17/11/2009

Estamos em missão…Vem aí a Missão Continental!

Um sopro novo do Espírito está animando nossa comunidade: estamos em estado de missão. E desta vez, não vai ser a tradicional missão popular que se fazia antigamente: estamos descobrindo um jeito novo de ser igreja, um jeito missionário de ser cristão e de ser cristã nas realidades cotidianas que vivemos e este jeito novo vem pra ficar. Assim desejamos, assim nos foi prometido, assim também queremos assumir.
Este é um dinamismo que partiu ainda de Aparecida... por iniciativa dos Bispos reunidos na Conferência de Aparecida, em 2007 e toda a Igreja na América Latina a acolheu com alegria. Da mesma maneira nossa Arquidiocese! Estamos nos preparando para viver, como Igreja do Rio de Janeiro, um momento forte que vai simbolizar o início da Missão Continental, dia 25 de outubro, mas o forte da missão continental será descobrir e re-descobrir que ser missionário é algo que faz parte do Batismo, do ser cristãos: todos os cristãos e as cristãs são discípulos missionários. E esta realidade é uma bênção para cada pessoa, porque acolhendo Jesus Cristo em sua vida, viverá uma vida nova e desta vida nova, se é autêntica, poderão receber vida, graças e sabedoria todas as pessoas com as quais entrar em contato. Portanto, antes de tudo, a missão continental é uma ocasião privilegiada para cada membro de nossa comunidade, pois estamos convidados e convidadas a nos abrirmos, a ir ao encontro, a rever a qualidade de nossa vida cristã e dar espaço a expressões de fé, de esperança e de amor para crescer e sermos sempre mais pessoas adultas na fé. E a fé cresce, partilhando-a. É assim que vamos nos ajudar, reciprocamente, para crescer na maturidade de nossa vida cristã e, ao mesmo tempo, alcançar muitos e muitas outras pessoas que ainda aguardam para ouvir o anuncio e receber o testemunho que Deus caminha conosco e não abandona seus filhos!
Uma Equipe de 15 pessoas esteve reunindo-se durante o mês de setembro para ir pensando, comunitariamente, como concretamente nossa paróquia poderia iniciar este novo tempo, para que seja um tempo e um estilo de vida cristã que vai cada vez mais renovar a qualidade evangélica de nossa vida. O Conselho Pastoral vai adotar alguns modos concretos para se iniciar, mas a missão não vai ser algo institucional, a missão continental é somente a ocasião: é na relação tu-a-tu que a missão acontece de fato. E portanto, o êxito deste processo de renovação da vida cristã vai mostrar quanta terra fecunda a Palavra de Deus encontra no bairro, na sua paróquia, em nossas ruas, em nossos ambientes de trabalho e de vivência, em nossas relações de amizade e em nossas famílias.
Onde dois ou três, reunidos em Seu nome, rezam, visitam famílias, se organizam para ajudar quem precisa, dão tempo aos outros com amor, sentam para escutar a Palavra e partilhar a vida, têm a humildade de rever certos esquemas fossilizados que não geram mais vida pra ninguém, cultivam amizades com gratuidade, vivem a vida intensamente com alegria... aí estará acontecendo o Reino.
Seja bem vindo! Seja bem vinda! Tome a iniciativa, procure a secretaria da paróquia ou entre em contato de outra maneira, para que possamos escutar suas propostas e acolher sua disponibilidade. Quem souber acolher, escutar... quem souber ter gratidão e reconhecimento pelo amor de Deus em sua vida... quem renova a esperança a cada dia e não se fecha sobre si, mas é capaz de se colocar a serviço, em nome da fé... esta pessoa é chamada a crescer na fé, doando-a, amadurecer como cristã... para que todos e todas tenham vida, e vida com dignidade.
Texto de Carmem Lussi (Missióloga e Professora do Curso de Atualização Teológica - Cachambi).

Nenhum comentário: