14/12/2009

Peregrinação da urna de Dom Bosco. Dia 20/12/09 na Paróquia S. João Bosco, no Riachuelo

No dia 20/12/09, às 10h chega a urna de Dom bosco na Paróquia de S. João Bosco, Rua Luiz Zanchetta, 134, Riachuelo - Tel 2581-9899. Ela ficará até às 16h e seguirá para Niterói.
Em preparação ao bicentenário de nascimento de Dom Bosco, em 2015, a Congregação Salesiana está promovendo a peregrinação da urna com arelíquia do santo. No momento, a relíquia está na América Latina, após a primeira etapa realizada na Itália, em junho deste ano.
A etapa latino - americana ocorre na chamada Região Salesiana América Cone Sul, que abrange o Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil.
A seguir, o programa da peregrinação, que terminará no dia 31 de janeiro de 2014, contempla as regiões Interamérica, Ásia Leste - Oceania, Ásia Sul, África-Madagascar, Europa Oeste, Europa Norte e Itália - Oriente Médio.
Segue abaixo o cronograma da peregrinação no Estado do Rio de Janeiro
A urna
A base da urna representa uma ponte sustentada por quatro pilares, sobre os quais estão inscritas as datas que definem o bicentenário: 1815-2015. As laterais dos pilares apresentam rostos de jovens dos cinco continentes. O brasão da Congregação Salesiana, que celebra, em 2009, os 150 anos de fundação, e o lema adotado por Dom Bosco - "Da mihi animas, cetera tolle" ("Dai-me almas e ficai com o resto") – completam a decoração da peça.
A urna, incluindo a base, mede 2,53m de comprimento, 1m de largura e 1,32 de altura. Seu peso total é de 530 quilos. No interior, está colocada uma estátua de Dom Bosco semelhante a que existe na urna conservadaAuxiliadora, em na Basílica de Maria Turim, na Itália.
Colaboração de Francisco Ribeiro (Pascom da P. S. João Bosco)

Nenhum comentário: