O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, foi eleito nesta segunda-feira (9) com 196 votos, o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).Em segundo lugar ficou o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer com 75 votos. Os bispos reunidos na 49ª Assembleia Geral da CNBB, no Santuário Nacional, já haviam se reunido durante sessão da manhã de hoje para um levantamento de nomes para as várias funções. No primeiro escrutínio, realizado na parte da tarde, Dom Damasceno recebeu o maior número de votos, mas não o suficiente para ser eleito. O que aconteceu no escrutínio ocorrido na sequencia.
O processo eletivo da CNBB estava entre os temas centrais da Assembleia. Nos último quatro anos (2007-2011), o cargo de presidente da CNBB foi ocupado pelo Cardeal Dom Geraldo Lyrio Rocha.
Dom Raymundo foi eleito presidente para o quadriênio (2011-2015). Sobre a eleição, DomDamasceno disse o seguinte: "Eu sempre digo que nunca me candidatei a nenhumcargo na CNBB. Evidentemente, nós estamos a disposição para servir a Igreja quando os disgnos de Deus se manifestam através de mediações humanas, como é o caso de uma eleição".
Assessoria de Imprensa de Aparecida, SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário