17/12/2009

Dezembro: mês da economia solidária

O mês de dezembro registra, em todo Brasil, 19 feiras de economia solidária, seis delas em nível estadual. O próximo dia 15 é celebrado no País como o Dia da Economia Solidária.
O mês da Economia Solidária começou com a V Feira Estadual de Economia Solidária e Agricultura Familiar do Piauí, que teve início no dia 2 de dezembro em Teresina, na Praça Pedro II (Centro), e seguiu até o dia 4, com atividades culturais, de formação e de comercialização durante todo o dia.
No dia 4 também teve início o VI Festival de Economia Popular Solidária de Pernambuco, em Recife, reforçando o final de semana passado, que ainda contou com a realização das feiras microrregionais de Parnamirim (I Festival de Cultura Popular e Economia Solidária, no Rio Grande do Norte), Santana do Livramento (1ª Feira Regional ECOSOL da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e 2ª Feira Binacional de Economia Popular e Solidária, que reuniu os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Manaus (Feira Metropolitana de Economia Solidária, no Amazonas) e Canguçu (IV Feira Estadual de Sementes Criolas e Tecnologias Populares, também no Rio Grande do Sul).
Já no próximo dia 12 começa a Feira Estadual de Economia Solidária: Integrando pessoas e Socializando saberes, em João Pessoa, na Paraíba (PB). O encerramento acontece no dia 15 de dezembro. No mesmo dia, têm início dois outros eventos: a IV Feira Estadual em Rede de EES e Agricultura Familiar em Goiás (GO) e a I Feira de Economia Solidária Pantaneira, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS).
As feiras de Economia Solidária são parte do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, ação promovida pelo Governo Federal e executada pelo Instituto Marista de Solidariedade (IMS) com o objetivo de construir um espaço de referência, de suporte, de integração e de fortalecimento para a comercialização em Economia Solidária no Brasil.

Nenhum comentário: