16/10/2009

25/10- Dia Nacional da Juventude, em Padre Miguel, grande encontro dos jovens da Arquidiocese do Rio de Janeiro


Histórico e objetivos
O ano de 1985 foi decretado pela ONU como o Ano Internacional da Juventude. Como gesto concreto, a Pastoral da Juventude do Brasil assumiu a celebração do DIA NACIONAL DA JUVENTUDE.
Em 1986 aconteceu o primeiro Dia Nacional da Juventude (DNJ). Atualmente, no Brasil, o DNJ é celebrado no último Domingo de outubro. O DNJ é um evento realizado anualmente, esse dia é marcado por mobilizações de milhares de jovens, em todo o país, para celebrar, como Igreja, a vida da juventude.
O DNJ também é tempo de mudança, de rever a vida de cada jovem e como é possível contribuir para melhorá-la diante a sociedade, através das causas e projetos assumidos. Há muitas iniciativas na sociedade que são valiosas e que seria bom apóia-las (campanha em favor da paz, da moradia, da terra, da dignidade do povo indígena, da mulher, etc...). Com essas iniciativas esperamos assumir a condição de Jovens que anunciam a outros jovens a boa notícia que Deus nos confiou para ser entregues a todos (as).
Depois de 24 anos, a celebração do DNJ “já não encontra mais sentido isoladamente. Ele se liga à Campanha da Fraternidade – que acontece durante a quaresma e às atividades permanentes das PJs: Semana da Cidadania – de 14 a 21 de abril e Semana do/a Estudante – 09 a 15 de agosto. O DNJ é parte de um todo maior que busca a dignidade jovem; ele celebra as lutas anuais dos/as jovens organizados; é a mobilização maior, concentrando multidões de jovens que buscam novas relações de vida pautadas na justiça social, no poder popular, na legitimidade da diversidade, no protagonismo juvenil, na educação libertadora, na construção da paz”. (Pe. Gisley Azevedo - CNBB)
Público alvo
Destina-se a adolescentes, jovens e adultos de todo o Brasil que participam de alguma das Pastorais da Juventude e dos movimentos e experiências de trabalho com adolescentes e jovens.
São coordenadores, líderes, membros de grupos, movimentos, pastorais, paróquias, colégios e universidades e, também, outros adolescentes e jovens que não estão nas Pastorais e outras experiências da Igreja, mas que concordam e apoiam a proposta trazida pelo Dia Nacional da Juventude.
Informações sobre o DNJ desse ano.
Data: 25 de outubro de 2009 das 9h às 18h
Local: Local: Centro de Convivência Padre Miguel.
End. Rua Francisco Real, nº 365 - Padre Miguel. (próximo à estação de trem).
Tema: Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida.
Lema: “Juventude em marcha contra a violência”.
Descrição: o DNJ 2009 convida para refletir sobre as temáticas: a violência entre os jovens e a exclusão social, o extermínio da juventude e a redução da maioridade penal e jovens construtores da paz e da justiça. Convida também a celebrar e rezar a caminhada da juventude contra a violência, na esperança e alegria cristãs. O Dia Nacional da Juventude é dia de encontro, oração, reflexão, diversidades, música, danças, coreografias e muita presença de Deus que ama e caminha com os jovens. O Dia Nacional da Juventude propõe também que os jovens façam um exercício de sair de seus lugares (comunidades), coloquem-se a caminho como missionários para ir ao encontro de outros jovens, outros grupos e outras experiências.
Colaboração: Ana Paula Albino (Vicariato Oeste)
ANA PAULA CONVIDA TODAS AS PASTORAIS PARA MONTAR SEUS STANDARS PARA EXPOSIÇÃO DE SEUS TRABALHOS. A PASCOM DE TODOS OS VICARIATOS TAMBÉM ESTÁ CONVIDADA PARA EXPOR SEUS PROJETOS E CONTRIBUIR COM A COBERTURA DO EVENTO.

Nenhum comentário: