Termina hoje o 18º Curso para Bispos
em 06/02/2009 15:23:47 (291 leituras)
em 06/02/2009 15:23:47 (291 leituras)
"A Bíblia tem que estar nas mãos e no coração de todo católico", afirma padre Joel Portella Amado, membro da coordenação de Pastoral da arquidiocese do Rio de Janeiro e professor de Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio. O presbítero foi responsável pela apresentação do tema “Pastoral Bíblica”, no penúltimo dia do 18º Curso para Bispos, promovido pela arquidiocese do Rio de Janeiro.
Segundo padre Joel, a novidade da Conferência de Aparecida e do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus é justamente a de que “a Bíblia tem que estar nas mãos e no coração de todo o católico, independentemente se ele participa do movimento ou da pastoral A, B ou C.
O secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, acrescenta que “é preciso, cada vez mais, dar instrumentos para que o povo possa aprender a Palavra de Deus na Igreja e com a Igreja”.
“O Documento de Aparecia menciona, em praticamente todos os capítulos, que a leitura orante da Palavra de Deus precisa fazer parte do dia-a-dia do nosso povo”, afirma dom Dimas. De acordo com o bispo, dentro do projeto da Missão Continental está sendo estudada uma forma concreta de intensificar o conhecimento dos textos sagrados por todos os católicos.
Já o bispo de Nova Friburgo (RJ) e presidente do Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro), dom Rafael Llano Cifuentes, falou sobre a Palavra de Deus na formação sacerdotal. “Formar o sacerdote de acordo com a Palavra de Deus é formar conforme a Cristo. Essa formação, pautada na Palavra de Deus, poderia compreender quatro grandes partes: formação humana e afetiva, formação espiritual, formação intelectual e formação pastoral”, disse o bispo ao lembrar o documento Pastores dabo vobis.
Acordo entre Santa Sé e governo brasileiro
O núncio apostólico do Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, falou aos bispos sobre o acordo entre a Santa Sé e o governo brasileiro, assinado em novembro de 2008, em Roma, quando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva visitou o papa Bento XVI. Segundo o núncio, o documento passa por uma nova etapa, que é a ratificação de seu texto no Congresso Nacional.
O 18º Curso para Bispos teve início na segunda-feira, 2, e encerrou-se hoje, 6, no auditório de estudos do Sumaré. O evento reuniu 79 bispos. O curso abordou o mesmo tema tratado no Sínodo dos Bispos, ocorrido em Roma, em outubro de 2008: “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”.
Fonte: www.cnbb.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário