31/12/2008

Inclusão digital tem solução

Projeto Plurall

O desafio enfrentado pelos movimentos populares para dispor de uma infra-estrutura tecnológica de qualidade motivou a Movimentos em Rede a estabelecer uma parceria com a PUC-Rio, IBM Brasil e Cisco para o desenvolvimento e socialização de uma solução terminais-servidor (thin client). O objetivo desta parceria é viabilizar maior acesso as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) por projetos educacionais e organizações de base comunitária. Aliado ao desenvolvimento do software, o projeto também prevê um denso acompanhamento de seu uso e resultados pelas organizações, movimentos e espaços públicos.

Como funciona uma solução thin client

As soluções thin client, cada vez mais utilizadas por empresas ao redor do mundo, operam com um servidor central e vários terminais conectados a este. Os terminais podem ser máquinas usadas e obsoletas que operam com memória RAM reduzida, uma placa mãe simples, placa de rede, teclado e mouse.
O terminal, que não requer hard disk ou qualquer outra forma de memória permanente, acessa softwares e serviços instalados e configurados no servidor central com ótimo desempenho. Esta opção apresenta menor custo de aquisição, instalação centralizada de aplicativos e facilidades no gerenciamento e acompanhamento remoto. Através do projeto Plurall, a Movimentos em Rede e seus parceiros desenvolveram um software que simplifica a implementação de soluções thin client, além de rodar em redes wireless. Este tipo de solução apresenta a robustez exigida para um ambiente de múltiplos usuários, porém com menor custo de aquisição, instalação centralizada de aplicativos e facilidades no gerenciamento e acompanhamento remoto, entre outros pontos positivos.
Um aspecto de particular interesse no contexto dos projetos sociais e educacionais de países em desenvolvimento é a possibilidade de reutilizar computadores obsoletos para uso convencional como terminais. Esta forma de utilização de máquinas antigas supera as restrições mencionadas anteriormente em relação a desempenho e vida útil.
Por utilizar o processamento de um servidor central potente, que não precisa estar fisicamente no mesmo espaço dos terminais, os equipamentos reutilizados permitem acesso a softwares atualizados com ótimo desempenho e por não necessitar de hard disk (HD) a vida útil tende a ser significativamente mais longa (o HD é o componente que mais freqüentemente apresenta falhas em equipamentos reutilizados).
No entanto, a implementação de uma solução de terminais-servidor requer um nível de conhecimento e experiência tecnológica substancial que não é acessível a maioria das organizações sem fins lucrativos.Através do Plurall, a Movimentos em Rede, com apoio da IBM do Brasil, PUC-Rio e Cisco, desenvolveu um pacote que concentra todos os elementos necessários ao processo de boot de um conjunto de terminais, simplificando enormemente a implementação de soluções thin client para projetos sociais e educacionais.
Este esforço viabiliza a adoção desse tipo de solução em um conjunto mais amplo de organizações e movimentos populares, uma vez que não irá demandar nenhum conhecimento técnico mais profundo por parte dos grupos.

Próximos passos

Além de conter o software integrado que simplifica a implementação e manutenção de uma rede de terminais e documentação de apoio, o projeto da solução Plurall prevê o desenvolvimento de um processo de avaliação do uso, apropriação e resultados da adoção da tecnologia em projetos sociais e educacionais.Tal processo inclui a criação de indicadores adequados e específicos ao público a que se destina a solução. Consideramos assim, atender de maneira mais completa as necessidades dos interessados em implementar esse tipo de solução em redes amplas de projetos, incluindo redes de telecentros e grandes conjuntos de escolas públicas, por exemplo. Pretendemos contribuir não apenas o software integrado que simplifica tremendamente a instalação, configuração em manutenção de redes operando com thinclients, mas também materiais didáticos, processos e indicadores para apoiar e avaliar a apropriação e uso da solução tecnológica, indicando os aspectos que necessitam de aperfeiçoamento, sejam estes no software diretamente ou nas etapas de documentação e capacitação para o seu uso.
A solução de software em si (incluindo o código fonte), a documentação que apóia sua adoção e o processo de avaliação (incluindo os indicadores) serão disponibilizados em site aberto na Internet, sob uma licença de código aberto (open source).

Fonte: http://www.plurall.org.br

29/12/2008

Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe

De 12 a 17 de julho de 2009

Endereço: Av. Cristóvão Colombo, 149
CEP: 90560-003
Porto Alegre, RS.
Fone/fax: 55-51-3391-2434

E-mail: mutirao@portoweb.com.br

Promoção

CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano)
OCLACC (Organização Católica Latino-Americana e Caribenha de Comunicação)
CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)
OCIC (Organização Católica Internacional do Cine-Brasil)
RCR (Rede Católica de Rádio)
UCBC (União Cristã Brasileira de Comunicação)
UNDA-BR (União de Radiodifusão Católica)

23/12/2008

Pascom em ação

A banca que examinou os jornais e sites criados pelos alunos

Alfredo, do V. Norte, registrando tudo
Sonia, recebendo os certificados dos alunos do Vicariato Norte
Vigário Episcopal do Vicariato para as Comunicações Sociais, à direita.

Descontração à espera da entrega dos certificados


Um brinde pelo lançamento do novo site: D. Eusébio e a Profra. jornalista Clarice Abdalla

D. Eusébio sendo entrevistado por jovens jornalistas e estagiárias,
no dia do lançamento do novo Portal.


Lançamento do Portal da Arquidiocese, no Edifício João Paulo II
Mais dinâmico!


O VIIIº Fórum das Pastorais Sociais
do Vicariato Norte junto aos outros Vicariatos, num Encontro Arquidiocesano, na Igreja de Sant'Ana, aconteceu em
novembro/08
Foram apresentadas Oficinas cuidadosamente preparadas por especialistas sobre:

1-Segurança Pública (Paulo Bahia)
2- A Importância das Pastorais Sociais ( Prof.ª Maria Apparecida Fenizola)
3-Pastoral Urbana (Pe Joel Portela)
4-Criança e Adolescente (Eca e Conselho Tutelar) – Prof. Luiz Cavalieri Basílio)
5-Estatuto do Idoso (Sandra Helena)
6-A questão da Moradia (Prof. Reimont Luiz Otoni Santa Bárbara - Teólogo)
7-Exigência Ética frente a Cidade Partida (Mons. José Roberto Rodrigues Devellard)
8-Saúde no cotidiano: os Conselhos de Saúde (Célia Cardozo Duarte)
9-Família - formadora da cidadania (D. Antonio Augusto Dias Duarte)
Viver com dignidade é viver mais de acordo com o Reino de Deus.
Participemos das campanhas
por um mundo melhor.