31/12/2008

Inclusão digital tem solução

Projeto Plurall

O desafio enfrentado pelos movimentos populares para dispor de uma infra-estrutura tecnológica de qualidade motivou a Movimentos em Rede a estabelecer uma parceria com a PUC-Rio, IBM Brasil e Cisco para o desenvolvimento e socialização de uma solução terminais-servidor (thin client). O objetivo desta parceria é viabilizar maior acesso as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) por projetos educacionais e organizações de base comunitária. Aliado ao desenvolvimento do software, o projeto também prevê um denso acompanhamento de seu uso e resultados pelas organizações, movimentos e espaços públicos.

Como funciona uma solução thin client

As soluções thin client, cada vez mais utilizadas por empresas ao redor do mundo, operam com um servidor central e vários terminais conectados a este. Os terminais podem ser máquinas usadas e obsoletas que operam com memória RAM reduzida, uma placa mãe simples, placa de rede, teclado e mouse.
O terminal, que não requer hard disk ou qualquer outra forma de memória permanente, acessa softwares e serviços instalados e configurados no servidor central com ótimo desempenho. Esta opção apresenta menor custo de aquisição, instalação centralizada de aplicativos e facilidades no gerenciamento e acompanhamento remoto. Através do projeto Plurall, a Movimentos em Rede e seus parceiros desenvolveram um software que simplifica a implementação de soluções thin client, além de rodar em redes wireless. Este tipo de solução apresenta a robustez exigida para um ambiente de múltiplos usuários, porém com menor custo de aquisição, instalação centralizada de aplicativos e facilidades no gerenciamento e acompanhamento remoto, entre outros pontos positivos.
Um aspecto de particular interesse no contexto dos projetos sociais e educacionais de países em desenvolvimento é a possibilidade de reutilizar computadores obsoletos para uso convencional como terminais. Esta forma de utilização de máquinas antigas supera as restrições mencionadas anteriormente em relação a desempenho e vida útil.
Por utilizar o processamento de um servidor central potente, que não precisa estar fisicamente no mesmo espaço dos terminais, os equipamentos reutilizados permitem acesso a softwares atualizados com ótimo desempenho e por não necessitar de hard disk (HD) a vida útil tende a ser significativamente mais longa (o HD é o componente que mais freqüentemente apresenta falhas em equipamentos reutilizados).
No entanto, a implementação de uma solução de terminais-servidor requer um nível de conhecimento e experiência tecnológica substancial que não é acessível a maioria das organizações sem fins lucrativos.Através do Plurall, a Movimentos em Rede, com apoio da IBM do Brasil, PUC-Rio e Cisco, desenvolveu um pacote que concentra todos os elementos necessários ao processo de boot de um conjunto de terminais, simplificando enormemente a implementação de soluções thin client para projetos sociais e educacionais.
Este esforço viabiliza a adoção desse tipo de solução em um conjunto mais amplo de organizações e movimentos populares, uma vez que não irá demandar nenhum conhecimento técnico mais profundo por parte dos grupos.

Próximos passos

Além de conter o software integrado que simplifica a implementação e manutenção de uma rede de terminais e documentação de apoio, o projeto da solução Plurall prevê o desenvolvimento de um processo de avaliação do uso, apropriação e resultados da adoção da tecnologia em projetos sociais e educacionais.Tal processo inclui a criação de indicadores adequados e específicos ao público a que se destina a solução. Consideramos assim, atender de maneira mais completa as necessidades dos interessados em implementar esse tipo de solução em redes amplas de projetos, incluindo redes de telecentros e grandes conjuntos de escolas públicas, por exemplo. Pretendemos contribuir não apenas o software integrado que simplifica tremendamente a instalação, configuração em manutenção de redes operando com thinclients, mas também materiais didáticos, processos e indicadores para apoiar e avaliar a apropriação e uso da solução tecnológica, indicando os aspectos que necessitam de aperfeiçoamento, sejam estes no software diretamente ou nas etapas de documentação e capacitação para o seu uso.
A solução de software em si (incluindo o código fonte), a documentação que apóia sua adoção e o processo de avaliação (incluindo os indicadores) serão disponibilizados em site aberto na Internet, sob uma licença de código aberto (open source).

Fonte: http://www.plurall.org.br

2 comentários:

Cristina maria disse...

Parabéns! Começou o ano "arrebentando".
O texto está conciso e perfeitamente explicativo!
Adorei o Blog!
Que Deus a abençoe!!!

Administrador disse...

Obrigada. O seu blog também!

Abraços,
Waldéa