram a outros milhares vindos de todas as regiões do Brasil, em sua maioria, mineiros.
Por volta das 3:00 hs da manhã, ônibus e carros já começavam a ocupar os espaços destinados a eles, em torno do Santuário. E os fiéis não perdiam tempo. Já saiam dos seus ônibus e iam em direção à Basílica que já se encontrava aberta. Por volta das 7:30, os fiéis se aglomeraram em frente à Tribuna Papa Bento XVI para rezar o terço; em seguida às 9:00, pontualmente, deu início a celebração da santa missa, que foi abrilhantada por um coral formado por fiéis cariocas e contou com a participação de Izaias de Souza, da Comunidade Coração Novo.
Em sua homilia, Dom Orani destacou que este é um momento para nós olharmos nossa própria existência e escutarmos o chamado do Senhor e, ao retornarmos às nossas casas, nossas paróquias, o fazermos com ânimo e vontade de trabalhar pela Igreja de Deus, auxiliando a evangelização. A homilia de Dom Orani João Tempesta poderá ser vista em http://www.youtube.com/watch?v=4BU38qO0SsU
Como disse um romeiro do Rio, da Paróquia de São Roque, em Vila Valqueire, "este é um momento ímpar que deve ser aproveitado para se dedicar à Mãe de Deus". Este momento traduzido pelo carioca Rodrigo, foi presenciado neste sábado onde as pessoas não perdiam tempo em procurar todos os locais aonde se pudesse rezar aos pés de Nossa Senhora.
Se peregrinar é buscar a Deus, ninguém melhor que Maria, sua mãe, para nos levar a Ele: "Fazei tudo o ele disser". É esta fé, que devemos viver com intensidade. E alguns romeiros nos falaram a respeito. O vídeo de alguns testemunhos colhidos pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=ggi02Qzxa3s.

Dentre tantos locais religiosos que devem ser visitados em Aparecida, uma atração a parte e que prende a atenção, principalmente das crianças, é o Morro do Presépio. Lá encontram-se reproduções artísticas de diversas passagens bíblicas que retratam o nascimento de Cristo até chegar a passagem da “pesca” da imagem de Nossa Senhora pelos pescadores. Ao mesmo tempo que a criançada brinca com as imagens, ela poderá aprender um pouco mais sobre a religião.
Se você ainda não foi à Aparecida acompanhando a sua Arquidiocese, venha fazer parte dessa experiência de fé junto de seus irmãos. Você não pode perder. Venha viver a simplicidade de um coração peregrino que vem buscar na Mãe, o caminho para o Filho, Jesus.
Na Paz de Cristo e no amor de Maria.
JAugusto

Nenhum comentário: