ANTECEDENTES
A idéia de uma oficina de cineclube para o Vicariato Norte surgiu a partir da manifestação de um grupo de agentes de pastoral que perceberam a presença do interesse dos jovens de hoje pelo cinema. Uma das formas de mobilizar essa força para um trabalho de reflexão sobre a vida cotidiana é sem dúvida o movimento cineclubista.
Cineclubismo significa, literalmente, um clube de cinema, isto é, a reunião de pessoas interessadas em cinema. O ritual das reuniões consiste na exibição de um filme considerado do interesse geral ou de ciclos de filmes dedicados a diretores ou temas presentes nas obras escolhidas. Após as exibições são realizados debates com os presentes, mediados ou não por convidados. Esses debates podem ser provocados pelo próprio grupo e técnicas de animação de discussão e reflexão podem ser aprendidas. Esse é um dos objetivos da oficina cujo programa está detalhado abaixo. Além desse, pretende-se também oferecer noções básicas de história do cinema, sua linguagem e estética, correntes principais e formas de produção.
OBJETIVOS
Apresentar os conhecimentos básicos acerca da produção, difusão e crítica cinematográfica, abordando temas fundamentais para o entendimento do campo do cinema, como a sua história e linguagem, além de orientação para formação de grupo de discussão e apresentação de regras para implantação de atividade cineclubista.
DURAÇÃO
A oficina será oferecida durante os meses de outubro e novembro de 2009, a partir do dia 14. Serão, ao todo, 12 aulas, cada uma com 3 horas de duração, totalizando 36 horas. A princípio, as aulas serão às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, na sala 618K (PUC-Rio). Ao final será concedido um certificado aos inscritos que participarem de pelo menos 90% das aulas.
EMENTA
As aulas serão organizadas a partir de três eixos temáticos:
HISTÓRIA DO CINEMA E O OLHAR CATÓLICO - Introdução à história do cinema e a atuação da Igreja Católica.
LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA - Introdução aos conceitos básicos da linguagem, abordando técnicas, estéticas, modos de produção e recepção cinematográfica.
FORMAÇÃO DE CINECLUBES - História do cineclubismo brasileiro.
Regras para formação de cineclubes.Técnicas para formação de grupos de discussão e atividade cineclubista (exibição de filmes e debates).
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. 8. ed. - São Paulo : Brasiliense, 1986.
PUC-Rio - C.C.S.-Centro de Ciências Sociais
Departamento de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário