Promovido pela Pastoral da Comunicação [Pascom] do Regional Leste 1 da CNBB [Rio de Janeiro], o encontro teve as presenças do arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta; do assessor de imprensa da CNBB, padre Geraldo Martins; e do assessor Eclesiástico da Pascom do Regional, padre Leandro Freire.
O Regional Leste 1 é composto por oito dioceses, duas Arquidioceses e uma administração apostólica e um de seus objetivo é estimular o serviço dos seus membros e ser ponte entre a CNBB e as dioceses. “O Regional pode ser suporte para as dioceses e arquidioceses, fazendo suas reuniões, animando, esclarecendo, cobrando. É seu trabalho fazer essa articulação”, explicou dom Orani.
O arcebispo espera que o Secom seja uma motivação para todos os seus participantes. “É sempre importante reunir o Regional para pensar e refletir sobre a comunicação. Espero que todos tenham saído motivados com relação aos processos de comunicação, a utilizar bem os meios de comunicação e a celebrar o Dia Mundial das Comunicações, como acontece há 43 anos. Com essa motivação pretendemos estar mais presentes na comunicação aqui do Regional.”
Durante sua exposição, padre Geraldo Martins explicou a importância da comunicação para a evangelização. “Sabemos que a Igreja tem se preocupado cada vez mais por entender que a comunicação é evangelização. Hoje, na linha do que tem refletido os últimos papas, a Igreja está cada vez mais convencida de que se ela quer chegar aos quatro cantos da Terra, com o anúncio de Jesus Cristo, ela não pode abrir mão das novas tecnologias”, disse.
Vindo do município de Saquarema, que pertence à arquidiocese de Niterói, o jovem Renato Fidélis, de 16 anos, voltou para sua cidade encorajado. “Nós saímos daqui hoje revitalizados na esperança de que a comunicação de Cristo chegue a todas as nossas paróquias, dioceses e arquidioceses para o crescimento da nossa Igreja”.
Fonte: CNBB - 15/9/09.
Foto: Patrícia Oliveira
Foto: Patrícia Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário