O doutorando em catequese, padre Jânison de Sá Santos, abriu o ciclo de conferências deste sábado, 10, segundo a programação da 3ª Semana Brasileira de Catequese, que termina amanhã, em Itaici (SP). Dentro do tema geral do evento, “Iniciação à vida cristã”, padre Jânison falou sobre a formação dos catequistas.
Segundo o conferencista, a formação é um dos temas “mais discutidos e trabalhados atualmente na Igreja”. “É notória, nestes últimos anos, a busca intensa da Igreja na procura de responder à necessidade e o anseio por um melhor e mais qualificado conhecimento para atuar de maneira eficaz na evangelização”, disse.
Padre Jânison citou o documento da CNBB, Catequese Renovada, como uma prova dos esforços da Igreja na busca desta formação de seus “agentes evangelizadores”. “O documento Catequese Renovada vem confirmar todo o empenho de priorizar a catequese e sua formação na Igreja do Brasil’, afirmou.
De acordo com o conferencista, a maioria das estruturas da Igreja mantém uma catequese voltada somente à preparação remota para os sacramentos. “Tais estruturas são desafiadas a desenvolverem novas metodologias que possam responder ao clamor dos catequizandos, sobretudo dos adultos que ainda procuram a Igreja em busca dos sacramentos para os filhos, dos adultos afastados que, embora tenham recebido os sacramentos de iniciação, caíram no indiferentismo religioso e não participam”, acrescentou.
Padre Jânison insistiu na necessidade de se voltar “a uma catequese de inspiração catecumenal ou uma catequese mistagógica, isto é, uma catequese que introduza o catequizando para dentro do mistério”.
Fonte: www.cnbb.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário